collapse

Autor Tópico: Surfcasting- Tecnicas  (Lida 30763 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Surfcasting- Tecnicas
« em: 18:26 Terça, 24 de Dezembro de 2013 »
Para enriquecer o pesqueiro peço aos companheiros que troquem ideias e nos dêem pormenores da sua forma de pescar, tipo:
-Escolha do pesqueiro
 - Canas (tamanho e tipo de cana)
-Carretos
-Linha Madre
-Estralhos
-Montagem
-Anzois
-Chicote
-Chumbadas
-Iscos
....e mais alguma coisa que se lembrem :D
Posteriormente, assim que tiver um tempinho, darei a conhecer a minha forma de pescar ;)
Nelson Peres
 

Offline Hugo joão

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Loulé
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:25 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting- Tecnicas
« Responder #1 em: 23:23 Quarta, 25 de Dezembro de 2013 »
Bem então aqui vai:

2 canas telescopicas, tica sargus strong 5 mt (daquelas que dá para pescar em falesia) e hiro surf basic 4,5 mt. Carreto tica scepter 9000.  Madre 0,40 mono. Anzois entre nr 2 e o 2/0.  Entre 0,25 a 0,30 no estralho. Faço uma montagem de apenas um anzol pois geralmente pesco na ria. As canas são telescopicas porque permitem pescar estilo rockfishing e em altura com boia. Tudo muito simples, talvez por isso a pesca de fundo que menos percebo seja a de praias de areia. Os experts de certeza que já se devem tar a rir :D mas é assim que costuma fazer.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting- Tecnicas
« Responder #2 em: 23:02 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Bem, como praticante de surfcasting tenho 5/6 pesqueiros fixos mas opto sempre pelo mesmo, exceptuando na época balnear que tenho o meu tempo limitado naquela praia. De resto, carrego sempre no meu saco porta canas 3 canas (2 de 3 partes (Vega Wild cat 4,20mt e Tubertini Twin Flex 4,25mt )e uma telescópica(Vega Cayenne)), 3 carretos (2 Super Ultegra e 1 Vega Potenza) e os 3 suportes para as canas. Depois, no panier vão linhas, anzóis, chumbadas, e todos os outros acessórios que considero necessários e a respectiva bucha :D Nas linhas madre estou a usar 0.20mm, 0,25mm e 0,30mm respectivamente, com chicote cónico de 0.26mm a 0,57mm.
Quando aos estralhos depende do peixe alvo e quando existe 1 alvo, muito raramente não é a dourada. Utilizo estralhos entre 0,26mm a 30mm de espessura e entre 1,50mt a 2,50mt de comprimento com anzóis entre o N.1 até ao 3/0 dependendo dos iscos. Normalmente para este alvo utilizo sempre borracheira, Lingueirão com casca e caranguejo e os tamanhos dos anzóis são utilizados consoantes os iscos. Quando a época da dourada acaba baixo o tamanho do estralho para 1,50mt e o anzol utilizo o sasame wormer N.2 e pesco sem espécie alvo pré-definida.  As chumbadas normalmente são entre 113 gr até as 140gr (muito raramente) sendo que as mais utilizadas são as de 120gr. Os iscos para alem dos que referi são os restantes que apanho: Tita (salsicha), tripa, minhocão, ralos.
Nelson Peres
 

Offline Luis novo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2563
  • Agradecido: 7 vezes
    • Vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:13 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting- Tecnicas
« Responder #3 em: 11:15 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
eu de momento tenho:
1 nbs fujika bliss de 5m 3 partes
1 grauvel advantage 2 de 4,50m 3 partes
1 yuki orata neox trt de 5m 3 partes
1 shimano antares surf bx-I de 5m 3 partes

nas madres tenho em todos os carretos power pro 0,23mm
pra tensos uso diversas linhas e os anzois e o que me der na tola no momento.
 

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting- Tecnicas
« Responder #4 em: 12:34 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Em termos de pesqueiros , escolho os com fundo de areia, não gosto de pescar na pedra... E por norma sigo o meu instinto para cada altura do ano... e claro com o conhecimento do estado de cada pesqueiro em cada altura do ano...

