collapse

Autor Tópico: A famosa tainha  (Lida 26684 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A famosa tainha
« Responder #60 em: 19:35 Terça, 23 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O meu maior peixe foi uma Tainha (Fataça, segundo um pescador de Sesimbra) foi apanhada no porto de abrigo em frente à Policia Marítima tinha mais de 3kg, e foi arranjada e amanhada no próprio local pelo tal pescador, uma particularidade que ele referiu na altura foi que a pele preta da barriga tinha de sair completamente, porque dava mau gosto ao peixe, e ele assim o fez à medida que me ia explicando.

Posso dizer que foi dos melhores peixes que comi, no forno com batatinha trocava de bom grado por um robalo...como eu não pesco ao pé de esgotos, as que eu apanhar vão para casa...mas cada um sabe de si.



Tenho uma história muito identica embora a minha tainha, depois de amanhada pelo pescador tinha 1,5kg. Excelente no forno !!!
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MárioRosa

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: A famosa tainha
« Responder #61 em: 10:56 Quinta, 22 de Agosto de 2019 »
Já agora, qual a técnica para pescar taínha...no mar, junto aos esporões?
É que de vez em quando é cada uma....e parece que só comem de «faca e garfo». ;D
_______
A propósito de paladar, tenho um amigo pescador que considera as de pinta amarela deliciosas.....chama-lhe o Robalo dos pobres.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: A famosa tainha
« Responder #62 em: 11:22 Quinta, 22 de Agosto de 2019 »
Não percebo muito disso, mas quando pesquei à taínha fiz como me mandaram: boia leve (~10g) e anzol pequeno (lá para 10-12). Iscada de belisco de carapau ou sardinha e atirar para o meio delas. O meu colega levou engodo que ajudou a que se aproximassem.

Também já apanhei em molhes com cana estilo LRF, com fios muito finos (multi 0,10), sem boias nem chumbo, com um bocado de miolo de pão duro no anzol.  É fazer uma bolinha e colocar no anzol, deixar tocar na água para empapar um bocado e ganhar peso, e lançar para o meio delas. Como a cana e carreto são pequenos, dão uma luta engraçada.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: A famosa tainha
« Responder #63 em: 14:02 Quinta, 22 de Agosto de 2019 »
Vou tentar a técnica, se bem que as de superfície andam distantes, sendo que mais por perto andam a cerca de 1 metro de profundidade.
Vamos ver como me vou safar.
Obrigado
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: A famosa tainha
« Responder #64 em: 14:10 Quinta, 22 de Agosto de 2019 »
Elas se andar ali comida vêm logo ao de cima, basta deixar cair alguma coisa na agua que aparecem logo mesmo ali aos nossos pés, por vezes é difícil de as ferrar por causa da maneira que comem, aquilo basta ganhar calo, eu não tenho muito, aprendi a apanhar tainhas recentemente também
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: A famosa tainha
« Responder #65 em: 14:21 Quinta, 22 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Elas se andar ali comida vêm logo ao de cima, basta deixar cair alguma coisa na agua que aparecem logo mesmo ali aos nossos pés, por vezes é difícil de as ferrar por causa da maneira que comem, aquilo basta ganhar calo, eu não tenho muito, aprendi a apanhar tainhas recentemente também

Queres desenvolver um pouco mais a tua técnica?
 

Offline roxmate

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • Agradecido: 4 vezes
    • Vila Real de Santo Antonio
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quarta, 13 de Maio de 2020
Re: A famosa tainha
« Responder #66 em: 16:54 Segunda, 18 de Maio de 2020 »
O porco é um animal omnívoro que come praticamente tudo (senão mesmo tudo) e mesmo assim é da carne mais consumida e saborosa. A tainha se tiver um bom gosto, porque não consumir igualmente?
 

Offline Jgoncalves

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 99
  • Agradecido: 18 vezes
    • Batalha
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:07 Sábado, 03 de Fevereiro de 2018
Re: A famosa tainha
« Responder #67 em: 18:00 Segunda, 18 de Maio de 2020 »
boas
Tainha no forno com tomate e cebola  , e umas batatas e muito boa  , falo  pois como algumas vezes .
nota importante :  deve estar congelada pelo menos 3 dias .

forma que uso para as apanhar aqui na zona  ( foz do arelho ) 
pesca ao fundo  com cana ligeira  para sentir os toques
madre 0,35 estralhos 0,16 de 50 cm ,   anzol  chinu  8 ou 9   ,
perto do anzol  colocar flutuador ou tubo de esponja flutuadora  ( nao sei nome correcto )

estar muito atento aos toques  , pois mal se nota que estao a mexer  >:D
retirar bicho da agua  muito cuidado  pois junto a margem  , por norma dao uma ultima arrancada  e fogem  >:D

podemos ter o azar de estarem em dia de nao comer  , e é um desespero  , ver as bichas na agua  a volta to anzol  e nada  >:(

boa sorte  :humhumhum:

 
Desde que tenha areia ,barro ,pedra ou agua  , estou la 😁
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: A famosa tainha
« Responder #68 em: 12:22 Terça, 19 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Elas se andar ali comida vêm logo ao de cima, basta deixar cair alguma coisa na agua que aparecem logo mesmo ali aos nossos pés, por vezes é difícil de as ferrar por causa da maneira que comem, aquilo basta ganhar calo, eu não tenho muito, aprendi a apanhar tainhas recentemente também

Queres desenvolver um pouco mais a tua técnica?

