collapse

Autor Tópico: Bóias - troca rapida  (Lida 3036 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joseferreira77

Re: Bóias - troca rapida
« Responder #15 em: 07:40 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
pois eu fiquei-me decidido que vou manter uma boia de correr com 10g na cana; lá consegui que ficasse debaixo do protector dos passadores sem incomodar muito portanto não me chateia muito nos transportes--ou pelo menos tanto como ter o carreto montado :-P

e aqui ainda no tema de bóias rápidas, nó de travamento. eu uso o fio dental para travar. aquilo funciona uma ou duas vezes mas depois lá fica seco e já não trava, como é que vocês fazem? atam outro abaixo desse ou refazem tudo?
 

Offline Luis Pinto

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 98
  • Agradecido: 6 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:19 Quinta, 22 de Outubro de 2015
Re: Bóias - troca rapida
« Responder #16 em: 11:35 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
Eu utilizo linha de coser, o meu pai chama-lhe linha de sapateiro. é um bocadinho mais forte que a linha de coser normal, mas passa bem nos passadores e resiste bem às pancadas da missanga/boia. É praticamente igual aos nós que se compram, mas bem mais resistente e duradoura.
Bom mar, cana vergada e um escamudo prá caldeirada ;)
 

Offline joseferreira77

Re: Bóias - troca rapida
« Responder #17 em: 15:32 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
e ficam bem seguros mesmo dois ou três pescas seguintes?
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Bóias - troca rapida
« Responder #18 em: 17:33 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
Existe sim forma:
uma delas é para as inglesas - com um destorcedor como o já apresentado, colocas a bola na linha e agarras a boia no clipe.

Nas outras boias de correr em que a linha entra num furo por dentro delas e numa argola que está na quilha, já vi um elástico que vai fazer de abraçadeira à boia e que se coloca à volta da boia com um outro furo (não usas o furo da boia, usas o que está agarrado ao elástico) e uma argola que se coloca na antena.

Como estas peças são amovíveis, fixam a boia que lá se encaixar. Do que vi ficam bem presas, mas não sei como se comportam em ação de pesca e se não deixarão fugir uma ou outra boia de vez em quando.

Quanto às boias fixas, pode muito bem colocar presa apenas numa borracha na antena (uso os tubos que vêm com os starlights cortados) e noutra na quilha debaixo como indicaste... apenas tens que ter cuidado quando o estralho prende, pois a fazer força para o desprender ao apertares com essa montagem na boia ela tem tendência a apertar e fazer a boia torcer, podendo partir a quilha facilmente.

Abraço
 

Offline commandxr

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 07:29 Segunda, 03 de Novembro de 2014
Re: Bóias - troca rapida
« Responder #19 em: 17:39 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
Eu uso uma linha  para fazer nôs vermelha  que se vende em qualquer loja de pesca, é barata e fazes varias pescas sem mudar
 

Offline Luis Pinto

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 98
  • Agradecido: 6 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:19 Quinta, 22 de Outubro de 2015
Re: Bóias - troca rapida
« Responder #20 em: 18:40 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
Sim, aguenta bastante bem. Também os uso nas montagens  de Surfcasting e só de vez em quando é que se desfazem.

Costumo mudar a cada 2/3 pescas, mas costumam estar em boas condições. Dou umas 7/8 voltas e aperto bem. Como a linha é muita e barata, costumo deixar pontas maiores para poder apertar bem. O importante aqui é não deixar o loop por onde passa uma das pontas enrolar. Se enrolar o nó não segura bem, desfaz-se facilmente e fica cabeçudo.
Bom mar, cana vergada e um escamudo prá caldeirada ;)
 

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: Bóias - troca rapida
« Responder #21 em: 18:51 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
eu também uso nós muito mais seguro, no entanto ando sempre atrapalhado porque não sei que linhar usa. Alguém sabe uma marca e onde comprar ?  Quando usava stoppers, andava sempre a calibrar as distancias entre 2/3 lançamentos e depois de mexer tanto neles como uso multifilamento acabava por ferir o stopper e a montagem acabava por ir a vida. Agora desde que uso no de correr, fixam muito melhor e so mudo a cada 2/3 pescas. O unico problema e o que apresentei acima.
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Bóias - troca rapida
« Responder #22 em: 19:07 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
Sou eu o único que utiliza o próprio multi para fazer os nós de correr?
Utilizo multi já usado que tenha substituído ou, caso note que o multi do carreto não está nas melhores condições devido às pedras, corto e fica para nós..
Os nós não correm e duram, duram e duram...além disso, estamos a reutilizar  ;D
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline nelson sampaio

