collapse

Autor Tópico: [Ajuda] O que estou a fazer de errado?  (Lida 2041 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zetov

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
    • Minho
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:22 Segunda, 27 de Junho de 2016
[Ajuda] O que estou a fazer de errado?
« em: 10:02 Terça, 28 de Junho de 2016 »
Olá a todos!

Malta precisava da vossa ajuda/ opiniões.

Em 2012 numa iniciação da pesca ao corrico completamente amadora ( como uma cana e carrinho da Decatlhon de 10€) com uma chumbadinha e 30g e um Pingalim Vermelho na praia do redanho em Viana foi chegar, ver e pescar ;D. Ou seja nas 3 primeiras pescarias em todas pesquei um ou mais robalos entre as 850g e 1.2kg.

Como é obvio fiquei fascinado com o tipo de pesca,  sensação e claro os resultados "fáceis".

Então a partir dai comecei e equipar-me com material apropriado (penso eu) e começaram os zeros redondos ;D ;D.

Sou aquele tipo de pescador que mete as amostras na água cerca de 20vezes por ano (praticamente só nas férias de verão), mas o problema é que em 3 anos de spinning nao pesquei absolutamente nada. Pesco mais regularmente entre a praia de moledo e o forte de Insua, mas desde Viana, Esposende,Caminha,Aveiro, São Pedro de Moel, Seixal, Algarve que coloco as amostras na agua e nada de nada. Já fui ao amanhecer e anoitecer etc etc etc. Atenção pois tenho noção que é um tipo de pescar muito propicia as  "grades" mas porra já são muitas e alguma coisa deve estar a falhar. Por exemplo ainda na semana passada na praia de Moledo levou a cana de Spinning e a de fundo, e com a ultima safei-me com um robalo de 900g.

Quando pesco ao Spinning com Vinil sinto pequenos toques na ponteira como se fosse um pequeno peixe por isso penso que as amostras estão a trabalhar bem na agua, mas são muitos zeros seguidos.

Já começo a colocar em questão se o equipamento que tenho é o mais apropriado para este tipo de pesca:

Cana : Cana Shimano Vengeance AX Spinning 300H

Carreto : Carreto Vega Commander 40



Fio :  Nao faço ideia do nome sei que na altura comprei as pescacavado por 36€, é monofilar

Amostras : Pouca variedade entre rigas e Vinis




Que ajudas/sugestões os amigos me podem dar?Tou farto de grades e mais grades
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: [Ajuda] O que estou a fazer de errado?
« Responder #1 em: 10:15 Terça, 28 de Junho de 2016 »
Habituaste-te mal...  8) Procura lembrar-te das horas e estado do mar, maré e etc em que apanhaste os peixes e tenta repetir. As probabilidades de apanhar peixe mudam em função disso. se andares nos mesmos sítios e nas mesmas condições vais voltar a apanhar peixe...  :)
 

