collapse

Autor Tópico: Comunicado ANPLED - 23 / 01 / 2014  (Lida 4493 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Comunicado ANPLED - 23 / 01 / 2014
« Responder #15 em: 13:18 Segunda, 27 de Janeiro de 2014 »
Essa excepção feita às MT também não entendo ... deve haver ai outros interesses pelo meio. lol
Os 25kg eu sempre pensei que estivesse implicito o numero de pessoas no barco. Ou seja se duas pessoas podiam apanhar 20kg, para fazer os 25kg a terceira pessoa só poderia apanhar 5kg.  Se for só a partir de 4pessoas não faz sentido nenhum... 3 apanharem 30, 4 só 25?? lol
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11238
  • Agradecido: 1645 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Comunicado ANPLED - 23 / 01 / 2014
« Responder #16 em: 14:07 Segunda, 27 de Janeiro de 2014 »
Não sei porque isto vos espanta. Em que mundo vivem???
Tens um país com pessoas a passarem fome, gente desempregada aos magotes, idosos, com cortes brutais nas reformas ( basta juntarem os cortes com a nova lei das rendas e existem idosos que em meses perderam 400 euros da reforma e isto em reformas de mil euros...) Pensem...
E acham estranho este tipo de medidas? Eu não. Por muito que se lute, se julgam que vai ser fácil todo o processo que envolve a pesca lúdica, desenganem-se.
A primeira medida é tentar-se minimizar os danos, porque por mais voltas que se possa dar, por mais argumentações, mesmo cheias de razão, quem legisla não pensa no bem estar comum, pensa em objectivos claros.
Gostava de um dia ver isso mudar, mas de uma forma geral não acredito.
No entanto se os pescadores fossem mais unidos, menos egoístas talvez se pudesse ao menos minimizar um pouco mais estes factos.

O meu conselho é sempre para se precaverem e serem astutos para evitarem multas. O resto vai se tentando lutar, mas sem um apoio global não é nada fácil.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comunicado ANPLED - 23 / 01 / 2014
« Responder #17 em: 14:15 Segunda, 27 de Janeiro de 2014 »
há beneficios dados a muitas actividades de indole profissional como as MT e não são dados a particulares, isso por si só para mim não é assim tão estranho, também dão terrenos á borla para empresas e não dão a particulares, há inumeros exemplos.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Comunicado ANPLED - 23 / 01 / 2014
« Responder #18 em: 14:42 Segunda, 27 de Janeiro de 2014 »
Boas,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essa excepção feita às MT também não entendo ... deve haver ai outros interesses pelo meio. lol
Os 25kg eu sempre pensei que estivesse implicito o numero de pessoas no barco. Ou seja se duas pessoas podiam apanhar 20kg, para fazer os 25kg a terceira pessoa só poderia apanhar 5kg.  Se for só a partir de 4pessoas não faz sentido nenhum... 3 apanharem 30, 4 só 25?? lol

Essa interpretação é o que faz sentido e o que, acredito, que fosse a intenção deles, agora, se não sabem transcrever o que pretendem... não tenho culpa... :join:

Portanto e dentro dos termos da lei:
Pesca embarcada em embarcação particular, limites de captura:
- 10kg + troféu por cada praticante
- 3 praticantes = 10kg x 3 = 30kg + troféus
- Mais de 3 praticantes = 25kg + troféus...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Comunicado ANPLED - 23 / 01 / 2014
« Responder #19 em: 19:40 Segunda, 27 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não sei porque isto vos espanta. Em que mundo vivem???
Tens um país com pessoas a passarem fome, gente desempregada aos magotes, idosos, com cortes brutais nas reformas ( basta juntarem os cortes com a nova lei das rendas e existem idosos que em meses perderam 400 euros da reforma e isto em reformas de mil euros...) Pensem...
E acham estranho este tipo de medidas? Eu não. Por muito que se lute, se julgam que vai ser fácil todo o processo que envolve a pesca lúdica, desenganem-se.
A primeira medida é tentar-se minimizar os danos, porque por mais voltas que se possa dar, por mais argumentações, mesmo cheias de razão, quem legisla não pensa no bem estar comum, pensa em objectivos claros.
Gostava de um dia ver isso mudar, mas de uma forma geral não acredito.
No entanto se os pescadores fossem mais unidos, menos egoístas talvez se pudesse ao menos minimizar um pouco mais estes factos.

O meu conselho é sempre para se precaverem e serem astutos para evitarem multas. O resto vai se tentando lutar, mas sem um apoio global não é nada fácil.


Tens toda a razão no que dizes, estas leis da pesca são um reflexo do país que temos. A história do proteger o ambiente e da utilização sustentável dos recursos é só para enganar os tolos porque os interesses económicos falam sempre mais alto e alguns deles são completamente o oposto de proteger os recursos.
No que diz respeito à união dos pescadores, depende um bocado das zonas do país, dou os meus parabéns à gente da costa vicentina pelo que foram conseguindo com a sua luta. Já aqui para a minha terra não posso dizer o mesmo.
Aqui à uns 14anos atrás proibiram-nos a pesca na zona da praia das Avencas com a desculpa de quererem proteger a zona. Os pescadores na altura fizeram um abaixo assinado e tal, mas quando chegou à altura de se manifestarem em frente à câmara de Cascais, apareceram lá meia dúzia... estava la mais gente da comunicação social do que manifestantes.
Em 2005 as entidades que gerem a área e que queriam tanto protege-la começaram a destrui-la, sendo o que destaco, as recargas de areia nas praias vizinhas que taparam as rochas todas e mataram tudo o que lá estava, colocaram iluminação artificial que parece a de um estádio de futebol e está ligada a noite inteira, criaram condições para levarem para lá mais banhistas durante o verão e esta praia passou de ser a da linha do estoril que estava mais vazia para a que está mais cheia.
Como é óbvio esta zona que era muito rica em biodiversidade ficou com as pedras carecas, as algas e o mexilhão desapareceram etc, e agora em 2012 os biologos muito preocupados com a situação querem aumentar a zona protegida para as praias vizinhas (entenda-se que queriam proibir a pesca também nas praias vizinhas) porque pensavam eles que a culpa disto era dos pescadores e dos banhistas.
A câmara de Cascais fez uma consulta publica sobre isto: 3 reuniões no decorrer de 2012. Na 1ª apareceram apareceram ainda alguns pescadores mas curiosamente não vi lá nenhuma das pessoas que passa a vida a pescar naquela zona e que algumas até para a zona protegida vão.  A segunda reunião era mais virada para os banhistas e surfistas, no entanto poderiam ter aparecido lá pescadores mas os unicos era eu e outro camarada. 3ª reunião em que era suposto ser para toda a gente, e nós pedimos para que os pescadores aparececem  todos, estiveram lá meia dúzia, e ainda por cima nenhum deles é habitual lá estar a pesca nessa zona. A própria ANPLED que ainda apareceu na 1a reunião teve-se nas tintas.   É o egoismo e a falta de união de que falavas...
As propostas de mitigaçao dos impactes negativos da pesca que fizemos e agora a publicaçao do decreto lei com aqueles principios orientadores pode ser que ainda nos safe, mas se depende-se da participaçao dos pescadores locais estavamos bem feitos.

Agora passados 2anos deve estar mesmo a sair a decisao final sobre este processo. Assim que tiver noticias colocarei num tópico à parte a história inteira com fotografias da vergonha que ali se passou e se passa.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11238
  • Agradecido: 1645 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Comunicado ANPLED - 23 / 01 / 2014
« Responder #20 em: 22:21 Segunda, 27 de Janeiro de 2014 »
Não faço ideia do que se passou em Cascais, mas raramente o povo sabe se unir, e ainda mais raramente sabe se unir bem, e com noção do lado da barricada em que está.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comunicado ANPLED - 23 / 01 / 2014
« Responder #21 em: 08:07 Terça, 28 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
raramente o povo sabe se unir, e ainda mais raramente sabe se unir bem, e com noção do lado da barricada em que está
:( :(
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Comunicado ANPLED - 23 / 01 / 2014
« Responder #22 em: 18:59 Quinta, 05 de Março de 2015 »
Onde andará a ANPLED???

Não é um site que consulte muito regularmente, mas a verdade é que ainda agora estava a tentar ver se haviam novidades no site e nada... o site pifou ou a associação cansou-se, ou foi azar e estava em baixo naquela altura???
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11238
  • Agradecido: 1645 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Comunicado ANPLED - 23 / 01 / 2014
« Responder #23 em: 20:21 Domingo, 15 de Março de 2015 »
O Site está em baixo à cerca de 2 semanas. Um problema no servidor, que deverá ter que ser alterado. Está-se a tentar alterar, não sei dizer ao certo o tempo que vai demorar.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline João Borges

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 35
  • Agradecido: 21 vezes
    • Torre da Marinha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:46 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Comunicado ANPLED - 23 / 01 / 2014
« Responder #24 em: 01:25 Segunda, 16 de Março de 2015 »
O site esteve em baixo, devido à migração para outro servidor.

Já está a funcionar.
Posso não pescar nada, mas não deixo de pescar
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Comunicado ANPLED - 23 / 01 / 2014
« Responder #25 em: 07:33 Segunda, 16 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O site esteve em baixo, devido à migração para outro servidor.

Já está a funcionar.
:fixe: :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Nuno.Bombaça

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Agradecido: 2 vezes
    • Amora
    • O prazer da pesca
  • No Pesqueiro desde:
  • 05:12 Quinta, 20 de Novembro de 2014
Re: Comunicado ANPLED - 23 / 01 / 2014
« Responder #26 em: 09:04 Segunda, 16 de Março de 2015 »

 Boas !

 A mim o que mais me indigna é a facilidade com que se falta à palavra dada, mentem, enrolam, voltam a mentir, efim uma cambada de vendedores de banha da cobra.
 Fico por aqui para não entrar em politiquices.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Comunicado ANPLED - 23 / 01 / 2014
« Responder #27 em: 12:05 Segunda, 16 de Março de 2015 »
 :fixe:
 

 

* Tópicos Recentes

Duvidas Isco por Luisuk [20:14 Segunda, 06 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Ricky_Shot [20:01 Segunda, 06 de Maio de 2024]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por soparameenterter [18:53 Segunda, 06 de Maio de 2024]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por duas [15:19 Segunda, 06 de Maio de 2024]

Carreto para Boia/Pião por plainas [14:53 Segunda, 06 de Maio de 2024]

Dúvida sobre estralho. por EricSerra [14:41 Segunda, 06 de Maio de 2024]

Cana Daiwa Tournament Competition Z33 por inc.pt [14:29 Segunda, 06 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por duas [09:44 Segunda, 06 de Maio de 2024]

Okuma por Coutinhoriki [09:07 Segunda, 06 de Maio de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Pepino [08:17 Segunda, 06 de Maio de 2024]