collapse

Autor Tópico: Linhas, grossuras e outros efeitos  (Lida 7808 vezes)

Offline peteo9

• Robalo
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:50 Segunda, 10 de Agosto de 2015
Linhas, grossuras e outros efeitos
« em: 06:38 Quinta, 16 de Junho de 2016 »
Bem, quanto mais investigamos e procuramos saber mais alimentamos o bichinho das perguntas.

Para a prática de Surfcasting no geral, que fio aconselham para encher a bobine do carreto?

Falando de Monofilamentos. Espessura da linha. Já vi usarem desde 0.20, e mesmo em competição usam linhas mais finas.
A minha questão é, numa palete de peixes que vão desde pequenos a peixes de kilo, uma linha assim é senhora de aguentar de forma eficaz?

Fio cónico . Ilucidem-me. Sei que é um fio que (por exemplo) vai de 0.18 a 0.50. Mas como é o seu uso? como se aplica, onde? Vantagens? Desvantagens?

Actualmente tenho um fio Mono 0.35 da Sufix na bobine. E ao ver este mar de opções e possibilidades fico abismado.

Montagens. Bem uso 0.40 ou mais para as montagens, mas as linhas dos anzois em 0.34 fluor. á vi tambem situações em que são usados fios mais finos.

Vamos debater e partilhar.
Abraço, Pedro.

Offline joseferreira77

Re: Linhas, grossuras e outros efeitos
« Responder #1 em: 08:15 Quinta, 16 de Junho de 2016 »
respondes as tuas próprias perguntas! :)

encher o carreto: usa uma cama de mono semi barato para poupar trocos no caso em que a bobine leve 300m e só vais usar 100-200.
já a espessura, ou tipo, é ao teu gosto e consoante vais experimentando.
espécies diferentes tem manias diferentes, e nós no lado seco da água não somos excepção.
regra geral é sempre o mais  fino que consigas pela razão que sempre é menos visível e incomodativo ao peixe.

mono ,18 deve rondar os teus 3,5-4kg, que em força é os seus  3,5kg * 9,8m/s/s = 34N.   um peixe de 1 kg teria que estar a acelerar a 123km/h/h para te partir isso...em teoria.  mas aqui logo a cabeça vês que se conseguires abrandar um peixe de 123Kg para não te acelerar o vector de força oposto a resistência da linha mais que 1Km/h/h (aceleração e não velocidade) conseguirias trazer o peixe (mas provavelmente não para fora de agua e terias que ligar uma música slow com saxofones, velas, e algum vinho com romance para o efeito :-P )

sublinho teoria porque há outras forças e atritos pelo meio da coisa, mas com isto vemos onde entra o jeito da coisa que é cansar e recolher o peixe.  pescar grosso é pescar bruto, mas não quer dizer que não funcione.

fio cónico, ou em inglês leader, uso na pesca a pluma para ter numa ponta uma ligação suave com o fio flutuante que é pesadíssimo e nada subtil ao peixe, e que na outra ponta, sendo cónico, é muito mais fino, delicado e quase imperceptível ao peixe na sua ligação à mosca ou ainda ao estralho da mosca.
o mesmo principio aplica-se no surf. ter uma linha de carreto de multi ou mono bem resistente  para não nos preocuparmos com a física de recolher o peixe, mas cuidarmos da apresentação final ao peixe.

no surf não uso cónico. tenho um fluo mais grosso para ter a chumbada pesada e a poder chicotear, e depois os estralhos/montagens bem mais finas.  neste momento tenho 0,32 no carreto (mono porque sou teimoso), chicote de 6-7m em fluo de 0,40, e os meus estralhos são de  0,20 sensivelmente até 0,26 consoante os anzóis que estou a utilizar.

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 10:04 Quinta, 16 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
o mesmo principio aplica-se no surf. ter uma linha de carreto de multi ou mono bem resistente  para não nos preocuparmos com a física de recolher o peixe, mas cuidarmos da apresentação final ao peixe.

