collapse

Autor Tópico: A famosa tainha  (Lida 26676 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: A famosa tainha
« Responder #30 em: 17:03 Segunda, 27 de Junho de 2016 »
Eh pa... esqueçam lá os esgotos e as fraldas...  >:D

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: A famosa tainha
« Responder #31 em: 17:18 Segunda, 27 de Junho de 2016 »
Aquelas de mar até acredito que sejam boas :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A famosa tainha
« Responder #32 em: 17:26 Segunda, 27 de Junho de 2016 »
Gosto é da forma como trabalham o peixe..... >:D >:D
É sempre a alar.
Têm é que ter um ajudante para tirar o peixe.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: A famosa tainha
« Responder #33 em: 18:20 Segunda, 27 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Têm é que ter um ajudante para tirar o peixe.

Um ajudante e... uma cana de "carbono da Índia".   :join:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline troglodita

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
    • torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:24 Sexta, 21 de Agosto de 2015
Re: A famosa tainha
« Responder #34 em: 19:33 Segunda, 27 de Junho de 2016 »
OK ! Temos aqui o João do Pico (GRANDE PESCADOR AÇOREANO) com as suas canas topo de gama «Canniçon carbono  c-10 reenforced tudo «FUGI» , à venda nas melhores lojas da especialidade e a apanhar peixe como gente grande (como poucos) ! Para os mais atentos pergunto : Viram no vídeo algum GARRENTO (os da pinta amarela) ? EU NÃO !
Muito se pode especular , mas confundir um garrento com uma taínha , é a mesma coisa que confundir os Tomates com a feira de Agosto !
Muitos garrentos ferrei na brincadeira e vos digo que é a mesma coisa que tentar agarrar um sabonete molhado , tal a gordura e o muco que elas desenvolvem na escama , não prestam para comer !
Se ferrar uma taínha /negrão , corto-lhe a cabeça , meto na grelha ou na telha à minha maneira , e todos vós choram por mais !!!!!!




 

Offline Fernando Santos

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 51
    • Palmela
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:57 Segunda, 02 de Maio de 2016
Re: A famosa tainha
« Responder #35 em: 14:19 Segunda, 12 de Setembro de 2016 »
Boas pessoal,

Nos velhos tempos em que se fazia caça submarina à noite (legalmente...), cheguei a "safar" muita jornada com a bela da tainha nas escarpas da Arrábida... grandes, gordas, bonitas e muito saborosas  :D , nunca encontrei nada no bucho destas meninas que me fizesse ganhar aversão à especie , antes pelo contrário!

À cana foi especie que nunca me calhou, dito isto, era eu puto para aí com uns 8 anitos quando numa saída para Lisboa com alguém da familia vimos um corpo de um velhote (RIP) a boiar junto aos barcos do Barreiro no antigo terminal... deixo à consideração da vossa imaginação o peixe que rodeava o corpo...  :P

Por outro lado, os mais antigos nestas lides também se recordarão dos tempos em que o matadouro de Setúbal funcionava e fazia as descargas para o rio... grandes pescarias de robalo que lá se faziam...  ;D

Para mim é uma questão de selecionar o peixe a guardar em função do pesqueiro, mas esta é só a minha opinião.

"Pescar não é ter paciência; ter paciência é a espera entre uma pescaria e outra!"
 

Offline Tira Teimas

Re: A famosa tainha
« Responder #36 em: 21:38 Domingo, 23 de Junho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Um dia eu vou colocar um video aqui de uma tainha saida no Douro, para vcs verem o que ela tem por dentro, depois quero ver quem é o corajoso que a mete ao bucho heheheheh :)

tao esse videos?
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: A famosa tainha
« Responder #37 em: 22:56 Domingo, 23 de Junho de 2019 »
Há tainha e tainha. Independentemente da especie, aquelas que andam á babuja dos esgotos e ancoradouros não servem de todo para alimentação. Pesquem uma se conseguirem e no imediato abram a tripa e tentem aguentar o cheiro 🙂 nem os gatos vadios as querem 😂😂😂 as muito raras apanhadas em mar aberto, essas sim são boas, carne branca e suculenta. Recordo á muitos anos, numa brincadeira de tarde á bóia no porto de Sines, quando era permitido pescar no meio das traineiras ancoradas, ferrar uma com pouco mais de 1kg, com uma cana directa como era hábito pescar ali. Posso dizer que não hesitei em trazer o bicho para casa, tantas foram as noites e por vezes dias, que passei ali a apanhar carapau, cavalas, bodiões e até sargos e sempre peixe limpo, bom. Acabou por ir para a minha avó que as adora cozidas. Cortou às postas, congelou algumas e cozeu logo no dia uma para o jantar. Sem cheiro nenhum fora do normal, provei e não achei mau e ainda hoje cá estou. E ela tb.
Quantas vezes já não vimos nas peixarias dos hipermercados tainha a vender?
Não me canso de dizer, não há espécie de peixe que não preste, há é pescadores esquisitos :P com o andar da coisa, um dia ainda vamos rezar para apanhar bogas e salemas se quisermos peixe selvagem
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Tira Teimas

