collapse

Autor Tópico: mar da eriçeira  (Lida 1235 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
mar da eriçeira
« em: 21:55 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
Mar da Eriçeira situado a 42 km da minha area de residência,tornou-se por motivos de logistica(bons acessos,e até á bem pouco tempo um mar produtivo em termos de capturas )o meu lugar preferido.Ultimamente parece padecer de um mal que assola os mares no tipo de pesca que praticamos(escassez de peixe).
Por isso entendo eu (errado?se calhar sim.)que cada vez mais há que estar mais atento á nossa postura tanto em açção de pesca como na utilização de materiais de qualidade.
Utilizar canas com um minimo de 3m leves e robustas,carretos idem aspas.Nas montagens hoje em dia é comum o uso das crossbead,para que os nós não tenham desgaste ou entrem nos furos das crossbead e possam dar origem a que os estralhos enrolem na madre, utilizo as micromissangas,o uso de fluocarbonos de qualidade permite baixar o diametro,fica ao critério de cada um esse diametro,mas em diversos quanto mais fino.............
Os anzois limitei-me aos sasame (diversos)gokuboso,yamane,d-point.
Pesca rapida e facil utilizo gokuboso,mais dificeis onde seja necessario uma ferragem mais eficiente os d-point ou yamane.Engraçado os d-point em conversa com um amigo que me dizia maravilhas deles comprei usei e gostei um poder de ferragem muito bom .Recomendo ao pessoal que vá pela primeira vez ao mar da Eriçeira levar chumbadas pesadas pois ali apanham-se aguagens muito fortes.Quem me conhece sabe que não gosto nem pesco sentado,a meu ver um pescador sentado e muitas vezes com a cana assente nos bordos do barco,é quase certo que no final do dia vai dizer (que o lugar que lhe calhou em sorteio era mau e não tinha peixe,tambem acontece,mas não acho que seja a postura correta para o sucesso do dia partindo do pressuposto que há peixe no pesqueiro.Outra situação que é usual ver,pescadores com as ponteiras praticamente dentro de agua,claro que tambem apanham peixe,mas em pescas dificeis que haja necessidade de controlar a nossa pesca,nessa posição torna-se dificil.A minha intenção é alertar para corrigir alguns erros que possam melhorar as nossas perfomances.Malta ajudem a completar ou corrigir alguma gafe da minha parte.

cumpts
Manuel Matos
« Última modificação: 11:27 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 por Zé Maria, Motivo: Limpar espaços »
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: mar da eriçeira
« Responder #1 em: 22:11 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
Quando a coisa não dá há que rever amigo Manuel.
Já é de valor questionares as pescas feitas e equacionares soluções.

Um abraço.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: mar da eriçeira
« Responder #2 em: 22:46 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
Só tenho a dizer que para combater a escassez de peixe há que usar fios grossos e material o mais barato possível.

Manel, domingo não posso, aliás nem sábado. Amanhã falamos.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19446
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: mar da eriçeira
« Responder #3 em: 20:27 Quinta, 23 de Janeiro de 2014 »

 É assim mesmo amigo Manel, o pescador tem de ser observador e praticar uma pesca ativa, com a escassez dos nossos amigos escamudos há que ser ativo e inventivo para tirar algum proveito da nossa pesca!

 Um abração e tudo a correr bem contigo! :fixe: