collapse

Autor Tópico: Que peixe é este?  (Lida 4633 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20234
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Que peixe é este?
« Responder #15 em: 09:59 Segunda, 21 de Março de 2016 »
Normalmente apanha-se em embarcada, de terra nunca as vi tirar.
Cá por cima não são tão vermelhas, são mais claras, tipo rosa.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Que peixe é este?
« Responder #16 em: 11:48 Quarta, 23 de Março de 2016 »
Coisa nova para mim...nunca tinha visto nem tinha conhecimento!!!
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Que peixe é este?
« Responder #17 em: 15:39 Quarta, 23 de Março de 2016 »
É um peixe muito bonito mesmo, e eu tenho uma história engraçada (pobres peixes), com estes malfadados:

Estava eu na minha segunda pescaria de barco com uns camaradas e amigos, e tendo já tirado alguns destes marafados tanto na primeira pescaria como na que estava, cada vez que saia um olhava para ele atónito e desolado.

É que os bichos até davam alguma luta, mas a dado momento paravam e quando os tirava da água estavam mortos. Eu, olhava para eles triste e lá os deitava à água pensando: "Desgraçados, agarram-se tanto à vida e acabam por morrer esgotados... e logo um peixe com cores tão bonitas".

Outro fator que me impressionava eram os olhos... não eram normais, luzidios e cristalinos como os dos outros peixes. Mais pareciam balões, eram realmente estranhos e destoavam com a beleza do bicho.

Após mais alguns não resisti e voltando-me para o meu mentor enquanto lançava mais uma daquelas almas à água disse desanimado:
- "É pá é que não me sai um vivo... lutam todos até à morte, vendem-se caros estes maganos" - ao que ele me responde:
- "É que é uma avaria, rebenta-los todos".

Ora afinal ele dizia que a culpa era minha e referiu ainda:
- "Manivela mais devagar... poupas mais o peixe. Mesmo os bons se não os rebentares ficam melhores".

- "Mas como é isso?" - perguntei.

-" Pá estes peixes, tal como os pargos e alguns outros, têm bexigas natatórias, que não são mais que sacos que enchem ou esvaziam para subirem ou descerem nas pressões, de maneira a ficarem equalizados e resistirem às pressões onde estão. Assim como um nadador com botijas, se os puxas depressa demais, eles não conseguem despressurizar e esse saco acaba por rebentar pois o nele contido expande. Se manivelares devagar isso já não acontece, e poderás libertá-los em condições. Não reparaste já que eles puxam muito para baixo quando os sobes e que depois deixam de dar luta... e quando os tiras parece que têm os olhos rebentados? Pois é disso mesmo".

Pô que grande explicação. A partir dai manivelo mais devagar... não reboco o peixe até cá acima. Mesmo assim ainda há uns quantos que não resistem.

Entretanto, e apesar destes bichos não pesarem quase nada, já me asseguraram que são muito bons para comer, carne muito branquinha e lombos sem espinhas... não sei se assim será, mas da próxima vez que for ao mar trago alguns dos que acabam mal a vida, para experimentar e validar estas afirmações.

Abraço e desculpem a divagação.

 

 

* Tópicos Recentes

Dúvida sobre estralho. por Rider [Hoje às 11:32]

Cana de bóia para mulher por WilsonQuasepescador [Hoje às 02:15]

? acção rápida mas progressiva ? por Madragoa66 [Hoje às 00:30]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]