collapse

Autor Tópico: Cabeleiras com poppers e passantes  (Lida 1586 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AndreSoares

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Madalena do Pico
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:43 Terça, 28 de Janeiro de 2014
Cabeleiras com poppers e passantes
« em: 12:18 Quinta, 25 de Agosto de 2016 »
Este ano comecei a experimentar algums poppers e passantes, e devido a mega cabeleiras já parti um passador, e tive de cortar ums 40m de linha.  Com vinis de 30g e Rapalas normais(aquelas com pala)  raramente tenho cabeleiras, já com os passantes parece  que a cada 10 lançamentos sai uma cabeleira.

Alguém tem alguma ideia razão disto acontecer com tanta frequência,  noto que a linha no carreto não fica bem compactada com os Popper e passantes,  e julgo ser esta a razão das cabeleiras, mas não sei como resolver este problema...

A minha cana lança 20-50g e o fio é um multi 0.18 com 8 tranças do aliexpress.
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Cabeleiras com poppers e passantes
« Responder #1 em: 12:35 Quinta, 25 de Agosto de 2016 »
Tenta ajustar o fio ao carreto com a mão no fim do lançamento antes de começares a puxar, isso pode acontecer por deixares o fio entrar muito lasso. Outra hipótese, será a de teres tido o carreto demasiado cheio, mas agora com esses menos 40 m deve deixar de fazer. Creio que se controlares bem a primeira hipótese deixas de ter problemas.
 

Offline nelson sampaio

Re: Cabeleiras com poppers e passantes
« Responder #2 em: 13:30 Quinta, 25 de Agosto de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenta ajustar o fio ao carreto com a mão no fim do lançamento antes de começares a puxar, isso pode acontecer por deixares o fio entrar muito lasso. Outra hipótese, será a de teres tido o carreto demasiado cheio, mas agora com esses menos 40 m deve deixar de fazer. Creio que se controlares bem a primeira hipótese deixas de ter problemas.
essa sera a maior probabilidade para esse problema
uma outra sera o do carreto não ter um enrolamento perfeito e notar se mais no multi
 

Offline AndreSoares

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Madalena do Pico
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:43 Terça, 28 de Janeiro de 2014
Re: Cabeleiras com poppers e passantes
« Responder #3 em: 14:12 Quinta, 25 de Agosto de 2016 »
Nunca fiz isso de ajustar a linha com a mão, vou experimentar na minha próxima pescaria. portanto após o lançamento, naqueles primeiros metros em à a linha não está esticada, ponho um pouco de tensão na linha antes de enrolar?

O carreto é novo troquei o meu antigo, um vega commander, por um daiwa ninja, por causa das cabeleiras, mas não ajudou muito, são carretos de gama baixa mas julgo serem capazes.
 

Offline nelson sampaio

Re: Cabeleiras com poppers e passantes
« Responder #4 em: 14:16 Quinta, 25 de Agosto de 2016 »
pelo carreto não sera problema
experimenta esticar o fio com alguma pressão apos lamçares
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Cabeleiras com poppers e passantes
« Responder #5 em: 15:33 Quinta, 25 de Agosto de 2016 »
Isso é de linha em excesso só e mais nada, ao trabalhares com poppers e passeantes a linha não aperta tanto e depois dá origem ao sair nos lançamentos fazer as cabeleiras, retira um bocado de linha ou ate se conseguires coloca uma foto para vermos como é que esta a bobine cheia  ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Cabeleiras com poppers e passantes
« Responder #6 em: 15:36 Quinta, 25 de Agosto de 2016 »
As duas coisas podem provocar esse problema, mas, como já disse, com menos 40 m e o cuidado de ajustar um bocado a linha com a mão para não entrar lassa, o problema deve ficar resolvido...
 

