collapse

Autor Tópico: Bucho de Polvo  (Lida 7052 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline johnteixeira

Bucho de Polvo
« em: 00:37 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Boas malta,

Apesar de haver um tópico que fala um pouco do bucho de polvo, gostaria de abrir um só sobre esta isca.

Já me falaram das maravilhas do bucho de polvo mas nunca pesquei com tal. Tenho que me arranjou uns 20 e agora queria experimentar.
Sei que se isca só o bucho tentando não o rebentar( dando só uma picadela antes de lançar) porém, não se pode cortar aos bocados? ( É que tenho alguns que são autênticos monstros).

Resultados, além do, sei que tira bons robalos porque o amigo do amigo disse, alguém já usou e teve bons resultados, já o cortaram e usaram em tiras.

Gostaria do vosso feedback sobre esta isca.

Cumps, e boas pescarias.


 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Bucho de Polvo
« Responder #1 em: 09:41 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
É uma isca muito boa e com resultados comprovados, sobretudo com mares maiores pois aguenta-se muito bem no anzol, o mesmo se diga do raio (perna) de polvo. É uma isca para pôr dentro de água e esquecer... Não sai e normalmente dá grandes robalos ou não dá nada. É uma isca boa para pôr numa 3ª cana e deixar ficar, o tamanho não é problema porque o robalo engole coisas enormes. Pode ser iscada com um ou dois anzóis, embora não seja isca que use muito já vi tirarem grandes robalos com ela, mas a base é essa: pôr e deixar ficar...
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Bucho de Polvo
« Responder #2 em: 11:31 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É uma isca muito boa e com resultados comprovados, sobretudo com mares maiores pois aguenta-se muito bem no anzol, o mesmo se diga do raio (perna) de polvo. É uma isca para pôr dentro de água e esquecer... Não sai e normalmente dá grandes robalos ou não dá nada. É uma isca boa para pôr numa 3ª cana e deixar ficar, o tamanho não é problema porque o robalo engole coisas enormes. Pode ser iscada com um ou dois anzóis, embora não seja isca que use muito já vi tirarem grandes robalos com ela, mas a base é essa: pôr e deixar ficar...


Amigo Quink , so discordo da parte do deixar ficar, e uma isca que convem ser renovada com alguma cadencia pois so e atractiva enquanto tiver ''molho'' dentro do bucho, o qual se vai perdendo de uma maneira mais ou menos rapida

Convem lancar com cuidado para nao rebentar o bucho na entrada da agua, e uma isca para lancamentos precisos e curtos, mas os grandes tarolos adoram-nos.
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline johnteixeira

Re: Bucho de Polvo
« Responder #3 em: 13:31 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Conclusão o cortar fica fora de questão?

Cumps.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19651
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Bucho de Polvo
« Responder #4 em: 19:34 Sábado, 25 de Junho de 2016 »

 Todas aquelas "tripas" podem ser cortadas e preparadas numa iscada mais pequena, mas o que essa isca tem de interessante é mesmo inteira, deve-se escolher as pequenas para irem inteiras de modo a que o saco da tinta vá e faça o seu trabalho de "chamamento".

 Em minha opinião esse tipo de isca é mais eficaz em zonas de rocha ou pelo menos em zonas mistas, no areal não sei se vale a pena, para o areal vale mais umas tiras de choco ou mesmo um raio de polvo.

  :fixe:
 

Offline Command

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 87
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:40 Sábado, 21 de Novembro de 2015
Re: Bucho de Polvo
« Responder #5 em: 20:22 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Com bucho numca tive resultados mas com perna ja tirei bons exemplares,  funciona bem com aguas mais tapadas, nao é um isco para lançar e deixar ficar como falam pois os safios adoram e tao sempre em cima se la andarem, as eatrelinhas tambem lool. Eu normalmente tiro sempre as peles para ficar a pata toda branca e depois amasso ela com umas pancadas dum  cabo de uma faca para iscar com maia facilidade
 

Offline johnteixeira

Re: Bucho de Polvo
« Responder #6 em: 20:23 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Pois, eu pesco mais em arenal, Praia dos Salgados e Vieira de Leiria.

