collapse

Autor Tópico: Casulo  (Lida 4789 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pedro10braga10

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 420
  • Agradecido: 6 vezes
    • braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:34 Segunda, 27 de Janeiro de 2014
Casulo
« em: 03:17 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 »
Ola Pessoal!

O casulo na vossa zona quanto custa 1 dose?

Na vossa dose quantos fios de casulo contem?

Se congelar casulo, é bom para pescar na mesma?

Digo isto porque compro casulo praticamente numa embalagem igual a da coreana mas em forma e em jornal e sem caixinha, tinha so 25 fios de casulo e eram fios pequenos, a rondar os 15cm custou me 2.50.
Na sexta encomendei na loja de pesca uma dose de casulo para pescar sabado e fui buscar como sempre faço, mas como dormi em casa de um colega perto da praia, e aproveitei fiquei mais esta manha de domingo a pescar e como ja nao tinha casulo fui a uma loja de pesca perto, e comprei outra vez casulo, quando o senhor me trouxe a dose, eu ate disse, tanto? Pessoal, era um jornal do caraças com o triplo do peso, 25 centimos mais barato, levava 35 fios de casulo e eram o triplo ou seja o casulo era muito maior.
E como tinha muito e como pesquei so de manha, mais de metade trouxe para casa, volto a pescar outra vez sexta, se conservar no figorifico fora do congelador aguenta se bem? Se meter no congelador, é na mesma bom para pescar?

Quanto a pescaria não tirei muita coisa( 1 solha, 3 robalos, 1 safio pequenino (35 cm) com devolução claro e uma faneca.

 ;)
« Última modificação: 03:20 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 por pedro10braga10 »
 

Offline Hugo Almeida

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 24
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 06:17 Terça, 21 de Janeiro de 2014
Re: Casulo
« Responder #1 em: 03:55 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 »
e assim pela minha experiência não te aconselho que eu também congelei uma vez e ficou mais mole que gelatina. O que poderás fazer e tirares a minhoca e pores elas em sal segundo me disseram depois de ir para a agua apesar de estar morto e quase o mesmo que como estivesse vivo, espero te ter ajudado boas pescarias.
Ps: cá em Lisboa compras um jornal de 10 casulos por 1.75€
 

Offline Luis novo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2563
  • Agradecido: 7 vezes
    • Vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:13 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Casulo
« Responder #2 em: 08:08 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 »
por aqui sai a 2.50€.quantos casulos traz não te sei dizer porque nunca contei,tens por aqui 1 opcao que e a que mais gosto e ter cabeças de casulo so.ou seja vem as "minhocas" fora do casulo.o bom que isto tem e que alem de não teres de descascar traz muito mais quantidade.pena e so 1 loja vender isto.
quanto ao congelar podes fazer isso a vontade desde que metas sal.eu costumo num tamparue 1 camada de sal no fundo e depois coloco os casulos descascadose outra camada de sal por cima,quando os fores usar vao tar 5 estrelas,durinhos e com o brilho que tinham vivos.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19721
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Casulo
« Responder #3 em: 21:59 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 »

 Aqui na zona é um pouco mais caro o casulo, e há vários tamanhos de embrulho, depende das lojas, 10 casulos 1.60euros, 15 casulos 2.0 euros e ainda 20 casulos 3.5 euros.

 A melhor forma de os guardar (quanto a mim) descascar e colocar ao lado uns dos outros num guardanapo de papel, umas pedras de sal por cima, tapar dobrando o guardanapo embrulhar em papel de alumínio e congelador.

 Ficam ótimos na próxima pescaria :fixe:
 

Offline Barril

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 482
  • Agradecido: 33 vezes
    • Leiria_Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:28 Segunda, 13 de Janeiro de 2014
Re: Casulo
« Responder #4 em: 18:12 Sábado, 08 de Fevereiro de 2014 »
Olá,

Esta explicação de conservação do casulo, parece-me muito interessante.

Boas pescarias
«Se queres ser feliz, aprende a pescar», diz um antigo provérbio chinês...
 

Offline LMagina

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1713
  • Agradecido: 133 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Casulo
« Responder #5 em: 15:32 Terça, 25 de Fevereiro de 2014 »
Não se admirem que daqui a uns tempos o casulo fique muito mais caro ou se começar a faltar....

"A apanha selvagem na ria de Aveiro de casulo utilizado como isco para a pesca está a pôr em risco de existência mais de duas centenas de espécies que vivem na laguna, alertam biólogos da Universidade de Aveiro que defendem uma "exploração sustentada".

Mais de duas centenas de vermes invertebrados considerados essenciais para a existência de vida marinha na ria de Aveiro estão em risco pela apanha selvagem como é feita a do casulo, utilizado para isco de pesca, segundo Ana Rodrigues, bióloga da UA.

Aquela investigadora da UA mostrou-se preocupada pela maneira como é apanhada a diopatra neapolitana designação cientifica dada ao casulo que é feita na baixa mar.

"Ao utilizaram pequenas enxadas revolvem tudo e há muitas espécies que não só casulo que acabam por morrer", considera Ana Rodrigues que juntamente com Vítor Quintino e Adilia Pires descobriu recentemente no canal de Mira da ria de Aveiro um novo verme marinho. Foi durante a realização do estudo que levou à descoberta da "Diopatra micrura", um verme marinho semelhante ao casulo, que os investigadores se deram conta da situação. A investigadora recordou ao JN que a vida marinha praticamente desapareceu em certas zonas do Mediterrâneo, mormente na Turquia devido à apanha selvagem do casulo.

"Aqui também há esse risco se a apanha não for devidamente regulada e fiscalizada", sublinhou Ana Rodrigues que lembrou que os "invertebrados constituem alimentos de peixes e aves". "Se não houver uma exploração sustentada a diversidade da ria está em risco", sublinhou.

Não há dados sobre a quantidade de casulos que são apanhados na ria de Aveiro. Em estudo de 2005 dos investigadores da UA, Teresa Cunha, Andreia Hall e Henrique Queiroga, realizado no canal de Mira entre Maio de 2001 e Abril de 2002, indica que anualmente são retirados cerca de 45 toneladas de casulos envolvendo cerca de 330 mil euros resultantes da sua venda."

in Jornal de Noticias
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 

 

* Tópicos Recentes

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [18:18 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [19:34 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]