Re: A famosa tainha
« Responder #38 em: 23:24 Domingo, 23 de Junho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Há tainha e tainha. Independentemente da especie, aquelas que andam á babuja dos esgotos e ancoradouros não servem de todo para alimentação. Pesquem uma se conseguirem e no imediato abram a tripa e tentem aguentar o cheiro 🙂 nem os gatos vadios as querem 😂😂😂 as muito raras apanhadas em mar aberto, essas sim são boas, carne branca e suculenta. Recordo á muitos anos, numa brincadeira de tarde á bóia no porto de Sines, quando era permitido pescar no meio das traineiras ancoradas, ferrar uma com pouco mais de 1kg, com uma cana directa como era hábito pescar ali. Posso dizer que não hesitei em trazer o bicho para casa, tantas foram as noites e por vezes dias, que passei ali a apanhar carapau, cavalas, bodiões e até sargos e sempre peixe limpo, bom. Acabou por ir para a minha avó que as adora cozidas. Cortou às postas, congelou algumas e cozeu logo no dia uma para o jantar. Sem cheiro nenhum fora do normal, provei e não achei mau e ainda hoje cá estou. E ela tb.
Quantas vezes já não vimos nas peixarias dos hipermercados tainha a vender?
Não me canso de dizer, não há espécie de peixe que não preste, há é pescadores esquisitos :P com o andar da coisa, um dia ainda vamos rezar para apanhar bogas e salemas se quisermos peixe selvagem

nos supermercados vejo é muitas vezes peixes sem medida á venda
mas tambem so agora depois de começar a pescar é que reparo nisso (ao pesco ai á um mes)
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: A famosa tainha
« Responder #39 em: 23:38 Domingo, 23 de Junho de 2019 »
Pois, isso tb...
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: A famosa tainha
« Responder #40 em: 03:29 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Os velhos do mar ali da zona da ericeira, sei que quando apanham uma tainha daquelas valentes que por vezes saiem quando engodamos aos robalos ficam mais contentes do que com um robalo. Agora o garrento que é a tal de pinta amarela, é fugir dela.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline rui salmonete

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3291
  • Agradecido: 382 vezes
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
Re: A famosa tainha
« Responder #41 em: 04:53 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Sou da Ericeira e nunca vi desde o meu Bisavo nenhum velho da Ericeira mais contente com tainha do que com Robalo, nem tem comparação.
Agora que uma boa Tainha do mar não se manda fora isso e' verdade e desde os tempos remotos.
Um abraco.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: A famosa tainha
« Responder #42 em: 07:17 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Pois mas eu já, e já tive o gosto das comer lá com  voltas que lhe dão e são uma delicia.
Serão gostos com certeza.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: A famosa tainha
« Responder #43 em: 14:26 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Pois bem,se quiserem ver tainha a mamar no esgoto venham ao Barreiro,são ás centenas a chafurdar mesmo na saida do coletor.

o primeiro contacto que tive com a tainha foi á caça submarina,ao tentar agarrá-la fiquei com a luva cheia de nhanha...foi logo fora.

Sempre ouvi dizer que as do mar fataças são boas,nunca provei,nem faço caso disso.
 

Online Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: A famosa tainha
« Responder #44 em: 15:10 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Já apanhei bastantes, tanto pequenas como grandes, levo para casa apenas as de mar livre, até porque também é raríssimo pescar em zonas com águas mais "porcas", só pesquei direccionado a elas uma única vez aqui com um amigo que conheci no forum, todas as outras que apanhei vieram por acaso.

E por acaso ou não, em mais de 10 saídas ao spinning desde dezembro de 2018, que me iniciei, foi o único peixe que tirei, vinha pelo rabo pensei que tinha ferrado um excelente robalo estava todo contente, uma luta muito fixe, até que vejo que era uma tainha estive quase para mandar a cana ao mar ehehe hoje riu-me daquilo e faz-me feliz lembrar o momento, aliás foi a melhor felicidade que tive no spinning até então eheheh

 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]