Mas irei experimentar para ver, tenho grandes resultados é com lula ;) fresquinha apanhada pelos pescadores da vieria. Das melhores iscas que conheço.

Cumps
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 358
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Bucho de Polvo
« Responder #7 em: 19:44 Terça, 13 de Setembro de 2016 »
boas vou reavivar este topico,

Consegui e vão me arranjar mais bucho de polvo: a peixeira arranjou me, aquilo vem com uma bolsa de cor escura e mais  alguma "carne" de cor branca:

Congelar pode.se fazer?
Ainda nao entendi com  que parte iscar e como iscar! Alguém me arranja um video ou explica?

Obrigado
 

Offline toino faneca

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 132
  • Agradecido: 2 vezes
  • Eu gosto é de estar à pesca !!!
    • Alhandra
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:17 Terça, 26 de Janeiro de 2016
Re: Bucho de Polvo
« Responder #8 em: 20:16 Terça, 13 de Setembro de 2016 »
Congelado fica sem consistência. O melhor desse isco é o "saco " castanho. O bucho. Eu gosto de limpar tudo muito bem e deixar apenas o saco. Se reparar o saco está agarrado ao resto apenas por um sitio e é nesse sitio de cor esbranquiçada que vai espetar o anzol para dentro do bucho. Ata com elástico a zona do empate do anzol nessa parte branca. Assim fica bem agarrado. Depois pode furar o bucho e por a morte de fora ou pode deixar dentro do bucho. Não é isco para grandes lançamentos. É muito eficaz. Quando está furado ou a libertar todos os peixes se mandam ao bucho é só esperar que os amigos robalos cheguem primeiro. É um isco que para preparar tem o seu k. Espero ter ajudado.
« Última modificação: 20:26 Terça, 13 de Setembro de 2016 por toino faneca »
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 358
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Bucho de Polvo
« Responder #9 em: 20:41 Terça, 13 de Setembro de 2016 »
Espeto então o anzol pela parte branca deixando o anzol dentro do bucho certo? Ato com fio..furar com uma agulha para libertar lentamente os sucos certo?mas n ficará um pouco inconsistente para grande lançamentos? Já agora de tamanho de anzol?
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 358
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Bucho de Polvo
« Responder #10 em: 21:57 Terça, 13 de Setembro de 2016 »
boas,

acabei por encontrar outra forma de iscar neste site Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Que vos parece?
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Bucho de Polvo
« Responder #11 em: 23:02 Terça, 13 de Setembro de 2016 »
Eis uma isca com a qual gosto de ir aos robalos. Além dos bons resultados com as pernas do polvo, nunca descuro de ter uns buchos para chamar o peixe. Acrescento só um ponto em tudo o que li aqui neste tópico: por norma, antes de preparar as canas, ou seja, assim que chego ao pesqueiro, corto um bucho de polvo que conservei em salmoura e nunca congelado, para engodar colocando-o no mar bem perto de mim. Enquanto os sargos e safios se aproximam demasiado, tenho liberdade para jogar depois a pesca já iscada um pouco mais para fora, onde costumam passar os barrotes mais ferozes. Ainda não me falhou esta manha dos velhos lobos do mar...
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 358
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Bucho de Polvo
« Responder #12 em: 23:14 Terça, 13 de Setembro de 2016 »
poes em sal e no frigorífico...aquilo deita um cheirete omg.

