collapse

Autor Tópico: Material para pesca ao Robalo - Spinning  (Lida 13501 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Material para pesca ao Robalo - Spinning
« em: 00:02 Terça, 19 de Abril de 2016 »
Boa Noite mais uma vez: gostava de umas dicas em relação à pesca ao Robalo com amostras.

Em relação a cana e carreto para já vou-me manter pelo básico que comprei agora, a cana tem 2,40m mas acredito que já consiga fazer uns bons lançamentos com essa cana, que técnica não me falta.

Em relação às amostras já vi que a variedade é grande e não são nada baratas por isso gostava de algumas indicações para começar a comprar.

Gostava que me dissessem quais aquelas amostras que é fundamental comprar e quais as caracteristicas de mar e luminosidade em que se usa cada uma delas.

Gostava da mesma informação em relação aos vinis e qual a diferença entre os dois.

E já agora qual a linha que acham indicada para esta pesca.

Aguardo pelos vossos conhecimentos e desde já o meu obrigado.

Cumprimentos

Pedro
 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Material para pesca ao Robalo - Spinning
« Responder #1 em: 00:09 Terça, 19 de Abril de 2016 »
Já agora uma cana com acção 100 a 200g não é boa para lançar amostras com 30 ou 40 g (ou menos)?? É que eu na pesca à truta nunca ligava muito a isso e sempre consegui pescar com qualquer tipo de cana...mas os lançamentos também não tinham de ser muito longos pois era em Rio... :)
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Material para pesca ao Robalo - Spinning
« Responder #2 em: 01:17 Terça, 19 de Abril de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa Noite mais uma vez: gostava de umas dicas em relação à pesca ao Robalo com amostras.

Em relação a cana e carreto para já vou-me manter pelo básico que comprei agora, a cana tem 2,40m mas acredito que já consiga fazer uns bons lançamentos com essa cana, que técnica não me falta.

Em relação às amostras já vi que a variedade é grande e não são nada baratas por isso gostava de algumas indicações para começar a comprar.

Gostava que me dissessem quais aquelas amostras que é fundamental comprar e quais as caracteristicas de mar e luminosidade em que se usa cada uma delas.

Gostava da mesma informação em relação aos vinis e qual a diferença entre os dois.

E já agora qual a linha que acham indicada para esta pesca.

Aguardo pelos vossos conhecimentos e desde já o meu obrigado.

Cumprimentos

Pedro

Não sei onde vais pescar, mas os 2.40m parecem-me curtos...agora já é tarde, mas devias ter optado por uma cana de 3m ou de 3.30m caso pesques a partir de pedra..

A questão das amostras dá pano para mangas, há muitas e boas amostras mas não há a milagrosa que dá sempre robalos. Isso depende de muitos fatores, desde a cor das águas, a força do mar, o que andam a comer naquele dia e sobretudo do sitio onde pescas.

De uma forma geral, utilizam-se amostras de cores mais naturais quando as durante o dia e amostras de cores mais berrantes durante a noite.
Dia: azuis, verdes, tipo sardinha, cavala, amostras brancas (lemon back no nascer do dia)
Noite: laranjas, vermelhas, pretas, etc
Ainda em relação às cores, sou da opinião que muitas amostras foram feitas para pescar o pescador..

Outros fatores a ter em conta: estado do mar( se necessitas de uma amostra que agarre mais mar) e a quantidade de água no pesqueiro.
Se o pesqueiro tiver pouca agua: daiwa saltiga ou similar das low cost.
Se o pesqueiro ja tiver alguma agua: Maria angel kiss, lucky craft ou similares low cost.

Quando ja tens mar que te impossibilita usar amostras rigidas, nao tens outra opção a não ser o vinil (não estou a dizer que nao podes utilizar vinis noutras alturas, podes e deves).
Em relação às cores, segue o mesmo principio das amostras rigidas.

Grande diferença entre os dois? A camada de água onde trabalham e a animação.
- Camada de água: os vinis (apesar de poderem trabalham em quase todas as camadas de água) trabalham maioritariamente no fundo.
- Animação: contrariamente às amostras rígidas que trabalham quase sozinhas devido à palheta, os vinis teem de ser animados por ti.
Utilizares vinis ou jerks, determina um bocadinho qual a cana a utilizar...os vinis pedem canas mais rijas e secas.