Já vi varias pessoas a cometer esse erro. No surfcasting o chicote monta-se com o lado mais fino para o carreto e o mais grosso para a chumbada. O objetivo é para quem pesca com linhas finas no carreto ter a ponta mais grossa a suportar o esforço do lançamento. Não é preciso ser muito técnico para em esforço partir um fio de 0,35mm, e no workshop do pesqueiro o Vitor contou-nos que rebenta com menos de 0,57mm a puxar mais num OTG. A ponta fina deve ser de diâmetro aproximado da linha do carreto para que o nó fique pequeno.

O objetivo não é cuidar da apresentação, que não faria muito sentido, o isco não está montado na ponta do chicote mas nos estralhos numa montagem, e nada te impede de usar estralhos com alguns metros (procura por "rabeiras").

Offline joseferreira77

« Responder #3 em: 10:12 Quinta, 16 de Junho de 2016 »
isso faz todo o sentido!

eu nunca ví uma necessidade de utilizar cónicos no surf, portanto nem tinha pensado nisso!

a apresentação ao peixe é a parte importante, mas é na pluma.

Offline nelson sampaio

« Responder #4 em: 10:14 Quinta, 16 de Junho de 2016 »
como es do norte acho que não precisas de baixar do 0.25
o uso de fio conico serve para não partir no lançamento e também para poder apertar com os peixes na escoa junto ao pesqueiro
para as montagens podes usar um 0.60 para rigidez mas para os estralhos entre 0.25 e 0.35 acho que seja suficiente

Offline dpeneireiro

• Marlin
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 11:02 Quinta, 16 de Junho de 2016 »
Para começar, quem não tem grande experiencia aconselho sempre um diâmetro de madre entre os 0,30 (se for usar chumbo até mais ou menos 110gr) e um 0,35 (com chumbos até 150gr). É claro que estas medidas versus pesos são muito relativas e dependem muito da tua força e estatura de lançamento, um tipo bastante forte exerce muito mais força no lançamento com uma chumbada de 120gr que uma criança com uma de 150gr.

Estas medidas é no meu caso e já sei que se fizer muita força com uma chumbada de 120gr num bom 0,30 o fio vai partir de certeza, e por isso refreio. Mas para iniciantes é mesmo o melhor, para ganhar pulso à cana, para experimentar lançar a direito... recomendo sempre montagem muito simples e sem chicotes (leaders, cónicos...) e sem "invenções".

Quando começas a pescar melhor, vais começar a sentir-te limitado. Já consegues armar muito melhor a cana, os lançamentos são mais puxados, começas a querer outro tipo de montagens... e vais querer evoluir.

Ai começas a ver que fios mais finos de madre, apesar de aguentarem peixe "menos pesado" consegue fazer lançamentos muito mais longos devido ao menor atrito com o ar e sobretudo com a saída da linha do carreto e nos próprios passadores da cana.

Nunca te enganes a ti próprio: nem sempre o peixe anda muito longe (aliás, diria mesmo que raramente o peixe anda muito longe), nem tu precisas de linhas que anunciam que suportam um peixe de 20Kg:

- Primeiro, as linhas são muito mentirosas (anunciam pesos anormais, são mais grossas do que dizem ser...), e por isso esquece os pesos, compra linhas que te transmitam confiança, se não conheceres pergunta opiniões que a malta dá-te logo 4 ou 5 referências boas e depois vais à loja e comprovas a qual te agrada mais.

-Segundo, um peixe de 7Kg por exemplo (se o apanhares), qualquer espécie que seja, não vem com o poder de nenhuma linha... vem com o trabalhar do carreto, cana e habilidade do pescador. A linha conta apenas para que te transmita confiança... com uma boa linha que não esteja abrasada pelas pedras/nós, sabes bem o limite dela e quanto podes puxar pelo drag do carreto, uma linha má tem zonas melhores e piores e pode rebentar numa dada zona "por dá cá aquela palha".

