collapse

Autor Tópico: carta para embarcada  (Lida 11147 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
carta para embarcada
« em: 11:45 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Boas pessoal

Não sei bem se e o local correto para este post, mas aqui vai
Alguem me pode informar onde e a melhor forma de tirar a carta e qual a melhor opção

Estou a pensar em comprar um barco para pesca desportiva, para pescar com os meus familiares, agora e o  seguinte o meu cunhado que me ira acompanhar nestas pescarias tem embarcação
de pesca profissional, encartado ora então para mim serviria uma carta para 6 a 7 milhas da costa para quando ele não estiver poder ir a pesca e quando estiver poder ir até as 25 milhas
podem me indicar na zona norte a melhor forma de fazer ja que eu trabalho embarcado.
e ja agora alguns sites de venda de embarcações cabinadas para venda alem dos atuais olx,

obrigado.
A pesca e uma terapia
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: carta para embarcada
« Responder #1 em: 12:12 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Boas

Amigo João, eu sou encartado como Patrão Local, e primeiro tirei só de marinheiro, mais recentemente é que tirei de Patrão e foi sempre na Navileme, conheço pessoalmente o Comandante que ajudou, se quiser saber os preços fale que me conhesse do Alexandre da oficina que pode ser que ajude alguma coisa.

Eles a pouco tempo davam cursos no Porto e Esposende agora não sei.
Telefones : Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre / Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Boas pescas

O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 750 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: carta para embarcada
« Responder #2 em: 12:21 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
João quando chegares podes te informar na Capitania da Povoa e na Forpescas tambem te devem saber dizer  ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline sz5qbj

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ilha Terceira - Açores
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:31 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: carta para embarcada
« Responder #3 em: 17:37 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Pessoal, a carta de marinheiro actual não tem nada a ver com a antiga carta.

Se te queres aventurar no mar tira já a carta de Patrão Local.

Carta de Marinheiro:
Navegação diurna
Distância máxima de 6 milhas de um porto de abrigo e 3 milhas da costa
Embarcações até 7 metros de comprimento e 60 cv (45 kW) de potência (para menores de 18 anos, embarcações até 5 m e 30 cv)
Motas de água sem limite de potência (idade mínima 16 anos)

Carta de Patrão Local:
Requisitos
Idade mínima 18 anos
Escolaridade mínima obrigatória com referência à data de nascimento do candidato
Não é necessária a frequência prévia do curso de Marinheiro (pagas mais um x e levas patrão local directo)
Navegação diurna e nocturna de embarcações de recreio
Distância máxima de 10 milhas de um porto de abrigo e 5 milhas da costa
Sem limite de comprimento e de potência da embarcação

Atenção à classe que vais registar a tua embarcação, consoante a classe poderá ser obrigatório ter um rádio VHF, o que te obriga a ter a licença do mesmo (tem cursos de patrão local que já a incluem, caso contrario tiras à parte), caso compres uma embarcação que já tenha um VHF retira-o se fores com o barco para a água e não tiveres a referida licença pois se fores inspecionado no mar por uma patrulha da PM levas multa mesmo que não o utilizes o facto de teres um obriga-te a teres licença.
Pescar ou não pescar, esta é a questão...
(De William Shakespeare versão pescador)

Abraço,

Harish
 

Offline João Pontes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 546
  • Agradecido: 55 vezes
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: carta para embarcada
« Responder #4 em: 17:48 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
O teu cunhado ? Leva antes um que se chama João como tu. (cof cof)  ;D ;D ;D ;D
Agora a falar a sério, informa-te na Capitania e depois tens no Porto e Esponsede.
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: carta para embarcada
« Responder #5 em: 18:52 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pessoal, a carta de marinheiro actual não tem nada a ver com a antiga carta.

Se te queres aventurar no mar tira já a carta de Patrão Local.

Carta de Marinheiro:
Navegação diurna
Distância máxima de 6 milhas de um porto de abrigo e 3 milhas da costa
Embarcações até 7 metros de comprimento e 60 cv (45 kW) de potência (para menores de 18 anos, embarcações até 5 m e 30 cv)
Motas de água sem limite de potência (idade mínima 16 anos)

Carta de Patrão Local:
Requisitos
Idade mínima 18 anos
Escolaridade mínima obrigatória com referência à data de nascimento do candidato
Não é necessária a frequência prévia do curso de Marinheiro (pagas mais um x e levas patrão local directo)
Navegação diurna e nocturna de embarcações de recreio
Distância máxima de 10 milhas de um porto de abrigo e 5 milhas da costa
Sem limite de comprimento e de potência da embarcação

Atenção à classe que vais registar a tua embarcação, consoante a classe poderá ser obrigatório ter um rádio VHF, o que te obriga a ter a licença do mesmo (tem cursos de patrão local que já a incluem, caso contrario tiras à parte), caso compres uma embarcação que já tenha um VHF retira-o se fores com o barco para a água e não tiveres a referida licença pois se fores inspecionado no mar por uma patrulha da PM levas multa mesmo que não o utilizes o facto de teres um obriga-te a teres licença.


