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Autor Tópico: Marca NBS/TICA/BARROS  (Lida 5251 vezes)

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Offline louko

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Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #15 em: 17:08 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
O lojista é o elo de contacto entre a marca e o cliente.

eu sou lojista, e é muito difícil explicar ao cliente que a marca não assume a garantia.

quanto à assistencial NBS, tive ontem a primeira má experiência.

Segundo eles, o carreto avariou porque o peixe era muito grande. o que é certo é que ele não era assim tão grande, a embraiagem estava aberta, e ele partiu-se.
 

Offline dpeneireiro

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Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #16 em: 17:56 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
A marca é sempre a responsável pela garantia. Podes comprar uma coisa qualquer num lado qualquer e ir a outro representante qualquer da marca que eles sendo representantes têm que avaliar a questão da garantia.

Depois tens é a aceitação ou não dessa avaria como garantia.

Tens lojistas mais ou menos "porreiros" e muitos que conheço, até fazem mais que as próprias marcas para não "queimarem" um cliente.

Casos houve de carretos shimano (uma grande marca cuja assistência técnica andou em tempos pelas ruas da amargura) que foram para a loja e o próprio lojista reparou à sua conta certas avarias que estavam ao abrigo da garantia pois sabia que apesar da shimano lhe dar assistência iria demorar tempo demais para uma reparação tão leviana (haviam carretos com reparações e 3 meses ou mais).

Há ainda casos (Barros por exemplo) em que um determinado lojista alegou que o problema teria sido mau uso e que a marca quando contactada diretamente resolveu o problema sem entraves.

Isto para dizer o quê: há politicas diferentes de marca para marca, e de lojista para lojista, e por vezes o que hoje é uma verdade amanhã pode não ser. Como disse, a shimano há tempos andou com uma politica pós venda vergonhosa... agora está bem melhor, mas pode haver um ou outro caso que a resolução final não seja do agrado do cliente, e isso pode dever-se à própria marca, ao lojista que faz de ponte entre cliente e marca etc...

Infelizmente a NBS, marca que tinha em grande consideração (e ainda tenho), tem de vez em quando, alegadamente, tomado atitudes que não são muito abonatórias e têm surgido algumas reclamações de malta sobre a sua politica pós-venda: canas cujos elementos são tão ou mais caros que a própria cana (em canas de boia tem sido uma recorrente), carretos cujas reclamações não são atendidas por motivos absurdos... Pode ser (e espero que seja) uma situação temporária pois a marca tem uma gama de produtos de grande interesse (para mim), mas este problema já tem algum tempo e não se tem visto melhorias, o que é pena pois uma grande marca queimar-se a ela própria e pelo menos da fama já não se livra pois basta andar um pouco por esses fóruns para constatar isso mesmo.

Mas atenção, não estou a dizer com isto que a NBS é uma marca má ou tem um mau representante (anaquático), muito pelo contrário... tenho algumas coisas deles e estou bastante satisfeito, e há uma cana de barco (steel power) que ajudei um amigo a comprar e ele está super satisfeito. Quando se estragar, logo se vê se as reclamações são verdadeiras, mas já lhe disse para estimar bem a cana.

Abraço

P.S. - Entretanto já tem o carreto, comprou-o pois foi o que lhe pareceu o melhor para as suas necessidades, tem-lhe servido e gosta dele...  use e abuse e que ele se queime depois de rebocar 15 ou 20 traves cá para fora. Apesar de tudo e nessa gama de preço não foi uma má escolha.



« Última modificação: 18:00 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 por dpeneireiro »
 

Offline joaonumberone

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Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #17 em: 18:01 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Exemplo:
Colmic numa cana de 400€ venderam me o elemento de ponteira por 50/60€ pra menos,  e é onde tem mais passadores tudo fuji claro.

Boa ou má no meu caso foram impecáveis, já não tinha garantia mas não me senti prejudicado.