Canas

- Vega Supercore 4.25 Hibrida
- Vega Supercore 4.50 Tubular
- Vega Evidenza 4.50
- Vega Kinetic 4.50
- Tubertini Eurocasting Twinflex 4.20
- Alpha Tackles Oceanus R-Evo
- Daiwa Crossfire 4.50
- Vega Ballistic 5.50
- Vega Crossover 3.90
- Lineaeffe Condor 2.10
- Barros Albatroz Playa-45 4.50 Ex
- Dinax 5.00 Ex
- Vega Potenza Hybrid 4.50 Ex
- Vega Accura Kw 4.50 Ex
- Vercelli Spyra 4.50 Ex
- Shimano Ultegra 4.25 Sensitive Ex

Carretos

- Shimano BullsEye
- Shimano Aerlex Xsa
- Vega Brava
- Vega SB7000
- Vega LT400
- Daiwa Opus Bull Ex
- Shimano Aerlex XS Ex
- Shimano Ultegra XSA Ex
- Shimano Super Ultegra Ex
- Shimano Aero Technium Mgs Xsa com Bobine Kisu Compe Edition Ex
- Hiro 7003 Ex

Linha da Madre

Aqui procuro sempre um misto de qualidade, e preço. Sei que há linhas melhores como a Yuki Kenta, mas fora dos meus alcances de momento. O Kenta até é mais barato, mas obriga a dar logo mais dinheiro por mais quantidade.

- Awa-Shima RED ISO
- Awa-Shima Supercast
- Vega Potenza Surf-Tech

Estralhos

Aqui também procuro um misto de qualidade, e preço para a maior parte das pescas. Isto está mau para ter vários fluorcarbonos em várias medidas mas vou colocar os estralhos que tenho usado em maior quantidade.

- Seaguar FXR
- Yuki Neox
- Yuki Perfect 3G
- Yuki Invisible
- Vega Potenza SC
- Vega Potenza ST
- Vega Potenza FC

Chicotes

Os que gosto mais
Shimano
Os que mais compro
Vega ( São bons e são baratos )
Os que comprava dantes
Awa-Shima e Camor

Montagem

Se o mar estiver pior, uso a tradicional já montada no carreto só um anzol, stopper, missanga, destorcedor, missanga, stopper, e destorcedor de chumbada. Se estiver mais chão, pesco com montagens feitas de 2 anzois, e depois depende do pesqueiro, de 2m, 1.80, 1.60, 1.40...

Anzois

Essencialmente Sasame Wormer, Sasame Super X, Sasame Seigo Ringed, Sasame Yamame, Vegas Potenza ( vários modelos ), Gamakatsu314, etc tamanhos desde o 6 ao 5/0

Chumbadas

Desde as 120g, a 180g... vários tipos

Iscos

Lingueirão
Choco
Minhoca da Lama
Coreano
Caranguejo 2 carros
etc
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting- Tecnicas
« Responder #5 em: 14:12 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
óh Tiago ganda lista de canas e carretos :o  :)) Bem eu só postei o que normalmente levo para a pesca... :)
Boa partilha :)
Nelson Peres
 

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting- Tecnicas
« Responder #6 em: 14:29 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Os que têm "Ex" já não tenho como é óbvio...
Não queiram ver a lista do Filipe, do JoseAfonso, ou do Telmo ( Robalomaster ) ou doutros que conheço :D lololol
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11270
  • Agradecido: 1659 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting- Tecnicas
« Responder #7 em: 15:24 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Posso tentar, mas tenho que ter paciencia... lol. Mais logo posso fazer, que agora vou ter que sair.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 806
  • Agradecido: 71 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting- Tecnicas
« Responder #8 em: 16:09 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Tiago, alguma razão para teres vendido os Ultegra e Super Ultegra ? Esses carretos fazem parte das caixas de pesca da maioria do pessoal.
 

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting- Tecnicas
« Responder #9 em: 16:17 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Eu na altura tinha os 2 ...
E quando comprei o BullsEye tive de vender... para trocar para melhor...

A minha ideia era evoluir claro... E comprei o Aerlex como 2º carreto mais tarde, na ideia de ter o Bull e outro topo de gama...

Mais tarde adquiri o Aero Technium MGS com a Bobine do KISU Compe Edition, mas depois tive de o vender, fiquei desempregado etc... e pronto ... tive de adiar ter 2 topos de gama...