Inicialmente, aconselhava a utilizares maioritariamente vinis e uma ou duas amostras rígidas...

Em relação à linha, opta por multifilamento...PowerPro, Sufix 832, Haruna seamaster, etc...o pesqueiro é o fator decisivo aqui.
A seguir ao multi, mete um chicote com uns 60cm de fluor ou nylon..


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora uma cana com acção 100 a 200g não é boa para lançar amostras com 30 ou 40 g (ou menos)?? É que eu na pesca à truta nunca ligava muito a isso e sempre consegui pescar com qualquer tipo de cana...mas os lançamentos também não tinham de ser muito longos pois era em Rio... :)

Resposta: Não, não é boa. Além de não conseguires tirar partido da cana, vais dar cabo das costas (não te esqueças que fazes muitos lançamentos numa jornada de spinning)...Se não consegues armar a cana, os lançamentos vão ser relativamente curtos.
Para amostras de 30gr utilizam-se canas 20-50gr...se subires às 40gr, canas 10-60, 20-70..

Espero ter ajudado...também tens por aqui alguns tópicos de iniciação ao spinning que podem esclarecer eventuais duvidas que possas ter  ;)
« Última modificação: 01:20 Terça, 19 de Abril de 2016 por DiogoV »
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Material para pesca ao Robalo - Spinning
« Responder #3 em: 07:51 Terça, 19 de Abril de 2016 »
Obrigado pela resposta. Estou a ver que vou mesmo precisar de uma segunda cana...mas assim também investigo mais e aproveito para comprar logo uma cana em condições para isso. Tem alguma sugestão nesta área das canas? De preferencia abaixo de 150euros?

Esta cana que comprei foi um conjunto (cana/carreto) para experimentar, mas de qualquer forma serve perfeitamente para tirar uns chocos aqui na beira do Rio e para levar quando for fazer umas pescarias ao fundo... mas para o spinning que é a modalidade que me puxa mais vou então fazer por me equipar em condições.

Já agora o multifilamento qual o diametro que aconselha?

Vou aproveitar as dicas das amostras e vinis que me deu para evitar ser "burlado" no momento da compra.

Então se possivel enviem-me sugestões de canas e carretos para spinning, para orçamentos até 150euros cada se possivel.

Cumprimentos e obrigado pela bela resposta.
« Última modificação: 07:54 Terça, 19 de Abril de 2016 por pmartins985 »
 

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: Material para pesca ao Robalo - Spinning
« Responder #4 em: 11:18 Terça, 19 de Abril de 2016 »
Boas companheiro
Em relação ao tamanho da cana depende muito da zona e tipo de pesca que vais praticar, em todo o caso, essa medida no geral é curta
Em relação à ação vais perder bastante no lançamento se usares uma ação tão grande com amostras pequenas, a cana quase não vai dobrar ao que depois não faz o efeito elástico para lançar a amostra.

Canas, como disseste que querias ficar pelo básico tem imensas opções abaixo (muito abaixo) desse orçamento que disseste...
 - Shimano Vegeance ax 3mts 50€
 - Barros Stout 3mts 65€
 - Barros Striker 3mts 85€
 - Cinnetic Cautiva Sea Bass 3mts 115€
 - entre outras

Em relação ao multifilamento, pessoalmente uso um PowerPro 0.19mm, muita gente diz que não é necessário tanto diâmetro

Carreto comprei Shimano Biomaster c5000fb, muito boa qualidade/preço (120€)
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Material para pesca ao Robalo - Spinning
« Responder #5 em: 14:45 Terça, 19 de Abril de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado pela resposta. Estou a ver que vou mesmo precisar de uma segunda cana...mas assim também investigo mais e aproveito para comprar logo uma cana em condições para isso. Tem alguma sugestão nesta área das canas? De preferencia abaixo de 150euros?

Esta cana que comprei foi um conjunto (cana/carreto) para experimentar, mas de qualquer forma serve perfeitamente para tirar uns chocos aqui na beira do Rio e para levar quando for fazer umas pescarias ao fundo... mas para o spinning que é a modalidade que me puxa mais vou então fazer por me equipar em condições.

Já agora o multifilamento qual o diametro que aconselha?

Vou aproveitar as dicas das amostras e vinis que me deu para evitar ser "burlado" no momento da compra.

