collapse

Autor Tópico: Montagem Spinning  (Lida 6411 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Montagem Spinning
« em: 02:28 Domingo, 05 de Junho de 2016 »
Boa noite pessoal,

o que me traz por cá hoje é o seguinte, esta tarde fui mandar umas linhas para a praia (estava a mandar do areal) e estava a utilizar a cinnetic explorer seabass 330 e as amostras do colega voron (26gr e 22gr). Linha vai, linha vem e só vinha algas. Quando se aproximou de mim um pescador (também de spinning) e me disse que para a pesca que estava a fazer que era melhor utilizar uma bóia de 40gr com um estralho de 4m metros com um raglout, tudo isto acompanhado dos devidos destorcedores etc.

A montagem seria Destorcedor - Clip - Bóia na linha principal e o estralho ligado ao clip principal com destorcedor na ponta e o raglout.

Achei tudo muito estranho, no entanto como não tinha bóia improvisei e meti uma chumbada de 40gr  e a verdade é que os lançamentos estavam a sair como se fossem flechas, sentia um corricar melhor e não trazia algas, nem prendia tanto nas rochas.

Gostava que me dissessem se este tipo de pesca é normal, se é fiável e se sim, qual a melhor montagem.

Cumprimentos, André Lima.
 

Offline peteo9

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 112
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:50 Segunda, 10 de Agosto de 2015
Re: Montagem Spinning
« Responder #1 em: 02:36 Domingo, 05 de Junho de 2016 »
Dá uma vista de olhos na montagem MMX do Nuno Xavier. não sei se se aplica a ti. Quando corrico costumo-a usar com boião ou chumbada e resulta muito bem, sem enleios etc.
 

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #2 em: 03:00 Domingo, 05 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Dá uma vista de olhos na montagem MMX do Nuno Xavier. não sei se se aplica a ti. Quando corrico costumo-a usar com boião ou chumbada e resulta muito bem, sem enleios etc.

Já conhecia essa montagem mas pensei que não se adapta-se ao "spinning".
Como o colega estava a falar em spinning, fez-me um bocado de confusão.

Muito obrigado.
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #3 em: 10:26 Domingo, 05 de Junho de 2016 »
Pessoalmente sou adepto do quanto mais simples melhor e não me tenho dado mal. Montagem de buldo, linha multi 0.18 ou 0.23, agrafo Vega nº3, encaixa no lado mais fino do bulrag (entretanto aqueles destorcedores que lá vêm foram cortados e mandados para o lixo) estralho 0.46 de 2/2,5 metros na argola do outro lado, raiglou 10,5 ou 12 (depende só de se quero lançar mais longe ou não, com o mais pequeno lança-se mais longe) e siga. Para as amostras e vinis (de 12cm para cima) desencaixo o bulrag e encaixo ou uma ou outra directamente (o peixe não liga ao fio e só vê a amostra)... Simples. Zero problemas.
Opinião: nunca menosprezar os raiglous 10,5/12 muitas vezes dão agradáveis surpresas e são baratos, os vinis de 30 a 50 g de cabeçote com corpo de 12 ou 14 cm também são muito eficazes, amostras de 40g para cima (12cm ou mais) Cores: indiferente... :-) Quando eles lá andam não são esquisitos e pegam em qualquer cor.
 

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #4 em: 08:10 Segunda, 06 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pessoalmente sou adepto do quanto mais simples melhor e não me tenho dado mal. Montagem de buldo, linha multi 0.18 ou 0.23, agrafo Vega nº3, encaixa no lado mais fino do bulrag (entretanto aqueles destorcedores que lá vêm foram cortados e mandados para o lixo) estralho 0.46 de 2/2,5 metros na argola do outro lado, raiglou 10,5 ou 12 (depende só de se quero lançar mais longe ou não, com o mais pequeno lança-se mais longe) e siga. Para as amostras e vinis (de 12cm para cima) desencaixo o bulrag e encaixo ou uma ou outra directamente (o peixe não liga ao fio e só vê a amostra)... Simples. Zero problemas.
Opinião: nunca menosprezar os raiglous 10,5/12 muitas vezes dão agradáveis surpresas e são baratos, os vinis de 30 a 50 g de cabeçote com corpo de 12 ou 14 cm também são muito eficazes, amostras de 40g para cima (12cm ou mais) Cores: indiferente... :-) Quando eles lá andam não são esquisitos e pegam em qualquer cor.

