collapse

Autor Tópico: Legislação-pesca noite embarcado fora das barras  (Lida 2896 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Legislação-pesca noite embarcado fora das barras
« em: 14:32 Sexta, 24 de Junho de 2016 »
Boas pessoal,

Isto das leis como sabemos cada vez esta mais confuso. Em tempos encontrava isto com mais facilidade lool.

Sei que é proibida a pesca embarcada de noite no rio Tejo por exemplo (Portaria 85/2011), tambem sei que li ja a uns tempos em algum decreto ou portaria que se podia pescar de noite embarcado desde que fora das barras, algum dos amigos me sabe dizer onde realmente isso vem escrito?
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Legislação-pesca noite embarcado fora das barras
« Responder #1 em: 20:40 Sexta, 24 de Junho de 2016 »
Boas,

Se não diz que não podes, é porque podes ;)

Pelo que sei, não existe legislação especifica que proíba a pesca embarcada nocturna.
Desde que cumpras as leis da navegação de recreio nocturna e as leis da pesca, podes pescar de noite embarcado excepto dentro das barras, canais de navegação e demais sítios onde é proibido pescar embarcado.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Legislação-pesca noite embarcado fora das barras
« Responder #2 em: 20:46 Sexta, 24 de Junho de 2016 »
Mas eu acho que me lembro de ter lido isso algures.
Obrigado ;)
 

Offline João V

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 668
  • Agradecido: 120 vezes
    • Alcochete/Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:33 Terça, 19 de Janeiro de 2016
Re: Legislação-pesca noite embarcado fora das barras
« Responder #3 em: 15:34 Domingo, 03 de Julho de 2016 »
A tua dúvida tem a ver com zona de aplicação da portaria. Se diz que é para o rio Tejo, fora da barra não se aplica. Neste caso, e se a memória não me falha, a linha de fecho é S. Julião - Búgio - Cova do Vapor.
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: Legislação-pesca noite embarcado fora das barras
« Responder #4 em: 08:21 Segunda, 04 de Julho de 2016 »

Estas leis nossas, eu acho que sendo considerado um canal de navegação não se poderá pescar/ancorar e outras atividades relacionadas com a pesca, agora o tejo esta classificado como?????

ZONAS E PERÍODOS EM QUE A PESCA É PROIBIDA
(cf. artigo 8 º e 9º da Portaria nº 14/2014, de 23 de janeiro)

É proibido o exercício da pesca submarina e da pesca embarcada nos canais de navegação das barras de acesso aos portos e embocaduras dos rios, nos canais de acesso, canais de aproximação e canais estreitos em portos, e em canais balizados.
A pesca e uma terapia
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Legislação-pesca noite embarcado fora das barras
« Responder #5 em: 23:44 Segunda, 04 de Julho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A tua dúvida tem a ver com zona de aplicação da portaria. Se diz que é para o rio Tejo, fora da barra não se aplica. Neste caso, e se a memória não me falha, a linha de fecho é S. Julião - Búgio - Cova do Vapor.


Não, a duvida era de havia outro decreto de lei que fala-se em geral e nao so no Tejo.
Sim a linha da barra penso ser isso, mas nunca pesco ai nessa zona.
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Legislação-pesca noite embarcado fora das barras
« Responder #6 em: 23:45 Segunda, 04 de Julho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Estas leis nossas, eu acho que sendo considerado um canal de navegação não se poderá pescar/ancorar e outras atividades relacionadas com a pesca, agora o tejo esta classificado como?????

ZONAS E PERÍODOS EM QUE A PESCA É PROIBIDA
(cf. artigo 8 º e 9º da Portaria nº 14/2014, de 23 de janeiro)

É proibido o exercício da pesca submarina e da pesca embarcada nos canais de navegação das barras de acesso aos portos e embocaduras dos rios, nos canais de acesso, canais de aproximação e canais estreitos em portos, e em canais balizados.

Penso ser igual
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Legislação-pesca noite embarcado fora das barras
« Responder #7 em: 00:37 Terça, 05 de Julho de 2016 »
Encontrei um documento elaborado pela Marinha, que tira as duvidas, lendo-se no Capitulo III, artº 18, alinea 3, a resposta à pergunta inicial:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Em que:
CAPÍTUL0 III
 
Pesca desportiva
 
Artigo 18. º
Exercício da pesca
 
1 ‑ A pesca desportiva na zona apenas pode ser exercida a partir de terra firme ou de embarcação de recreio e na modalidade referida no n.º1 do artigo 9.º do Decreto Lei n.º246/2000, de 29 de Setembro, com cana de pesca ou linha de mão, não podendo cada desportista utilizar mais de duas canas ou linhas.
2 - As embarcações utilizadas na pesca lúdica não devem impedir as embarcações de pesca local de exercerem a sua actividade, nomeadamente quando do lançamento dos seus aparelhos ou redes.
3 ‑ Do pôr ao nascer do Sol a pesca lúdica não pode exercer­se de bordo de embarcações.
4 ‑ A pesca desportiva deverá obedecer às disposições do presente Regulamento que lhe sejam aplicáveis, nomeadamente quanto ao número e abertura dos anzóis (anexo I).
       5 ‑ É proibida a captura de espécies cujo tamanho seja inferior aos tamanhos mínimos fixados na legislação em vigor para a pesca comercial, devendo os espécimes ser imediatamente devolvidos ao mar, excepto no caso de competições de pesca desportiva.
       6 - É proibida a captura e retenção das espécies constantes do anexo I da Portaria n.º 144/2009, de 5 de Fevereiro.
      7 -A Capitania do Porto poderá autorizar competições de pesca desportiva na zona desde que verificadas as necessárias condiçoes de segurança, salubridade e protecção dos recursos vivos.

Eu sei que é proibida pois já fui advertido na Ria Formosa, mas o melhor é sempre contactar a Capitania do porto correspondente.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Legislação-pesca noite embarcado fora das barras
« Responder #8 em: 01:15 Terça, 05 de Julho de 2016 »
Amigo penso que a informacao em causa e para rio lima.

A minha duvida era fora de rios, mas cono o primeiro companheiro disse se nao diz que e proibido e porque se pode eheh
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: Legislação-pesca noite embarcado fora das barras
« Responder #9 em: 03:32 Terça, 05 de Julho de 2016 »

Isso ai da uma dor de cabeça, realmente poderá pescar em áreas consideradas de estuário, assim como o estuário do tejo, mas e também um canal de navegação um porto de abrigo tem embocaduras, e um porto comercial, acho que vai ficar sempre aquela duvida se estará legal ou não, porque na lei não fala da proibição de pesca fala sim de nível de cartas  se estiver encartado com uma carta e embarcação que permita pescar de noite e de dia não vejo o motivo porque não, a lei só fala em milhagem da costa  e ACHO que 250m da praia.

 
A pesca e uma terapia
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Legislação-pesca noite embarcado fora das barras
« Responder #10 em: 10:06 Terça, 05 de Julho de 2016 »
Sim de dia pode, claro.

O estuario tem dentro dele canais de navegacao, cais marinas etc. mas tambem tem muitas zonas que nao sao nada disso e podemos pescar.
 

 

* Tópicos Recentes

Unifilar para carreto por ffgsoares [Hoje às 15:30]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]