Ora, chegas á conclusão que fios o mais fino possível para a pesca que fazes é o que pretendes, um bom fio fino permite-te um leque de variantes melhor que um fio grosso: se precisares lanças mais longe, apresenta o isco melhor e mais "solto", tem menos atrito às correntes e por isso segura melhor o isco no local...

Mas depois e como não há bela sem senão, tens as desvantagens inerentes: é mais fágil ao roçar nas rochas, se for bom geralmente é mais caro, dura menos nas mesmas condições (pois o grosso roçado ainda vai desenrascando) e sobretudo... parte num qualquer lançamento mais puxado.

Pois é, a maior força exercida num fio em ação de pesca é (regra geral) mesmo no lançamento, e raramente terás uma situação de um peixe que te levará a linha à rotura por ser peixe a mais para a linha. Pode acontecer (e a muitos acontece com alguma frequência) mas antes de rebentares a linha tens o trabalho da cana, o trabalho do drag...  isto, atenção... se pescares como normalmente se pesca, claro que se colocares um 0,06 qualquer pexeco te parte a linha, mas nessa situação também nem lançamentos conseguirás fazer.

E aqui entra o chicote, ou o fio cónico ou o leader como lhe queiras chamar: como a porrada maior no fio é no lançamento, colocas um chicote grosso que te possa dar garantias de lançamentos vigorosos e com toda a tua força, com iscadas generosas e uma chumbada a teu gosto, sem partir. Há quem use uns metros de fio mais grosso, há que use fios a começar na espessura da madre e chegue a espessuras mais elevadas (cónicos)... mas o objetivo é sempre o mesmo: nos primeiros 6 a 7 metros ter um fio que aguente a força exercida no lançamento.

Depois tens o fio que te segura o isco para mostrares ao peixe... esse também não pode ser descurado. Um bom estralho deve ser o mais "invisível" possível para o peixe. Com o invisível quero dizer que é mesmo invisível confundindo-se bem com a água, mas sobretudo apresentar bem o isco ao peixe andando na corrente sem atrofios e sendo fluido. Deve ser bem resistente aos dentes e pedras e poder com o peixe que pretendemos pescar. Mais uma vez fios finos são os preferidos de muitos, e nesta categoria muitas pessoas optam por os fluorocarbonos pois apesar de perderem em capacidade de peso ("podem" com menos kilos) são mais invisíveis e sobretudo mais resistentes à abrasão (nem todos mas regra geral é assim), perdendo apenas em alguns casos na resistência ao nó. Os fluorocoated (uma espécie de  mono normal "banhado" a fluorocarbono) também são uma boa opção combinando as características das duas tecnologias.

Ora... resumindo, no meu enteder características para bons fios e montagem regular que eu uso:

Madre (fio do carreto): Deve ser fio fino, de excelente qualidade numa medida entre 0,22 a 0,30 selecionada conforme as condições do mar e espécie alvo... Há quem goste que seja pouco elástica (há até que use multi no carreto por causa desta característica) para sentir os toques e ferrar o peixe mais rápido, deixando a elasticidade e amortecimento apenas ao chicote. Eu prefiro que seja um pouco elástico, durante um açoreamento de chumbada, numa luta com peixe maior é mais confortável para a minha maneira de pescar.

Chicote: Uso 8 a 10 metros de um bom 0,40 ou então (preferencialmente) um chicote cónico de boa qualidade a começar na espessura da linha da madre e a terminar preferencialmente em 0,47. Aqui há que ter em atenção e fazer alguns testes pois muitos chicotes são de qualidade inferior às boas linhas da madre e depois com o nó ainda por cima pode o chicote ficar muito fragilizado. Em determinadas marcas é preferível cortar uns metros ao chicote por forma a começar um pouco mais grosso que a madre para diminuir esta situação. Podes sempre fazer uns testes e aferir por ti mesmo a melhor maneira. De qualquer forma eu regra geral corto sempre duas braças ao inicio do chicote e no fim se terminar em mais que 0,47, corto também um pouco.

