collapse

Autor Tópico: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar  (Lida 3946 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luis ponte

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 227
  • Agradecido: 18 vezes
    • Açores
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:25 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« em: 17:41 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
O peixe aranha , é pequeno e para o que desconhece não apresenta perigo nenhum e já lá vão dois amigos meus que foram picados por não me chamarem a atenção quando apanharam o pequeno peixe , em defesa deles o peixe aranha foi confundido com o caboz um peixe pequeno castanho que nada tem a ver com o peixe aranha . Enfim pagaram caro mas para mais ninguém pagar caro aqui vai o amigo ajudar .

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Cuidado por ai pessoal sobretudo em locais com areia no fundo .
Se gostam de vídeos de pesca dêem uma olhada no meu canal do youtube em https://www.youtube.com/c/Azoresfishing e se gostarem subscrevam para ficarem sempre actualizados de novos vídeos .
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #1 em: 18:09 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
Quem não sabe é como quem não vê...eu aprendi rapidamente o que era um peixe aranha. Quem tem c. tem medo ;)
Ainda assim e parece-me uma informação útil, eu vejo facilmente o peixe aranha pelos espigões pretos em cima da cabeça.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19441
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #2 em: 18:42 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »

 Mesmo conhecendo e sabendo do perigo, numa pescaria ao retirar um do anzol, com um pano, piquei-me nos picos que eles têm junto ás laterias da cabeça, foi um resto de pescaria mais que lixado, aquela porcaria dói a sério :122:

 É sempre bom a malta saber e conhecer estes meninos ;)
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #3 em: 18:51 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
Esses picos laterais que o Soares fala e que no video o companheiro refere tambem são perigosos. Eu felizmente nunca fui picado e aqui na minha zona de verão é aos montes deles... Normalmente corto-lhes logo a cabeça. Fritos são muito bons  ;)
Nelson Peres
 

Offline Ricardo Teixeira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2162
  • Agradecido: 5 vezes
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #4 em: 19:10 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
é sempre bom relembrar
obrigado
 

Offline philipreis

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:41 Quarta, 22 de Janeiro de 2014
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #5 em: 19:55 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esses picos laterais que o Soares fala e que no video o companheiro refere tambem são perigosos. Eu felizmente nunca fui picado e aqui na minha zona de verão é aos montes deles... Normalmente corto-lhes logo a cabeça. Fritos são muito bons  ;)

É verdade Nelson, os maiores dão boas caldeiradas :)
 

Offline luis ponte

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 227
  • Agradecido: 18 vezes
    • Açores
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:25 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #6 em: 22:01 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esses picos laterais que o Soares fala e que no video o companheiro refere tambem são perigosos. Eu felizmente nunca fui picado e aqui na minha zona de verão é aos montes deles... Normalmente corto-lhes logo a cabeça. Fritos são muito bons  ;)

Agora é que dizes que são bons fritos hehehe , ponho-os sempre para a agua .
Se gostam de vídeos de pesca dêem uma olhada no meu canal do youtube em https://www.youtube.com/c/Azoresfishing e se gostarem subscrevam para ficarem sempre actualizados de novos vídeos .
 

Offline luis ponte

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 227
  • Agradecido: 18 vezes
    • Açores
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:25 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #7 em: 22:05 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »


É verdade Nelson, os maiores dão boas caldeiradas :)
[/quote]

Não sabia que cresciam assim tão grandes , nós nos açores temos a especie menor , sim porque tive a pesquisar e existem varias e de varios tamanhos , mas não sabia que dava para fazer caldeirada saborosa . Falando em caldeirada de peixe venenoso eu já experimentei a comer e digo já que é dos melhores peixes que se pode comer e também é venenoso é o rocaz ou rascasso como voçês o tratam . Muito bom mesmo .
Se gostam de vídeos de pesca dêem uma olhada no meu canal do youtube em https://www.youtube.com/c/Azoresfishing e se gostarem subscrevam para ficarem sempre actualizados de novos vídeos .
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #8 em: 11:00 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 »
Boa partilha, graças a Deus nunca fui picado, mas um amigo meu ja esteve bem mal :(
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Nuno Carvalho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1508
  • Agradecido: 2 vezes
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #9 em: 11:18 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 »
É sempre bem melhor prevenir do que remediar.  ;)

Conheço a espécie peixe-aranha, e todo o cuidado é pouco.

Já passei por uma má experiência com um peixe destes no Verão passado, só não foi mais grave porque tive o discernimento para reagir rápido.

No meu caso, tentei tirar o anzol da boca de um peixe-aranha, mas ao invés de lhe cortar logo a cabeça, quis agarrar o peixe com um pano, só que o bico da barbatana dorsal furou o pano e espetei o dedo  :o

O meu instinto foi logo apertar o dedo para deitar o sangue e o veneno para fora, e depois vai de fazer uma mija para cima.  Isso mesmo, o ácido da urina alivia e combate o ardor do veneno, e deve ser umas das 1ªs coisas a fazer para atacar o veneno (o pior é se um tipo tiver aliviado a bexiga à pouco tempo...ehehehehhe).

