collapse

Autor Tópico: Dúvida - o tamanho importa ?  (Lida 2801 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #15 em: 16:37 Quarta, 21 de Setembro de 2016 »
já experimentei boiás de correr ao centro e acontece na mesma.

Logo vou tentar travar a boia quando caí na água.


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vantagem??? depende do pesqueiro, e a profundidade que estás a pescar, e o tipo de pesca que estás a fazer.
O que pretendes fazer, como é o pesqueiro, e os peixes alvo?

Costumo pescar no novo molhe da foz e nas palmeiras. O peixe alvo e o que vier, ainda nao estou em fase de ser seletivo. 😅
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19630
  • Agradecido: 1167 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #16 em: 21:26 Quarta, 21 de Setembro de 2016 »

 Basicamente a bóia de correr é para ser usada quando a profundidade do  pesqueiro é superior ao tamanho da cana, na realidade, usamos bóia de correr aí a partir dos 3 metros, porquê, porque se torna mais difícil de lançar o pequeno peso da bóia com uma linha por baixo com 4 ou 5 metros onde está o anzol e a iscada.

 Quanto ao estralho ficar a passar pelo starligt ou o palito (como lhe chamas), tens aquela solução que o Costa mostra no tópico, para bóia de correr.
 Quando é bóia fixa basta colocares um pedaço do tubinho que vem com o starligt, na linha, depois ao colocares o starligt ou o (palito) encaixas o tubinho na ponta do mesmo, a linha passa a estar encostada ao starlight (palito).

 Esse pequeno truque usa-se até aos carapaus, onde a distancia entre a bóia e o isco é por vezes só de 1 metro.

  :fixe:

 
 

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #17 em: 01:37 Quinta, 22 de Setembro de 2016 »
Muito obrigado malta, já percebi teoricamente a diferença entre os dois tipos de boia.

Alguém sabe se é possivel comprar apenas aquela peça que o Costa usa sem ter de comprar a boia toda ?

 

Offline commandxr

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 07:29 Segunda, 03 de Novembro de 2014
Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #18 em: 05:08 Quinta, 06 de Outubro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa noite camaradas, depois de várias tentativas, várias modificações poucas melhorias consegui obter. Ou seja, antes de mais a nível prático não consigo perceber qual a diferença entre quando usar boia fixa ou boia de correr. Já li e reli praticamente os tópicos todos sobre este tipo e pesca.

A nível da montagem na boia de correr, o tamanho do estralho deve ser igual ou inferior a distancia entre o chumbo de calibração e o no de correr da parte inferior a boia ? Isto é, porque quando pesco com a boia a bater no chumbo nao ha vez que o fio do estralho se enrodilhe no palito da boia. Ja tentei com vários lançamentos, acima o no de correr a pouco acima. Entretanto, aproximei-me de um pescador que me disse que o fio do estralho deveria ser sempre inferior a distancia entre o chumbo e a boia. Isto faz-me confusão porque a ideia que me fiquei ao ler os outros tópicos era que pescavam com a boia a bater no chumbo. Se sim, qual a parte em que estou a falhar ? Ja alterei a grossura do fio etc.

Posto isto e ultima dúvida  ;D se quiser pescar numa profundidade de 5 metros e o peixe andar a superfície, vejo-os a saltar na água, qual a distancia entre a boia e o tamanho do estralho ?

Sei que são dúvidas de amador mas quem tem vergonha de perguntar,passa mal :D :D :D

A boia de correr é muito boa mas tambem tem os seus contras.... enrudilha com mais facilidade se pescares em pesqueiros baixos isto porque quando tu lanças a boia vai bater no stop se tiveres com pouca altura e com um tenso grande ele simplesmente vai embrulhar na boia, ou seja a altura que estas do chumbo ao stop tem de ser sempre superior ao comprimentro do tenso pelo menos um metro, ou seja se queres pescar a 5m de profundidade vais colocar acima do chumbo 3m e um tenso com 2m, se tu colocares um tenso com 2.5 ai coisa vai funcionar mas ja vais ter mais probabilidade de enrudilhar mais vezes e assim sucessivamente, depois tens tambem o contra do vento que se tiver de frente tens mais probabildade de enrudilhar.
Eu considero a boia de correr util em pesqueiros acima dos 5m, ate 5m a 5.5m ou menos uso inglesa, piao ou fixa
 

Offline Ax3llcd

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:56 Domingo, 23 de Outubro de 2016
Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #19 em: 01:43 Quarta, 02 de Novembro de 2016 »
Se tens um estralho acima de 3metros põe um chumbinho 3, 4g o pé de anzol assim não enrola o estralho na boia, como agente faz para sargos
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20241
  • Agradecido: 1405 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #20 em: 12:54 Quarta, 02 de Novembro de 2016 »
Com boia a correr não há necessidade de estralhos compridos.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

 

* Tópicos Recentes

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [Hoje às 14:59]

Massa lubrificante shimano por voron [Hoje às 14:33]

Cana de bóia para mulher por duas [Hoje às 10:29]

Dúvida sobre estralho. por Antonio.Silva [Hoje às 10:28]

Número de anzóis permitido por Jacaré [22:40 Segunda, 29 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por Andréfcc [22:18 Segunda, 29 de Abril de 2024]

? acção rápida mas progressiva ? por Luisuk [21:39 Segunda, 29 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]