collapse

Autor Tópico: A famosa tainha  (Lida 26677 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Pynheyro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Agradecido: 5 vezes
    • V.N.Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:41 Sábado, 11 de Junho de 2016
A famosa tainha
« em: 01:51 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Boas. Andei a pesquisar na net sobre espécies de tainhas, e fiquei com mais duvidas ainda...

Afinal a tainha é boa pra comer ou nao?!

Aqui na minha zona, temos a tainha como um bixo nojento, pois elas enfardam aos montes no buffet do esgoto!
Mas tambem ja me disseram que ha uma tainha, que alguns conhecem por pinta amarela, que é boa pra comer!

Como sei quais sao as boas ou as nojentas? Quais as que sao as do mar e quais sao as que gostam de degustar um bom dejeto e uma boa fralda a la carte?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Pynheyro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Agradecido: 5 vezes
    • V.N.Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:41 Sábado, 11 de Junho de 2016
Re: A famosa tainha
« Responder #1 em: 01:51 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Ja agora a minha zona é marginal de gaia, rio douro  8)
 

Offline peteo9

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 112
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:50 Segunda, 10 de Agosto de 2015
Re: A famosa tainha
« Responder #2 em: 02:36 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
A tainha que se encontra mais junto ás docas, portos e nessa zona, pelo que me dizem não é muito famosa. Agora taínhas que se afastam mais desses sítios são divinais segundo o que me disseram. Mar alto etc..
 

Offline Tubaralho (Nuno)

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 551
  • Agradecido: 6 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:40 Segunda, 21 de Abril de 2014
Re: A famosa tainha
« Responder #3 em: 07:20 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Caro amigo, ainda nestes dias estive na lomba, e estavam la uns senhores a corricar a medalhinha e sacaram umas taínhas e disseram me que era para comer, que acima da barragem a taínha já era limpa. Se é ou não é quem come sou eu. :lingua:
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: A famosa tainha
« Responder #4 em: 09:33 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Já ouvi essa e outras teorias, as do mar serão os garrentos que têm uma mancha amarela nos opérculos, há outros que dizem que as do rio ou fataças que são excelentes. Já as apanhei de todas as formas e feitios e nos mais diversos sítios, mar aberto (garrentos) e rio (fataças) porém não como nenhuma. É um peixe que se defende e luta  bem e quando são grandes dão imenso gozo de apanhar, é também um peixe muito bom para aprender a controlar os peixes dentro de água, sobretudo para quem começa a pescar, apesar disso basta-me olhar para elas e pensar nisso que vão logo para a água... Agora, há quem goste e quem as coma aos kgs, não são venenosas; para mim passa por algum preconceito, mas seja como for eu não as como.
 

Offline Pynheyro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Agradecido: 5 vezes
    • V.N.Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:41 Sábado, 11 de Junho de 2016
Re: A famosa tainha
« Responder #5 em: 10:01 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Resumindo, sao todos como eu... quando sai tainha, é tirar o anzol e "ate logo vai à tua bida"  ;D
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: A famosa tainha
« Responder #6 em: 10:05 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Na zona de Mértola são a base da alimentação, de peixe do rio, das pessoas do concelho. Têm alimentado muita gente ao longo de muitas gerações e posso dizer-te que, fritas, é como as prefiro, são mais saborosas do que muitos dos chamados peixes nobres (robalos e douradas incluídas  :P). Já em Vila Real de Sto. António, 60 Km abaixo, ninguém as come  :-X. Por isso é assim, tainhas que apanhes em águas limpas  :P :P :P agora se forem de zonas de portos de mar com muita nafta á superfície (elas comem muito à babugem, na pelicula de água que faz a interface com o ar e portanto cheia de resíduos flutuantes) ou em zonas de esgotos, também já aí as vi a deliciarem-se com as saídas dos esgotos  :( :( :( :( e de facto fica uma má impressão. Agora as de águas limpas está à vontade, e recomendo o arroz de tomate com ela fritinha.
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7, to

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A famosa tainha
« Responder #7 em: 11:04 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Na volta as tainhas de aguas limpas são as mesmas que veem do esgoto.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline modular

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Agradecido: 3 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Re: A famosa tainha
« Responder #8 em: 11:12 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Tendo em conta os mares de hoje em dia... o que é esgoto e não é esgoto!? :(
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: to

Offline Pynheyro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Agradecido: 5 vezes
    • V.N.Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:41 Sábado, 11 de Junho de 2016
Re: A famosa tainha
« Responder #9 em: 11:33 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Provavelmente as que pescamos em aguas limpas serão as mesma que horas a tras estiveram a encher o buxo num esgoto kkkk

Encontrei um artigo que fala em 3 especies, as mais abundantes nos rios, estuarios, ou costas oceanicas:
"As espécies mais abundantes são três: a Chelon labrosus, identificável por possuir os lábios muito grossos, conhecida por taínha de lábios grossos ou liça. A Liza ramada, diferenciada da anterior pelos lábios mais finos, pela pequena mancha escura junto à raiz das barbatanas peitorais e cauda menos pontiaguda e a Liza aurata, vulgarmente chamada de garrento, identificável pela pequena mancha dourada junto ao opérculo e tonalidade geral amarelada.
De todas, a que atinge maior tamanho é a de lábios grossos ou liça, sendo vulgares as de dois a três quilos, alcançando contudo os cinco a seis. A fataça, de lábios finos, pode atingir os três, sendo esta a espécie que vulgarmente encontramos mais a montante nos nossos rios. O garrento raramente ultrapassa o quilo de peso."
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A famosa tainha
« Responder #10 em: 13:09 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Sempre aprendi que as taínhas de pinta amarela não são boas para comer, os negrões aí sim há quem diga maravilhas.
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: A famosa tainha
« Responder #11 em: 13:14 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre...
alcoutimlivre.blogspot.com/2011/11/caldeirada-de-peixe-muge.html
alcoutimlivre.blogspot.com/2011/05/sopas-de-peixe-muge.html
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre...


como se pode ver há quem coma e quem não coma mas por essa ordem de ideias talvez não devas saber como são produzidas as rações que alimentam as nossas galinhas, porcos, vacas, peixes, lol. tornavas-te vegetariano num instante kkkk
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: A famosa tainha
« Responder #12 em: 13:24 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Hoje em dia já são raros esgotos não tratados.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A famosa tainha
« Responder #13 em: 16:56 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
 Aquela pequenas (palmo ou pouco mais) que andam na superfície a mamar a porcaria toda metem-me nojo até. :no: Sempre ouvi falar delas como sendo as de pinta amarela que não prestam, cresci a ouvir isto. As grandes do fundo já apanhei e já comi. Excelente peixe, muito mais suculento que o robalo. De mar aberto tambem já comi e é um peixe que gosto muito.

Nunca fiz pesca especifica a este peixe.
Nelson Peres
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A famosa tainha
« Responder #14 em: 18:22 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Já vi tainhas de 3/4 kilos em ancoradouros, o tamanho não quer dizer nada acerca do local onde comem.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]