collapse

Autor Tópico: Best performance Cw Otg Vs lançamento" normal"  (Lida 4271 vezes)

Offline Mguima

• Corvina
    • Azeitão
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 01 de Dezembro de 2015
Best performance Cw Otg Vs lançamento" normal"
« em: 15:20 Terça, 21 de Junho de 2016 »
Boas

Segundo o último post que coloquei fiquei com algumas dúvidas.

Quando se fala em Best performance de lançamento numa cana de surfcasting, dão por exemplo uns valores de 140g-160g.
Pelo que me estou a aperceber indicam este valor para o lançamento "normal", contudo se for otg em vez de 140g-160g o Best performance será menos, por exemplo 120g-140g,  certo?

Pode-se concluir que em otg a Best performance é sempre menor que a indicada?

Obrigado

Offline DiogoV

• Marlin
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Best performance Cw Otg Vs lançamento" normal"
« Responder #1 em: 15:27 Terça, 21 de Junho de 2016 »
A best performance é um bocadinho pessoal e em função do tipo de lançamento que cada um faça.
Eu posso tirar partido de uma cana com 130g e tu, por exemplo, só tiras partido dela com 160g (ou vice versa)...a cana é a mesma, mas em que best performance é que ficamos? Como te disse é algo muito pessoal..
De qualquer das formas, as gramagens limite em OTG são sempre mais baixas...são lançamentos que exigem muito da cana e a fazem trabalhar no seu todo..
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

Offline Ricardo Teixeira

• Marlin
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 16:00 Terça, 21 de Junho de 2016 »
pode variar um bocado da tecnica de cada um, se tiveres uma tecnica apurada podes tirar o rendimento maximo de uma cana com pouco peso, ou entao metes mais peso
com pratica acabas por controlar isso tudo, e se tiveres de meter mais peso metes e sabes como lancar para esse peso ...

Offline quink644

• Marlin
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
« Responder #3 em: 16:03 Terça, 21 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A best performance é um bocadinho pessoal e em função do tipo de lançamento que cada um faça.

Concordo em absoluto

Offline joaonumberone

• Queria ser caboz mas é
  • Marlin
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 16:27 Terça, 21 de Junho de 2016 »
Pra mim a best performance é o maximo que a cana aguenta em condições ideais e num lançamento com power.
Por exemplo a maver da as 3 best perf para as canas deles numa das darkside dizem:
Above 190
Side 170
Ground 150

E é julgo eu uma cana poderosa.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 17:39 Terça, 21 de Junho de 2016 »
Acho que tens razão Mguima, o valor que está escrito nas canas é para lançar por cima da cabeça com a chumbada no ar.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Mguima

• Corvina
    • Azeitão
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 17:57 Terça, 21 de Junho de 2016 »
Boas

Concordo que a best performance é algo muito pessoal e que depende de cada pessoa. Contudo o que vem nas canas aparentemente será o lançamento por cima da cabeça (tal como o Duas falou).
Mas sendo assim tambem concordo com o Joãonumberone ("Pra mim a best performance é o maximo que a cana aguenta em condições ideais e num lançamento com power.") Portanto á partida as marcas colocam o best performance com o lançamento sobre a cabeça, nas melhores condições, penso...
Sendo assim temos sempre de retirar em média quantas gramas para o OTG? Umas 20gr?

Offline silvios

• Carapau
  • **
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Domingo, 16 de Fevereiro de 2014
« Responder #7 em: 18:23 Terça, 21 de Junho de 2016 »
Canas tanto para OTG convém serem varas duras / rápidas com qualidade para se tirar proveito deste tipo de lançamento.

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 20:08 Terça, 21 de Junho de 2016 »
Eu posso tirar partido de uma cana com 130g e tu, por exemplo, só tiras partido dela com 160g (ou vice versa)...a cana é a mesma, mas em que best performance é que ficamos? Como te disse é algo muito pessoal..
De qualquer das formas, as gramagens limite em OTG são sempre mais baixas...são lançamentos que exigem muito da cana e a fazem trabalhar no seu todo..

Subscrevo. Tambem na minha opinião, sempre menos gramagem em OTG.
Nelson Peres

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #9 em: 09:20 Quarta, 22 de Junho de 2016 »
Contudo o que vem nas canas aparentemente será o lançamento por cima da cabeça (tal como o Duas falou).

