collapse

Autor Tópico: Ajuda Sonda ???  (Lida 2725 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Agromorto

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Lousada
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:02 Quarta, 16 de Novembro de 2016
Ajuda Sonda ???
« em: 12:20 Sexta, 18 de Novembro de 2016 »
Uma vez que so aqui e que tenho algumas respostas venho colocar aqui a.minha questão preciso mesmo da vossa ajuda

Boas comprei um catamaran da hart e a minha namorada estava a pensar dar me uma sonda
SONDA PIRANHA MAX 197 COR ou a SONDA PIRANHA MAX 197 DI.
Gostaria de saber se vale a pena o gasto e qual a melhor escolha?
 Será que tenho que comprar algum adptador para aplicar no catamaran?

Agradecia a vossa ajuda o mais rápido possivel
« Última modificação: 12:56 Sexta, 18 de Novembro de 2016 por Costa »
 

Offline Ernesto Lima

Re: Ajuda Sonda ???
« Responder #1 em: 18:37 Sexta, 18 de Novembro de 2016 »
Boa tarde Agromorto

Sonda PIRANHA MAX 197 com ecrã a cores.

- Tipo de ecrã: FSTN LCD
- Tamanho do ecrã L x H: 55 x 75 mm
- Resoluçãodo ecrã: 320 x 240 pixels
- Número de cores: 256
- Número de feixes: 2
- Largura total de varrimento: 28 °
- Separação de alvos: 6,5 cm
- Sonda Standard: Quadro verso (SH-A03T) Sonda bi-frequência
- DualBeam 200 e 455 kHz
- Temperatura da água: Sim
- Potência RM

PIRANHAMAX 197 DI

ECRÃ LCD A CORES
3,5" (55x75mm) | 256 cores | Resolução 320 x 240 px
• Potência pico 2400 watts (300 watts RMS).
• Sonda 200 e 455 kHz de duplo feixe de 28° e 16°
complementada com sonda down imaging®455 e 800 kHz
de duplo feixe de 75° e 45°.

A maior vantagem da DI, são o pico de potência mais alto e os acrescidos dois feixes de 75º e 45º que lhe permitirão ver mais largo, junto ao fundo, em profundidades baixas.

Quanto ao valor a mais, sensivelmente 40€, na minha opinião, o que lhe posso dizer é:

Se pensa comprar sonda para se iniciar e mais tarde adquirir uma coisa melhor, penso que fica bem servido com a PIRANHA MAX 197 com ecrã a cores.

Se pensa ficar com sonda para usar pelo máximo de tempo possível e com melhor qualidade, então optaria pela DI. Isto por ser mais completa e não ter uma grande diferença de preço.

O que acima afirmo baseia-se em questões de facilidade de operação no mar, isto é: uma sonda pode ser um topo de gama e nós decorarmos todas as suas funções, mas chegamos ao mar e as coisas acontecem, o barco balança, a corrente e o vento puxam, nós temos de andar a escolher frequências e feixes, profundidades, mexer em botões, manejar o barco, etc., tudo em simultâneo. Começamos a ficar com pressa para pescar..., se não temos já algum conhecimento do material, quanto mais complicado for, maior dificuldade de operação e menos confiança no que estamos a ver.

No caso da Max a cores, tem uma sonda fiável e mais fácil de operar e entender, no caso da DI, tem mais escolha e pode levar algum tempo mais a perceber como usá-la nas melhores condições. Depende também da frequência com que vai pescar..., menos frequência, sonda mais simples, mais frequência, sonda mais complicada.

Espero ter elucidado, se não estou por aqui

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda Sonda ???
« Responder #2 em: 19:07 Sexta, 18 de Novembro de 2016 »
Boas,

Outra condicionante fundamental é as profundidades a que vai pescar, essas sondas DI, para fazerem a leitura lateral utilizam frequências altas (800kHz) que a partir dos 30m deixam de ser eficientes e perde-se a funcionalidade...
A minha opinião é que essas sondas deverão ser utilizadas em águas interiores, para águas oceânicas é preferível apostar numa sonda que trabalhe em frequências mais baixas tipo de 80 a 200kHz.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Ernesto Lima

Re: Ajuda Sonda ???
« Responder #3 em: 19:37 Sexta, 18 de Novembro de 2016 »
Verdade Beto

Daí que, tanto a mais complicada, como a mais simples, tendo a frequência de 200Khz, chegarão perfeitamente para águas mais baixas, assegurando, mesmo assim, boas definições para aí até aos 100m, desde que as potências sejam superiores a 200 w, o que me parece assegurado e com a vantagem de se ter a certeza de que o que se vê aparecer na imagem está mesmo debaixo do barco. Os feixes mais largos, das frequências mais baixas, indo mais fundo e mostrando mais área de fundo, ou coluna de água, têm inferior definição.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Agromorto