Há outras que depende se quem partiu a cana é amigo ou não...os clientes deviam ser todos iguais mas pronto.
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Offline ze carlos

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Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #18 em: 18:30 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O lojista é o elo de contacto entre a marca e o cliente.

eu sou lojista, e é muito difícil explicar ao cliente que a marca não assume a garantia.

quanto à assistencial NBS, tive ontem a primeira má experiência.

Segundo eles, o carreto avariou porque o peixe era muito grande. o que é certo é que ele não era assim tão grande, a embraiagem estava aberta, e ele partiu-se.

boas

não concordo muito com a parte (O lojista é o elo de contacto entre a marca e o cliente)

acho que o lojista é o único com responsabilidade perante o cliente sendo que foi o lojista que vendeu e passou a factura do material
acho que o cliente não é obrigado a saber quem é o representante ou propriatario dessa mesma marca
se comprar uma carcaça na padaria que traga bolor quem tem que resolver o problema é a padaria mesmo que essa mesma carcaça já tenha vindo assim da panificadora


no caso desse carreto ter avariado por o peixe ser grande demais :))

o que lhes respondeste??
« Última modificação: 18:33 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 por ze carlos »
Abraço
 

Offline A_G_A

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Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #19 em: 19:03 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Zé Carlos, acho que isso não é assim tão linear.

Há até casos em que nada passa pelo vendedor e o produtor/ importador são contactados diretamente e têm processos bem montados de recolha/ encaminhamento/ devolução do material após reparação (mesmo que se contacte o vendedor numa primeira fase, depois segue-se o processo "montado" pelo produtor/ importador).

A própria legislação define a "responsabilidade direta do produtor" (artigo 6º): Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

No entanto, o vendedor não é excluído desta equação...

No meu entender, o papel principal do vendedor no meio disto tudo até pode ser no sentido de deixar de comprar marcas cujo produtor/ importador não tenham qualidade suficiente nos seus produtos e/ou que não tenham um serviço pós venda em condições (até porque, havendo problemas, acaba por ser também o vendedor que fica com esse problema para resolver...).

Pela leitura que faço da legislação e outra documentação, a responsabilidade pode ser apenas do produtor (defeitos de fabrico) mas também do vendedor... no exemplo que dás, a responsabilidade pode ser do vendedor, caso o pão tenha chegado à loja em condições (nesse caso é o vendedor que terá que assumir a responsabilidade).

« Última modificação: 19:08 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline joaonumberone

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Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #20 em: 19:28 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Para mim a responsabilidade é do vendedor.  Acontece que o consumidor PODE pedir direto ao produtor.  Quando se escreve PODE quer dizer se que é uma opção adicional.
Isto para mim claro.
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Offline A_G_A

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Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #21 em: 19:45 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Sim, é verdade o que dizes, pois no artigo 3º escreve-se:
1 — O vendedor responde perante o consumidor por
qualquer falta de conformidade que exista no momento
em que o bem lhe é entregue.

A questão aqui é que isto está em cadeia e acaba por ir parar ao produtor/ importador (reforço que muitas vezes é o importador que tem processos definidos de recolha/ transporte/ reparação de equipamentos. Isso na informática/ eletrónica é habitual).

Já tive situações em que a resposta da marca foi muito melhor do que a do vendedor...


Aqui Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre fala-se em responsabilidade solidária:

43. O consumidor pode exigir os seus direitos simultaneamente ao vendedor e
ao produtor?
Pode. Sendo a sua responsabilidade solidária, ambos têm a obrigação de sanar o
defeito, apesar de o consumidor poder exercer direitos junto do vendedor que não
pode junto do produtor.
A sanação do defeito por um deles liberta o outro da obrigação. O que pode
acontecer neste caso é que, quem tiver cumprido a obrigação, tem direito a exigir do
seu fornecedor o ressarcimento de todos os prejuízos que teve com o cumprimento
da obrigação (ver questões 50 a 55).
« Última modificação: 19:52 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves
 
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Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #22 em: 21:41 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Vou tentar dar mais umas explicações. Uma das minhas funções na empresa era exactamente "garantias e assistência técnica".

Ora bem, analisando o artigo 3º (que o A.G.A transcreveu)  "1 — O vendedor responde perante o consumidor por
qualquer falta de conformidade que exista no momento em que o bem lhe é entregue."