Totalmente errado. O que vem nas canas, na maioria delas é a tanga necessária para ires comprá-la.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 09:23 Quarta, 22 de Junho de 2016 »

Também subscrevo, está correcto. Embora se consiga ter uma percepção da chamada best performance, ela pode variar pois pescadores diferentes têm técnicas e potência diferentes. Convidem o Emanuel a lançar uma cana que vcs digam que é best performance de 130/140 máximo e vão ver em que estado ela fica. :).

Mas é possível saber mais ou menos essa best performance, acho é que os pescadores mais experientes e brutos têm que depois saber gerir isso a maneira deles. O contrário não acho muito perigoso.

Offline gmarques

• Corvina
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
« Responder #11 em: 10:30 Quarta, 22 de Junho de 2016 »
Eu vejo isto como os consumos dos automóveis. Nas especificações é uma coisa, e depois de comprares passa a ser o consumo se e se e se e também se. Tem muito de pessoal, depende do pezinho que lá vai no acelarador.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 10:52 Quarta, 22 de Junho de 2016 »
Sim, mas nos carros tu tens um sinalizador que te diz se estás a passar as rotações aconcelhadas... Na cana não.

Ou és experiente e tens essa percepção, ou se não és e a cana te dá um c.w. de mais de 100 gramas do que ela pode aguentar não haja dúvidas de que isso é um problema.

Offline Mguima

• Corvina
    • Azeitão
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #13 em: 12:39 Quarta, 22 de Junho de 2016 »

Também subscrevo, está correcto. Embora se consiga ter uma percepção da chamada best performance, ela pode variar pois pescadores diferentes têm técnicas e potência diferentes. Convidem o Emanuel a lançar uma cana que vcs digam que é best performance de 130/140 máximo e vão ver em que estado ela fica. :).

Mas é possível saber mais ou menos essa best performance, acho é que os pescadores mais experientes e brutos têm que depois saber gerir isso a maneira deles. O contrário não acho muito perigoso.

Ok..
Mas podemos considerar que existe uma Best performance, para uma determinada cana, considerando um pescador técnico com um lançamento "perfeito"?! Certo? Nesse caso essa será a Best performance em que é tirado o máximo partido da cana.
Obviamente que isto será utópico, mas alguns pescadores conseguirão tirar o máximo partido da cana.

Obrigado a todos, já fiquei mais esclarecido.
-Best performance depende de cada utilizador (tipo de lançamento, técnica e força)
-Otg sempre menos gramagens que lançamento por cima da cabeça.
-Best performance das canas, são pouco reais, talvez nos possam dar apenas uma noção geral dos pesos indicados.
:fixe:

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #14 em: 12:54 Quarta, 22 de Junho de 2016 »
Sim mas isso ia baixar muito os c.w. das canas.

A best performance dum lançador técnico e forte é sempre baixissima nas canas que estás habituado a usar.

A best performance do Emanuel com por exemplo uma frontera não pode passar ali dos 120, senão ai ai. Mas o normal é ser uma cana até 150 gramas na boa.

Offline Mig3l

• Robalo
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:01 Terça, 04 de Agosto de 2015
« Responder #15 em: 14:24 Quinta, 22 de Setembro de 2016 »
Para quem tem pouca experiência como eu, o que é que se "sente" exactamente para se saber se a cana está a carregar como deve ser? E o que se "sente" ou a que sinais devemos estar atentos para perceber se estamos a abusar dela?

Dou-vos um exemplo, das poucas vezes que experimentei OTG com a Hellion, com 120gr para não me esticar muito, ao rodar e levantar a montagem do chão parecia que a cana pesava 5kg, como se em vez de estar a lançar 120gr estivesse a arrastar um pedregulho, não se me faço entender. É isso que se "sente" quando a cana carrega como deve ser?...

Offline johnteixeira

« Responder #16 em: 14:51 Quinta, 22 de Setembro de 2016 »
A best performance no meu caso "sinto" quando vejo que por mais velocidade e tecnica que tente colocar a cana não tem uma evolução na flexão e extensão no disparo de lançamento.

