collapse

Autor Tópico: Acamar a linha na bobine  (Lida 1944 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Acamar a linha na bobine
« em: 20:27 Sexta, 16 de Setembro de 2016 »
Boas!

Pessoal que nó é que usam paras unir a cama que fazem na bobine com o fio da madre que vai ficar por cima?

Pergunto isto porque hoje surgiu-me um problema que é o seguinte, quando faço um lançamento mais longo quando a chumbada ja esta quase a chegar à agua, o fio prende-me nesse tal nó, nao parte, mas é muito chato e limita-me o lançamento.

Talvez por o nó estar demasiado grosso, ele prende lá, e nao é por falta de fio, pois quando isso acontece ainda tenho muita linha madre na bobine, meti cerca de 150m de linha.

O nó que fiz foi o double uni knot prai com 5 voltas, é o mesmo nó que uso quando faço os chicotes para linhas finas..

Isto vai me dar um bom trabalho pois tenho que tirar a linha toda novamente para reparar este problema e voltar a bobiná-la, mas vai ter mesmo de ser, pescar assim torna se praticamente impossivel.

Obrigado desde já pessoal.
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Acamar a linha na bobine
« Responder #1 em: 20:41 Sexta, 16 de Setembro de 2016 »
Depois de dares o nó, pega numa fita isoladora (ou fita cola), corta um quadrado e cola em cima do nó...depois de colada, rodas o rotor à mão de modo a que linha assente bem em cima da fita. Nunca mais tens problemas com isso e serve também como marca. Não sei se me fiz entender muito bem, mas vou procurar um vídeo.
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline Rauven

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 785
  • Agradecido: 7 vezes
    • Lisboa/Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:39 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014
Re: Acamar a linha na bobine
« Responder #2 em: 20:43 Sexta, 16 de Setembro de 2016 »
Boas Filipe
Mas estas a falar de...Surfcasting??
É que se for isso e apesar de não ser a minha pesca, pescar com nós pelo meio, independentemente de qual quer que seja o nó não me faz muito sentido,ainda pra mais em pesca de lançamento.
Parece-me que esse nó está a meio da bobine certo?? Eu por norma só acamo a linha quando a mesma não enche a bobine por completo!!
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Acamar a linha na bobine
« Responder #3 em: 20:50 Sexta, 16 de Setembro de 2016 »
Estou a falar de corrico, neste caso a linha da cama é uma 0.35, e a linha madre é um 0.30  Pesco com a 0.30 direto, pois nesta pesca so lanço no maximo 80gr.

Rauven, tive que fazer a cama caso contrario, tinha que por 350m de linha boa na bobine o que seria um desperdicio, visto que nao usaria nem metade dela, e ao preço que andam os fios..
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Acamar a linha na bobine
« Responder #4 em: 20:52 Sexta, 16 de Setembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Depois de dares o nó, pega numa fita isoladora (ou fita cola), corta um quadrado e cola em cima do nó...depois de colada, rodas o rotor à mão de modo a que linha assente bem em cima da fita. Nunca mais tens problemas com isso e serve também como marca. Não sei se me fiz entender muito bem, mas vou procurar um vídeo.

É uma boa solução, mas essa fita com a agua com que a linha fica, nao vai fazer descolá-la rapidamente?
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Acamar a linha na bobine
« Responder #5 em: 21:03 Sexta, 16 de Setembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É uma boa solução, mas essa fita com a agua com que a linha fica, nao vai fazer descolá-la rapidamente?

Se a linha que está por cima da fita nunca sair da bobine não tens problemas, tudo depende se esgotas todo o 0.30 no lançamento. Como te disse, só tens de ter o cuidado de bobinar as primeiras voltas à mão no rotor...quando vires que ela esta bem pisada já podes bobinar o resto normalmente com a manivela.
« Última modificação: 21:05 Sexta, 16 de Setembro de 2016 por DiogoV »
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline Rauven

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 785
  • Agradecido: 7 vezes
    • Lisboa/Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:39 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014
Re: Acamar a linha na bobine
« Responder #6 em: 21:05 Sexta, 16 de Setembro de 2016 »
Estava na ideia que era para Surfcasting.
Pois já estou a perceber, epah eu sei que as linhas são caras mas, se fosse eu tinha posto a linha toda, não só por causa da resistência mas também para evitar este tipo de problemas.
Mas experimenta este, talvez com menos voltas.
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19748
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Acamar a linha na bobine
« Responder #7 em: 21:11 Sexta, 16 de Setembro de 2016 »
 Deves fazer o nó só com 4 voltas cada (para ficar bem pequeno) depois ao bobinar leva a linha (com o nó) para a base da bobine, depois dá duas ou três voltas com a linha nesse sítio, o nó deve ficar encostado ao bordo inferior da bobine, depois com uma espátula fininha e de plástico força o nó a esconder-se para baixo, após isso podes bobinar o resto na boa e assim nunca mais, no lançamento a linha vai prender.