Daí agora estar a vender o Aerlex e o Vega Brava para ir buscar um 2º carreto de gama média-alta para fazer companhia ao Bulls!
 

Offline Luis novo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2563
  • Agradecido: 7 vezes
    • Vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:13 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting- Tecnicas
« Responder #10 em: 16:59 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
esquecime dos carretos... :pau: :pau: :pau:
muito bem então,carretos tenho:
1 shimano aero technium mgs xsb
1 aero technium xsb
1 shiamano bullseye
1 daiwa emblem-x 5500A
 

Offline Luismx

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 75
  • Agradecido: 2 vezes
    • Pataias
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:59 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting- Tecnicas
« Responder #11 em: 17:36 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
eu também dou preferência aos pesqueiros de fundo de areia e o meu mareial e´:

cana shimano vengeance 4.5
cana vega coastline 4.5
cana browning 5

carreto shimano ultrega xsb
carreto vega si 6000
carreto lineaeffe

anzois sasame e vega

linhas madre vega e awa-shima

estralhos asso fluorcarbono; vega potenza e mono da asso tambem
 

Offline carlos pias

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 17
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:44 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting- Tecnicas
« Responder #12 em: 18:10 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
boas pessoal
a minha lista de material é muito curta, comecei á pouco tempo, mas dá para ver qual a preferência no material.
tenho usado uma linha laranja do sufix, não tem corrido mal mas já me aconselharam a trocar, da vossa experiência na pesca acha,m que posso manter ou trocar de linha?
desde já agredeço a ajuda.
se pescares como falas...aquele abraço!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11270
  • Agradecido: 1659 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting- Tecnicas
« Responder #13 em: 18:57 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
A troca de linha deve ser pensada consoante as necessidades. Deves ver quais são as tuas.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11270
  • Agradecido: 1659 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting- Tecnicas
« Responder #14 em: 19:28 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Epa eu vou-me esquecer de algumas de certeza...

