collapse

Autor Tópico: Linha ressecada  (Lida 1361 vezes)

Offline Argel

• Boga
  • *
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:16 Quinta, 20 de Agosto de 2015
Linha ressecada
« em: 17:30 Sexta, 30 de Setembro de 2016 »
Boas, podem me ajudar ao que fazer quando a linha está ressacada com a água salgada??? Passo só água doce!

Offline Pedroko

• Marlin
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Linha ressecada
« Responder #1 em: 17:33 Sexta, 30 de Setembro de 2016 »
Podes também por um silicone em spray na linha, o silicone afasta as humidades e lubrifica a coisa. Só pode ser bom não é?  :D

Offline DiogoV

• Marlin
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
« Responder #2 em: 17:44 Sexta, 30 de Setembro de 2016 »
Sinceramente, quando fica ressequida não há salvação...a linha já perdeu as propriedades e vai começar a partir com facilidade..
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

Offline Argel

• Boga
  • *
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 17:47 Sexta, 30 de Setembro de 2016 »
Ressacada mas da agua do mar, fica seca sem brilho é nesse sentido que eu digo.

Offline DiogoV

• Marlin
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 17:49 Sexta, 30 de Setembro de 2016 »
Se for só o brilho não ha grande problema e é uma coisa normal, mas mesmo assim já perdeu propriedades...podes sempre aplicar vaselina liquida na linha e ver se melhora qualquer coisa  :fixe:
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

Offline Argel

• Boga
  • *
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 17:50 Sexta, 30 de Setembro de 2016 »
Ok obrigado

Offline dpeneireiro

• Marlin
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #6 em: 18:53 Sexta, 30 de Setembro de 2016 »
Há águas muito calcárias nas nossas torneiras que também fazem isso.

Inclusivamente há pessoas que não aconselham a passar as linhas por água doce depois de uma pescaria... eu aconselho água doce na mesma mas passar vaselina ou spray de silicone que é o que tenho usado depois da linha estar seca.

Borrifo a bobina, a linha, o rodizio passo bem o spray... tenho apenas atenção ao drag. O resto é tudo lubrificado: cana, passadores, carreto, bobina e linha.

Abraço

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #7 em: 21:16 Sexta, 30 de Setembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sinceramente, quando fica ressequida não há salvação...a linha já perdeu as propriedades e vai começar a partir com facilidade..

Subscrevo. Cada qual com as suas experiências e a minha é esta tambem. Há anos atras dei conta desse problema que falas. O problema começou a ser mais pronunciado quando passei a usar linhas mais finas (0,18mm, 0,20mm , nao uso menos) e comecei a aplicar vaselina liquida mesmo em acção de pesca. A linha ganhava logo brilho, até a saida da linha era mais fluida...

Mas é sol de pouca dura. O efeito que faz é num curtissimo espaço de tempo. A linha vai voltar a apanhar agua e sol nos minutos a seguir e o efeito é para o pescador. Não melhora a linha, ilude apenas. E talvez prejudique, é a sensação que fiquei e depois de sentir isto deixei de usar.

Na experiência que tive, acredito que o sistema que eu estava a usar seja ainda pior para a linha e então deixei e usar a tal vaselina liquida. Agora nao uso nada e tenho em querer que dura um pouco mais. Em casa, quando limpo o material (de mes a mes quando pesco regularmente aplico spray de silicone para ficar tudo bem bonito e até cheiroso). Em termos pratico....zero vantagem para as linhas, vantagens sim para o ego o pescador.
Nelson Peres

Offline Pedro Tordo

• Corvina
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Segunda, 09 de Maio de 2016
« Responder #8 em: 22:39 Sexta, 30 de Setembro de 2016 »
Para mim, quando está assim........... Lixo!!! Venha outra.
Arriscar e perder um peixe? Nã.....

cump
"Nós não herdámos a terra dos nossos antepassados, pedimos emprestada aos nossos filhos."
Provérbio Índio

Offline DiogoV

• Marlin
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 23:04 Sexta, 30 de Setembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Subscrevo. Cada qual com as suas experiências e a minha é esta tambem. Há anos atras dei conta desse problema que falas. O problema começou a ser mais pronunciado quando passei a usar linhas mais finas (0,18mm, 0,20mm , nao uso menos) e comecei a aplicar vaselina liquida mesmo em acção de pesca. A linha ganhava logo brilho, até a saida da linha era mais fluida...