Sim, eu costuma utilizar vinis e raglouts com zagais mas quando estava na praia apareceu um pescador e deu a dica para pescar com a boia. Algo que me surpreendeu pois nunca tinha visto ninguém a fazer spinning de boia. Ainda hoje me faz uma certa confusão, distinguir spinning de boia de pesca a boia. 
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #5 em: 08:42 Segunda, 06 de Junho de 2016 »
A diferença é que no spining com boia (buldo) a boia não pára, serve apenas de peso para conseguir levar a amostra que não tem peso quase nenhum e faz com que ela venha a trabalhar pelo cimo de água. O peso da boia depende da leveza da estrutura e da cana, cana e pesca mais pesadas podem levar boias até 120g à medida que as coisas vão ficando mais leves, linhas e canas o peso pode descer até às 30/40 g. Apesar de parecer uma pesca muito simples e de pequenas dimensões continua a dar excelentes resultados, a nunca prescindir de experimentar... :-)
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Montagem Spinning
« Responder #6 em: 09:07 Segunda, 06 de Junho de 2016 »
A cana que falaste não é a melhor para pescar com buldo por ser curta. Eu acho que deves continuar com os vinis ou amostras rígidas. Se tiver muitas algas, muda de sítio.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #7 em: 16:11 Segunda, 06 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A diferença é que no spining com boia (buldo) a boia não pára, serve apenas de peso para conseguir levar a amostra que não tem peso quase nenhum e faz com que ela venha a trabalhar pelo cimo de água. O peso da boia depende da leveza da estrutura e da cana, cana e pesca mais pesadas podem levar boias até 120g à medida que as coisas vão ficando mais leves, linhas e canas o peso pode descer até às 30/40 g. Apesar de parecer uma pesca muito simples e de pequenas dimensões continua a dar excelentes resultados, a nunca prescindir de experimentar... :-)

Muito obrigado pela explicação colega.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A cana que falaste não é a melhor para pescar com buldo por ser curta. Eu acho que deves continuar com os vinis ou amostras rígidas. Se tiver muitas algas, muda de sítio.

O pescador que se dirigiu a mim disse que a cana servia perfeitamente para este tipo de pesca. Aliás, em termos de lançamentos não estava a perder em muito para a cana dele que era muito maior. Quando a comprei até me disseram que para pescar de pontões e de rocha 3.30 servia lindamente. No entanto, tenho aqui uma de 4.20 e da próxima vou experimentar.
Ele referiu que para pescar com vinis tinha de entrar mais para as rochas o qual o acesso ainda estava difícil e para mandar da areia seria melhor utilizar uma boia e que ultimamente teria saido bem com boia + raglout.


A dúvida que agora me atormenta é a seguinte: Quando é que devo fazer spinning com boia + raglout, zagaia + raglout ou simplesmente com vinis ?

Muito obrigado pela disponibilidade de todos que se prontificam a tirar as duvidas ao pessoal :D
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #8 em: 19:09 Segunda, 06 de Junho de 2016 »
Em princípio a melhor coisa é experimentar sempre... Teoricamente para águas menos fundas é melhor o buldo com raiglou e em águas mais fundas os vinis, porém a prática pode baralhar-te isso tudo... É ir experimentando... depois começa a ser uma questão de fezada... :-)
 

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #9 em: 20:10 Segunda, 06 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em princípio a melhor coisa é experimentar sempre... Teoricamente para águas menos fundas é melhor o buldo com raiglou e em águas mais fundas os vinis, porém a prática pode baralhar-te isso tudo... É ir experimentando... depois começa a ser uma questão de fezada... :-)

Só estava a perguntar porque quando chegar ao local não ter de andar com duas canas visto que aqui me disseram que para pescar com buldo seria melhor uma cana maior.

cumprimentos, André Lima.
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #10 em: 08:23 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Eu nunca levaria duas canas... Se a cana é menor e de menos gramajem levas um buldo mais leve, praticamente há de todos os pesos, por isso é veres com o qual te ajeitas mais talvez 30 g seja um bom peso, isso tens que ser tu a experimentar o que se adequa melhor... Se não lançares 100 lanças 80, não há problema... 
 