Tambem concordo se posso  tirar logo a de patrão local será melhor,em relação a classe sera para as 25 milhas se não estou em erro sera classe 3
ja tinha ouvido falar na Navileme mas pensei que tivesse encerrado,

Alexandre se la for concerteza menciono seu nome obrigado,

João quando eu comprar porque a questão e so mesmo quando pois esta na minha idea a muito tempo,e encontrar uma coisa boa um bom negocio
iremos fazer umas pescas
A pesca e uma terapia
 

Offline fukuy

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • "Nunca vires as costas ao Mar"
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:39 Quarta, 08 de Janeiro de 2014
Re: carta para embarcada
« Responder #6 em: 20:25 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Naqueles site de cupões de desconto costuma haver bons preços tanto para a carta de marinheiro com de patrão local. Pesquisa na groupon, letsbonus, goodlife. Vi nesses sites a carta marinheiro a 99€ e patrão a 299€. C:-)

cumps
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: carta para embarcada
« Responder #7 em: 20:41 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Eu andei no ano passado e no anterior, a passar por esse processo...
Tinha um topico no sdp onde abordei essas questões.

Primeiro, tirar a carta: (no norte não conheço e não posso ajudar)
- quais os melhores locais, relação preço/feedback de pessoas que lá tenham passado.
- patrão local sem dúvida e se está com ideias das 25 milhas, terá depois de tirar patrão de costa, mas atenção, tem de aguardar 1 ano após exame do patrão local.
- para essas distâncias, tem de ter radio e carta de operador radio, pode tirar tudo incluido no patrão local como já foi dito.


Barco, foi o passo seguinte.
Primeiro defini bem os parametros que pretendia, a nível de dimensões materiais e equipamento.
É importante não desviar do pretendido senão, não consegue obter bons comparativos de preço.
A comprar usado, a maior preocupação será sempre o motor... se não andou no limite, se foi bem "tratado" (limpo sempre, o sistema de refrigeração, com agua doce após utilização) e se fez as revisões recomendadas pelo fabricante.
Os motores de injecção com centralina, já permitem obter relatórios super completos da vida do motor, quantas horas andou a que regime de rotações, revisões, etc..

No meu caso, as caracteristicas pretendidas eram:
- fibra
- não ultrapassar 6m de comprimento (pois muda o valor anual de marina na Nazaré)
- motor 4 tempos
- semi-cabinado para armazenar tralha

Acabei por fazer negocio com um fibramar 550 semi-cabinado, com motor Honda 90cv 4T e fiquei muito satisfeito com a compra.
Depois tive de comprar gps, sonda e mais tarde meti mais uma bateria, comutadores e afins.

Na altura não liguei à classe do barco e rápidamente verifiquei que a classe 5 que adquiri não chegava para o que pretendia, então mudei para a 4...
Tive de adquirir balsa, foguetes para-quedas, pote fumo, radio vhf, declaração da marca fibramar em como aquele modelo está apto à classe 4 e fazer a vistoria da capitania.

Agora tá tudo em ordem, foi muito dinheiro gasto e se calhar agora teria feito algumas coisas diferentes, mas estou muito satisfeito e tenho de confessar que me dá um prazer imenso sair para o mar, mesmo sozinho, ao comando de uma embarcação...

O próximo passo será o patrão de costa... ::)

Boa sorte com o processo. :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: carta para embarcada
« Responder #8 em: 09:14 Quinta, 23 de Janeiro de 2014 »

E isso ai Beto,

em questões de embarcação será cabinada com guarda patrão porque como eu disse ando embarcado então ficará em marina
 o barco sera de 5,5m ate 7m  metros não mais do que isso, a classe sera  a classe 3 e com todos os despositivos de segurança e mais alguns  porque assim manda a patroa C:-) C:-)
So assim consigo que me deixe entrar numa embarcação,
então sera de carta de Patrão de local porque para mais milhagem tenho o meu cunhado encartado com patrão de costa e assim ja gozo do barco para outras pescarias

obrigado pessoal assim que chegar irei me informar na Navileme e escola de pesca e capitania,
A pesca e uma terapia
 

Online malena

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 135
  • Agradecido: 7 vezes
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:28 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: carta para embarcada
« Responder #9 em: 00:40 Sexta, 24 de Janeiro de 2014 »
Boas.
Se ainda não comprou a embarcação atenção que: ou compra já registada em classe 3 ou tem de ter cuidado com os certificados de conformidade porque até 7 metros existem muitas embarcações que não podem ser registada em classe 3, tendo como limite a 4. Abaixo dos 6m, existirão muito poucos que permitam.
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: carta para embarcada
« Responder #10 em: 19:52 Sexta, 24 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas.
Se ainda não comprou a embarcação atenção que: ou compra já registada em classe 3 ou tem de ter cuidado com os certificados de conformidade porque até 7 metros existem muitas embarcações que não podem ser registada em classe 3, tendo como limite a 4. Abaixo dos 6m, existirão muito poucos que permitam.

