collapse

Autor Tópico: dúvida espessura do fato  (Lida 4142 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline cromozoma

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 42
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:43 Quinta, 18 de Setembro de 2014
dúvida espessura do fato
« em: 19:43 Quarta, 24 de Fevereiro de 2016 »
tenho uma dúvida em relação á espessura do fato que devo escolher para a pesca submarina,

sou novo nestas lides e até agora para experimentar um fato 4/3 de surf tinha de servir. nem é preciso dizer que tinha frio, mais do que 1 hora dentro de agua já não dava. 

decidi que queria mesmo começar a fazer a coisa mais regularmente pois é um desporto que gostei mesmo de fazer.

quero comprar um mesmo proprio para caça e já com o interior em open cell (proprio para caça).

agora compro todo em 5mm ou casaco 7mm e calças 5mm?   7mm não será demais?

a ideia é pescar 95% das vezes pela zona da nazaré e são pedro de moel. e 95% das vezes será no verão pois por aqui é muito raro o mar permitir ir noutras alturas do ano. 

 

Offline BRibeiro

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 72
  • Agradecido: 3 vezes
    • Pico, Açores
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:33 Quarta, 01 de Outubro de 2014
Re: dúvida espessura do fato
« Responder #1 em: 21:05 Quarta, 24 de Fevereiro de 2016 »
O fato de 5mm deve ser suficiente para o que queres, a não ser que sejas muito friorento, aí podes optar pelo casaco de 6 ou 7mm, ou então no verão usas o fato de 5mm e compras um colete para usar no inverno.
Aqui nos Açores como as águas são um pouco mais quentes (verão +/- 23º, inverno +/-16º) uso um de 5mm especial caça
(Cressi tecnica), no verão sinto um pouco de calor na primeira hora de mergulho depois arrefeço e fica melhor, mas também no verão mergulho 2 horas sem fato sem stress :P
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: dúvida espessura do fato
« Responder #2 em: 21:20 Quarta, 24 de Fevereiro de 2016 »
Pois se vais insistir mais no Verão 5mm chega, aí na Nazaré, a temperatura média da água no verão anda entre os 19 e os 21graus. O colete é uma boa opção caso queiras mergulhar em dias frios tal como diz o BRibeiro.

 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5087
  • Agradecido: 385 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: dúvida espessura do fato
« Responder #3 em: 22:16 Quarta, 24 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
na Nazaré, a temperatura média da água no verão anda entre os 19 e os 21graus

Não estarás a confundir Nazaré com Algarve?
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: dúvida espessura do fato
« Responder #4 em: 23:23 Quarta, 24 de Fevereiro de 2016 »
Neste momento a água na praia da nazaré está a 14.4, no verão não chega aos 19?  :o Dados do IPMA
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5087
  • Agradecido: 385 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: dúvida espessura do fato
« Responder #5 em: 23:29 Quarta, 24 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Neste momento a água na praia da nazaré está a 14.4, no verão não chega aos 19?  :o Dados do IPMA

19 no máximo e muito raramente...
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: dúvida espessura do fato
« Responder #6 em: 23:34 Quarta, 24 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Neste momento a água na praia da nazaré está a 14.4, no verão não chega aos 19?  :o Dados do IPMA

Pesco muito por la e mesmo no verão é fria que chegue...não estamos em faro caro colega  :P
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline Francisco Belo

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 232
  • Agradecido: 60 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:55 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: dúvida espessura do fato
« Responder #7 em: 10:23 Quinta, 25 de Fevereiro de 2016 »
Boas cromozoma!