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #11 em: 13:32 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu nunca levaria duas canas... Se a cana é menor e de menos gramajem levas um buldo mais leve, praticamente há de todos os pesos, por isso é veres com o qual te ajeitas mais talvez 30 g seja um bom peso, isso tens que ser tu a experimentar o que se adequa melhor... Se não lançares 100 lanças 80, não há problema... 

A minha cana é de 3.30 mt e de gramagem de 40 a 120. Eu estava a lançar um buldo de 40g e estava a conseguir bons lançamentos, da próxima vez vou levar a de 4.20 mt para ver se noto alguma diferença.

O que utilizo é este: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

E queria saber a melhor montagem isto porque quando me deparei com outro pescador ele utilizava: na linha madre um destorcedor com clip ligado ao buldo e um clip com destorcedor ligado ao estralho.
Fez-me confusão por causa dos dois destorcedores da parte inferior do buldo.
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagem Spinning
« Responder #12 em: 15:24 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Fez-me confusão por causa dos dois destorcedores da parte inferior do buldo.
Eu corto logo um destorcedor e depois é a montagem MMX não quero outra coisa  ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #13 em: 15:31 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Fez-me confusão por causa dos dois destorcedores da parte inferior do buldo.
Eu corto logo um destorcedor e depois é a montagem MMX não quero outra coisa  ;)

Não ficara muito pesado para a cana que costumo utilizar ?
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagem Spinning
« Responder #14 em: 15:47 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Fez-me confusão por causa dos dois destorcedores da parte inferior do buldo.
Eu corto logo um destorcedor e depois é a montagem MMX não quero outra coisa  ;)

Não ficara muito pesado para a cana que costumo utilizar ?
Pesado como ??
"born to fish forced to work"
 

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #15 em: 16:17 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Fez-me confusão por causa dos dois destorcedores da parte inferior do buldo.
Eu corto logo um destorcedor e depois é a montagem MMX não quero outra coisa  ;)

Não ficara muito pesado para a cana que costumo utilizar ?
Pesado como ??

Os 40gr do buldo + chumbo de 30gr da mmx ?
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #16 em: 17:04 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A minha cana é de 3.30 mt e de gramagem de 40 a 120. Eu estava a lançar um buldo de 40g e estava a conseguir bons lançamentos, da próxima vez vou levar a de 4.20 mt para ver se noto alguma diferença.O que utilizo é este: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Eu faria o seguinte: na linha principal punha um clip (agrafo de engate) uso os vega nº3 ou 4; engatava à argola da boia (que creio também é da vega) do lado mais fino que é onde tem os destorcedores (que eu corto e deito fora) e do outro lado engatava na outra argola o estralho de uns 2/ 2,5m com uma laçada simples a entrar por dentro e a dar a volta. E pronto é só lançar. No teu caso experimentava outros pesos de buldos pois eu pesco com 60 g com uma cana de surfcasting de 4.50m porque não tenho arranjado de 50g com as quais lanço mais longe e canso-me menos. Quando quiseres experimentar outra amostra ou vinil é só abrires o clip, tirar o buldo e meter a amostra... Não costumo usar mais nada, a não ser que esteja a pescar em sítio muito arriscados e longe e aí meto um fio fusível na ponta para proteger o multi.
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagem Spinning
« Responder #17 em: 17:09 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre



Os 40gr do buldo + chumbo de 30gr da mmx ?
Que confusão estas a fazer, ou usas buldo ou chumbada amigo nunca as duas percebes, montagem MMX presa ao buldo e o estralho com o Raglout

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
"born to fish forced to work"
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rafa