Vou experimentar congelado e fresco. Mas iscas como??
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Bucho de Polvo
« Responder #13 em: 00:16 Quarta, 14 de Setembro de 2016 »
O bucho em sal só isco na pesca embarcada. Fica guardado em platina e dentro de saco plastico. O cheiro é só junto ao mar antes de o jogar.
Aí, deixo apanhar um pouco de ar, faço um corte no bucho e jogo à água para que ele esvazie, espalhando todo o odor.
Há quem o isque fresco em pescas apeadas, mas ainda não ouvi resultados se não for com um golpe de faca para engodar.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 358
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Bucho de Polvo
« Responder #14 em: 00:23 Quarta, 14 de Setembro de 2016 »
MAs a ideia não é iscalo inteiro sem esvaziar completamente o bucho? ainda não entendi como iscas para o surfcasting
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Bucho de Polvo
« Responder #15 em: 13:12 Quarta, 14 de Setembro de 2016 »
Como costumo apanhar polvos maiores, não me compensa iscar buchos tão grandes e, como só os arranjo em casa, passo a explicar. As imagens foram tiradas de uma outra pagina dos "nuestros hermanos" que o método é tal e qual como o faço.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Envolvo este fresco em platina e congelo

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
De seguida, corto em fatias com aquelas facas electricas (não esquecendo que a minha Maria me dá cabo do juízo por isso)
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Volto a deixar no congelador, mas envoltos na platina individualmente.
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Já no pesqueiro, conservando os iscos na geleira, passo um a cada uso por água do mar e isco-o.
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

O aspecto final da iscada ficará assim, depois de amolecer um pouco e o prender com linha elástica:
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


A partir daqui, deixamos ao sabor de cada peixe que o encontre.

( por muito trabalho que dê, o qual não é nada em comparação ao iscar dos aparelhos com 400/500 anzóis, tenho resultados bons, alguns dos quais já aqui relatados)
Espero ter sido mais explicito e fico contente por ter encontrado o mesmo modo de operação com imagens.
Força nessas pescarias.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Xenas

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12479
  • Agradecido: 806 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: Bucho de Polvo
« Responder #16 em: 13:16 Quarta, 14 de Setembro de 2016 »
Boa explicação! Vou experimentar.
Eu até já quase apanhei um peixe!
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Bucho de Polvo
« Responder #17 em: 13:48 Quarta, 14 de Setembro de 2016 »
Esta técnica nunca tinha visto, mas tem bom aspecto e deve funcionar para os sargos...
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Bucho de Polvo
« Responder #18 em: 19:43 Quarta, 14 de Setembro de 2016 »
Também funciona para sargos sim. Tive boas experiencias enquanto morava em Lagos.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Bucho de Polvo
« Responder #19 em: 20:17 Quarta, 14 de Setembro de 2016 »
Tà demais. Isso assim até se aguenta melhor a lançar não é?
 

Offline joseferreira77

Re: Bucho de Polvo
« Responder #20 em: 21:49 Quarta, 14 de Setembro de 2016 »
Custa desperdiçar um doa melhores petiscos para um arriscar em ir buscar uma refeição melhor.

Mas, e fotos das iscas malta?

E também para minha ignorância, o bucho como dizem é o que sobra da amanha do polvo?


Também li algures que os tentáculos batidos são bons.

Isto faz lembrar uns posts de um gajo, Luís batalha num antigo fórum.  Ele não anda por aqui para contribuir?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaofigueira

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Bucho de Polvo
« Responder #21 em: 22:02 Quarta, 14 de Setembro de 2016 »
Nada se estraga. Raio do polvo, normalmente só tiro um ou dois, ou seja, sobram ainda seis ou sete. Quanto à buchada do polvo, trata-se do que não comemos.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline inc.pt

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 358
  • Agradecido: 41 vezes
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:05 Sábado, 25 de Junho de 2016
Re: Bucho de Polvo
« Responder #22 em: 22:09 Quarta, 14 de Setembro de 2016 »
No meu caso fui à peixeira e pedi se tinha bucho de polvo, ela sabia o que era e deu-me...não me cobrou nada pq aquilo não é comestivel..

O bucho é deitado ao lixo: em espapnha tb chamam huevos de pulpo ou cerebros del pupo
« Última modificação: 22:11 Quarta, 14 de Setembro de 2016 por inc.pt »
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto para pesca pião em altura por FilipePC [Hoje às 14:01]

Identificação peixe rio por Zagaia [Hoje às 11:58]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Dernios [Hoje às 11:19]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [Hoje às 08:54]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por Rider [17:13 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]