collapse

Autor Tópico: A famosa tainha  (Lida 26675 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: A famosa tainha
« Responder #45 em: 15:53 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Uma tainha do mar assada no forno com umas batatinhas  é uma maravilha. Prefiro uma tainha do mar  a um robalo. São manias  e gostos
 

Offline Tira Teimas

Re: A famosa tainha
« Responder #46 em: 18:23 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois bem,se quiserem ver tainha a mamar no esgoto venham ao Barreiro,são ás centenas a chafurdar mesmo na saida do coletor.

o primeiro contacto que tive com a tainha foi á caça submarina,ao tentar agarrá-la fiquei com a luva cheia de nhanha...foi logo fora.

Sempre ouvi dizer que as do mar fataças são boas,nunca provei,nem faço caso disso.

a chafurdar e aos pulos, todas contentes
 

Offline DuarteM

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 5 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:07 Quinta, 28 de Julho de 2016
Re: A famosa tainha
« Responder #47 em: 15:07 Segunda, 22 de Julho de 2019 »
Vejo sempre muitas tainhas na linha de cascais.
Uma vez por ouvir dizer que são muito boas e uma especialidade em vila franca de xira levei duas grandes para comer. Não gostei e até achei estranho alguém gostar daquilo.

Será da receita? Será da especie?
Ao pesquisar descobri que há várias especies mas não faço ideia se são todas comestiveis e qual a especie que pesquei, mas penso que tinha uma pinta amarela junto á cabeça.

Fica aqui as especies:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: A famosa tainha
« Responder #48 em: 15:29 Segunda, 22 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não gostei e até achei estranho alguém gostar daquilo.


não és o unico.
 

Offline MárioRosa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 37 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:24 Domingo, 13 de Janeiro de 2019
Re: A famosa tainha
« Responder #49 em: 22:53 Segunda, 22 de Julho de 2019 »
O meu maior peixe foi uma Tainha (Fataça, segundo um pescador de Sesimbra) foi apanhada no porto de abrigo em frente à Policia Marítima tinha mais de 3kg, e foi arranjada e amanhada no próprio local pelo tal pescador, uma particularidade que ele referiu na altura foi que a pele preta da barriga tinha de sair completamente, porque dava mau gosto ao peixe, e ele assim o fez à medida que me ia explicando.

Posso dizer que foi dos melhores peixes que comi, no forno com batatinha trocava de bom grado por um robalo...como eu não pesco ao pé de esgotos, as que eu apanhar vão para casa...mas cada um sabe de si.

Uma das maiores e primeiras lições de pesca que eu tive quando era miúdo e acampava na Cova do Vapor foi dos velhos que iam pescar tainhas, e eu em vez de ir para a praia com a famelga passava horas com os velhotes a ajudar e aprender, depois eles davam algumas e posso te dizer que eram bem boas todos comiam e ninguém se queixava
Um dia é da pesca, o outro dia...é meu
 

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: A famosa tainha
« Responder #50 em: 23:57 Segunda, 22 de Julho de 2019 »
Foi peixe que nunca apanhei mas dizem que para ganhar cales nas unhas é do melhor...possivelmente com os temperos certos deve.se comer, como também nunca comi....eu até sou esquesita com o peixe gosto muito mais de o pescar do que comer
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline DuarteM

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 5 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:07 Quinta, 28 de Julho de 2016
Re: A famosa tainha
« Responder #51 em: 10:31 Terça, 23 de Julho de 2019 »
Depois de mais uma pesquisa (sou teimoso  ;D ) por achar estranho haver opiniões tão diferentes em relação á tainha mais me convenço que essa razão está na especie que se comeu. Também estou inclinado que a tainha amarela (como pinta marela junto á cabeça) é a pior para cpmer e foi aquela que experimentei.

É evidente que tainha amarela, muge  e mesmo a fataça são busespecies diferentes|!

Aqui podem ver a diferença entre muge e fataça no tejo:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: A famosa tainha
« Responder #52 em: 10:48 Terça, 23 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O meu maior peixe foi uma Tainha (Fataça, segundo um pescador de Sesimbra) foi apanhada no porto de abrigo em frente à Policia Marítima tinha mais de 3kg, e foi arranjada e amanhada no próprio local pelo tal pescador, uma particularidade que ele referiu na altura foi que a pele preta da barriga tinha de sair completamente, porque dava mau gosto ao peixe, e ele assim o fez à medida que me ia explicando.