Offline João Pinto

Re: [Ajuda] O que estou a fazer de errado?
« Responder #2 em: 10:19 Terça, 28 de Junho de 2016 »
no inicio tiveste foi sorte que a coisa não funciona assim, de qualquer das maneiras tens que ter atenção ás cores, essa rigida preta é uma amostra para a noite, essa Fiish amarela e branca é uma Lemon Back deves de usar nos primeiros raios de sol, tens essa sandeel da Savage Gear que já não existe á uns anos para águas tapadas, no entanto só tens um vinil para água clara que é o outro ao lado da Fiiish e a dura a imitar uma sardinha, tens um pequeno leque de escolhas, a Savage Gear Sandeel na cor Sandeel sempre foi a que mais  resultados me deu, mas falta-te efectivamente algumas coisas, nem uma red head (branca com cabeça vermelha) tens e é uma das primeiras a ir á água nos espumeiros, mesmo os pingalins deveriam estar estar no trailer de uma Zagaia, de preferência na cor verde e só se não estiver a resultar aí passas para o azul, esta é a minha opinião
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: [Ajuda] O que estou a fazer de errado?
« Responder #3 em: 11:19 Terça, 28 de Junho de 2016 »
Eu vou-te dizer como fui progredindo e depois tu vês o que pode servir para ti ou não. A maneira como se pesca depende de muita coisa e o que serve para mim pode não servir para ti.
De inicio comprei um conjunto em que cana mais carreto ficaram em cerca de 90€. Apanhavam peixe e ainda apanham, só não apanham é sempre :)
Comprei um multifilamento 0.18 (sufix 832, fio de que gosto muito) e uma bobine de 0.41mm de monofilamento para ir fazendo chicotes.
Nessa altura comprei umas amostras, eram poucas.
Comprei 2 de superficie, 3 rigidas e 2 vinis de cabeçote de 40gr para ter algo mais pesadote.
Amostras não se compram todas de uma vez... vão-se comprando. A coleção aumenta com as experiências.
Hoje tenho mais, mais variedade de cores, de pesos, de tipos. Mas isso veio com a experência.
Eu apenas tenho umas duas amostras de côr clara, outros têm uma panóplia delas, mas eu por cada 10 vezes que vou, apenas 1 vez vou de madrugada. Sou maioritariamente nocturno. Por isso tenho muitas côr de sardinha, umas mais discretas e outras mais brilhantes como as laser. Amostras negras, azuladas, esverdiadas mas tudo a tender para o escuro.
Com o tempo vieram os vinis, para pescar com pouca água sem andar a perder amostras "à maluca". Se o mar está mais "pesado" também pesco com eles ou então com umas zagais de 50 ou 60gr.
E estes pesos trouxeram a necessidade de adquirir outra cana, porque a outra a partir das 40gr já fica arreada com o peso.
Eu apostava em durante uns tempos investir em amostras só de um tipo. As rigidas são mais sensiveis à altura da água. Os vinis são mais polivalentes nesse aspecto.
As rigidas têm as profundidades de natação, os vinis jogam com o peso e depois adequa-se a velocidade de recolha e movimentos da cana para que nadem onde queremos.
Há a questão das cores e isso deve-se levar em conta em ambos os tipos.
Se os euros são curtos e não podemos comprar a loja toda de uma vez, acho preferivel assim: escolher rigidas ou vinis, e depois dentro disso alguns pesos/tamanhos diferentes e dentro disso jogar com as cores.
Foi assim que organizei a minha bolsa de amostras. Lendo muito, aprendendo nos foruns, nos blogs, revistas, etc e comprovando depois no mar o que era melhor.
Ao longo deste tempo reforcei algumas opções e outras deixei de lado.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline zetov

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
    • Minho
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:22 Segunda, 27 de Junho de 2016
Re: [Ajuda] O que estou a fazer de errado?
« Responder #4 em: 11:53 Terça, 28 de Junho de 2016 »
Eu com amostras rigidas ou vinil nao uso chicote.

Tenho esse fio monofilar que mostro na foto com o carrinho ponho um destorcedor na ponta e coloco logo as amostras, estou a fazer bem?
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: [Ajuda] O que estou a fazer de errado?
« Responder #5 em: 12:05 Terça, 28 de Junho de 2016 »
Eu uso chicote de monofilamento porque o multifilamento é pouco resistente no contacto com a pedra. Uso uns 40 ou 50cm de monofilamento. Importante é que o nó fique sempre fora da cana para não andar a roçar nos passadores nos lançamentos. O nó é um ponto que pode acumular algumas algas mas o que fica no nó não escorrega para a amostra. Embaraços  de fio nas fateixas das amostras sendo como o mono do chicote também são mais fáceis de desembaraçar do que sendo um multifilamento.

Pela foto parece-me que o que tens no carreto é multifilamento e não monofilamento, e pelos 36€ que custou... não será multifilar que aí está na bobine ?

Independetemente disso, acho que a bobine devia levar mais uns metros de fio. 
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline zetov

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
    • Minho
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:22 Segunda, 27 de Junho de 2016
Re: [Ajuda] O que estou a fazer de errado?
« Responder #6 em: 12:16 Terça, 28 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
u uso chicote de monofilamento

Sei que a linha é grossa parece tipo corda, agora já estou na duvida se será monofilar ou multifilar.
 

Offline João Pinto

Re: [Ajuda] O que estou a fazer de errado?
« Responder #7 em: 12:39 Terça, 28 de Junho de 2016 »
O terminal não é apenas para não se perder fio mais caro como o multi, quando as coisas estão mesmo dificeis um fio invisivel (flurocarbono) pode ser a diferença entre um peixe e uma grade, o standard é 0.19multi com terminal fluro 0.35 a 0.40

Disseste também que é tipo corda, quanto mais grossa for menos bem trabalha a amostra e menos longe lanças, usa o padrão
 

 

* Tópicos Recentes

Locais onde pescar ao Barbo por canivete [Hoje às 07:54]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [19:34 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]