Estralho: Uso um bom fluorocarbono. A minha medida varia entre 0,25 e 0,32 e não me importo nada que anuncie que apenas pode com peixe de 3,6Kg, a linha que estou a usar não a considero mentirosa, e se tiver a sorte do peixe ter mais que esse peso uso o drag, o amortecimento da cana e espero ter a calma suficiente e mãozinhas para o por a seco.

Entretanto muitas vezes ainda pesco com 0,30 direto e sem "mariquices"... às vezes o mais simples dá mais prazer.

Este enoooorme texto usa como referência a minha maneira de pescar mais regular ao surfcasting, depois adapto conforme os dias. Por exemplo se for fazer "surfcasting aos safios" não posso usar nada do que aqui referi, é tudo um pouquinho mais grosso. O mesmo se for às douradas XXXL com anzol 4/0 (ou será às grades  :hummm:). Usa por isso para referência tua, mas não o tomes como manual, experimenta, trabalha, modifica e assim vais evoluindo. Daqui a uns meses podes estar a usar tudo de forma diferente pois a pesca é isso mesmo, o que é top para uns é lixo para outros, e só adaptando o que existe podemos chegar "à nossa" maneira de pescar. Se fosse igual em todo o lado e para todos havia um livro e pronto.

Abraço

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: L ROSETA, pedrosiva, mpsm, Xenas, PesqueiroPaiva, Tonny86

Offline ajrs

• Marlin
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
« Responder #6 em: 11:17 Quinta, 16 de Junho de 2016 »
Meu amigo Dpeneireiro, gostei do texto e em reconhecimento do trabalho que aqui teve vai um mérito da minha parte.  :aplau:

Abraço
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE

Offline johnteixeira

« Responder #7 em: 15:25 Quinta, 16 de Junho de 2016 »
Após muito pescar , posso dizer que com a experiência fui baixando a espessura da linha. comecei com 0.40, baixei para 0.35 depois para 0.30 e finalmente uso 0.20 + chicote 0.40 feito por mim, pois não me apetece gastar dinheiro em sockleaders ou fios cónico, pois para competição em que tudo conta faz sentido, para pesca desportiva não é por ai.

Prós de uma linha fina.
- Menos atrito com vento , não fazendo aquele balão que puxa a chumbada e não mantém a linha direita.
- Menos atrito com correntes e ondas.
- Mais metros no lançamento.

Contras, sinceramente nenhum. Podes dizer ,Ah e tal mas a linha é mais fraca. Não concordo, por exemplo uso uma linha 0.20 da tubertini energy que aguenta uns 7 kg.  Já tirei peixe de 3 kg com esta linha e tudo na boa, desde que não a querias rebentar de propósito tipo, drag todo fechado, e puxar como quem tá no ginásio a puxar um alter. ela não vai partir.

Se queres ainda mais segurança, ainda com uma linha fina, um 0.24 aguenta 8.500 kg na boa.

Cumps.

Offline peteo9

• Robalo
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 14:12 Sábado, 18 de Junho de 2016 »
E fica aqui um tópico com  informação preciosa. Obrigado aos intervenientes! Fiquei esclarecido. Enquanto a vontade de saber mais prevalecer vou estar sempre assombrado por duvidas.
Para á, estou esclarecido e elucidado. Grande obrigado. Devido mérito reconhecido.

Offline Ricardo.mrd

• Robalo
    • Ansião - Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:42 Segunda, 07 de Setembro de 2015
« Responder #9 em: 23:36 Terça, 21 de Junho de 2016 »
Boa noite pessoal,

Preciso de uma pequena ajuda.
Actualmente pesco directo com 0,35 e portanto tento ter cuidado no lançamento quer em termos de força e gramagem de chumbadas para evitar rupturas....

Contudo e à medida que vou evoluindo, preciso de aperfeiçoar a coisa...pretendo começar a usar no carreto 0,26 que será Yuki kenta.

Então pergunto:
É aceitável usar chicote com fio 0,45 de 10 metros não cônico sabendo que a união dos fios é de diferença considerada?
O que usar nas montagens? Diâmetro inferior do chicote p.ex. o,40?
Tipo do fio usar nas montagens flúor ou mono? De cor ou transparente?