Todas as opções, são válidas. mas sobretudo tens que ser tu a decidir o que achas que é melhor para ti.
Acho que o mais importante é saberes se és friorento ou não. Não à nada pior que querer caçar e ter que sair por já estar gelado.
Eu sei o que isso é e não é nada agradável.
A opção do fato ser todo de 7m/m, já sabes que em principio frio não passas. Mas tens que carregar mais chumbo, para compensar a espessura do fato. Num fato todo de 5m/m, podes compensar com um colete para ficares com o tronco mais quente e no verão com águas mais quentes, andas mais confortável e mais leve.
A outra opção, é como costumo usar, calças de 5 m/m e casaco de 7 m/m. Dá para todo o ano e não andas a levar colete e mais chumbos e vice versa.
Com as calças de 5 m/m ainda tens a vantagem de não ficar com as pernas tão 'enchoriçadas' como ficas com as de 7 m/m.
Espero ter ajudado e se for preciso mais alguma opinião, chuta  ;)
 

Offline cromozoma

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 42
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:43 Quinta, 18 de Setembro de 2014
Re: dúvida espessura do fato
« Responder #8 em: 23:59 Quinta, 25 de Fevereiro de 2016 »
obrigado a todos pelas dicas, já me consigo situar,

pois realmente a agua estar quente por estes lados é raro.

provavelmente irei mesmo por optar por casaco 7 mm e calças 5 mm.

a ideia é comprar em segunda mao o casaco por isso tambem nao ficará muito caro. menos de 50 euros e em bom estado.

vai me dar tempo para poupar mais uns trocos depois e investir no fato ja melhorzinho de 5mm assim ja fico com fato 5mm e um casaco de 7mm para os dias mais frios.

com o casaco so de 7mm em relaçao ao de 5mm tenho de usar muito mais chumbo?
 

Offline Francisco Belo

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 232
  • Agradecido: 60 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:55 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: dúvida espessura do fato
« Responder #9 em: 13:23 Sexta, 26 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
com o casaco so de 7mm em relaçao ao de 5mm tenho de usar muito mais chumbo?

Tem tudo a ver com o fato que compras.
Dou-te um exemplo. O fato que tenho na minha foto de perfil, é todo de 7 m/m.
O último que comprei, como disse é de 7 m/m o casaco e 5 m/m as calças e tive que aumentar 2 kg no cinto.
Tem tudo a ver com a própria espessura e tipo de material com que o fato é construído.
O neoprene dos fatos com o tempo e utilização, vão ficando espalmados e perdem alguma (pouca) espessura. 
 

Offline cromozoma

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 42
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:43 Quinta, 18 de Setembro de 2014
Re: dúvida espessura do fato
« Responder #10 em: 17:38 Sexta, 26 de Fevereiro de 2016 »
2 kg? acaba por nao fazer assim tanta diferença então.

só depois mesmo a testar no mar é que vou conseguir calibrar bem a coisa

devo optar mesmo pelo 7mm e depois logo se ve, antes ter um bocadito de calor que ter frio, e como o investimento nem vai ser grande já da para ir mais descansado por agora e com o entusiasmo de caçar qualquer coisinha depois faço um investimento maiorzinho no fato melhor.  >:D

sou só eu que estou deserto que o mar tenha aqui pela zona dois ou tres diazinhos mais calmos que de para ir caçar entretanto?  ;D ;D
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: dúvida espessura do fato
« Responder #11 em: 18:53 Sexta, 26 de Fevereiro de 2016 »
Eu até e emprestava o meu para experimentares se servisse para veres se te sentes bem com aquilo e se 5mm te chegam para estares confortável... Para mim nunca mais de 5mm e raramente o uso, mesmo no inverno prefiro ir sem fato (talvez por pescar pouco durante o inverno). Melhor dizendo, usava no tempo em que ia todos os fins de semana quase, porque agora chapéu... não dá.

E digo que te emprestava para experimentares porque para mim é muito stressante usar fato. No verão, cá para cima não uso nem nunca senti que precisasse e das vezes que insisti, não me dei bem: só o stress de vestir aquilo me enervava mais do que o proveito que tirava, e ao fim das contas nunca sai por frio.