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #18 em: 17:21 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A minha cana é de 3.30 mt e de gramagem de 40 a 120. Eu estava a lançar um buldo de 40g e estava a conseguir bons lançamentos, da próxima vez vou levar a de 4.20 mt para ver se noto alguma diferença.O que utilizo é este: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Eu faria o seguinte: na linha principal punha um clip (agrafo de engate) uso os vega nº3 ou 4; engatava à argola da boia (que creio também é da vega) do lado mais fino que é onde tem os destorcedores (que eu corto e deito fora) e do outro lado engatava na outra argola o estralho de uns 2/ 2,5m com uma laçada simples a entrar por dentro e a dar a volta. E pronto é só lançar. No teu caso experimentava outros pesos de buldos pois eu pesco com 60 g com uma cana de surfcasting de 4.50m porque não tenho arranjado de 50g com as quais lanço mais longe e canso-me menos. Quando quiseres experimentar outra amostra ou vinil é só abrires o clip, tirar o buldo e meter a amostra... Não costumo usar mais nada, a não ser que esteja a pescar em sítio muito arriscados e longe e aí meto um fio fusível na ponta para proteger o multi.

Hoje, vou testar essa. Muito obrigado. Explique-me só porque utiliza o lado mais fino da boia virado para cima.


Amigo Costa, agradeço as suas dicas e esclarecimentos mas ainda sou um bocao maçarico.
A minha questão em relação ao peso é que eu ligo a montagem mmx ao buldo mas na montagem mmx pelo que tinha percebido também esta era composta por uma chumbada.

 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #19 em: 17:21 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Pois, uma montagem possível... Folgo em ver que também mudas o anzol, aqueles que eles trazem não valem nada...
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #20 em: 17:22 Terça, 07 de Junho de 2016 »
escolho o lado mais fino porque ao recolher faz menos atrito, logo tenho de fazer menos força...
 

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #21 em: 17:29 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
escolho o lado mais fino porque ao recolher faz menos atrito, logo tenho de fazer menos força...

Ok, vou testar. Logo dou feedback :D
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #22 em: 17:35 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Creio que da praia será mais difícil, ainda assim está sempre com atenção à volta da tua amostra, sobretudo atrás dela. Muitas vezes vêm-se os robalos a atacar, rabujar a água, salpicar à volta quando ela cai, etc, etc; de cima das pedras vê-se muito bem e é sempre um indicador a ter em conta... Se eles vêm a perseguir a amostra ás vezes acelera-se um pouco e eles acabam por se decidir com medo de a perderem...
 

Offline andre101

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 152
  • Agradecido: 1 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #23 em: 15:42 Domingo, 10 de Julho de 2016 »
Ontem fui para a zona da foz e estava a utilizar buldo + pingalim vermelho e saquei um peixito.
Entretanto, comecei a magicar e como o buldo que uso tem dois destorcedores deu-me na ideia de meter duas linhas uma de 1.5mt com um pingalim grande e a outra com 2mt com pingalim. Será que funciona ? Ou é capaz de enrodilhar tudo ?

Cumprimentos.
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Montagem Spinning
« Responder #24 em: 17:16 Domingo, 10 de Julho de 2016 »
Funciona, embora embrulhe um bocado, mas vai-se desembrulhando. estou convencido que o peixe se atira mais nessas condições porque meto um mais pequeno à frente. Assim parece que o maior 10.5 cm vai a perseguir o mais pequeno 8,5 cm e estimula o peixe a entrar na jogada. Pessoalmente corto os destorcedores que vêm nos buldos e deito-os fora, uso a anilha fixa que lá vem à qual faço uma argola de 0.80. Depois empato um raiglou em cada ponta do mesmo fio 0.46 e empato com uma laçada na argola de modo a deixar um aí 30 cm à frente do outro. Parece-me bom para os estimular quando eles estão preguiçosos...
 

 

* Tópicos Recentes

Finalmente tempo para lá ir por carlosfishcarlos [Hoje às 20:23]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Alexandre81 [Hoje às 20:11]

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [Hoje às 15:19]

Carreto para pesca pião em altura por voron [Hoje às 15:04]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]