Mas é sol de pouca dura. O efeito que faz é num curtissimo espaço de tempo. A linha vai voltar a apanhar agua e sol nos minutos a seguir e o efeito é para o pescador. Não melhora a linha, ilude apenas. E talvez prejudique, é a sensação que fiquei e depois de sentir isto deixei de usar.

Na experiência que tive, acredito que o sistema que eu estava a usar seja ainda pior para a linha e então deixei e usar a tal vaselina liquida. Agora nao uso nada e tenho em querer que dura um pouco mais. Em casa, quando limpo o material (de mes a mes quando pesco regularmente aplico spray de silicone para ficar tudo bem bonito e até cheiroso). Em termos pratico....zero vantagem para as linhas, vantagens sim para o ego o pescador.

Sem tirar nem pôr. Então quando se usa linhas finas é ainda pior...perdem o brilho, secam, à minima coisa tercinam e partem que nem cabelo.

Talvez tenhas razão na parte da vaselina, mas como aplico nos passadores tenho por habito passar também nas bobines...como eu pesco 90% de noite, não noto tanto isso mas acredito que se pescasse muito tempo ao sol chegasse à mesma conclusão do que tu.

Já dizia o outro, mais vale ser do que parecer...e linhas ressequidas com vaselina não passam disso mesmo, linhas ressequidas.

Offline quink644

• Marlin
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
« Responder #10 em: 23:25 Sexta, 30 de Setembro de 2016 »
A minha perspecyiva é a seguinte: quando tenho dúvidas sobre a linha, ou seja o que for, lixo. A minha sugestão é o multifilamento, não apodrece. Tenho linhas a funcionar com fireline desde que apareceram e não se estragam, não há hipótese, é caro mas é (era?) muito bom, excelente; tenho andado a usar as novidades que me sugeriram, o power pro slick 9 e não tenho visto melhorias a não ser no preço... Monos não uso a não ser para estralhos...

Offline commandxr

• Corvina
    • porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 07:29 Segunda, 03 de Novembro de 2014
« Responder #11 em: 08:17 Sábado, 01 de Outubro de 2016 »
Isso é normal...vais cortando alguns metros de linha apenas aquela que vires  que ta demasiado afetada, aquela que está por baixo ta boa...por isso é que convém pôr sempre 300m de linha na bobine assim da para ir cortando.
Outra coisa não ponhas vaselina nem sprays...isso estraga a linha mais rapidamente, passa a bobine por agua doce semana a semana

Offline Fernando "O Solitário"

• Carapau
  • **
    • Rebordosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Quarta, 30 de Dezembro de 2015
« Responder #12 em: 13:26 Sábado, 01 de Outubro de 2016 »
Bom dia pessoal,
Relativamente a este tema não vou dizer que este ou aquele método de tratar o material é melhor que o outro, o que tenho feito desde sempre é lavar todo o material usado em cada jornada de pesca em água doce logo que chego a casa, deixo a secar na mesa de operações durante um ou dois dias passo depois lubrificante em tudo excepto nas linhas as quais mudo de bobine com alguma frequência de modo a usar a parte em melhor estado, como resultado tenho o  material  em excelente estado mesmo o mais antigo parte dele com mais de vinte anos.
Abraço.

Offline Ax3llcd

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:56 Domingo, 23 de Outubro de 2016
« Responder #13 em: 03:36 Quarta, 26 de Outubro de 2016 »
E mesma coisa como se for almoncar cheiro de carne com sombra de pao, nao vale a pena quando perde as propriedades mais vale comprar outra. Por isso esta clasificada como consumavel.

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #14 em: 09:23 Quarta, 26 de Outubro de 2016 »
Para mim, vaselina líquida. TOP. Nunca uma linha me ressequiu em anos.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por FilipePC [Hoje às 19:03]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por Beto_Manja [12:23 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]