collapse

Autor Tópico: A famosa tainha  (Lida 26673 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: A famosa tainha
« Responder #15 em: 18:37 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Já há muito tempo que não vou às tainhas/fataças. Geralmente ía para Valada ou Benfica do Ribatejo. As tainhas/fataças são saborosas assadas no forno ou grelhadas. Há um prato típico no Ribatejo que é "Fataça na telha" que é de comer e chorar por mais. É assada em cima de uma telha de barro com azeite e alho. Também já comi de mar e é espectacular. Aqui no Tejo só de Valada e Salvaterra para cima é que são boas.
São várias as espécies de Tainhas em Portugal: Mugil, Liza e Chelon.
São também conhecidas por Tainha, Fataça, Liça, garrento, negrão, etc.
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: A famosa tainha
« Responder #16 em: 21:59 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Chelon, Mugil e Liza são três dos géneros a que pertencem várias espécies de tainhas (garrento, olhalvo, fataça, liça, mugem, negrão, etc....) e que muitas vezes, dependendo da zona do país, os nome não corresponde à espécie capturada. A única espécie que não suscita muitas dúvidas é o garrento, devido à mancha dourada no opérculo.

No que respeita à aversão que algumas pessoas têm em relação às tainhas... só posso dizer que nunca vi ninguém, salvo raras excepções, devolver um robalo, um sargo, um linguado, uma dourada, etc., por muito perto que estejam de esgotos ou em zonas com alguns detritos...  :hummm:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Pynheyro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Agradecido: 5 vezes
    • V.N.Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:41 Sábado, 11 de Junho de 2016
Re: A famosa tainha
« Responder #17 em: 03:22 Domingo, 26 de Junho de 2016 »
Pois nao... assim como nunca vi por exemplo uma fralda dentro do buxo do robalo, um novelo de cabelos dentro de uma dourada... ja na tainha, nao sei qual das especies era, isso é muito facilmente encontrado.
 

Offline joseferreira77

Re: A famosa tainha
« Responder #18 em: 13:23 Domingo, 26 de Junho de 2016 »
Tainha e tal nunca apanhei nenhuma, e nem tentando.  Duvido q comam fraldas e preservativos porque são bem esquisitas.

É verdade q os concursos são ganhos com as tainhas?
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: A famosa tainha
« Responder #19 em: 14:08 Domingo, 26 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
  Duvido q comam fraldas e preservativos porque são bem esquisitas.
Porque nunca as viste a comer na ribeira do Porto antes de fazerem os coletores de esgoto.  Centenas a nadarem em cima umas das outras, algumas bem matulonas, e todas aos saltos num frenesim sempre que vinha uma descarga  com "flutuantes"
 

Offline dord

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Agradecido: 8 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:10 Terça, 21 de Janeiro de 2014
Re: A famosa tainha
« Responder #20 em: 14:43 Domingo, 26 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
s a nadarem em cima umas das outras, algumas bem matulonas, e todas aos saltos num frenesim sempre que vinha uma descarga  co

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
  Duvido q comam fraldas e preservativos porque são bem esquisitas.
Porque nunca as viste a comer na ribeira do Porto antes de fazerem os coletores de esgoto.  Centenas a nadarem em cima umas das outras, algumas bem matulonas, e todas aos saltos num frenesim sempre que vinha uma descarga  com "flutuantes"

Zé, há quantos anos é que instalaram esses coletores?
 

Offline Pynheyro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Agradecido: 5 vezes
    • V.N.Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:41 Sábado, 11 de Junho de 2016
Re: A famosa tainha
« Responder #21 em: 17:16 Domingo, 26 de Junho de 2016 »
Quanto as fraldas, posso confirmar que é verdade. Nao foi por ter ouvido de alguem a dizer, mas eu proprio, quando pesquei a minha primeira tainha, que foi inclusive o meu primeiro peixe a ser pescado, cheguei a casa, abri o bixo para o preparar, quando vejo aquele "lindo" cenário! É que bem ao meu gato a dei, foi direitinha pro lixo! A partir daí, sempre que me saía alguma na rifa, ia direitinha pro lugar de onde veio!