Então se possivel enviem-me sugestões de canas e carretos para spinning, para orçamentos até 150euros cada se possivel.

Cumprimentos e obrigado pela bela resposta.

Multifilamento entre 0.17 e 0.19...se só pescares em areia podes optar pelo mais fino.
Não é o ser burlado ou enganado, mas é verdade que as amostras são caras...não vou dizer que algumas não valham o dinheiro, mas no inicio vais cometer muitos erros, perder amostras e isso é extremamente desmotivante. Daí te ter dito para optares mais pelos vinis e uma ou duas rígidas..

Em relação às canas e carreto, tens aí um bom plafond para um bom equipamento e ainda te sobra dinheiro...mas vou-te dar um conselho, o spinning é um pau de dois bicos...quando ferras um bom peixe é das melhores batalhas que podes ter mas, por outro lado, as grades também são muitas...é uma pesca muito técnica, um bocado limitada nas condiçoes de mar, com muita grade à mistura, onde é preciso insistir muito e a desistência é um bocado elevada...se queres avançar nesta modalidade, vai em frente, insiste e desejo-te a maior das sortes...se queres só experimentar, não invistas muito dinheiro inicialmente (por vezes até encontras bons negócios em anuncios)...não estou com isto a tentar desmotivar-te, atenção  :fixe:
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Material para pesca ao Robalo - Spinning
« Responder #6 em: 18:19 Sábado, 23 de Abril de 2016 »
Eu sei que o spinning é uma modalidade que requer técnica, mas sabem que o meu fascinio apesar de anda não ter experimentado vem da altura da pesca à truta em que tb utilizava amostra. Pessoalmente prefiro pesca em movimento do que pesca parada. Por isso acho que vou gostar...mas secalhar o melhor é mesmo experimentar com a cana que tenho e depois logo vejo, até porque tenho bastante material lá parado no norte e secalhar até tenho alguma cana melhorzita para isso.
Desculpem a minha ignorância, mas quando se referem a "grades" significa o quê? Perder o peixe ou perder a amostra?
Secalhar estou aqui a dizer uma grande barbaridade eheh.
Cumprimentos
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Material para pesca ao Robalo - Spinning
« Responder #7 em: 18:41 Sábado, 23 de Abril de 2016 »
Percebo perfeitamente o que dizes, é uma luta completamente diferente  :fixe:

Se quiseres experimentar, estás à vontade mas já sabes a nossa opinião sobre isso. Grades é não apanhar nada, o que às vezes leva a desmotivar.
O meu conselho para ti e, já que estás motivado, é adquirires algum material para essa modalidade...se conheceres alguém que também pesca na tua zona tenta perceber o que funciona melhor e quando, como são feitas as recuperações, animações e é insistir que só apanha quem lá vai.
Já tens um bom orçamento, mas gere-o bem porque além da cana e carreto ha mais material a comprar...multifilamento, fluorcarbono para chicote, clips, amostras, bolsa para as amostras, uns vadeadores ou umas jardineiras de neoprene + botas (em função do sitio onde pesques), etc...em função das tuas necessidades, e do sitio onde pesques, faz uma lista de material que depois a malta ajuda-te a escolher  ;)
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Material para pesca ao Robalo - Spinning
« Responder #8 em: 19:17 Sábado, 23 de Abril de 2016 »
É isso mesmo...é outra luta e outra forma de pescar. Já na truta era assim...muitos dias não saia nada e noutros era uma maravilha. Mas prefiro andar e não pescar nada do que passar o dia a olhar para a ponteira da cana e também sem pescar nada eheh...se bem que também gosto de umas pescarias ao fundo junto com amigos, mas sozinho prefiro o spinning que ando mais distraido. Eu também é pelo desporto e pelo gosto de andar na natureza, neste caso na praia.
A zona onde pretendo pescar é para Sul de Troia, já que moro em Setubal. Eu sei que o investimento inicial é grande, mas vou fazer isso, vou sondar o material esta semana e depois já peço uns conselhos aqui ao pessoal :)
 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Material para pesca ao Robalo - Spinning
« Responder #9 em: 10:24 Sábado, 14 de Maio de 2016 »
Ora então bom dia pessoal.