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Lousada
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:02 Quarta, 16 de Novembro de 2016
Re: Ajuda Sonda ???
« Responder #4 em: 21:22 Sexta, 18 de Novembro de 2016 »
E eu vou utilizar em águas interiores o que eu tenho é um pantoon da hart tipo insuflavel preciso de uma senda que seja radiávEl é fácil de aplicar visto eu é um insuflavel
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda Sonda ???
« Responder #5 em: 21:31 Sexta, 18 de Novembro de 2016 »
Boas Ernesto,

Só uma questão...
A minha sonda acima dos 4 nós de velocidade apanha muita interferência, de início pensei que pudesse ser apenas ruído do motor mas entretanto experimentei o barco num fundo bastante regular e de baixa profundidade (menos de 5m) e a sonda lia na perfeição mesmo a 25nos...
Será que a sonda é fraca para fundos marinhos abaixo dos 30m ??
Para ter uma imagem sem ruídos tenho de navegar abaixo dos 4 nós, o que é uma grande mer... seca!
A sonda em questão é uma humminbird 346c DI
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Ps.
Desculpem o offtopic
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda Sonda ???
« Responder #6 em: 21:37 Sexta, 18 de Novembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E eu vou utilizar em águas interiores o que eu tenho é um pantoon da hart tipo insuflavel preciso de uma senda que seja radiávEl é fácil de aplicar visto eu é um insuflavel
Para águas interiores, acho que fazes bem em adquirir uma com a função DI, vai dar uma leitura muito mais completa das estruturas de fundo :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Ernesto Lima

Re: Ajuda Sonda ???
« Responder #7 em: 21:52 Sexta, 18 de Novembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Ernesto,

Só uma questão...
A minha sonda acima dos 4 nós de velocidade apanha muita interferência, de início pensei que pudesse ser apenas ruído do motor mas entretanto experimentei o barco num fundo bastante regular e de baixa profundidade (menos de 5m) e a sonda lia na perfeição mesmo a 25nos...
Será que a sonda é fraca para fundos marinhos abaixo dos 30m ??
Para ter uma imagem sem ruídos tenho de navegar abaixo dos 4 nós, o que é uma grande mer... seca!
A sonda em questão é uma humminbird 346c DI
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Ps.
Desculpem o offtopic


Boa noite Beto

Eu penso que poderá ter a ver com as configurações: Tens opções de velocidade de sondagem..., lento, rápido, ou outras idênticas, sendo que o ruído poderá ter a ver com a velocidade em que vais a sondar não estar a ser compatível com a configuração de velocidade de sondagem.

Outra coisa que poderá acontecer é o local onde está montado o transdutor, ou a forma como está montado, serem incompatíveis com determinadas velocidades e/ou profundidades, nomeadamente os transdutores montados na popa, tipo de montagem onde é mais difícil eliminar completamente os ruídos.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Pedro Tordo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 338
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Segunda, 09 de Maio de 2016
Re: Ajuda Sonda ???
« Responder #8 em: 00:20 Sábado, 19 de Novembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Verdade Beto

Daí que, tanto a mais complicada, como a mais simples, tendo a frequência de 200Khz, chegarão perfeitamente para águas mais baixas, assegurando, mesmo assim, boas definições para aí até aos 100m, desde que as potências sejam superiores a 200 w, o que me parece assegurado e com a vantagem de se ter a certeza de que o que se vê aparecer na imagem está mesmo debaixo do barco. Os feixes mais largos, das frequências mais baixas, indo mais fundo e mostrando mais área de fundo, ou coluna de água, têm inferior definição.

Abraço

Ernesto

Boas Ernesto.

Posso deduzir pela sua explicação, que esta sonda será uma boa escolha para kayak?
Ou pode (podem) me aconselhar outras sff?

Desde já o meu obrigado, cump
"Nós não herdámos a terra dos nossos antepassados, pedimos emprestada aos nossos filhos."
Provérbio Índio
 

Offline cacts

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 191
  • Agradecido: 45 vezes
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:55 Segunda, 27 de Janeiro de 2014
Re: Ajuda Sonda ???
« Responder #9 em: 00:25 Sábado, 19 de Novembro de 2016 »
Boas

Eu adquire recentemente uma humminbird helix 7 DI GPS e acima de 4 nós com profundidades superiores a 15 metros apresenta muitas interferências.

Será um problema das hummimbird ou má configuração da sonda.

Conhecem alguma literatura / video como configurar a sonda. Já li o manual várias vezes mas sem sucesso.