Shimano Power Aero XTR 3 PIÉCE ( 3 PONTEIRAS. UMA HÍBRIDA, E DUAS TUBULARES DE DIFERENTES ACÇÕES) - Uma das canas da minha vida. Provavelmente a 2. Best-performance (120-140; 130-150; 150-170)
Shimano Power Aero AX- Grande cana, forte, potente, e com duas acções. Prefiro a tubular, que lança a chumbada que for preciso. 160/170/180 e por aí fora( 150-180)
Shimano SAT CINZA ( 2) - 4,50 E 5,00 MT. - É a cana da minha vida. Brutal. Forte, potente, dizem que não marca, mas eu vejo-a marcar muito bem. Um luxo em todos os sentidos.( 140-180)
Shimano SAT AZUL 4,50 ( MODELO HÍBRIDO) - BELA CANA, mas para mim inferior a cinzenta. Continua robusta, potente e ate marca melhor, mas deram-lhe um toque mais seco e perdeu um pouco da elasticidade que a antecessora tinha. ( 140-160)
Shimano Surf Leader -  Grande vara, do tipo da Sat, mas para mim menos nervosa. Prefiro a sat. ( 140-180)
Shimano Surf Leader Ultra CX - Uma vara de luxo, que teve muitos problemas ( quebras). É uma vara linda, bem acabada, com o melhor dos melhores. Gosto muitos, mas não tem a potencia da SAT. ( 130-150)
Shimano ANTARES BX - Uma das varas mais potentes de sempre. Grande carbono, componentes de luxo com passadores Fuji bem largos. Marca menos do que a SAT, é melhor para pescas mesmo brutas ( 150-190)
Shimano Antares ( modelo actual) - Grande vara. Já não vem com fuji, mas o carbono é fabuloso e mais elástico do que a antecessora. Lança sozinha, lança gramagens elevadíssimas. O meu estilo de cana claramente. ( 150-180)
Shimano Ultegra CX - Esqueçam tudo o que viram acima sobre as Shimanos. Leve, marcadora, mas pouco potente, e não nos deixa abusar na gramagem. Nunca a vendi porque em pescas muito suaves é um luxo de cana, pese embora eu ache que estes carbonos são inferiores aos antigos da marca. Não me transmite a mesma segurança. ( 120-140)
Colmic National - Grande vara. Leve e potente, Uma das melhores híbridas que usei. ( 120-150)
Colmic National Pro - Potente, muito potente, é uma cana mais para os tugas, mais forte. Mas nunca me habituei a ela. ( 140-170)
Tica Halieus - Dizem ser a mesma vara da colmic National, é uma vara brilhante a pescar. Não é vara para se abusar, mas suporta gramagens interessantes emarca tãooo bem. Passadores de luxo, mas pequenos. (120-150)
Barros XT/XK - Belas varas, super rápidas, as mais rápidas que tenho. Bom carbono, passadores de qualidade, pena o porta-carretos de cremalheira da XT. ( 130-150) E ( 140-170)
Daiwa Sky Caster - Bela cana, potente e leve, uma cana ao meu gosto. Mas sendo potente, não é uma SAT. ( 140-160)
Vega Potenza Hybrid - Bom carbono, bons passadores, porta-carretos, pena o peso, e principalmente segurar bem demais as chumbadas, fico passado com a forma como segura o chumbo, o que por vezes e desagradável, pois areia muito  :D. Marcadora e potente. ( 140-160)
Banax Steel Power - Grande vara. Bom carbono, bons passadores, mas é a cana mais estranha que conheço. Se fosse uma mulher diria que era mal feita. Reparem e fina, muito fina, e ao contrário das canas normais, ela aumenta a grossura na ponteira, tendo uma ponteira bastante grossa. Mas depois marca muito bem o peixe, incrível. E lança sozinha devido a ser um pouco parabólica. Gosto muito. ( 140-160)
BANAX Fujika- Foi uma das canas com que nunca me adaptei. E forte, potente, lança muito bem, epa mas não... Não sei. Não me conseguiu encantar, apesar de a achar uma boa vara. Não gosto do contrapeso embutido, e acho que uma vara de 300 euros tem que trazer porta carretos Fuji. ( 120-150; 150-190)
Yuki luminaria - Grande vara, feia como o bréu, lol. My god. Não gosto mesmo deste design. Mais uma mulher feia  ;D. Bem a outra era mais mal feita... Sobre a cana, acho-a muito forte, o híbrido aguenta muita gramagem, é uma vara explendorosa. ( (140-170)
Yuki Talor X6 - É a uma das melhores varas de sempre. Leve, potente, marcadora, é um luxo de cana. Ja tem bons acabamentos, não sendo ao nivel da Shimano, são já com qualidade. Passadores de luxo. Uma cana simplesmente magistral. ( 140-160)
Veret SCS4 - Vara de alta qualidade. Forte, potente, com grande reserva, nota-se que temos ali vara... Ate marca bem para toda a potência que apresenta. ( 140-170)
Cormoura Dragon - Uma vara simples, mas marcadora. Lança bem gramagens até 140 gramas, e é uma vara que passa despercebida mas que tem qualidade. Olha-se e não se da nada por ela, mas os passadores com 5 anos nem um pingo de ferrugem. É uma vara muito interessante e bastante leve. ( 120-140)
Prosargos Ocean Power - Grande vara, conceito antigo, canas potentes semi-parabólicas. É uma cana com um carbono fabuloso e passadores ao nível dos fuji actuais. São de titanio triangulares ( ceramica), e duram e duram. Tem uns 12 anos, e está on top. ( 140-170)
Noucast Statocast - Que vara, que hibridos a fazer lembrar as antigas Shimanos. Adoro-a a marcar o peixe e a pescar. Não consigo ainda tirar o melhor rendimento dela. Como pode ser personalizada, dá para escolher tamanhos dos passadores, tipo, etc. ( 120-150; 130-160)


Epa esqueci-me de algumas de certeza, mas eu vou actualizando. Depois ponho os carretos que são bem mais...
« Última modificação: 22:04 Domingo, 19 de Janeiro de 2014 por FilipePC »
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

 

* Tópicos Recentes

Procuro cana Vega legend sensor 425 aquela de 2019 por soparameenterter [22:57 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Conjunto de spinning para o meu Paizão.... por José Couto [19:44 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por ffgsoares [14:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [09:50 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [07:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [19:10 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [17:08 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Descanse em paz. por Dernios [13:28 Sábado, 18 de Maio de 2024]