Offline João V

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 668
  • Agradecido: 120 vezes
    • Alcochete/Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:33 Terça, 19 de Janeiro de 2016
Re: Cabeleiras com poppers e passantes
« Responder #7 em: 18:13 Quinta, 25 de Agosto de 2016 »
Boas

Tudo o que disseram é válido, no entanto, com amostras mais leves tenta não dar grandes "chicotadas" no lançamento e vais ver que ajuda e muito. Mesmo com o carreto menos cheio, quando me estico com amostras leves isso acontece de vez em quando. Pode haver uma outra linha que ajude a minimizar coisa, eu só evito os esticões fortes e simplesmente deixa de acontecer. Não acho nada prático andar a esticar a linha após os lançamentos, até porque a "ação" começa logo que a amostra cai na água.  ;)
 

Offline commandxr

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 07:29 Segunda, 03 de Novembro de 2014
Re: Cabeleiras com poppers e passantes
« Responder #8 em: 18:40 Quinta, 25 de Agosto de 2016 »
HÁ linhas que tendência para fazer cabeleiras, lembro-me de uma que usei que é a power pro normal acontecia muito, também tem carretos que acontece, tenho um Penn e acontece muito, com a sufix 832 é muito raro nem me lembro de ter cabeleiras mesmo com carreto cheio, as du ali tenho usado a jof e évmuito boa
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Cabeleiras com poppers e passantes
« Responder #9 em: 19:04 Quinta, 25 de Agosto de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
HÁ linhas que tendência para fazer cabeleiras, lembro-me de uma que usei que é a power pro normal acontecia muito, também tem carretos que acontece, tenho um Penn e acontece muito, com a sufix 832 é muito raro nem me lembro de ter cabeleiras mesmo com carreto cheio, as du ali tenho usado a jof e évmuito boa
Acontecia-te mas a mim não e tenho quase em todos carretos, alias já não me lembro de uma cabeleira  ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline AndreSoares

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Madalena do Pico
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:43 Terça, 28 de Janeiro de 2014
Re: Cabeleiras com poppers e passantes
« Responder #10 em: 11:09 Domingo, 28 de Agosto de 2016 »
Muito obrigado pela ajuda  :)
Ontem passei umas 4 horas a pescar com passantes e a treinar o "walk the dog" , e correu bem , tive o cuidado de após o lançamento esticar a linha antes de enrolar, e quando notava que a linha do carreto estava mais mole, fazia umas recuperações lineares para voltar a compactar a linha no carreto. 
Lá para o fim da pesca estava a ficar mais confiante, desleixei um pouco, e tive uma pequena cabereira  >:( mas a culpa foi minha!

Alguém pediu uma foto da linha no carreto, mas acho que está com um bom enrolamento a altura de linha é igual,  e a linha está a ums 3/4mm da Beira da bobine.

Gradei com os passeantes,  mas tive 3 ataques espectaculares,  parecia que o peixe estava sem pontaria   :o ou mordia a linha ou lançava o passeante no ar, mas morder a amostra é que não...
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Cabeleiras com poppers e passantes
« Responder #11 em: 11:27 Domingo, 28 de Agosto de 2016 »
Quando é assim é insistir, trocando de amostra ou de forma de corricar; mais rápido, mais lento, com paragens, etc... Quando o peixe está lá é sempre de insistir, o pior é quando eles lá não estão...
 

Offline Sr Domingues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1465
  • Agradecido: 30 vezes
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Cabeleiras com poppers e passantes
« Responder #12 em: 11:35 Domingo, 28 de Agosto de 2016 »
Subscrevo tudo o que foi dito, quanto a linha a mais, e o ajuste depois do lance, contudo, a isso, o melhor amigo do spinner (qual?) O spray de silicone, na linha faz toda a a diferença! É algo indispensável para mim! E as cabeleiras, xau xau :)
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING
 

Offline João Pinto

Re: Cabeleiras com poppers e passantes
« Responder #13 em: 11:39 Domingo, 28 de Agosto de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Isso é de linha em excesso só e mais nada, ao trabalhares com poppers e passeantes a linha não aperta tanto e depois dá origem ao sair nos lançamentos fazer as cabeleiras, retira um bocado de linha ou ate se conseguires coloca uma foto para vermos como é que esta a bobine cheia  ;)
é a minha opinião também
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cabeleiras com poppers e passantes
« Responder #14 em: 12:19 Domingo, 28 de Agosto de 2016 »
Eu não percebendo nada disso, tambem tive esse problema no meu carreto de spinning... e era mesmo linha a mais... ;D ;D
Nelson Peres
 

 

* Tópicos Recentes

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [18:18 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [19:34 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]