collapse

Autor Tópico: cola para montagens  (Lida 5591 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: cola para montagens
« Responder #15 em: 22:45 Quarta, 03 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Acabei de postar resposta mas não a encontro aqui..... :o


Viva Ruisargo.

Deve ter sido de eu ter movido o tópico para aqui.

   :-$ :boxe:  :mrgreen: :mrgreen:

 Nas montagens em madres com linhas de medida superior a 0.35, utilizo o nó de oito.
 Nas de medida inferior em linhas normais de nylon , uso duas missangas + cola cyanolit.
 Nas de fluorcarbono as colagens náo aguentam muito esforço, por isso uso um pequeno tubo de plástico com 5 mm + missanga + cola cyanolit, aplicada com um palito.
Recomendo esta cola:


 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: cola para montagens
« Responder #16 em: 23:15 Quarta, 03 de Fevereiro de 2016 »
Já usei algumas, entre elas esta Cyanolit, e todas elas colam bem as micromissangas nas montagens e não atacam as madres em nylon.

Para quem não faz muitas montagens aconselho cola que vem nuns tubinhos de 1g de loctite, é uma embalagem oval que traz 3 tubos, a minitrio.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A UHU também vende cola nessa forma e já usei, é tão boa como a da loctite. Provavelmente feitas na mesma fábrica.

Para quem já usa bastante e quer uma cola que nem com um alicate descolam as missangas, a melhor que já usei, e Klebfix da Wurth. Vende-se em embalagens de 5g e 20g, mas não vos aconselho a irem para as 20g. Por muito boa que seja qualquer cola tende a perder características em contacto com o ar, pelo que há medida que a embalagem for ficando vazia, mais a cola perde as suas qualidades

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Neste vídeo o menor tem 5g. Esta embalagem tem um êmbolo que sobe e desce para abrir e evitar que a cola se acumule e bloquei-e a saída.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: cola para montagens
« Responder #17 em: 23:27 Quarta, 03 de Fevereiro de 2016 »
Super cola do chines e 3 micro missangas comigo funciona  mas uso as montagens apenas 2 ou 3 vezes
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: cola para montagens
« Responder #18 em: 23:52 Quarta, 03 de Fevereiro de 2016 »
Também uso a cola da klebfix.

Quando a tiro de cima da estante fica uma marca branca no sitio onde estava a embalagem :O
 

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12479
  • Agradecido: 806 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: cola para montagens
« Responder #19 em: 03:03 Quinta, 04 de Fevereiro de 2016 »
Eu uso supercola do chinês.
Eu até já quase apanhei um peixe!
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: cola para montagens
« Responder #20 em: 09:20 Quinta, 04 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu uso supercola do chinês.
já começaste a fazer montagens com cola
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline NP300

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 47
  • Agradecido: 2 vezes
    • Alcobaça
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:51 Segunda, 21 de Abril de 2014
Re: cola para montagens
« Responder #21 em: 10:31 Quinta, 04 de Fevereiro de 2016 »
Bom...e porque é de opiniões que esta "casa" vive, aqui fica a opinião de quem ainda não fez sequer uma pesca na qual se use esse "truque", mas que já marcou para dia 17 o seu batismo na pesca embarcada.
Assim e porque após a compra de 2 montagens, percebi que aquilo fica caro e certamente de inferior qualidade áquelas que se podem fazer em casa, decidi eu mesmo fazer as tão esbatidas e dissecadas montagens.
Claro...aprendendo nesta "casa" com quem trata por tu a modalidade de pesca, lá me fiz às lojas com vista a proporcionar alegrias aos vendedores.
Comprei linhas, multi e fluorcarbono, anzois, cross beads, micro missangas, destorcedores com e sem clip, chumbadas e cola xpto.
Pois bem...em fluorcarbono 100% (e de facto...já alguem aqui o escrevera), missangas coladas = missangas descoladas e a dançarem acima e abaixo ao fim de uns simples fincões, mas simples mesmo.
Aqui fica a opinião de um aprendiz de candidato a praticante de pesca embarcada: missangas coladas, não obrigado.
Nó de oito em cima e em baixo, com missanga em cima e em baixo, com o belo cross bead a unir o estralho e siga p'rá Berlenga.
Cordiais cumprimentos e há que pescar.

PS. Ainda tenho que perceber porque é que alguem afirmou (e deve ser alguem que sabe da "poda"), que faz nó de 8 em cima e laçada em baixo. Não percebi bem o que vem a ser esta "laçada" e o porquê da mesma.
Gosto tanto de pescar...muito mais do que trabalhar.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: cola para montagens
« Responder #22 em: 11:32 Quinta, 04 de Fevereiro de 2016 »
Bem, eu já use e não desgostei.

O problema foi que usei super cola 3 em gel e realmente aquilo não colou bem e acabou por descolar ao fim de algum tempo do fio fluoro-coated Gorilla UC4 0.35.

Pensei que fosse por ser em gel e não penetrasse bem nas micromissangas. De qualquer forma também me disseram que apesar de qualquer cola cianocrilato dar e serem todas iguais, tenho por experiência que a super cola 3 não é de facto a melhor, sendo por a da marca loctite (402 ou 412 o lá o que é) muito superior. Agora se dizem que em fluorocarbono é para esquecer... não sei.

Entretanto comprei outra cola numa loja de ferragens, que me parece melhor (pelo menos nas outras coisas que colei lá por casa é muito superior) cuja qual não me lembro a marca, mas tem o mesmo cheiro, consistência e comportamento que a loctite, o senhor da loja recomendou e acho que não me enganou, foi barata (6€ 15gr acho eu) e pelos testes que fiz aguenta-se bem.
Para prevenir colei 3 missangas em vez de uma, e estou em fazer uma montagem com travão feito com fio dental, com uma missanga e colado ao fio a ver se se aguenta melhor (acho que deve ainda ser melhor que missangas e tubos, faço um nó de travão e colo-o à linha no sitio com uma missanga no topo).

A questão dos nós para mim é: não gosto. Manias, vá-se lá saber... Acho que um fio 0,25 fluorocarbono com um nó de 8 (experiência que fiz) fica ai com 1/4 da resistência original... e quanto mais finos forem os fios pior.
Por isso andei a experimentar coisas, desde tubos de chumbo apertados (que quanto a mim ferem um pouco a madre, mas é melhor que o nó), a rabos de porco (que são caros e não são assim tão fiáveis achando-os mesmo piores que os nós), passando por chumbos fendidos e missangas colada...

Acho que o melhor deverá ser mesmo o nó de travão em fio-dental colado... A ver se as condições astrais se alinha e eu possa experimentar para dar o feedback melhor. Ou se alguns de vós puderem fazer os testes que diga alguma coisa.

Abraço.

 

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12479
  • Agradecido: 806 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: cola para montagens
« Responder #23 em: 14:10 Quinta, 04 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu uso supercola do chinês.
já começaste a fazer montagens com cola

Sim. Ainda não as fui experimentar mas já fiz.
Eu até já quase apanhei um peixe!
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19657
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: cola para montagens
« Responder #24 em: 15:27 Sexta, 05 de Fevereiro de 2016 »

 Em montagens de surfcasting com madre 0.45, uso supercola  do chinês, coloco três missangas de cada lado da crossbead e colo as duas de fora de cada lado, costuma aguentar os lançamentos quando está bem colada, uma vez ou outra descola dum lado mas é raro e, partir, nunca partiu.

  :fixe:
 

 

* Tópicos Recentes

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [14:30 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]