Dou te um exemplo. A cana que está a minha foto é uma barros praia nova 4.50 mt com uma chumbada de 125 gr. Esta cana tem como granagens 100-250 gr e o CW 150 (marcado pela marca). Porém, como podes verificar o primeiro segmento e o segundo já estão sobre quase o máximo de tensão, e ate o da base já tem alguma flexão. Ou seja, um laçamento igual com uma de 150 gr não sei se não danificaria a cana.

Conclusão, penso que encontares o CW será começares com 100 gramas e fazes o teu lançamento base, aquele que sabes fazer quase sempre igual entre força e técnica, e vais aumentando a granagem, quando sentes que a cana não responde ( Para mim é a ausência da resistencia de extensão no disparo final da chumbada, tipo catapulta) já estará um peso que ela não consegue responder.

Não sei se me consegui explicar bem, pois estou falar do que eu acho por experiência e não algo que li.

Fica a ideia xD errada ou certa.
Cumps.

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #17 em: 12:30 Sexta, 23 de Setembro de 2016 »
É um pouco difícil de explicar. O lançamento tem dois tempos que são carregar a cana e a chicotada(disparo, kick). Sente-se se foi carregada se ela der um boa chicotada. Claro que as canas mais rápidas custam mais a carregar e têm um disparo mais rápido e as canas mais lentas são mais fáceis de carregar mas têm um disparo mais fraco. No caso da Hellion até consegues ver o disparo por ser tubular e não ser muito rápida, experimenta olhar para a ponteira no momento da chicotada.

Esse peso exagerado que sentiste deve ser a chumbada a arrastar pelo chão por isso os torpedos devem ser o mais adequados para esse tipo de lançamento ou então lançar numa zona de areia molhada e lisa que reduz o atrito.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline joao.teodoro

• Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
« Responder #18 em: 13:12 Sexta, 23 de Setembro de 2016 »
É um pouco difícil de explicar. O lançamento tem dois tempos que são carregar a cana e a chicotada(disparo, kick). Sente-se se foi carregada se ela der um boa chicotada. Claro que as canas mais rápidas custam mais a carregar e têm um disparo mais rápido e as canas mais lentas são mais fáceis de carregar mas têm um disparo mais fraco. No caso da Hellion até consegues ver o disparo por ser tubular e não ser muito rápida, experimenta olhar para a ponteira no momento da chicotada.

Esse peso exagerado que sentiste deve ser a chumbada a arrastar pelo chão por isso os torpedos devem ser o mais adequados para esse tipo de lançamento ou então lançar numa zona de areia molhada e lisa que reduz o atrito.

Esta parte em que o duas fala da parte da chumbada a arrastar no chão (areia) é interessante. Uma chumbadas de 150gr em piramide, quando sai do chão num tipo de lançamento que faça a chumbada ser deslocada pela areia, o peso teorico é bastante superior as ditas 150gr...

Offline Mig3l

• Robalo
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #19 em: 14:00 Sexta, 23 de Setembro de 2016 »
Eu senti esse "peso" mesmo durante o lançamento, não só enquanto a chumbada estava no chão. Sente-se mesmo a inércia de pôr todo aquele mecanismo a funcionar e a dobrar a cana, coisa que pouco se sente quando se lança por cima da cabeça.
O meu problema é se estarei a fazer alguma coisa mal que possa causar danos estruturais na cana e a que sinais devo estar atento para identificar esse esforço extra sobre a cana.

É que tenho ido maioritariamente para o Guincho pescar e com os meus lançamentos extraordinários de no máximo uns 60m, passados 3 minutos tenho a chumbada de 145gr bico de pato a 5m da praia, com um palmo de profundidade de água... queria mesmo conseguir chegar mais longe na rebentação para ver se venço este problema...

Offline toino faneca

• Robalo
  • Eu gosto é de estar à pesca!!!
    • Alhandra
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:17 Terça, 26 de Janeiro de 2016
« Responder #20 em: 14:29 Sexta, 23 de Setembro de 2016 »
Olá Miguel, vou dar-te a minha opinião que é apenas uma opinião.

Para quem pouca experiência como dizes não é fácil perceber ''o que se "sente" ou a que sinais devemos estar atentos para perceber se estamos a abusar dela?''

