collapse

Autor Tópico: comprar barco de recreio em espanha  (Lida 15832 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline gabote

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:26 Terça, 08 de Novembro de 2016
comprar barco de recreio em espanha
« em: 22:45 Terça, 08 de Novembro de 2016 »
boa noite,
Após muita pesquisa continuo confuso, peço v/ajuda para esclarecer a minha duvida:
se comprar uma embarcação de recreio usada(sem motor, apenas o casco) a um particular em espanha(registo espanhol), que tipo de custos ou imposto terei de pagar a mais, aquando do registo numa capitania portuguesa?
Cumprimentos,
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: comprar barco de recreio em espanha
« Responder #1 em: 02:40 Quinta, 01 de Dezembro de 2016 »
Se fosse eu deixaria com o registo espanhol
ou mudava para belga ou holandes e ai fica livre dos impostos e vistorias das capitanias
A pesca e uma terapia
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: comprar barco de recreio em espanha
« Responder #2 em: 12:58 Quinta, 01 de Dezembro de 2016 »
Boas,

Os custos de registar em PT vai depender de muitos factores:
- tamanho da embarcação
- potencia motor
- classe da embarcação

Para dar uma ideia do meu caso, tenho um barco 5,50m com motor 90cv, classe 4, pago:
- 55€ vistoria a cada 5 anos;
- 8,50€ taxa farolagem anual;
- 173,81€ imposto circulação anual;
- 114,10€ emissão licença estação a cada 5 anos (classe 4 ou superior)
- pirotecnicos classe 4 +/- 110€ a cada 3 anos;
- balsa p/ classe 4 custou-me 185€ a aquisição nova tem revisão a cada 4 anos (não sei o valor da revisão)

Sei que muita malta anda a "fugir" para a Holanda ou Belgica, ficam isentos de vistorias, impostos e uma série de outras obrigações, mas fica a questão, se não são obrigados a nada, quem controla as condições de navegação dessas embarcações? Palamentas? Pirotécnicos?
Será assim tão simples? E a segurança das pessoas que andam nessas embarcações?
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: comprar barco de recreio em espanha
« Responder #3 em: 23:54 Quinta, 01 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Os custos de registar em PT vai depender de muitos factores:
- tamanho da embarcação
- potencia motor
- classe da embarcação

Para dar uma ideia do meu caso, tenho um barco 5,50m com motor 90cv, classe 4, pago:
- 55€ vistoria a cada 5 anos;
- 8,50€ taxa farolagem anual;
- 173,81€ imposto circulação anual;
- 114,10€ emissão licença estação a cada 5 anos (classe 4 ou superior)
- pirotecnicos classe 4 +/- 110€ a cada 3 anos;
- balsa p/ classe 4 custou-me 185€ a aquisição nova tem revisão a cada 4 anos (não sei o valor da revisão)

Sei que muita malta anda a "fugir" para a Holanda ou Belgica, ficam isentos de vistorias, impostos e uma série de outras obrigações, mas fica a questão, se não são obrigados a nada, quem controla as condições de navegação dessas embarcações? Palamentas? Pirotécnicos?
Será assim tão simples? E a segurança das pessoas que andam nessas embarcações?

E como andar de bicicleta numa estrada sera que todo o ciclista tem conhecimento dos sinais de transito e quem os controla.

Vou falar no meu caso você fala que vai controlar as palentas, as embarcações e meios de salvação,

No meu caso tive que pagar ao abençoado 2 deslocações porque da primeira vez eu tinha ligas na caixa de primeiro socorros não me recordo agora das medidas e tinha tipo de 20cm mas a lei fala de 15cm agora digam se isto e razão para não passar na vistoria se você se aleijar ou fizer um corte a liga de 20cm não faz o mesmo que a liga de 15cm e so encontrei em espanha que nenhuma farmacia tinha essas medidas

e por lei a vistoria para classe 4 teria que ser em seco para olhar o casco mas nem isso fizeram e paga que não bufas

e de resto só olharam os certificados de inspeções da balsa e radio baliza mas não olharam as condições dos equipamnetos  não quero dizer isto mas certificação compra-se eu fiz a minha inclusive mandei abrir a Balsa e efetuar a troca dos suplementos de sobrevivência 