Já no inverno, das parcas vezes que fui, nunca saí por ser eu a ter frio, se bem que algum desconforto ligeiro me fez equacionar em experimentar um de 3mm, ou mesmo apenas um colete, mas entretanto há muito tempo que não faço pesca submarina e esqueci o assunto. No entanto também nunca fui em dias maus de inverno muito rigorosos por isso... Das vezes que ia assim com mais frio, a malta que costumava ir comigo saia sempre antes que eu desse pelo frio.

Mas isto sou eu, tenho amigos mais friorentos que com fatos de 5mm ao fim de duas/três horas no verão têm que sair.

Para mim é um grande stress vestir aquilo. Já tive dois diferentes e experimentei mais alguns, agora tenho um da nava, calça e casaco, com pêlo felpudo por dentro para escorregar melhor e tudo, e mesmo cheio de sabão farto-me de dizer asneiras, irritar-me e amaldiçoar aquilo tudo. Não sei se é por ser assim mais para o cheinho (acho que não porque quando ia mais vezes era até um jovem mais elegante  ::)), se é por ser desajeitado ou tonto ou o raio, mas na turra do sol, estar a suar já do clima, tentar enfiar aquilo tudo... começo a suar e a sobreaquecer... tenho que entrar na água mesmo meio vestido.

Enfim... também nunca fui lá grande pescador submarino... só às navalheiras, polvos e chocos dava qualquer coisa para a caixa, agora fazer esperas ou mergulhar muito fundo sou fraquito demais... logo quase sempre  à superfície também será normal ter menos frio, digo eu.

Abraço
 

Offline caseblock

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 228
  • Agradecido: 5 vezes
    • Terceira
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: dúvida espessura do fato
« Responder #12 em: 19:23 Sexta, 26 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para mim é um grande stress vestir aquilo. Já tive dois diferentes e experimentei mais alguns, agora tenho um da nava, calça e casaco, com pêlo felpudo por dentro para escorregar melhor e tudo, e mesmo cheio de sabão farto-me de dizer asneiras, irritar-me e amaldiçoar aquilo tudo. Não sei se é por ser assim mais para o cheinho (acho que não porque quando ia mais vezes era até um jovem mais elegante  ::)), se é por ser desajeitado ou tonto ou o raio, mas na turra do sol, estar a suar já do clima, tentar enfiar aquilo tudo... começo a suar e a sobreaquecer... tenho que entrar na água mesmo meio vestido.

Lol, se for um fato em open cell por dentro, com um pouco de gel de duche aquilo veste-se em 30 segundos...
Em relação ao colega k pede opinião, se fosse eu optava por casaco de 7mm e calças de 5mm...e só mais um reparo, ao contrario do que pensa, 2 Kgs a mais no cinto faz mta diferença, ou seja qto menos peso melhor os "rins" agradecem... :-)
 
 

Offline cromozoma

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 42
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:43 Quinta, 18 de Setembro de 2014
Re: dúvida espessura do fato
« Responder #13 em: 20:36 Sábado, 27 de Fevereiro de 2016 »
fogo sem fato é que nao me apanham lá, se com um 4/3 de surf já é o que é entao sem fato congelava antes de fazer o que fosse, muito menos no inverno. se fosse nos açores ou no algarve.

pois fatos com interior open cell com mesmo com gel de banho ou shampoo se nao impossivel.

disse só dos 2 kg porque pensei que pudesse ser uma diferença maior. lá dentro acaba por nao fazer assim uma enorme diferente visto acabar por ficar com flutuaçao quase neutra.

agora deixa me a pensar só é quando é a vir do mar para vir para o carro que em quase todos os sitios onde costumo ir tenho de fazer uma boa subida e sao mais 2 quilinhos para carregar.  ;D :'( ;D

é um robalinho ou dois a menos que posso apanhar para compensar ahahah  ;D ;D ;D
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por B®uno™ [Hoje às 11:34]

Seria um bodiao, arco íris? por Rider [Hoje às 11:30]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]