A dor segundo dizem é horrível, felizmente com a reação que tive o dedo apenas ficou a latejar um bocado, e depressa voltou ao normal.

A partir desse dia e sempre que vem um peixe-aranha no anzol é logo cortar a cabeça com a tesoura e nunca mais usar pano, só mesmo alicate, e nunca enterrar o peixe na areia para não prejudicar outras pessoas.

Serviu para aprender.

 

Offline luis ponte

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 227
  • Agradecido: 18 vezes
    • Açores
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:25 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #10 em: 22:08 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É sempre bem melhor prevenir do que remediar.  ;)

Conheço a espécie peixe-aranha, e todo o cuidado é pouco.

Já passei por uma má experiência com um peixe destes no Verão passado, só não foi mais grave porque tive o discernimento para reagir rápido.

No meu caso, tentei tirar o anzol da boca de um peixe-aranha, mas ao invés de lhe cortar logo a cabeça, quis agarrar o peixe com um pano, só que o bico da barbatana dorsal furou o pano e espetei o dedo  :o

O meu instinto foi logo apertar o dedo para deitar o sangue e o veneno para fora, e depois vai de fazer uma mija para cima.  Isso mesmo, o ácido da urina alivia e combate o ardor do veneno, e deve ser umas das 1ªs coisas a fazer para atacar o veneno (o pior é se um tipo tiver aliviado a bexiga à pouco tempo...ehehehehhe).

A dor segundo dizem é horrível, felizmente com a reação que tive o dedo apenas ficou a latejar um bocado, e depressa voltou ao normal.

A partir desse dia e sempre que vem um peixe-aranha no anzol é logo cortar a cabeça com a tesoura e nunca mais usar pano, só mesmo alicate, e nunca enterrar o peixe na areia para não prejudicar outras pessoas.

Serviu para aprender.


Li algures na net num site fiavel , que se colocar-mos agua o mais quente possivel na zona picada ajuda imenso com as dores .
Se gostam de vídeos de pesca dêem uma olhada no meu canal do youtube em https://www.youtube.com/c/Azoresfishing e se gostarem subscrevam para ficarem sempre actualizados de novos vídeos .
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #11 em: 22:20 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 »
O calor é o melhor remédio para a picada.
Colocar a zona picada em agua o mais quente possivel, em poucos minutos a dor passa.


Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Nuno Carvalho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1508
  • Agradecido: 2 vezes
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #12 em: 09:47 Terça, 04 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O calor é o melhor remédio para a picada.
Colocar a zona picada em agua o mais quente possivel, em poucos minutos a dor passa.

É uma solução para as dores, mas se um tipo estiver na praia a pescar dificilmente, em em poucos minutos, consegue arranjar um tacho com água quente para pôr a mão ou os dedos.

Por isso uma mijadela é sempre a 1.ª solução a adotar.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5055
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #13 em: 11:33 Terça, 04 de Fevereiro de 2014 »
No algarve há uns bem grandes.

Antigamente costumava ir corricar de barco, ali junto aos molhes da marina de Vilamoura. Quando se dava a volta ao barco, as amostras como eram afundantes, iam até ao fundo e de vez em quando lá vinha um peixe aranha.

Por vezes eram bem grandes tipo dois palmos. Os locais diziam que aquilo era bom para comer mas nós mandávamos todos pró charco.

Abraço.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline alex_f

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 45
    • Rio Maior
    • face
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:40 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #14 em: 12:06 Terça, 04 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Ja apanhei varios e naquelas pescarias ao carapau, no inicio da noite em zonas de areia é peixinho que anda sempre la.

Por norma inverno ou verão na pesca ando sempre de botas, meto o pé em cima, corto a cabeça e saco o anzol.
Objectivo: fugir da boga :)
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #15 em: 12:33 Terça, 04 de Fevereiro de 2014 »
Essa da mijadela não sabia!! Se por acaso tivermos despejado a bexiga à pouco tempo podemos sempre pedir a alguem que esteja por perto para nos enfiar uma mijadela nas mãos!  :o :o :o
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #16 em: 12:38 Terça, 04 de Fevereiro de 2014 »
Qualquer fonte de calor serve para aliviar um pouco a dor.
Aproximar um cigarro do local tb serve.
Mas para passar mesmo, o melhor é ir a um local onde possa colocar agua quente.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline luis ponte

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 227
  • Agradecido: 18 vezes
    • Açores
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:25 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #17 em: 20:24 Terça, 04 de Fevereiro de 2014 »
Para não correr riscos desnecessarios a melhor coisa é ir ao hospital ou centro de saude , porque por vezes ( li na internet ) , essa picada pode ser fatal ( deve depender do individuo e a sua condição de saude penso eu ) .
Se gostam de vídeos de pesca dêem uma olhada no meu canal do youtube em https://www.youtube.com/c/Azoresfishing e se gostarem subscrevam para ficarem sempre actualizados de novos vídeos .
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5055
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #18 em: 22:58 Terça, 04 de Fevereiro de 2014 »
Já fui picado duas vezes, uma no pé e outra na mão.