Obrigado

Obrigado
« Última modificação: 23:39 Terça, 21 de Junho de 2016 por Ricardo.mrd »
Pescar tarde e cedo erguer, não dá saúde mas tem ser!

Offline DiogoV

• Marlin
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
« Responder #10 em: 23:53 Terça, 21 de Junho de 2016 »
Boa noite pessoal,

Preciso de uma pequena ajuda.
Actualmente pesco directo com 0,35 e portanto tento ter cuidado no lançamento quer em termos de força e gramagem de chumbadas para evitar rupturas....

Contudo e à medida que vou evoluindo, preciso de aperfeiçoar a coisa...pretendo começar a usar no carreto 0,26 que será Yuki kenta.

Então pergunto:
É aceitável usar chicote com fio 0,45 de 10 metros não cônico sabendo que a união dos fios é de diferença considerada?
O que usar nas montagens? Diâmetro inferior do chicote p.ex. o,40?
Tipo do fio usar nas montagens flúor ou mono? De cor ou transparente?

Obrigado

Obrigado

Podes usar perfeitamente um chicote em 0.45, só tem o contra de formar um nó de união mais volumoso que, provavelmente, iras notar mais na saida.

Depende do tamanho da montagem...em montagens mais longas (3m, por exemplo) podes utilizar linha mais fina, em montagens curtas tens de utilizar linha mais grossa...o 0.45 serve bem para o efeito mas se partir tens de utilizar mais grosso.
Todas as linhas que utilizo (à exceção da madre do carreto e do chicote) são translucidas...fluor vs mono dá pano para mangas, ha muitos fatores ao barulho...de qualquer das formas e, se os €€ não forem problema, vai para o fluor.

Atenção que dentro do fluor, tens macios e mais rijos...para o surfcasting pessoalmente prefiro os mais rijos (principalmente nos diâmetros mais finos).
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #11 em: 09:54 Quarta, 22 de Junho de 2016 »
Não faz muito sentido usares 0,40 na montagem. Deves usar o mesmo que o chicote (0,45) ou mais.

Eu usava chicote de 8 metros, o suficiente para dar três voltas à bobine, percorrer a cana e sobrar 2 metros depois da ponteira.

As montagens têm duas partes, a madre e o estralho. Na madre não vejo grande vantagem de usar fluorcarbono só nós estralhos.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Ricardo.mrd

• Robalo
    • Ansião - Leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 22:56 Quarta, 22 de Junho de 2016 »
Ok obrigado pelo esclarecimento.

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #13 em: 23:34 Quarta, 22 de Junho de 2016 »

Opinião para o companheiro Peteo

Linha para encher a bobine do carreto (se pescares só em areal) enche com 0.20 e coloca um Shock Leader (chicote) de 0.20-0.57.

Enches a bobine com o 0.20, depois atas a ponta fina do chicote (é essa que está a tua disposição na bobine onde vem) , enrolas o chicote na bobine do carreto e na ponta grossa ata um destorcedor ou um clip, aí pendurarás a montagem e na ponta da montagem colocas a chumbada.

O chicote serve para poderes lançar com força sem o risco de partir a linha, é só para isso que serve o chicote.

Depois na madre das montagens usa aí um 0.45 mm, (aguenta bem o lançamento) quanto aos estralhos, esses serão da espessura que entenderes melhor para a altura em que estiveres a pescar, tendo em conta o estado do mar, e os anzóis que vais usar, e, o peixe alvo , mas, podes usar desde um 0.25 até um 0.40.

:fixe:

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #14 em: 23:36 Quarta, 22 de Junho de 2016 »

Já agora, para saberes mais pormenores lê o post anterior a este que colocaste, " montagens de um herege"

Bela leitura de ensinamentos :fixe:

Offline NunoC

• Marlin
    • Huelva. Espanha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
« Responder #15 em: 10:03 Quinta, 23 de Junho de 2016 »
Temos aqui um amigo que utiliza a expressão KISS (keep it simple stupid)

Diâmetro da linha do carreto, é baixar ao máximo até te sentires confortável. Eu comecei com 0.35, fui descendo alguns patamares (0.25 e 0.20) até chegar aquela que me sinto confortável, neste momento uso o 0.18 e sinceramente não me vejo a descer mais.