Malena
Ainda estou em pesquisa mas a intenção e de comprar ja registrada em classe 3 e com os despositivos necessarios,e equipamentos de eletronica, tambem no caso levarei mecanico comigo.
A pesca e uma terapia
 

Offline marcote

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 44
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:28 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: carta para embarcada
« Responder #11 em: 17:23 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014 »
Na formar nao dao formacao para estes cursos, e na capitania pouco te vao informar. Ha varias escolas que dao formacao para navegador de recreio, tens que ver quais as que sao credenciadas,  no norte tens em esposende e leca. Se ainda nao tens nenhuma e melhor tirar logo a de patrao local e passar a de marinheiro.
 

Offline marcote

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 44
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:28 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: carta para embarcada
« Responder #12 em: 17:31 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014 »
E outra coisa joao, as cartas de pesca profissional nao sao validas para embarcacoes de recreio e vice versa, espero ter ajudado.
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: carta para embarcada
« Responder #13 em: 11:32 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E outra coisa joao, as cartas de pesca profissional nao sao validas para embarcacoes de recreio e vice versa, espero ter ajudado.


Esta não sabia então terei que analizar bem para poder usufruir do barco,
pensei que a de pesca profissional desse para embarcada,

obrigado pela informação e irei ver primeiro em esposende para tirar a carta de patrão local.
A pesca e uma terapia
 

Online malena

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 135
  • Agradecido: 7 vezes
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:28 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: carta para embarcada
« Responder #14 em: 14:25 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E outra coisa joao, as cartas de pesca profissional nao sao validas para embarcacoes de recreio e vice versa, espero ter ajudado.


Esta não sabia então terei que analizar bem para poder usufruir do barco,
pensei que a de pesca profissional desse para embarcada,

obrigado pela informação e irei ver primeiro em esposende para tirar a carta de patrão local.

Esta situação não é taxativa porque quem for habilitado com pelo menos carta de Arrais, pode pedir equivalencia para a de patrão local, salvo erro.
 

Offline marcote

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 44
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:28 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: carta para embarcada
« Responder #15 em: 17:52 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 »
Negativo. Nao equivale,  mesmo que por ventura tivesses a carta de mestre de largo pescador, que e a carta final na mestranca na pesca profissional, continuas a nao estar habilitado a conduzir embarcacoes de recreio. Assim como se tiveres a carta de patrao de alto mar para recreio nao estas habilitado a conduzir embarcacoes profissionais.
Sao duas areas diferentes.
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: carta para embarcada
« Responder #16 em: 13:07 Terça, 04 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E outra coisa joao, as cartas de pesca profissional nao sao validas para embarcacoes de recreio e vice versa, espero ter ajudado.


Esta não sabia então terei que analizar bem para poder usufruir do barco,
pensei que a de pesca profissional desse para embarcada,

obrigado pela informação e irei ver primeiro em esposende para tirar a carta de patrão local.


Esta situação não é taxativa porque quem for habilitado com pelo menos carta de Arrais, pode pedir equivalencia para a de patrão local, salvo erro.


O meu cunhado e abilitado com patrão de costa carta profissional
vou me informar na capitania

A pesca e uma terapia
 

Online malena

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 135
  • Agradecido: 7 vezes
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:28 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: carta para embarcada
« Responder #17 em: 21:42 Terça, 04 de Fevereiro de 2014 »
n
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Negativo. Nao equivale,  mesmo que por ventura tivesses a carta de mestre de largo pescador, que e a carta final na mestranca na pesca profissional, continuas a nao estar habilitado a conduzir embarcacoes de recreio. Assim como se tiveres a carta de patrao de alto mar para recreio nao estas habilitado a conduzir embarcacoes profissionais.
Sao duas areas diferentes.

Eu quando falo/escrevo costumo ter a certeza do que afirmo, principalmente, quando coloco em causa o que terceiros dizem!!!!!
Assim mais uma vez lhe digo que a carta de arrais de pesca equivale a patrão local, mestres costeiros a patrão de costa e mestres do largo a patrão de alto mar.
De qualquer forma e como parece que o sr tem a certeza do que afirma basta os que têm duvidas procurarem a legislação que está lá escarrapachado as equivalencias.
Atenção que apesar dos habilitados com cartas profissionais terem equivalencia a cartas desportivas o inverso não se passa.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: carta para embarcada
« Responder #18 em: 01:21 Quinta, 06 de Fevereiro de 2014 »
O melhor mesmo é o amigo joão dar um pulo á capitania.
Não perde nada e não vá ter havido alguma alteração .
Nada como na presença.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

 

* Tópicos Recentes

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Rider [Hoje às 11:34]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [Hoje às 11:28]

Finalmente tempo para lá ir por duas [Hoje às 08:44]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]