Posso dizer que foi dos melhores peixes que comi, no forno com batatinha trocava de bom grado por um robalo...como eu não pesco ao pé de esgotos, as que eu apanhar vão para casa...mas cada um sabe de si.
Comigo também , todas as que eu apanhar a partir de Cascais para cima vão comigo para casa. E vão para o forno ,ou para uma caldeirada. É como diz o Mário Rosa  tem que sair é toda aquela  pele preta. :beer:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 374
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: A famosa tainha
« Responder #53 em: 11:17 Terça, 23 de Julho de 2019 »
A tainha com a pinta amarela é Garrento, qualquer espécie de tainha é boa para comer, a diferença da tainha de mar (aquela que não encosta) para a que vemos frequentemente é que tem de ser logo arranjada como a salema! Ambas as espécies são mto boas no forno! 
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: A famosa tainha
« Responder #54 em: 11:36 Terça, 23 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não me canso de dizer, não há espécie de peixe que não preste, há é pescadores esquisitos  com o andar da coisa, um dia ainda vamos rezar para apanhar bogas e salemas se quisermos peixe selvagem
Concordo 100% contigo . Eu também como Salemas .É apanhar e arranjá-las logo, e lá está a tal tripa preta. Bogas é apanhar e limpá-las logo   comer fritas. Se um a pessoa não arranja este peixe aí sim não os come , agora se forem logo arranjados são bons É como o Ricardo  Nunes diz há muito pescador fino .Quando não puderem escolher quero ver como é!!!!
« Última modificação: 11:41 Terça, 23 de Julho de 2019 por antoniopereira »
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: A famosa tainha
« Responder #55 em: 11:38 Terça, 23 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não me canso de dizer, não há espécie de peixe que não preste, há é pescadores esquisitos  com o andar da coisa, um dia ainda vamos rezar para apanhar bogas e salemas se quisermos peixe selvagem
Concordo 100% contigo . Eu também como Salemas .É apanhar e arranjá-las logo, e lá está a tal tripa preta. Bogas é apanhar e limpá-las logo   comer fritas. Se um a pessoa não arranja este peixe aí sim não os come , agora se forem logo arranjados são bons .Pescadores finos porque por enquanto podem escolher, quando não puderem. Ai ai


Essa é que é essa 😉
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: A famosa tainha
« Responder #56 em: 11:47 Terça, 23 de Julho de 2019 »
É como o peixe agulha . Dizem que é bom . Não sei , mas  algum dia vou experimentar. Tinha um  colega meu que já faleceu que dizia . Para ele o peixe agulha seco era melhor que bacalhau. Aliás aqui no forum no" Tópico receitas" , há uma como fazer peixe agulha ,e pelo aspecto deve ser bom.
 

Offline DuarteM

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 5 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:07 Quinta, 28 de Julho de 2016
Re: A famosa tainha
« Responder #57 em: 12:04 Terça, 23 de Julho de 2019 »
A tainha foi o unico peixe que rejeitei, mas ainda lhe vou dar outra oportunidade.
Salemas já comi e gostei e já comi e detestei.

Isto do peixe é por vezes uma moda, sempre fui fã de cavala, seja frita, grelhada ou caldeirada. Ficava feliz por ser um peixe "reles" para a maioria, pois assim o preços eram muito baixos.
Agora desde que começou a aparecer uns chefs xpto a cozinhar cavala que já a vejo a 4, 5 e mais euros o kilo!
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: A famosa tainha
« Responder #58 em: 12:19 Terça, 23 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A tainha foi o unico peixe que rejeitei, mas ainda lhe vou dar outra oportunidade.
Salemas já comi e gostei e já comi e detestei.

Isto do peixe é por vezes uma moda, sempre fui fã de cavala, seja frita, grelhada ou caldeirada. Ficava feliz por ser um peixe "reles" para a maioria, pois assim o preços eram muito baixos.
Agora desde que começou a aparecer uns chefs xpto a cozinhar cavala que já a vejo a 4, 5 e mais euros o kilo!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Salemas já comi e gostei e já comi e detestei.
Também depende da época. A melhor altura para a Salema é desde Janeiro embora em Dezembro já se apanhe algumas, até fins de Março meados de Abril , a partir daí fica seca . No verão não a como. No verão a Salema come uma alga vermelha que tem toxinas . Toxinas essas  se forem consumidas em exagero podem provocar alucinações( Espécie de droga). Essas toxinas estão  alojadas na cabeça do peixe.
« Última modificação: 12:21 Terça, 23 de Julho de 2019 por antoniopereira »
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: A famosa tainha
« Responder #59 em: 15:09 Terça, 23 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É como o peixe agulha . Dizem que é bom . Não sei , mas  algum dia vou experimentar. Tinha um  colega meu que já faleceu que dizia . Para ele o peixe agulha seco era melhor que bacalhau. Aliás aqui no forum no" Tópico receitas" , há uma como fazer peixe agulha ,e pelo aspecto deve ser bom.

Fritinhos nem tu sabes o bom que é
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]