Depois uso chicote cónico (15mts), normalmente 0.20 - 0.57. e faço a montagem directa no chicote.

Pesco sempre em zonas de areia.
Nuno Conceição

Offline Ricardo.mrd

• Robalo
    • Ansião - Leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #16 em: 10:18 Quinta, 23 de Junho de 2016 »
Montagem  directa no chicote?
Eu estou a pensar em evoluir para medidas mais baixas, no entanto com montagens ligadas ao chicote.

Offline NunoC

• Marlin
    • Huelva. Espanha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
« Responder #17 em: 10:29 Quinta, 23 de Junho de 2016 »
A única coisa que baixa, é mesmo a medida dos estralhos. De inverno anda a volta do 0.40. Agora de verão baixo um pouco.
Apesar de que não sou muito adepto do Surfcasting de verão (Nunca mais chega Outubro)
Nuno Conceição

Offline Ricardo.mrd

• Robalo
    • Ansião - Leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #18 em: 10:48 Quinta, 23 de Junho de 2016 »
Eu estou a pensar no seguinte:

Carreto:
Yuki Kenta 0,26 - Bobine 1000mts

Chicote:
Cónico 0,26-0,57

Montagem:
Gorila UC4 0,50

Estralhos:
yuki  invisible 0,25 a 0,35

Estou com dificuldades de encontrar lojas com este material todo.....queria fazer 1 encomenda numa só loja para aproveitar o transporte(custos)......

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #19 em: 17:46 Quinta, 23 de Junho de 2016 »
Kenta 0,26 acho muito grosso para pescar em areia. Só para situações extremas ou se a cana for tipo canelão...
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Ricardo.mrd

• Robalo
    • Ansião - Leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #20 em: 00:07 Sexta, 24 de Junho de 2016 »
Kenta 0,26 acho muito grosso para pescar em areia. Só para situações extremas ou se a cana for tipo canelão...

A cana não é nenhum canelão o pescador é que é maçarico! A falta de experiência diz.me que tenho que ir com mais calma.....

Offline A_G_A

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
« Responder #21 em: 00:58 Sexta, 24 de Junho de 2016 »
Ouve o Duas...

Compras 0,26 e daqui a "meia dúzia" de dias estás a comprar mais uma bobine de fio (com menor diâmetro porque queres "lançar mais longe"). Estamos a falar de fios resistentes e fiáveis, não partem assim com tanta facilidade.
Cumprimentos
Aníbal Alves

Offline Ricardo.mrd

• Robalo
    • Ansião - Leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #22 em: 10:28 Sexta, 24 de Junho de 2016 »
Por agora vou mesmo baixar para os 0,26.
Até porque estou habituado a pescar directo com 0,35 e 0,40 e certamente vou ter de me habituar à situação.
Se daqui por "uns dias" tiver que baixar, compro 2 bobines para o par de carretos que uso e sempre tenho a possibilidade de usar o 0,26 para pesqueiros de fundos mistos....

obrigado

Offline Tiago M.

• Robalo
    • Santiago do Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:34 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #23 em: 13:25 Sexta, 24 de Junho de 2016 »
Eu também comecei a pescar com 0.35 depois passei para o 0.25 e agora pesco com 0,16 desde que o mar permita. Não é apanhe mais peixe nem que lance muito mais longe, até porque não sei lançar muito bem mas noto a diferença.

Na minha opinião é mais prazeroso pescar com linhas finas do que grossas. O único senão que tem é o que já disseram aqui, a linha tem uma vida útil mais baixa e é preciso estar sempre com atenção ás canas e drags  afinados e nós da união entre as ponteiras de choque e madre bem feitos, com cuidado de refazer os nós antes de cada pescaria.
Cumps

Offline peteo9

• Robalo
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #24 em: 16:18 Sexta, 24 de Junho de 2016 »
Vou seguir a fórmula do ffgsoares!