Ainda hoje, a beira da figueira ao lado do tabuleiro de baixo da ponte d.Luís, elas andam ali num royal rumble total kkkkk
 

Offline Marauder

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 502
  • Agradecido: 32 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Re: A famosa tainha
« Responder #22 em: 19:25 Domingo, 26 de Junho de 2016 »
Já comi 2 em Almourol grelhadas num restaurante e para mim o sabor é melhor que robalo, não tenho dúvidas.
Aqui em baixo quando as pesco DEVOLVO-AS à água ao contrário de alguns atrasados mentais que as deixam ao sol a morrer .
« Última modificação: 19:27 Domingo, 26 de Junho de 2016 por Marauder »
 

Offline Pynheyro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Agradecido: 5 vezes
    • V.N.Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:41 Sábado, 11 de Junho de 2016
Re: A famosa tainha
« Responder #23 em: 19:38 Domingo, 26 de Junho de 2016 »
Cada vez me convenso mais que ha a tainha boa e aquela mais "todo terreno" as que andam geralmente nos esgotos e na porcaria ja reparei que têm uma boca maior, uns "labios" mais grossos como se tivessem botox kkkk

E ha aquelas que têm o fucinho mais afunilado, sao de bom porte, o proprio aspeto delas das escamas sao mais limpas e brilhantes... penso que essas sao as que o pessoal diz serem muito saborosas!

Mas alguem mais entendido na especie que se manifeste, isto foi so a opiniao de um mero observador!
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: A famosa tainha
« Responder #24 em: 21:16 Domingo, 26 de Junho de 2016 »
Eu para mim qualquer tainha que fale carrapateirense vai parar ao forno com batatas a acompanhar
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline Command

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 87
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:40 Sábado, 21 de Novembro de 2015
Re: A famosa tainha
« Responder #25 em: 21:49 Domingo, 26 de Junho de 2016 »
Eu tambem posso dizer que tenho nojo ás tainhas aqui do douro pelo que vi desde que me lembre os esgotos de antigamente era incapaz de comer uma,  mas igualmente digo que o robalo aqui do rio deixa muito a desejar, ja nao é o primeiro que apanho e tem um sabor  horrivel,  o rio douro actualnente esta muito mais poluidobpor causa do grande aumento de enbarcaçoes a navegar que deitam a porcaria toda para o rio quando bate o vazante ao nascer do dia ate me da nojo estar pescar naquela agua,  actualmente so como robalo que apanhe no mar e so de vez enquando e so se nao for muito grande porque os euros ando escassos
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: A famosa tainha
« Responder #26 em: 21:52 Domingo, 26 de Junho de 2016 »
Tainha apanhada no mar é muito boa, Negrão ainda melhor.adoro o peixe.
Agora se for em ancoradouros ou portos mar muito navegados não.
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: A famosa tainha
« Responder #27 em: 15:42 Segunda, 27 de Junho de 2016 »
Um dia eu vou colocar um video aqui de uma tainha saida no Douro, para vcs verem o que ela tem por dentro, depois quero ver quem é o corajoso que a mete ao bucho heheheheh :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Pynheyro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Agradecido: 5 vezes
    • V.N.Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:41 Sábado, 11 de Junho de 2016
Re: A famosa tainha
« Responder #28 em: 16:45 Segunda, 27 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Um dia eu vou colocar um video aqui de uma tainha saida no Douro, para vcs verem o que ela tem por dentro, depois quero ver quem é o corajoso que a mete ao bucho heheheheh :)
Se encontrares dentro dela um raglou branco com brilhantes e 2 chumbeiras de 120g, avisa...sao minhas 😂😂😂
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: A famosa tainha
« Responder #29 em: 16:50 Segunda, 27 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu para mim qualquer tainha que fale carrapateirense vai parar ao forno com batatas a acompanhar

x2

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]