Eu explico, porque aliás fui eu que pus o bichinho da tainha no Joaol... :P

É uma pesca que faço, quando o peixe que quero não aparece, além de dar gozo, afina a técnica...

Bóia o mais leve que o mar permitir... eu onde pesco, uso entre as 6 e 10g (também as apanho com bóias de 20g, mas é mais difícil), se for num porto de abrigo, ou molhe, sem correntes, bóias entre as 2g a 6g... Fio de estralho o mais fino possível, eu uso entre os 0,14 e 0,18 (também as apanhas com 0,25, mas é mais difícil), anzol entre os nº10 a 12 (também as apanhas com nº6, mas é mais difícil)... a montagem é muito simples...

Bóia, chumbo, destorcedor (opcional), estralho anzol na ponta. Da bóia ao anzol deverá ter no mínimo 30 cm e o chumbo deverá ficar todo colado á boia, para que o estralho e anzol andem á solta... esta é a minha montagem... em competição o ideal é pescar directo 0,14 ou 0,12 (ou seja sem destorcedor nem estralho, pois o anzol fica na madre...) a iscada é um belisco pequeno de sardinha ou carapau, o suficiente a tapar o anzol... lançar com cuidado para a isca não cair no ar, manter a linha o mais esticado possível sem afectar a pesca, e depois é olho de falcão e reflexos de tigre :), não é preciso grandes esticões para as ferrar, pois caso contrário é capaz de levar com a bóia na cabeça... Ah, não esquecer, embraiagem do carreto bem aberta, porque se ferrar uma grande parte a pesca num instante...

Se levar engodo, para as encostar, umas 6 colher de engodo forte, depois é aguar bastante, e engodar com frequências de 5 a 10 minutos uma colher de "agua suja de engodo"...

Se as aguas estiverem muito lusas pesca-se "a ver", ou seja, consegue ver a isca e quando elas a metem na boca... é engraçado, mas cansa mais a vista e as costas...

Espero ter ajudado.

Boas pescarias.
 

Offline Jgoncalves

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 99
  • Agradecido: 18 vezes
    • Batalha
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:07 Sábado, 03 de Fevereiro de 2018
Re: A famosa tainha
« Responder #69 em: 16:37 Terça, 19 de Maio de 2020 »
vou testar esta tecnica  >:D
Desde que tenha areia ,barro ,pedra ou agua  , estou la 😁
 

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: A famosa tainha
« Responder #70 em: 08:26 Quarta, 20 de Maio de 2020 »
Taínha....um peixe tão «despresado» e tão difícil de pescar...
Já agora, qual a diferença da taínha mais escura para a taínha mais clara?
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: A famosa tainha
« Responder #71 em: 08:58 Quarta, 20 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Taínha....um peixe tão «despresado» e tão difícil de pescar...
Já agora, qual a diferença da taínha mais escura para a taínha mais clara?

Há várias espécies. A escura é Negrão, para mim a melhor em termos de sabor. A clara é liça, e a da pinta amarela é garrento. Esta última é por norma aquela que anda á babuja e que vemos frequentemente junto aos cais e saídas de esgoto.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: A famosa tainha
« Responder #72 em: 07:40 Quinta, 21 de Maio de 2020 »
Engraçado...
Cá pelo Norte dá-se peferência á clara e de peferência de pinta amarela e são apanhadas á rede, no mar.
As escuras andam mais à babuje e nos portos.....
 

Offline Aurelio Junior

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
  • Agradecido: 2 vezes
    • Povoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:12 Sábado, 16 de Maio de 2020
Re: A famosa tainha
« Responder #73 em: 23:46 Sexta, 29 de Maio de 2020 »
Na minha Regiao no Brasil (regiao dos lagos/Rio de Janeiro) a Tainha e o principal pescado, sendo enviado ate para capital, em florianopolis Santa Catarhina, tambem, inclusive os pescadores locais contam com ajuda dos botos e golfinhos para ajuntar o cardume e fazer o cerco.
Aurelio Junior
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pereirajp

Offline MMagalhães

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 66
  • Agradecido: 17 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:31 Quinta, 08 de Abril de 2021
Re: A famosa tainha
« Responder #74 em: 20:30 Terça, 27 de Abril de 2021 »
Tem tudo a haver com a evolução dos tempos, da sociedade em geral e da forma economicamente mais desafogada com que uma parte (grande) das famílias passou a contar, ali por volta dos anos 70/80.
Hoje raramente se compra ou consome tainha mas tenho conhecimento de quem o fez Tejo acima para seu sustento... agora, preferimos os peixes nobres, dantes, meia dúzia de fataças de kilo, custavam nos varinos do rio, o preço de um robalo.
Pesquei algumas, poucas que não era pesca que opta-se por fazer, mas respondendo a alguém lá atrás, sim, ganharam-se algumas provas de águas interiores exclusivamente com tainhas...

Abraço a todos :)