collapse

Autor Tópico: Anzóis de haste comprida  (Lida 2683 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marauder

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 507
  • Agradecido: 38 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Anzóis de haste comprida
« em: 15:34 Quinta, 28 de Abril de 2016 »
Tenho uma dúvida sobre a escolha de anzóis que é a seguinte: alguém usa daqueles anzóis com a haste comprida como os que se vêem na foto anexa? Se sim, qual é a razão e as vantagens / desvantagens em relação aos outros (ditos "normais" por mim)?
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
 

Offline ppdionisio

Re: Anzóis de haste comprida
« Responder #1 em: 15:55 Quinta, 28 de Abril de 2016 »
Usei-os já há uns bons anos...

Reza a lenda que são bons para peixes com dentes para que não consigam chegar ao estralho :))... Para as minhocas fazem uma boa apresentação e são usados principalmente para anelideos...

Desde uma noite que perdi 3 peixes por 3 anzóis (2 modelos) terem aberto nunca mais...

Agora só uso Chinu para tudo, e em todas as medidas do nº1 para cima (1/0, 2/0)
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Anzóis de haste comprida
« Responder #2 em: 17:07 Quinta, 28 de Abril de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Reza a lenda que são bons para peixes com dentes para que não consigam chegar ao estralho :))... Para as minhocas fazem uma boa apresentação e são usados principalmente para anelideos...

Esta dito e para umas iscadas de ameijoa tambem é porreiro  ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Anzóis de haste comprida
« Responder #3 em: 18:49 Quinta, 28 de Abril de 2016 »
Só uso esse tipo de anzóis para as amostras tipo raiglou... Ou então, num tamanho muito maior e mais do que um para os safios...
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Anzóis de haste comprida
« Responder #4 em: 19:03 Quinta, 28 de Abril de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Reza a lenda que são bons para peixes com dentes para que não consigam chegar ao estralho :))... Para as minhocas fazem uma boa apresentação e são usados principalmente para anelideos...

Esta dito e para umas iscadas de ameijoa tambem é porreiro  ;)
Mas a lenda também refere, em letras miudinhas próprias dos contratos de seguro, que só em dias em que anda lá peixe!  :sim:  ;D
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: Anzóis de haste comprida
« Responder #5 em: 18:06 Sexta, 29 de Abril de 2016 »
Só uso esses anzóis para pescar com raglous, mesmo para peixes com dentes (tipo dourada) uso uns com alguma haste mas não reta, chaman-lhes anzóis pata de cavalo, vou ver se encontro aqui e meto foto
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline mramos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 209
  • Agradecido: 1 vezes
  • Pesco tudo desde que me convidem :D
    • Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:24 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015
Re: Anzóis de haste comprida
« Responder #6 em: 18:13 Sexta, 29 de Abril de 2016 »
eu uso isso para o sargo ... acho que apresenta melhor e ferra mais dentro da boca para além que os dentes não traçam o fio e podes pescar mais leve.... e se comprares marcas baratas.... sim eles dobram ..... se pescares com marcas melhores para além de espetarem melhor porque são finos não perdes tanto.... é uma questão de gosto e adaptar ao local onde estás a pescar..... VMC são muito bons.... gosto tb dos da mustad .... verdes não me lembro da referência mas são uns que são afiados quimicamente..... são espetaculares a cravar o peixe.
 

Offline mramos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 209
  • Agradecido: 1 vezes
  • Pesco tudo desde que me convidem :D
    • Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:24 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015
Re: Anzóis de haste comprida
« Responder #7 em: 18:16 Sexta, 29 de Abril de 2016 »
são mustad abardeen ultra point os que mais gosto.... mas isto é como tudo.... gostos são gostos.....
 