Re: Bóias - troca rapida
« Responder #23 em: 21:39 Terça, 04 de Outubro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sou eu o único que utiliza o próprio multi para fazer os nós de correr?
Utilizo multi já usado que tenha substituído ou, caso note que o multi do carreto não está nas melhores condições devido às pedras, corto e fica para nós..
Os nós não correm e duram, duram e duram...além disso, estamos a reutilizar  ;D

não uso muito isso pois acho que vai causar muito desgaste
o que tenho usado é fio dental mas tem que ser o mais redondo possível
também tenho usado linha de fixar passadores
nenhuma das opções se desfazem nem correm involuntariamente e tenho noite de os mexer varias vezes atras dos peixes
 

Offline Luis Pinto

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 98
  • Agradecido: 6 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:19 Quinta, 22 de Outubro de 2015
Re: Bóias - troca rapida
« Responder #24 em: 02:04 Quarta, 05 de Outubro de 2016 »
Numa Retrosaria dizes que queres linha de coser mais mais forte e a que te agradar vai. Não há cá marcas. Eu tenho uma vermelha e uma bordô, apenas por visibilidade. Aproveitas e compras missangas  ;D
Bom mar, cana vergada e um escamudo prá caldeirada ;)
 

Offline joseferreira77

Re: Bóias - troca rapida
« Responder #25 em: 23:35 Quarta, 05 de Outubro de 2016 »
Quando o mar mexe muito, e querem segurar a bóia de correr num sítio, como é que é?

Eu fiz nó de travamento e nao cortei as pontas deliberadamente para ver onde estava em relação à bóia e indicar-me se estava ensarilhado ou se a pesca já tinha chegado lá baixo.

O que reparei é que a bóia realmente estava onde eu a queria, mas o nó sinalizava que a pesca estava muito alta muitas vezes.

Ora, toca a soltar linha do carreto e depois toca a enrolar que a bóia já estava a fugir. Receio que o movimento dos chumbos de calibrar sempre a subir e a descer chamem os agulhas e assustem os que eu quero. Não é nada suave.

 Mas, para ser justo, acho que aquilo hoje estava para meter pião lá nos oitavos.


 Sarguitos por ali começam a ter tamanho, mas não veio nada para casa. 
 

Offline DGuerra

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 100
  • Agradecido: 15 vezes
    • São Paulo
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:48 Segunda, 14 de Dezembro de 2015
Re: Bóias - troca rapida
« Responder #26 em: 16:35 Sábado, 24 de Dezembro de 2016 »
Para nós de correr eu uso linha 100% poliamida (nylon) 40 para costura. Costumam estar disponíveis em duas versões, uma encerada e a outra não. A encerada funciona melhor, mas a outra funciona bem também. Aqui no Brasil uso as marcas Linhanyl (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) ou Linhasita (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre). Estas linhas são extremamente resistentes e até agora são as que encontrei melhores para os nós de correr. São também muito baratas comparadas com o uso de stoppers. Uma bobine deste fio dá para algumas centenas de nós. O uso de nós de correr também pode salvar uma montagem no caso de um stopper ficar comprometido, neste caso é só fazer um nó de correr no lugar do stopper. Ando sempre com uma bobine destas na mala de pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por duas [Hoje às 10:29]

Dúvida sobre estralho. por Antonio.Silva [Hoje às 10:28]

Massa lubrificante shimano por peskador [Hoje às 09:15]

Número de anzóis permitido por Jacaré [22:40 Segunda, 29 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por Andréfcc [22:18 Segunda, 29 de Abril de 2024]

? acção rápida mas progressiva ? por Luisuk [21:39 Segunda, 29 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]