A barquinha está na popa do barco com sistema de fixação da  hummimbird

Abraço
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ajuda Sonda ???
« Responder #10 em: 12:25 Sábado, 19 de Novembro de 2016 »
Boas,

Eu sempre tive a consciência que seria ruído do motor a fazer as interferências, o transdutor está muito próximo e fica difícil de evitar isso, no entanto, quando fui dar uma volta à baía de s. martinho, o tal sitio de relevo constante e profundidade baixa, lia na perfeição mesmo acima de 20 nós, o que me deixou na duvida se seria mesmo ruído do motor quando estou em mar aberto...  :-\

Estará relacionado com o ângulo de montagem do transdutor?
Em mar aberto ele levanta os "queixos" para descolar o que faz com que o transdutor incline consideravelmente o que cria uma grande distância até ao fundo  :hummm:

Cacts:
Não será problema das humminbird, eu antes tive uma lowrance elite 4 DSI e também não lia nada de jeito acima dos 4 ou 5 nós de velocidade em mar aberto...

No meu caso creio que será tanto do ruído do motor como falta de velocidade de leitura da sonda em maiores profundidades, tenho também a questão do ângulo de montagem do transdutor, não sei, queria apenas perceber se isto acontece a todos os que têm um transdutor de popa...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Ernesto Lima

Re: Ajuda Sonda ???
« Responder #11 em: 18:56 Sábado, 19 de Novembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Citação de: Ernesto Lima em 19:37  Sexta, 18 de Novembro de 2016
Verdade Beto

Daí que, tanto a mais complicada, como a mais simples, tendo a frequência de 200Khz, chegarão perfeitamente para águas mais baixas, assegurando, mesmo assim, boas definições para aí até aos 100m, desde que as potências sejam superiores a 200 w, o que me parece assegurado e com a vantagem de se ter a certeza de que o que se vê aparecer na imagem está mesmo debaixo do barco. Os feixes mais largos, das frequências mais baixas, indo mais fundo e mostrando mais área de fundo, ou coluna de água, têm inferior definição.

Abraço

Ernesto

Boas Ernesto.

Posso deduzir pela sua explicação, que esta sonda será uma boa escolha para kayak?
Ou pode (podem) me aconselhar outras sff?

Desde já o meu obrigado, cump


Boa tarde Pedro Tordo

Ambas as sondas são adequadas para kayak, dependendo do dinheiro que se queira gastar. Claro que, hoje em dia, os kayaks atingiram níveis de capacidade e equipamento podendo ser equipados com sondas mais potentes, resoluções superiores e, consequentemente mais caras.

As sondas referidas enquadram-se nitidamente na gama baixa da Humminbird, comparável às gamas baixas de outras marcas como a lowrance, Garmim, Navman..., etc..

Tudo o que for superior, em tamanhos de ecrans, resoluções, potências e conjugações de funções diversas, poderão prestar melhor serviço na nossa pesca, por via do conforto de visualização e algumas conjugações de funções..., mas na verdade, para quem não queira ser muito exigente qualquer das sondas referidas, com alguma adaptação do pescador, servem perfeitamente, habilitando-o posteriormente a trabalhar com materiais de qualidade superior.

Na verdade, para pescar até aos 100m, todas as sondas com mais de 200w de potência, com dupla frequência, de preferência a cores, hoje em dia, prestam o serviço que se pretende, sem obrigar a conhecimentos de maior ou a grandes complicações de operação, podendo trabalhar-se em automático, com escolha da frequência, utilização do zoom, e pouco mais.

Um pormenor é muito importante:

Por mais que consigamos interpretar tudo o que o manual de instruções diz, quando vamos para o mar tudo se complica e só há uma forma de aprender..., ir o máximo de vezes possível, sondar muito, de forma simplificada, introduzindo o mínimo de variáveis na sondagem, caso conheçamos características de um determinado pesqueiro, ir lá sondar para ver se corresponde. Mostrar ou não peixe, não quer dizer que esse pesqueiro não o tenha. Antes, que não está lá, ou por ser muito pouco profundo e estarmos a funcionar numa frequência muito alta e o feixe não o apanhar, só porque está ali um pouco ao lado.

Poderiam encher-se páginas com este assunto, mas na medida do possível, irei respondendo a questões mais específicas que queiram colocar.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline cacts

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 191
  • Agradecido: 45 vezes
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:55 Segunda, 27 de Janeiro de 2014
Re: Ajuda Sonda ???
« Responder #12 em: 19:34 Sábado, 19 de Novembro de 2016 »
Ernesto

Em relação à interferência (tipo chuva) na sondagem acima dos 4 nós? o que fazer para minimizar esse efeito.