Offline Jose Costa

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 44
  • Agradecido: 7 vezes
  • A pescaria não vive sem mim
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:02 Sábado, 01 de Agosto de 2015
Re: Anzóis de haste comprida
« Responder #8 em: 18:59 Sexta, 29 de Abril de 2016 »
Eu estou na onda do ppdionisio, para peixe com dentes...
Eu costumo usar desse género de anzóis quando o peixe porco aparece. Foram os que me deram maior eficácia a pescá-los  >:D. Até agora não os pesquei muitas vezes, mas tenho-os sempre na mala, servem só para os dentes não irem à linha.
Como eles nem são esquisitos com iscadas, é só mesmo para morderem o "ferro".
"Pescar não é ter paciência...ter paciência é ter de esperar pela próxima pesca"
--
José Costa
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Anzóis de haste comprida
« Responder #9 em: 11:47 Segunda, 02 de Maio de 2016 »
Eu uso ao robalo já ha mts anos e deram me sempre bons resultados, eu uso da barros e não são caros.
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15509
  • Agradecido: 1055 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Anzóis de haste comprida
« Responder #10 em: 23:31 Segunda, 02 de Maio de 2016 »
Em águas interiores são usados nas abletes/alburnos.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Anzóis de haste comprida
« Responder #11 em: 08:24 Terça, 03 de Maio de 2016 »
À uns tempos encontrei um pescador antigo conhecido que ficou a pescar ao meu lado e ele usava montagens de 3 anzois de aste comprida n8 , na altura fiquei um pouco de pé atrás porque o anzol era um pouco pequeno comparando com os que eu usava, chinu ,1 ou 2, mas.o velhote disse com razão, no tejo ( Algés)não ha peixes assim tão grandes ou pelo menos não com a frequência que gostavamos, para que usar anzois tão grandes ? Conclusão eu fiquei a ver bonés e o senhor apanhou umas quantas sarguetas que devolveu , e dois sargos à volta das 300g ... a explicação dele foi que o peixe engole o isco tão facilmente que quando dá conta já tem o anzol a meio da boca. Têm lógica e é mais fácil de devolver os pequenos também porque a menos que o peixe seja mesmo muito glutão ,a haste fica de fora.
Eu não uso agora nao uso numeros tão pequenos mas também os uso. Tenho também andado a ver videos que a malta da trabbuco faz e realmente em aguas mais paradas eles usam anzois mesmo pequenos. Experimentei e agora quando o mar está muito parado costumo usar , para as minhocas fica uma apresentação mesmo muito porreira mal se nota mas o anzol está la
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Anzóis de haste comprida
« Responder #12 em: 12:02 Terça, 03 de Maio de 2016 »
Anzóis de haste grande para anelídeos e amostra em rio e para peixes dentuças capazes de trilhar a linha.

Quanto aos anzóis dobrarem... algumas referencias de marcas muito conceituadas dobram. Agora vai de cada pescador... eu prefiro que dobrem do que partam, e nas marcas menos top é isso que acontece: não dobram, partem.
E porque prefiro os que dobram? Vou dar o exemplo das carpas: é frequente eu pescar carpas (ou pescava quando o tempo não era escaço) de digamos 2Kg com anzol 0,20 (minúsculo). Este anzol, muito regularmente vinha dobrado e a carpa vinha com a parte rija do beiço presa apenas pela barbela. Se partisse ela ia embora, assim a efetividade era maior.

Agora cada um tem a sua opinião, e fino e resistente existe, mas apenas até certo ponto. Grosso e resistente também existe mas é muito mais notado e custa mais a ferrar. São opções a tomar mediante os vários fatores a que a experiencia em ação de pesca nos vai ensinando.

Abraço
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Anzóis de haste comprida
« Responder #13 em: 12:38 Terça, 03 de Maio de 2016 »
eu para anelideos sempre uso o sasame wormer, que por acaso nada tem a ver com esse da haste comprida, é um anzol fino, gosto deles porque sao faceis de iscar minhocas sem as partir
 

Offline mramos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 209
  • Agradecido: 1 vezes
  • Pesco tudo desde que me convidem :D
    • Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:24 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015
Re: Anzóis de haste comprida
« Responder #14 em: 19:34 Terça, 03 de Maio de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
À uns tempos encontrei um pescador antigo conhecido que ficou a pescar ao meu lado e ele usava montagens de 3 anzois de aste comprida n8 , na altura fiquei um pouco de pé atrás porque o anzol era um pouco pequeno comparando com os que eu usava, chinu ,1 ou 2, mas.o velhote disse com razão, no tejo ( Algés)não ha peixes assim tão grandes ou pelo menos não com a frequência que gostavamos, para que usar anzois tão grandes ? Conclusão eu fiquei a ver bonés e o senhor apanhou umas quantas sarguetas que devolveu , e dois sargos à volta das 300g ... a explicação dele foi que o peixe engole o isco tão facilmente que quando dá conta já tem o anzol a meio da boca. Têm lógica e é mais fácil de devolver os pequenos também porque a menos que o peixe seja mesmo muito glutão ,a haste fica de fora.Eu não uso agora nao uso numeros tão pequenos mas também os uso. Tenho também andado a ver videos que a malta da trabbuco faz e realmente em aguas mais paradas eles usam anzois mesmo pequenos. Experimentei e agora quando o mar está muito parado costumo usar , para as minhocas fica uma apresentação mesmo muito porreira mal se nota mas o anzol está la


eu não uso tão pequenos uso 6... mas é verdade o que o pescador diz... os sargos têm a boca pequena e não desconfiam tanto.
 

 

* Tópicos Recentes

Procuro cana Vega legend sensor 425 aquela de 2019 por soparameenterter [22:57 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Conjunto de spinning para o meu Paizão.... por José Couto [19:44 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por ffgsoares [14:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [09:50 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [07:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [19:10 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [17:08 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Descanse em paz. por Dernios [13:28 Sábado, 18 de Maio de 2024]