Grande obrigado! Até dá gozo vir aqui passado dois dias e ver isto florescer em conhecimento e partilha. Lindo.

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #25 em: 23:20 Domingo, 26 de Junho de 2016 »

Ter sempre atenção ao nó de ligação da madre ao chicote, seja o nó de sangue ou o duplo Uni nó, deve ser feito com calma, sempre salivado antes de apertar, nunca apertar demasiado o nó e deixar as pontas aí com 1 ou 2 milímetros, quando estiver a pescar o nó logo ajustará até ao seu limite.

Ao fazer o nó se acharmos que não está perfeito, cortar e voltar a fazer é a melhor opção, um nó mal dado é mais que certo que vai dar "caca" para não dizer merda :join:

Força nas pescarias :fixe:

Offline Renato Maquarte

• Marlin
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
« Responder #26 em: 13:26 Quinta, 30 de Junho de 2016 »
Minha linha para condições normais de pesca é 0,20 a 0,22. Isso se deve a 2 motivos .... normalmente não necessito ultrapassar os 120m e a durabilidade delas é maior que uma 0,14 ou 0,16 que seriam possíveis de serem usadas.
0,14 e 0,16 uso nas bobinas de nylon em competições, onde não ha arrasto e se precisar de alguns metros a mais ajuda.
E praias fundas de ondas fortes e que saem grandes exemplares, uso 0,22 a 0,25, isso para dar mais segurança no trabalho com o peixe e devido o constante fato do chumbo enterrar na areia
Pesca!!! Paixão de pai para filho.

Offline Ricardo.mrd

• Robalo
    • Ansião - Leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #27 em: 20:54 Terça, 30 de Agosto de 2016 »
Boas

Após umas 10 pescarias com o 0,25 já me sinto muito tranquilo...realmente é outra coisa...uma pesca muito mais prazerosa....

Proximo investimento...1000 mts 0.20mm
1 bobine extra super ultegra xsa
1 bobine extra ultegra xt

Abraço

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #28 em: 21:53 Terça, 30 de Agosto de 2016 »

Ainda bem que foi uma boa experiência a que tiveste ó Ricardo.

Assim já te foste habituando à sensibilidade necessária para ires descendo as medidas das linhas e tirares todo o proveito e o prazer de uma pescaria suave e ao mesmo tempo eficaz e segura.

Força  :fixe:

Offline Ricardo.mrd

• Robalo
    • Ansião - Leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #29 em: 10:44 Quarta, 31 de Agosto de 2016 »
Boas ffgsoares,

Obrigado pelas dicas.....

Ainda tenho aqui uma questão.
Normalmente faço montagens com fio fluorcabono 0,45 de 1 e 2 estranhos que fica ligado ao chicote com clipe rapido.

Na vossa opinião será melhor fazer as montagens no chicote ou fazer montagens à parte?

Estava a pensar fazer a montagens no chicote de 1 estranho, pois como tenho chumbadas com urfe permite-me pescar em opção com 1 estralho ou 2 dependendo do estado do mar.....

obrigado
« Última modificação: 10:59 Quarta, 31 de Agosto de 2016 por Ricardo.mrd »

Offline A_G_A

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
« Responder #30 em: 11:15 Quarta, 31 de Agosto de 2016 »
Eu já usei montagem à parte, mas neste momento é no chicote, com stoper, só para um anzol. Se quiser pescar com dois, o que é raro, coloco urfe.
Cumprimentos
Aníbal Alves

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #31 em: 11:18 Quarta, 31 de Agosto de 2016 »
Boas

Após umas 10 pescarias com o 0,25 já me sinto muito tranquilo...realmente é outra coisa...uma pesca muito mais prazerosa....