De acordo com este teu ultimo testemunho ESQUECE O OTG PARA JÁ.

Primeiro tens que sentir e tomar verdadeiramente o pulso do material que estás a utilizar e ter noção do nível de evolução da técnica adquirida.

Para isso o lançamento por cima da cabeça será o mais indicado.

No OTG tens que começar com menos gramagem, 120g p.e.

Se estás a lançar um máximo de 60m (OTG) no máximo da tua técnica e força das duas uma, ou queres dominar o otg e trabalhas bastante essa técnica (e demoras mais tempo a alcançar distâncias maiores) ou optas por primeiro começares a lançar por cima da cabeça que exige uma técnica menos apurada até ganhares pulso. Não queiras correr antes de começares a andar, não interpretes mal o que te quero dizer.
Tens que ir à pesca puro e simples, vais ver que com o tempo começas a notar melhorias, e vais ver que lançando por cima da cabeça inicialmente será mais fácil de atingires distâncias maiores.
Quando chegares ao ponto em que não consegues aumentar as distâncias independentemente da espessura do fio, do vento etc etc ai começa a treinar a sério o OTG.

È normal a chumbada enquanto arrasta na areia criar atrito e por cima da cabeça esse atrito é quase inexistente.

Ou procuras ajudas para aprimorares o OTG ou lança por cima da cabeça para já Miguel.
« Última modificação: 14:37 Sexta, 23 de Setembro de 2016 por toino faneca »
Canal YouTube 🔱 Cais14 Surfcasting 🔱

Offline joao.teodoro

• Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
« Responder #21 em: 14:40 Sexta, 23 de Setembro de 2016 »
Eu senti esse "peso" mesmo durante o lançamento, não só enquanto a chumbada estava no chão. Sente-se mesmo a inércia de pôr todo aquele mecanismo a funcionar e a dobrar a cana, coisa que pouco se sente quando se lança por cima da cabeça.
O meu problema é se estarei a fazer alguma coisa mal que possa causar danos estruturais na cana e a que sinais devo estar atento para identificar esse esforço extra sobre a cana.

É que tenho ido maioritariamente para o Guincho pescar e com os meus lançamentos extraordinários de no máximo uns 60m, passados 3 minutos tenho a chumbada de 145gr bico de pato a 5m da praia, com um palmo de profundidade de água... queria mesmo conseguir chegar mais longe na rebentação para ver se venço este problema...

E foste pescar para o guincho com que mar?

60m nessa praia já dá para tirares muito peixe :)

Offline johnteixeira

« Responder #22 em: 14:57 Sexta, 23 de Setembro de 2016 »
Olá Miguel, vou dar-te a minha opinião que é apenas uma opinião.

Para quem pouca experiência como dizes não é fácil perceber ''o que se "sente" ou a que sinais devemos estar atentos para perceber se estamos a abusar dela?''

De acordo com este teu ultimo testemunho ESQUECE O OTG PARA JÁ.

Primeiro tens que sentir e tomar verdadeiramente o pulso do material que estás a utilizar e ter noção do nível de evolução da técnica adquirida.

Para isso o lançamento por cima da cabeça será o mais indicado.

No OTG tens que começar com menos gramagem, 120g p.e.

Se estás a lançar um máximo de 60m (OTG) no máximo da tua técnica e força das duas uma, ou queres dominar o otg e trabalhas bastante essa técnica (e demoras mais tempo a alcançar distâncias maiores) ou optas por primeiro começares a lançar por cima da cabeça que exige uma técnica menos apurada até ganhares pulso. Não queiras correr antes de começares a andar, não interpretes mal o que te quero dizer.
Tens que ir à pesca puro e simples, vais ver que com o tempo começas a notar melhorias, e vais ver que lançando por cima da cabeça inicialmente será mais fácil de atingires distâncias maiores.
Quando chegares ao ponto em que não consegues aumentar as distâncias independentemente da espessura do fio, do vento etc etc ai começa a treinar a sério o OTG.

È normal a chumbada enquanto arrasta na areia criar atrito e por cima da cabeça esse atrito é quase inexistente.

Ou procuras ajudas para aprimorares o OTG ou lança por cima da cabeça para já Miguel.

Concordo com o toino faneca.

