collapse

Autor Tópico: Dúvida - o tamanho importa ?  (Lida 2815 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Dúvida - o tamanho importa ?
« em: 22:41 Terça, 20 de Setembro de 2016 »
Boa noite camaradas, depois de várias tentativas, várias modificações poucas melhorias consegui obter. Ou seja, antes de mais a nível prático não consigo perceber qual a diferença entre quando usar boia fixa ou boia de correr. Já li e reli praticamente os tópicos todos sobre este tipo e pesca.

A nível da montagem na boia de correr, o tamanho do estralho deve ser igual ou inferior a distancia entre o chumbo de calibração e o no de correr da parte inferior a boia ? Isto é, porque quando pesco com a boia a bater no chumbo nao ha vez que o fio do estralho se enrodilhe no palito da boia. Ja tentei com vários lançamentos, acima o no de correr a pouco acima. Entretanto, aproximei-me de um pescador que me disse que o fio do estralho deveria ser sempre inferior a distancia entre o chumbo e a boia. Isto faz-me confusão porque a ideia que me fiquei ao ler os outros tópicos era que pescavam com a boia a bater no chumbo. Se sim, qual a parte em que estou a falhar ? Ja alterei a grossura do fio etc.

Posto isto e ultima dúvida  ;D se quiser pescar numa profundidade de 5 metros e o peixe andar a superfície, vejo-os a saltar na água, qual a distancia entre a boia e o tamanho do estralho ?

Sei que são dúvidas de amador mas quem tem vergonha de perguntar,passa mal :D :D :D
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5113
  • Agradecido: 397 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #1 em: 23:01 Terça, 20 de Setembro de 2016 »
Não costumo pescar à bóia mas acho que a bóia de correr é para conseguires pescar mais fundo e ainda assim dar para levantar o peixe ao peito. Não deves conseguir se a bóia estiver fixa pois ficas com muita linha entre a bóia e o anzol.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #2 em: 23:15 Terça, 20 de Setembro de 2016 »
A grande vantagem da boia de correr é precisamente poderes alterar altura da pesca ou seja se quiseres pescar a 6 metros não precisas de ter um estralho de 6 metros podes ter um estralho só de 2 ou 3 metros e vais alteando o batente da boia percebes, pescas da mesma maneira mas consegues pescar em alturas diferentes sem ter de fazer um estralho à medida da altura que pretendes e com a vantagem de ires alterando a altura com muita facilidade e assim sondares o pesqueiro  ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #3 em: 23:33 Terça, 20 de Setembro de 2016 »
Descobri um erro no post inicial e cá vai:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A nível da montagem na boia de correr, o tamanho do estralho deve ser igual ou inferior a distancia entre o chumbo de calibração e o no de correr da parte inferior a boia ? Isto é, porque quando pesco com a boia a bater no chumbo nao ha vez que o fio do estralho não se enrodilhe no palito da boia. Ja tentei com vários lançamentos, acima o no de correr a pouco acima. Entretanto, aproximei-me de um pescador que me disse que o fio do estralho deveria ser sempre inferior a distancia entre o chumbo e a boia. Isto faz-me confusão porque a ideia que me fiquei ao ler os outros tópicos era que pescavam com a boia a bater no chumbo. Se sim, qual a parte em que estou a falhar ? Ja alterei a grossura do fio etc.


Obrigado malta pelos vossos esclarecimentos, de certo a grande vantagem que consigo entender é mesmo a que voces enumeram. De resto, tinha ideia que a boia fixa era melhor para pescar a pequenas profundidades e perto da costa e a boia de correr o inverso.

Obrigado mais uma vez, uma das minhas duvidas já está dissipada :D
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #4 em: 23:39 Terça, 20 de Setembro de 2016 »
Dá uma vista de olhos aqui a ver se te ajuda Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre e aproveita lê o topico todo  ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #5 em: 01:19 Quarta, 21 de Setembro de 2016 »
Na bóia de correr tens a vantagem de poder usar um estralho mais curto, ou seja não gastas tantos metros de linha, tens a vantagem de poder regular facilmente a profundidade a que estás a pescar sem ter de mudar obrigatoriamente o estralho e tens a vantagem de poderes elevar o peixe pescado até ao teu peito por exemplo. Quando pescares assim, pelo menos eu, nunca deixo a bóia a bater no chumbo, meto sempre uma missanga e um stopper tambem antes do chumbo (manias para nao danificar a bóia, mas quem sabe deixa de enrolar como dizes :P).
Na pesca de bóia fixa não tens essa facilidade de mudar de profundidade sem ter de cortar o estralho ou trocar para um maior, quando levantas o peixe normalmente apenas consegues "atirá-lo" para os teus pés ou então no caso de um peixe maior tens de apanhá-lo com um chalavar
Depois também depende da espécie alvo, Robalos e Douradas penso que não se pescam com bóia fixa, enquanto que os Sargos saem muito com pião fixo
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #6 em: 01:42 Quarta, 21 de Setembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Dá uma vista de olhos aqui a ver se te ajuda Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre e aproveita lê o topico todo  ;)

Muito obrigado, já tinha lido visto várias vezes aquele topico mas nunca tinha reparado nessa tua "engenhoca". Sem duvida vou experimentar ate porque nao consigo entender a utilização de stopper abaixo da boia. Não faz interferencia nenhuma na regulação da profundidade, so se afetar o lançamento.



Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na bóia de correr tens a vantagem de poder usar um estralho mais curto, ou seja não gastas tantos metros de linha, tens a vantagem de poder regular facilmente a profundidade a que estás a pescar sem ter de mudar obrigatoriamente o estralho e tens a vantagem de poderes elevar o peixe pescado até ao teu peito por exemplo. Quando pescares assim, pelo menos eu, nunca deixo a bóia a bater no chumbo, meto sempre uma missanga e um stopper tambem antes do chumbo (manias para nao danificar a bóia, mas quem sabe deixa de enrolar como dizes :P).
Na pesca de bóia fixa não tens essa facilidade de mudar de profundidade sem ter de cortar o estralho ou trocar para um maior, quando levantas o peixe normalmente apenas consegues "atirá-lo" para os teus pés ou então no caso de um peixe maior tens de apanhá-lo com um chalavar
Depois também depende da espécie alvo, Robalos e Douradas penso que não se pescam com bóia fixa, enquanto que os Sargos saem muito com pião fixo

Muito obrigado pela explicação, eu na boia fixa nunca pensei nisso porque regulava tambem a distancia da boia ao chumbo de calibraçao. Ou seja, metia um estralho de 60cm, se quisesse pescar a 2 metros, subia a boia :D
Em relação à missanga proteger a boia, tambem tenho essa panca :D
 

Offline nelson sampaio

Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #7 em: 07:21 Quarta, 21 de Setembro de 2016 »
eu pesco com estralhos de 3mt ,deixo uns 50 cm entre o chumbo e a boia e depois meto o no à profundidade que quero inclusive por vezes mesmo encostado a boia
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20325
  • Agradecido: 1411 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #8 em: 10:32 Quarta, 21 de Setembro de 2016 »
Inserir Citação (seleção)
Ou seja, metia um estralho de 60cm, se quisesse pescar a 2 metros, subia a boia :D

E assim deverá ser. É o subir e descer da boia que determina a que fundura queres pescar.

Tanto para boia fixa como de correr, uso o mesmo sistema.
Coloco um stopper na linha do carreto. E depois coloco a boia que quero pescar ( fixa ou de correr ), depois uma missanga, chumbo de calibração da boia e um destorcedor.  E está a montagem feita.
Depois coloco o estralho que quero ( comprimento e espessura ) e o anzol que quero ( tamanho e formato ).
Se quiser trocar de boia fixa para de correr, é só cortar junto ao destorcedor, trocar a boia e fazer o nó. Aprox. 1/2 minutos.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #9 em: 11:37 Quarta, 21 de Setembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu pesco com estralhos de 3mt ,deixo uns 50 cm entre o chumbo e a boia e depois meto o no à profundidade que quero inclusive por vezes mesmo encostado a boia

Exatamente mas sempre que pesco com a distancia entre o chumbo e a boia inferior ao do estralho, o estralho metade fica preso no palito da boia. Daí a minha duvida, talvez ao usar o mecanismo que o Senhor Costa ensinou, me de melhores resultados.


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
Ou seja, metia um estralho de 60cm, se quisesse pescar a 2 metros, subia a boia :D

E assim deverá ser. É o subir e descer da boia que determina a que fundura queres pescar.

Tanto para boia fixa como de correr, uso o mesmo sistema.
Coloco um stopper na linha do carreto. E depois coloco a boia que quero pescar ( fixa ou de correr ), depois uma missanga, chumbo de calibração da boia e um destorcedor.  E está a montagem feita.
Depois coloco o estralho que quero ( comprimento e espessura ) e o anzol que quero ( tamanho e formato ).
Se quiser trocar de boia fixa para de correr, é só cortar junto ao destorcedor, trocar a boia e fazer o nó. Aprox. 1/2 minutos.

Então, visto que eu tenho uma cana de 6m não tenho qualquer vantagem em pescar com a boia fixa. Correto ?
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20325
  • Agradecido: 1411 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #10 em: 12:01 Quarta, 21 de Setembro de 2016 »
Vantagem??? depende do pesqueiro, e a profundidade que estás a pescar, e o tipo de pesca que estás a fazer.
O que pretendes fazer, como é o pesqueiro, e os peixes alvo?
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline nelson sampaio

Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #11 em: 13:46 Quarta, 21 de Setembro de 2016 »
[quote
Exatamente mas sempre que pesco com a distancia entre o chumbo e a boia inferior ao do estralho, o estralho metade fica preso no palito da boia. Daí a minha duvida, talvez ao usar o mecanismo que o Senhor Costa ensinou, me de melhores resultados.
][/quote]
.
experimenta travar a linha antes de entrar na agua
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #12 em: 13:54 Quarta, 21 de Setembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Exatamente mas sempre que pesco com a distancia entre o chumbo e a boia inferior ao do estralho, o estralho metade fica preso no palito da boia. Daí a minha duvida, talvez ao usar o mecanismo que o Senhor Costa ensinou, me de melhores resultados.

experimenta travar a linha antes de entrar na agua

x2 boias de correr ao centro também costumam ajudar
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #13 em: 13:56 Quarta, 21 de Setembro de 2016 »
Aproveitando o tópico e, agora que começa a época, qual o tamanho de estranho que usam na boia de correr ao robalo?
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline nelson sampaio

Re: Dúvida - o tamanho importa ?
« Responder #14 em: 14:03 Quarta, 21 de Setembro de 2016 »
3mt
 

 

* Tópicos Recentes

Cinnetic Raycast III por FilipePC [Hoje às 13:40]

Locais onde pescar ao Barbo por Zagaia [Hoje às 10:40]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [19:34 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [00:06 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Zagaia [10:56 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]