 Já utilizei esse método e resulta.

  :fixe:
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Acamar a linha na bobine
« Responder #8 em: 21:37 Sexta, 16 de Setembro de 2016 »
Obrigado, ja percegbi, de facto o nó quando prende está mesmo no meio da bobine.

Para me precaver  e nao voltar a ter problemas vou por um bocado de fita adesiva no nó como disse o DiogoV, e depois passá-lo para a parte debaixo da bobine :fixe:

Depois duas ou tres voltas por cima do nó são suficientes?
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Acamar a linha na bobine
« Responder #9 em: 22:09 Sexta, 16 de Setembro de 2016 »
Lembrei me de um pequeno pormenor, a linha tem dois nós, ou seja duas linhas diferentes a fazer de cama, porque na altura nao tinha linha suficiente e tive de juntar outra, nao sei se fiz bem.
Há algum problema, pode ficar assim e faço o mesmo procedimento para os dois nós?
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Acamar a linha na bobine
« Responder #10 em: 22:33 Sexta, 16 de Setembro de 2016 »
Desde que a "2ª cama" cubra totalmente o nó de união com a 1ª não deves ter problemas  :fixe:
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Acamar a linha na bobine
« Responder #11 em: 22:44 Sexta, 16 de Setembro de 2016 »
Já tiveste boas respostas, mas dou o meu bitaite na mesma :)

Como os diâmetros são semelhantes, talvez fosse antes para o blood knot, parece-me mais fino que o double-uni, o fio passa menos uma vez dentro das voltas do nó.
E depois é como o Soares disse, encostar o nó a um dos topos da bobine, para mim deve ser indiferente se em cima ou em baixo, desde que a linha por cima ao acamar tenha o menor numero de voltas a cruzar com o nó.
 

Offline joseafonso

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 467
  • Agradecido: 69 vezes
    • Figueira da Foz
    • PT-Mar-Competição
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Acamar a linha na bobine
« Responder #12 em: 06:03 Sábado, 17 de Setembro de 2016 »
O que me parece é que tens pouca linha na bobine, pois nos lançamentos estás a chegar ao nó de ligação.
Por exemplo se só lançamos 80 mts, devemos colocar pelo menos 120 mts de fio.
A solução passa por usares uma linha mais fina para que o nó fique mais pequeno ou então usares a sugestão do uso da fita por cima do nó.
Esta solução funciona na perfeição.

Ab
José Afonso
"Eu gosto mesmo é de estar à pesca"
 

Offline nelson sampaio

Re: Acamar a linha na bobine
« Responder #13 em: 11:34 Sábado, 17 de Setembro de 2016 »
a solução da fita da resultado e a agua não a tira pois tens o fio por cima a segurar
eu uso o mesmo que o Soares
quando estou a bobinar meto o no na base da bobine e ate agora nunca tive qualquer problema
também podes ter pouco fio e ai atinges o no com facilidade
para o corrico no minino tens que usar 150mt
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Acamar a linha na bobine
« Responder #14 em: 12:18 Sábado, 17 de Setembro de 2016 »
Bem isto aconteceu ontem porque fui corricar e prendeu me uma amostra nas redes (mal acaba a epoca balnear os gajos enchem a praia delas, nem esperam pela data legal que é 1 de outubro... policia maritima assobia pro lado), e tive que partir a linha, para meu espanto nao partiu pelo nó mas pela madre, mesmo assim perdi pouca linha, 30m talvez.

Chegar ao nó nao chega, porque quando acontece prender no nó a bobine ainda tem muito fio, aconece é que o nó esta no meio da bobine e como ta grandito prende lá, mas ainda deve ter mais uns 50m até chegar ao nó...

Vou seguir o vosso conselho da por fita isoladora em cima do nó e passá-lo para a base da bobine, obrigado a todos pela ajuda desde já, depois digo se resultou :fixe:

Sr. José Afonso isto aconteceu me ontem na praia de Quiaios, estão la uns belos pesqueiros mas pescar a partir de agora é para esquecer, redes e mais redes por toda a praia  :(
 

 

* Tópicos Recentes

onde se pode consultar a legislação em vigor dos locais de pesca Tejo Lisboa? por ze carlos [Hoje às 10:48]

cana surfcasting por averomarense [15:28 Terça, 21 de Maio de 2024]

Conjunto de spinning para o meu Paizão.... por carlosfishcarlos [14:01 Terça, 21 de Maio de 2024]

Procuro cana Vega legend sensor 425 aquela de 2019 por soparameenterter [22:57 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por ffgsoares [14:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [09:50 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [07:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [19:10 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]