Esta semana vou às compras. Como já tenho um conjunto que adquiri na decathlon (cana + carreto), que já dá para brincar, agora vou investir numa segunda cana, até porque a minha namorada também gosta de brincar e assim ela fica com a outra e eu vou já comprar uma para mim que dê para spinning.

Apesar de ser uma cana grande, quando for com ela quero utilizá-la para pescar ao choco da muralha, depois digam se há algum inconveniente nisso.

A cana acho que já escolhi, acho que vou para a Cana Barros Stout 3.00MT.

O que acham da cana? Será maioritáriamente para pescar ao robalo de spinning com amostra, mas no caso de ir acompanhado ao choco por exemplo estou a pensar usá-la também.

Em relação ao carreto estou a pensar em comprar Shimano Biomaster c5000fb, a não ser que conseguisse algo equivalente ou parecido a um preço mais baixo.

Gostava de saber as vossas opiniões.

Cumprimentos
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Material para pesca ao Robalo - Spinning
« Responder #10 em: 10:36 Sábado, 14 de Maio de 2016 »
Sem querer ser desmancha prazeres do que conheço da zona eu experimentaria também a tal cana de acção 100-200 com um buldo de 100 g e um peixinho raiglou talvez o 10.5 cm porque lança melhor que os maiores...
 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Material para pesca ao Robalo - Spinning
« Responder #11 em: 09:29 Domingo, 15 de Maio de 2016 »
Alguém me pode dizer se para pescar ao Robalo de Spinning a parit da zona de Troia (para sul) se existem pesqueiros especificos ou se começo a percorrer a praia e vou pescando para sul? Ainda não percebi se os robalos costumam estar em locais especificos ou se se vai experimentando e andando até os encontrar?

E já agora porque aconselha a pesca com buldo??
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Material para pesca ao Robalo - Spinning
« Responder #12 em: 10:38 Domingo, 15 de Maio de 2016 »
Nesta altura costuma ser muito rentável, atira-se mais longe e, o mais importante, os robalos adoram os raiglous... Como já disse aconselho os 10,5 pois lançam muito mais longe por fazerem menos atrito, apesar de serem amostras pequenas apanham robalos grandes com facilidade... Sugiro os cinzentos e uns que há agora que são cinzentos com uns tons dourados, tenho tido boas surpresas com eles.
 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Material para pesca ao Robalo - Spinning
« Responder #13 em: 13:28 Domingo, 15 de Maio de 2016 »
Como já deves ter percebido sou iniciante nesta pesca. Não sei se conheces a costa de Troia para a comporta por exemplo. Como perguntei, existem zonas especificas que os robalos gostam ou começo a pescar e vou descendo para sul, insistindo até ter algum toque ou como funciona? Em relação à melhor altura para pescar, do que tenho visto o pessoal pesca mais ao nascer e por do sol certo??
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Material para pesca ao Robalo - Spinning
« Responder #14 em: 08:33 Segunda, 16 de Maio de 2016 »
As alturas melhores para corricar, para mim são o pôr e o nascer do Sol, há quem também pesque de noite mas eu não costumo fazê-lo. A costa de Tróia é de areia e praia o que não é o meu ambiente natural que é a pedra, mas há certas coisas que não mudam locais onde haja coroas de areia com fundões perto são bons assim como lugares onde haja saídas de água doce para o mar (nesta altura a maior parte devem estar secas mas mesmo assim são bons locais). Certo é o seguinte, local onde se apanha peixe uma vez volta a dar peixe, depois é experimentar e tentar o maior número de vezes possível, a coisa mais chata nesta pesca é que podes fazer tudo bem mas se o peixe não estiver lá não apanhas... Por norma não adianta insistir muito no mesmo sítio se os robalos não derem sinal de lá estar, se lá estiverem nota-se sempre... :-) Há uns passarinhos que são as gaivinas/andorinhas do mar que mergulham a apanhar peixinhos (e também as amostras...) por norma são um bom indicador porque se alimentam dos mesmos peixes que os robalos... Movimentos de peixe a saltar ou a agitarem a superfície são outro bom indicador... :-) 
 

 

* Tópicos Recentes

Daiwa ou VEGA por g0ta [Hoje às 12:41]

Okuma por Zagaia [Hoje às 11:19]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Zagaia [Hoje às 11:10]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 00:46]

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [15:19 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]