Proximo investimento...1000 mts 0.20mm
1 bobine extra super ultegra xsa
1 bobine extra ultegra xt

Abraço

As bobines são compativeis. Os botões é que são diferentes.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Ricardo.mrd

• Robalo
    • Ansião - Leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #32 em: 11:21 Quarta, 31 de Agosto de 2016 »
Então quer dizer que não há compatibilidade..... ou seja, as bobines não são iguais pois os botões são diferentes....
para haver compatibilidade teria de ter 1 botão adicional.....?certo?

Obrigado
« Última modificação: 11:23 Quarta, 31 de Agosto de 2016 por Ricardo.mrd »

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #33 em: 11:21 Quarta, 31 de Agosto de 2016 »
Boas ffgsoares,

Obrigado pelas dicas.....

Ainda tenho aqui uma questão.
Normalmente faço montagens com fio fluorcabono 0,45 de 1 e 2 estranhos que fica ligado ao chicote com clipe rapido.

Na vossa opinião será melhor fazer as montagens no chicote ou fazer montagens à parte?

Estava a pensar fazer a montagens no chicote de 1 estranho, pois como tenho chumbadas com urfe permite-me pescar em opção com 1 estralho ou 2 dependendo do estado do mar.....

obrigado

Todas as situações que falaste são válidas. Normalmente levo para a pesca 5 Bobines, com todas essas opções.
Normalmente no verão pesco com montagens, e no inverno com as mesmas feitas no chicote. Mas como tenho sempre comigo as outras opções, tudo pode mudar durante a pesca, depende do mar, vento, lixo, etc...

Cumprimentos,
José Matos

Offline Ricardo.mrd

• Robalo
    • Ansião - Leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #34 em: 11:24 Quarta, 31 de Agosto de 2016 »
ok Rider

Obrigado pelas dicas....!
Abraço

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #35 em: 11:32 Quarta, 31 de Agosto de 2016 »
Então quer dizer que não há compatibilidade..... ou seja, as bobines não são iguais pois os botões são diferentes....
para haver compatibilidade teria de ter 1 botão adicional.....?certo?

Obrigado

As bobines são compativeis, os botões é que não.
Ou seja, as bobines ( sejam elas do XSA ou do XT ) podes usá-las em qualquer carreto ( XSA ou XT ). Agora se tiveres a usar bobines do XT tens que usar o botão do XT, e vice -versa.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Ricardo.mrd

• Robalo
    • Ansião - Leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #36 em: 11:41 Quarta, 31 de Agosto de 2016 »
Boas Rider,

Entendi....o problema é quando estou a usar os 2 carretos o XT e o XSA. Se pretender mudar de bobines apenas só o vou fazer em 1 carreto.... pois falta-me o botão.....

nada como comprar 1 bobine de cada....

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #37 em: 22:48 Quarta, 31 de Agosto de 2016 »

Eu por acaso à algum tempo que ando a pescar direto no chicote, quando coloco o chicote novo, ponho logo. stoper, pérola, crossbead ou destorcedor, pérola e stoper, por esta ordem, depois na ponta do chicote ato um clip onde penduro a chumbada, se quiser dois anzóis subo um pouco a montagem (puxo os stopers) e coloco uma urfe para o segundo anzol.

Além de que pesco mais rente à chumbada ou subo para pescar mais distante (até um metro ou pouco mais)

Quanto às bobines, se forem compatíveis, tanto podes usar num carreto como noutro, eu uso bobines do XSB nos XSC, por exemplo.

Força nisso  :fixe:

* Tópicos Recentes

Aquário para camarões por nelson sampaio [Hoje às 18:54]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por manuel [23:27 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Procuro Cana chumbadinha por manuel [23:26 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Pesca de outono, parecia que era pequena por miltonleopoldo [23:11 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Iniciação em Surfcasting por FilipePC [18:19 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por joaorick12 [17:54 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Passador fuji lowrider por buldog [14:38 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Alteração revolucionária na nova lei de pesca em águas interiores por tomas mcsky [14:24 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Ajuda iniciação spinning figueira da foz por João Pontes [08:02 Segunda, 20 de Outubro de 2025]

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por Victor Teixeira [16:56 Sábado, 18 de Outubro de 2025]