Acho que é preferível primeiro dominares mais o lançamento por cima da cabeça e lateral não OTG antes do OTG.

O otg é um lançamento muito técnico e bastante mais dificil do que parece. Eu por exempo demorei bastante tempo antes de o conseguir fazer. Mas cada um é diferente.

Cumps

Offline Mig3l

• Robalo
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #23 em: 17:13 Sexta, 23 de Setembro de 2016 »
Antes de mais obrigado a todos pelas opiniões e conselhos, é mesmo isso que preciso.

Só para esclarecer alguns pormenores que se calhar não expliquei bem... em OTG só experimentei com uma bomba de 120gr, mesmo para tentar facilitar. E os lançamentos foram muito pouco uniformes, inclusive disparar uma vez muito para a direita, umas muito para baixo, ou seja, larguei cedo de mais ou tarde de mais...

Os 60m são o lançamento médio que faço por cima da cabeça. Quando recolho a linha conto cerca de 90 maniveladas (que poderiam indicar perto de 100m pelos 103cm de recolha do carreto) mas acredito mais nos meus olhos e 60m é uma medida que estou bastante habituado a "medir" (muitos anos como guarda-redes de fut7) e não acredito mesmo nada que, pelas maniveladas, esteja a fazer quase um campo de futebol 11.

Só que no lançamento por cima da cabeça, principalmente por causa do drop mais curto e do movimento mais pequeno que se faz, estou com algumas dificuldades em perceber como posso melhorar a distância.

Ah, e o Guincho é o Guincho, mar bem vivo, mas lembro-me bem de algumas vezes nem estar uma ondulação assim tão forte e ficar com a chumbada bem mais para norte da minha posição e bem rente à areia, como se tivesse rodado para norte com a cana como centro da circunferência. Serão correntes junto ao fundo?...

Obrigado mais uma vez

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #24 em: 18:03 Sexta, 23 de Setembro de 2016 »
 Eu lanço sempre OTG, a chumbada "para mim" tem sempre de arrastar no chão (a bandeira tem sempre aí uns 3 metros), só o que acho mais difícil é fazer o lançamento partindo do modo em que temos de rodar, aí sinto o que o amigo Mig 31 descreve, quando começamos a rodar a cana arma e parece que o peso aumenta para uma tonelada, só o faço de vez em quando e com chumbo de 130 g o máximo.

Acho que para este tipo de lançamentos temos de praticar bastante até porque a chumbada tem de sair numa posição aí de 45 graus em relação ao horizonte, só assim chega longe (quando se consegue  :join:)

:fixe:

Offline José Garcez

• Marlin
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:11 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #25 em: 01:17 Domingo, 01 de Janeiro de 2017 »
Boas,

O conjunto que utilizo, Potenza premium 4,50 +  ultegra XSC 10000 sinto que tenho de fazer muito mais força e não tenho tanto controlo dos movimentos num lançamento com a chumbada a partir da areia. Tanto o peso da cana o comprimento, o peso do carreto e uma certa elasticidade da cana não me permite ter o controlo nem a potencia desejada neste tipo de lançamento. Para este tipo de lancamento, gosto mais de canas de 4,20 leves, mais duras, hibridas ou não e carretos também o mais leve possivel por forma a ter mais velocidade e controlo na execução do lançamento.
"Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender" Blaise Pascal

* Tópicos Recentes

Duvida cana Surfcasting por robalinho [22:46 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Carreto para choco, cavala, robalo... LRF? Ajuda por João Azevedo [20:04 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Armario pvc trasformado para guardar o nosso material por Nelson Peres [18:39 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Cana Iniciação Spinning por FilipePC [15:15 Quarta, 08 de Abril de 2026]

PRAIA DO MECO | Sesimbra por Ricardo Pepino [07:03 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Porta carretos canas Vega por Francisco Figueira [09:06 Terça, 07 de Abril de 2026]

Carreto Akami Reclus por FilipePC [07:51 Terça, 07 de Abril de 2026]

Conjunto Spinning embarcado - Leve, Potente, Versátil até 500eur por FilipePC [18:01 Segunda, 06 de Abril de 2026]

Cana Spinning / Zona Centro por sousa01 [14:37 Sábado, 04 de Abril de 2026]