Por muitas voltas que se dê e por muitos artigos que se leam uma coisa é verdade: O vendedor é o elo de ligação entre o consumidor e o fabricante/importador. Vamos pôr de lado as situações em que o vendedor é porreiro e quer ajudar e por vezes resolve ele as situações porque sabe que o fornecedor vai dar nega.

Vamos ver um exemplo: o cliente comprou uma bicicleta nova e passado dias o quadro partiu-se e o gajo caíu e partiu uma perna. O cliente vai ao lojista accionar a garantia e ser ressarcido das despesas efectuadas e dos dias de trabalho perdidos. O lojista envia a bicicleta para análise e a resposta do importador é negativa pois alega que o cliente fez mau uso do bem (pode alegar que andou a subir passeios, etc). O cliente não concordando vai pôr o lojista em tribunal (porque a factura que tem é do lojista) que por sua vez informa o tribunal que o importador é a empresa "X". Quando o tribunal chama ao processo o importador da bicicleta, este tem duas alternativas: Se o fabricante da bicicleta for da Comunidade Europeia o importador pode chamar ao processo o fabricante, que será o responsável final pela decisão do tribunal.
Por outro lado, se o fabricante da bicicleta não for da Comunidade Europeia o responsável é o importador.

Isto é verdade e tive alguns casos destes (não era bicicletas), felizmente muito poucos.

Agora falando de canas e de carretos, estamos a falar de artigos de pouco valor e não estou a ver ninguém ir para tribunal por causa de 100 ou 200 euros. As chatices são muitas, o tempo perdido é algum e o tempo de espera então nem se fala.  Mas na prática vamos ficar com esta idéia: o lojista é o intermediário entre o cliente final e o importador ou fabricante nacional.
« Última modificação: 23:41 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 por kalvas, Motivo: Adicionar informação a pedido do autor »
 
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Offline JoaoSantos

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Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #23 em: 22:02 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Tenho que rectificar uma frase na mensagem anterior mas não consigo editar a mensagem. Como é que faço ?
 

Offline ze carlos

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Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #24 em: 22:20 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
boas

João

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 Mas na prática vamos ficar com esta idéia: o lojista é o intermediário entre o cliente final e o importador ou fabricante nacional.

terá que ser sempre assim,uma vez que o importador ou fabricante não vende nada directamente ao consumidor final neste caso em concreto (material de pesca)

talvez por isso por vezes seja preferível  optar pelas decatlhons e similares
que tem por politica (partiu tome lá outro,sem levantarem grandes celeumas)
simples facil e sem chatices
Abraço
 

Offline kalvas

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Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #25 em: 22:48 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho que rectificar uma frase na mensagem anterior mas não consigo editar a mensagem. Como é que faço ?


No lado direito do botão " Inserir Citação (seleção)" tens um que diz " Modificar" não tens ?

É esse que deves usar.
Depois em baixo clicas em " Gravar".

Podes também justificar o porque da modificação em " Motivo para editar" num rectângulo pequenino por baixo do texto.





   
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Offline Zé Maria

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Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #26 em: 22:59 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Claro está se for no prazo de edição de 15 minutos, senão pedes a um gestor qq que te dê um jeito.
 

Offline kalvas

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Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #27 em: 23:01 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Pelo tempo em que foi editado já passou o tempo... :(
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Offline JoaoSantos

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Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #28 em: 23:06 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Ok. Obrigado ao Kalvas e ao José Maria. Já percebi.

Não vale a pena rectificar. Era só um pequeno pormenor. Se alguém tiver alguma dúvida eu esclareço.

 

Offline kalvas

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Re: Marca NBS/TICA/BARROS
« Responder #29 em: 23:42 Quarta, 28 de Dezembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ok. Obrigado ao Kalvas e ao José Maria. Já percebi.

Não vale a pena rectificar. Era só um pequeno pormenor. Se alguém tiver alguma dúvida eu esclareço.



Mensagem rectificada João.

Abraço.
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