É cá um petisco...

Quando foi no pé foi mais forte. A dor foi subindo pela perna até aos tomates. Fiquei à rasca. Mas passado uma hora estava novo.

Aprendi logo. Agora quando me banho lá pelos algarves ando com os pés sempre a arrastar no fundo, porque os gajos para picarem têm que ser pisados de cima para baixo. Se for a arrastar os pés eles fogem. Penso eu de que.

Quando fui picado na mão foi engraçado. Mergulhei de cabeça, fui até ao fundo, dei com as mãos para voltar à superfície e tau!

Senti mesmo o veneno a entrar no dedo. Ainda fiquei naquela... deve ter sido uma casca de mexilhão... mas depois começou a dor a subir pelo braço e o dedo a ficar pedra... e na praia da oura não existem mexilhões.

Ainda fui pôr o spray do nadador salvador, mas acho que não fez nada.

Aquilo é aguentar e pronto.

Abraço
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline luis ponte

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 227
  • Agradecido: 18 vezes
    • Açores
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:25 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #19 em: 23:11 Terça, 04 de Fevereiro de 2014 »
essa do mergulho , isto é preciso ter azar .
Se gostam de vídeos de pesca dêem uma olhada no meu canal do youtube em https://www.youtube.com/c/Azoresfishing e se gostarem subscrevam para ficarem sempre actualizados de novos vídeos .
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #20 em: 09:39 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 »
è preciso ter muito cuidado com ele, é sempre bom relembrar, mas é um peixe muito saboroso.
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
« Última modificação: 09:42 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 por luisfgpinto »
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline luis ponte

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 227
  • Agradecido: 18 vezes
    • Açores
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:25 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #21 em: 18:54 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 »
Essa dele ser um peixe muito saboroso está atravessada na minha garganta . Aprendi com os mais velhos a ter cuidado e atirar para o mar o peixe , nunca me passou pela cabeça experimentar a come-lo . No dia que fiz o video de abertura deste topico apanhei 2 em menos de 10 minutos , e não comi nenhum  :( . Acho que voçês convenceram-me a ir ao mesmo sitio para os apanhar e come-los  ;D
Se gostam de vídeos de pesca dêem uma olhada no meu canal do youtube em https://www.youtube.com/c/Azoresfishing e se gostarem subscrevam para ficarem sempre actualizados de novos vídeos .
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #22 em: 20:05 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 »
Na impossibilidade de assistência médica a solução ideal e imediata, para alívio da dor provocada pela picada do peixe aranha, é a imersão da zona afectada em água tão quente quanto seja possível aguentar ou a aproximação de uma fonte de calor dessa mesma zona. O alívio é devido a este tipo de venenos serem termolábeis, isto é perdem as suas propriedades ou destroiem-se a determinadas temperaturas.
Uma outra espécie com a qual devemos ter cuidado é o rascasso. A sua picada é tão ou mais dolorosa que a do peixe aranha.

« Última modificação: 20:18 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 por JVieira »

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #23 em: 20:11 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essa dele ser um peixe muito saboroso está atravessada na minha garganta . Aprendi com os mais velhos a ter cuidado e atirar para o mar o peixe , nunca me passou pela cabeça experimentar a come-lo . No dia que fiz o video de abertura deste topico apanhei 2 em menos de 10 minutos , e não comi nenhum  :( . Acho que voçês convenceram-me a ir ao mesmo sitio para os apanhar e come-los  ;D
Repito que os que apanho como-os todos. São bem bons. Experimenta e depois diz qualquer coisa ;)

Em relação aos peixes perigosos realço um tópico em que se fala das espécies mais perigosas Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nelson Peres
 

Offline luis ponte

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 227
  • Agradecido: 18 vezes
    • Açores
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:25 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Re: Nem tudo o que vem no anzol de deve agarrar
« Responder #24 em: 22:01 Quinta, 06 de Fevereiro de 2014 »
Já tinha passado por este topico , o peixe que voçês chamam rascasso , nós chamamos rocaz . É deliciiiiiiiioso , tem que ser claro é de tamanho maior . Eu vou apanhando 1 aqui outro ali vou guardando no congelador depois como-os todos de uma vez ora vê . Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se gostam de vídeos de pesca dêem uma olhada no meu canal do youtube em https://www.youtube.com/c/Azoresfishing e se gostarem subscrevam para ficarem sempre actualizados de novos vídeos .
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]