collapse

Autor Tópico: Os robalos e os meus sapatos de vela  (Lida 648 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Os robalos e os meus sapatos de vela
« em: 19:41 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 »
Boas

Com a devida autorização do autor, mais um escrito.

Inserir Citação (seleção)
Os robalos e os meus sapatos de vela

Agora que chegou o tempo da engodagem aos robalos, não podia de vos passar tempos memoriais de quando haviam robalos em abundancia.
Talvez escrevendo ,consiga um dia pela espada da minha esférografica mudar o destino e voltar a comprar uns novos sapatos de vela..... 


A névoa rasgada em pedaços pela força da madrugada,abria caminho pelo areal, alisado, humedecido, pelas horas da noite passadas na pesca do robalo.

Alinhadas , as barracas de praia, num perfil ordenado pelo vento norte, pingavam de orvalho, sacudido pela mestria das mãos do banheiro Jerónimo, que abria os toldos, abanando-os , despertando-os do sono de uma noite de verão de final de Agosto.

A safra tinha sido boa.Era preciso sermos rápidos agora. Os robalos ,enormes,estavam espalhados pela areia,desordenados,imóveis, numa mistura caótica de areia, sangue e restos de sardinha, que revelavam os despojos de uma batalha que procurava-mos fazer desaparecer rapidamente.O cheiro do frescum do peixe,do mar, desapareceria com a chegada do creme nivea, da sogra,da avó e do menino.O arco pesava.Enquanto os lavava,observava-os, brilhantes, gordos de dorso cinza prata, branqueada pelo areio de onde tinham saido. Eram robalos de areia.Alguns ainda tinham o pulgão vermelho agarrado.Deviam andar atrás da petinga há já alguns dias pelo pesqueiro.Foram surpreendidos pela armadilha e emboscada da engodagem.Tinha-lhes sido fatal

Para mim, moço novo, era o deslumbramento, para Mestre Zé apenas mais uma noite de safra, de trabalho..Vá!! Porque esperas??!Desperto deste torpor, desta cegueira de luz, de sonho e de sentidos, pela ordem do Mestre.- Vai á lota arrematar o cabaz da sardinha para logo!!

Apressa-te, espera pelo ultimo barco.Não te deixes enganar!!

Os movimentos do Mestre, a colocar os robalos no cabaz, não tem poesia, apenas trabalho, suor e pão.Não contempla porque não vê, porque já não ouve.O mar , o vento e o sal, seca-lhe o sentido, a alma fica embutida presa no fundo do ser,até o Inverno chegar e o vento uivar nas frestas dos taipais das artes, resguardadas no casario onde todos se refugiam.

A pesca dá lugar então á memória, ao bater do baralho no tampo de uma mesa de mármore enegrecido pelo fumo, pelo copo que entorna o liquido que a há-de (alma)finalmente libertar.

As noticias daquela pescaria correram céleres.No final de tarde ,tranquilamente, passeio os meus novos sapatos de vela,leves e elegantes como a minha idade.

Na praia cheia de pescadores, piso a areia fina pela estiagem do dia, e soberbo, caminho sob o olhar dos mais velhos porque era eu o segundo homem.O pupilo do Mestre.A vaidade é efémure,a glória é eterna.

Reparo num pescador de meia-idade, no seu material novinho em folha comprado á pressa e aproximo-me....

Autor - Antonio Simões

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

 

* Tópicos Recentes

Cinnetic Raycast III por José Couto [Hoje às 19:37]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [Hoje às 19:34]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [Hoje às 19:26]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [Hoje às 18:47]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [Hoje às 09:33]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [Hoje às 00:06]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Zagaia [10:56 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]