collapse

Autor Tópico: Causas da tragédia na Caparica  (Lida 1523 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14903
  • Agradecido: 627 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Causas da tragédia na Caparica
« em: 13:22 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 »
Boas

Ficam alguns endereços sobre as prováveis causas do acidente na Costa da Caparica e que vitimou seis vidas.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Causas da tragédia na Caparica
« Responder #1 em: 14:15 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 »
Eu até tenho umas "luzes" neste tipo de assuntos e digo já que se as noticias forem verdadeiras, estamos mal, e digo porquê:

1. dizer que "se tivessem os coletes teriam seguramente contribuido para um desfecho menos trágico", é indicador de que quem escreveu o relatório não percebe nada de investigação de acidentes. Isso nunca se pode dizer, porque alguns morreram por hipotermia, pelo menos o que morreu junto a terra. Sendo assim imaginem que tinham coletes e ficavam á espera, se calhar nem 1 se safava.
e se estavam agarrados ao barco qual a diferença de ter ou não colete? o frio não é igual?

O problema é o seguramente, e quem entenda um pouco verá que faz toda a diferença.

2. Aí já não me meto, mas apontar o excesso de velocidade??? e não erro de navegação ou falta de conhecimento/formação em navegação (navegação aqui é orientação). então não faz muito mais sentido ter sido por o barco se ter aproximado demais da costa???

Muito mais haveria a dizer na minha perspectiva, mas de facto nem vale a pena porque é mais do mesmo, não quero julgar mas tem um aspecto amador quando deveria ter sido escrito por profissionais de 1º nível

Já estamos habituados, a mim não me convenceu e já li centenas de documentos desse género, mas elaborados por profissionais, e também já redigi alguns.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Causas da tragédia na Caparica
« Responder #2 em: 14:16 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 »
Esse relatório é no mínimo caricato..... no mínimo....
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Causas da tragédia na Caparica
« Responder #3 em: 15:14 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Como eu disse por aí num outro tópico, acho que é publicidade de muito mau gosto, á nova lei dos coletes...
...se calhar se tivessem os coletes vestidos o barco não se virava...

Depois, excesso de velocidade? passaram nalgum radar da BT ou quê?
Quem lê as noticias fica a pensar que no mar também existe limites de velocidade...
Obvio que a velocidade deve ser adequada às condições do mar e da embarcação, bem como do trajecto que se está a fazer, se é aproado à vaga ou de través...

Aqui, no meu entender, terá sido essa a causa, a navegação paralela à vaga, é sinal que o mar estava navegável nessas condições e foram surpreendidos por uma maior a quebrar que apanha o barco de través.
A proximidade à costa e navegação noturna são, no meu entender, as causas do acidente.

Penso que se deve ter em mente que, o único sobrevivente, era o comandante da embarcação e, apesar de sobrevivente, é também ele uma vítima que decerto terá que suportar esse sentimento de culpa o resto da vida, portanto, deve-se medir bem as acusações que se fazem.

Enfim, lá se venderam os jornais na mesma...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Causas da tragédia na Caparica
« Responder #4 em: 15:27 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 »
Agora suponham que os quatro tripulantes que iam dentro da cabine levavam colete... agora imaginem como é que sairiam de dentro dessa mesma cabine com o colee vestido..... nao saíam! So se tirassem os coletes lol!
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Causas da tragédia na Caparica
« Responder #5 em: 15:28 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 »
nos aviões alguns, é possivel saber a velocidade, nos barcos julgo que não, neste pelo menos.

Há no entanto que colocar a hipótese do testemunho do sobrevivente, mas isso pode não chegar, eu não consigo dar mais valor á velocidade do que ao erro de se terem aproximado tanto da zona de rebentação.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline malena

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 135
  • Agradecido: 7 vezes
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:28 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Causas da tragédia na Caparica
« Responder #6 em: 19:52 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 »
A questão dos coletes é caricata porque agora tudo pode ser evitado com o uso de colete!!! pura burrice!!!
Como já foi dito, e por informações dadas nas noticias, alguns morreram por hipotermia logo o colete de nada lhes valia; se calhar, o que chegou a terra também lá tinha ficado...
Em relação ao excesso de velocidade tenham em atenção que não é usado este termo mas sim velocidade excessiva; são conceito completamente diferentes: excesso de velocidade é quando se ultrapassa o limite fixado por lei (no Mar não existe) e, velocidade excessiva varia de acordo com as condições presentes, ou seja, e transpondo para a circulação rodoviaria, numa estrada com limite de 90km mas que por exemplo, tenha sido derramado oleo, se formos a 89km/h não vamos em excesso de velocidade mas pudemos ir em velocidade excessiva, devido ao oleo.
Em suma com a utilização deste termo, velocidade excessiva, o investigador limpa-se e "consegue" arranjar um motivo para o acidente. É logico que se calhar se fossem mais devagar o barco não tinha virado mas isso são "suponhamos"... a unica pessoa que pode ajudar a encontrar o motivo do acidente será o sobrevivente.
A meu ver e que conheço muito bem a zona, era impossivel eles passarem por onde se diz que iam a passar; é que nem era arriscado era mesmo impossivel!!!! a meu ver teve de haver alguma situação anomala para que eles fizessem aquela rota porque não estou a ver nenhuma pessoa no seu perfeito estado (neste caso o timoneiro) saber que está a caminhar para o abismo e mesmo assim continua em frente.
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 803
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Causas da tragédia na Caparica
« Responder #7 em: 20:05 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 »
Eu por norma não acredito nos media, para os interessados o link do relatório oficial Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]