Eu pesco na  maioria das vezes entre os 40 e os 70 metros de profundidade qual é  frequência mais nítida para essa situação?

Muitas das vezes estou no pesqueiro apanhar peixe e não acusa na sonda, porque?

Já li o seu post no blog sobre este assunto mas gostaria de ouvir novamente sua opinião.

Estas perguntas estão abertas para todos elementos do pesqueiro.

Acho um tema super interessante para o pessoal que tem sondas.

Abraço
 

Offline Ernesto Lima

Re: Ajuda Sonda ???
« Responder #13 em: 20:11 Sábado, 19 de Novembro de 2016 »
Boa noite CATSC

Eu já lhe estava a responder, daí a velocidade de resposta.

Relativamente ao problema das interferências, ele é recorrente nos transdutores de popa, em qualquer sonda, de qualquer marca.

Por vezes, mesmo que o transdutor esteja bem montado, como está perto da superfície, nunca muito longe do motor e numa zona sujeita a turbulências, qualquer alteração de rumo, inclinação do casco, estado do mar alterado..., etc., poderão, em conjunto ou separado, em determinado momento, contribuir para que se manifeste turbulência a alta velocidade, ou nem tanto, e até com acelerações bruscas, marcha a ré repentina, etc..

A maioria das sondas têm uma função de filtro que minimiza estas situações, mas penso que nunca a chegam a eliminar totalmente.

No seu manual de instruções ainda não vi (mas tem certamente), mas no das sondas que estamos a discutir, tem..., veja aqui a pág 59 do manual de instruções das Piranhas Max:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Caso não dê, o melhor mesmo é sondar devagar.

Pessoalmente, nas profundidades que referiu, numa sonda de dupla frequência, eu sondo sempre em automático e alta frequência - 200Khz - esta frequência é bastante equilibrada no que respeita ao que identifica e à profundidade a que sonda bem. Isto porque a alta frequência dá-lhe superior definição, e, como o feixe é pouco largo, garante-lhe que o que vê, grosso modo, está mesmo debaixo do barco. O problema da alta frequência é que não vai tão fundo quanto a baixa, mas, até aos 150 metros, nessa sua sonda, garanto-lhe que vê tudo o que precisa de ver, e pode trabalhar em automático que não perde nada, só ganha. Isto porque quanto menos variáveis introduzir no processo de sondagem e quanto mais vezes sondar no mesmo modo, melhor perceberá as diferenças e comportamentos dos mesmos pesqueiros, em dias diversos, podendo assim confiar mais nas suas leituras de sonda.

Quanto à questão de ver ou não peixe, se houver peixe na imagem, poderá ser vantajoso, mas o que mais importa é a qualidade do pesqueiro identificado, face à época do ano e às espécies ou espécie que se procura.

Por vezes, em dias de aguagem, vê-se pouco peixe na sonda, mas se o pesqueiro for adequado, o peixe, em princípio, vai-se
movimentar por lá.

Uma coisa é certa..., podemos dominar as funções, os botões e etc., da sonda a um nível muito bom, mas para conseguirmos aplicar em sondagem real, só indo muitas vezes e iniciando as sondagens de forma simplificada, em modos idênticos, com paciência, conseguiremos aplicar melhor, gastando um tempo mínimo de sondagem. Depois, com tempo, logo complicamos.

Conheço muito boa gente, com sondas espectaculares, que andam às aranhas para as interpretar, só porque devido à quantidade de funções sobre as quais leram, complicam as definições iniciais para sondagem e baralham-se completamente com as imagens devolvidas.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 20:14 Sábado, 19 de Novembro de 2016 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Pedro Tordo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 338
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Segunda, 09 de Maio de 2016
Re: Ajuda Sonda ???
« Responder #14 em: 22:40 Sábado, 19 de Novembro de 2016 »
Boa noite Ernesto.

Muito obrigado pela sua explicação e ajuda!!  :)

Grd abraço Mestre.
"Nós não herdámos a terra dos nossos antepassados, pedimos emprestada aos nossos filhos."
Provérbio Índio
 

 

* Tópicos Recentes

onde se pode consultar a legislação em vigor dos locais de pesca Tejo Lisboa? por duas [Hoje às 15:51]

Iscos para rio por PedroMC [Hoje às 14:58]

cana surfcasting 300/ 350 euros por pedrobatista.03 [Hoje às 12:07]

cana surfcasting por averomarense [15:28 Terça, 21 de Maio de 2024]

Conjunto de spinning para o meu Paizão.... por carlosfishcarlos [14:01 Terça, 21 de Maio de 2024]

Procuro cana Vega legend sensor 425 aquela de 2019 por soparameenterter [22:57 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por ffgsoares [14:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [09:50 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [07:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]