E como falei em outro tópico vai de cada um, eu tenho o barco registado na bélgica e não sou obrigado a ter meios de segurança

mas eu tenho a balsa, tenho radio baliza tenho os coletes inclusive 3 coletes de inflação automática tenho os 2 extintores tenho 3 bombas de esgoto sendo 1 automática, tenho a palenta completa para a classe

todos os pirotécnicos e vou continuar a fazer as vistorias ao meu equipamento

So não concordo em pagar 600euros entre a vistoria e estação de radio quando eu tenho isso por 10euros anuais e sem vistorias

e pagar pelo motor 300euros o que eu acho um absurdo

eu faço todos os anos a manutenção do barco e motor então mais do que ninguém eu sei as condições dele

O governo português deveria avaliar o porque que isto acontece

E mais se for pela Lei a marinha so pode abordar um barco de bandeira estrangeira quando houver alguma infracção  e mesmo assim tem que ter um documento, a gente com bandeira belga/holandesa quer evitar as prosseguições a multa e so podem pedir o registro do barco seguro e taxa de farolagem nem carta de navegador podem pedir.

bem acho que ja falei de mais abraço e boas pescas
A pesca e uma terapia
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: comprar barco de recreio em espanha
« Responder #4 em: 09:35 Sexta, 02 de Dezembro de 2016 »
Boas João,

Claro que pagar custa a todos, a mim também custa e muito!
Não vamos generalizar o teu caso, a minha vestoria foi detalhada mas justa e o preço (55€) também não foi nada de extraordinário...
Concordo que a renovação de licença de estação é exagerada, a licença deveria-se tirar uma vez e pronto e ainda por cima temos que renovar também a carta de radio que é outro berbicache...

Mas vê por outro lado, com o barco registado na holanda o proprietário pode ir à distância que quiser da costa, sem carta, sem palamenta, sem radio!!??
Óbvio que alguém vai por um travão nisso muito em breve, porque apesar de tu teres mais equipamento que o obrigatório e muito bom senso, há muita malta que não liga nada a isso, revisões do motor é quando avariar e os coletes, pirotécnicos e as balsas só são vistos quando forem precisos...

Contornar a lei não torna o acto legal e o registo nesses pavilhões é obviamente um contorno à lei, mas tudo bem, nada contra quem o faz, aliás, pode até servir para o nosso governo ceder um pouco nestas taxas (isso querias tu...)  :P

Peço desculpa ao companheiro gabote pelo desvio ao tópico :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: comprar barco de recreio em espanha
« Responder #5 em: 01:28 Sábado, 03 de Dezembro de 2016 »
Peço desculpa ao companheiro gabote pelo desvio ao tópico

Eu acho que até o companheiro Gabote estará interessado
 
Gabote posso dizer que eu para mudar de classe 5 para classe 3 paguei com licença de estação 630 euros fora comprar balsa, radio baliza com gps e outros e uma despesa bem grande

Não sei qual e a classe que esta a pensar em colocar mas a partir de classe 4 ja tem uma palenta mais complexa e vistorias pois ja e de competência do IPTM

Não sei se pagara mais por ser de um outro pais mas  para trocar de registro de porto de pesca de aveiro para povoa de varzim não tenho a certeza mas foi acho que 30 ou 40 euros

Beto,
Eu também não concordava com isso mas depois de ver a roubalheira que vai entre escolas e policia marítima e capitanias
Não pensei 2 vezes ainda tenho as vistorias validas até 2020 mas não quero ter que pagar mais 600 euros para tirar outra carta para passar das 5 milhas
e acho que você concorda que se tirei a de patrão local onde estudei tracei rumos lia as cartas náuticas eu tenha que tirar outra carta e estudar a mesma coisa so vai mudar a milhagem

Agora Gabote você tira a conclusão se vale a pena deixar como esta ou mudar o registo para Portugal, mas concordo com o Beto eles vão travar essas mudanças de bandeira (registo)
mas não vão poder fazer nada em relação e quem ja esta registrado la fora
podem aplicar mais restrições mas como disse são leis europeias e ringe a lei marítima internacional.
A pesca e uma terapia
 

Offline Daniel Silva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
    • Peso da Regua
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:29 Quinta, 20 de Agosto de 2020
Re: comprar barco de recreio em espanha
« Responder #6 em: 12:43 Quinta, 20 de Agosto de 2020 »
So embarcações belgas ou holandesas é que ficam sem obrigações em Portugal como inspeção ou impostos? Ou uma embarcação para recreio até 7 metros comprada em Espanha com motor de 150 CV e se n for registada em Portugal tb é obrigada a impostos e inspeção em Portugal uma vez que vai estar cá o ano todo?
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:07]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]