collapse

Autor Tópico: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos  (Lida 9890 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19444
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #30 em: 22:44 Terça, 27 de Setembro de 2016 »

 Não tens que pedir desculpa companheiro Zé Carlos e nem é off tópic, o tópico era de chumbadas e estes vídeos referem a espessura de linhas, mas as conversas são como as cerejas (vão mudando de côr conforme amadurecem  :join:)

 No entanto digo-te que as bobines match parecem baixas mas levam muita linha e, tudo o que seja acima de 250 metros é mais que bastante para lançamentos longos (como eu os entendo, claro.) quando pescamos se fizermos lançamentos de 100 metros já considero um ótimo lançamento, poucos pescadores devem lançar muito mais do que isso, é minha opinião que acima de 120/130 metros está ao alcance de muito poucos, logo as bobines baixas levam em média 250/300 metros de linha aí 0.18/0.20, tem ali linha mais que suficiente.

 Aqui sentado a divagar até lanço uns quantos metros :join: mas lá, junto ao mar de cana na mão com a chumbada pendurada, a isca ou as iscas penduradas é que são elas, experimentem colocar-se numa baliza de futebol e lancem de modo a ultrapassar a outra baliza aí 50 ou 60 metros, ficamos bem pequeninos :join:

 É também só a minha opinião, ok!

  :join:
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #31 em: 23:13 Terça, 27 de Setembro de 2016 »
também compartilho exactamente da tua opinião

com a chumbada pendurada é que são elas

já pesco á muitos anos tenho 48 desde miudo que dou banho a minhoca

fiz cerca de 10 anos de pesca embarcada e apeada esporadicamente

tive que abdicar da embarcada por motivos de doença

como o bicho não me larga ando a fazer uma reciclagem (aprendizagem) ás novas tecnicas e a tentar compreender melhor as formas e os metodos

estagnei no 0,40/0,45mm  estou a tentar assimilar os 0,16/0,20 que todos vocês falam na maior descontra e que para mim não passavam de estralhos


comprei uma bobine 300m de 0,20 e outra de ,0,25 flomax king power e coloquei num carretinho que adquiri na decatlhon (daiwa ninja 4000a) fui fazer uns lançamentos á noite a santo amaro de Oeiras e fiquei com a sensação se me toca-se um peixe de kg me iria levar o resto da linha que ficou no carreto que foi sensivelmente a olho cerca de metade 150/170 m
fiquei surprendido com a leveza e trabalhar do material, como por motivos de força maior vou ter que enverdar por esse caminho ando a estudar e a aprender
« Última modificação: 23:15 Terça, 27 de Setembro de 2016 por ze carlos »
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #32 em: 23:56 Terça, 27 de Setembro de 2016 »
como não dá para modificar a mensagem anterior!

esqueci-me de dizer a cana de conjunto com o carretinho foi a vega razor telescopica 4,50m

material baratinho e levezinho

apanhei duas sarguetas que devolvi ao mar
Abraço
 

Offline João Glória

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 309
  • Agradecido: 46 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:15 Quinta, 01 de Agosto de 2019
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #33 em: 01:43 Terça, 28 de Junho de 2022 »
Desculpem desenterrar o topico mas a titulo experimental ando a desenvolver uns moldes com base em estudos aerodinamicos.

Até agora fiz 4 moldes.

Esta é uma "gota" de perfil de asa simetrico NACA


Esta é uma cópia modificada da famosa NARDI X italiana que dizem ser a melhor chumbada de lançamento do mundo (dizem nao confimo nem desminto)


Esta é outro perfil aerodinamico NACA mas nao simetrico  com um centro de massa descentrado. Em teoria poderá ajudar a que a chumbada nos ultimos metros nao caia tanto a pique.


Esta é a mais complexa de todas em que utilizei um perfil NACA nao simetrico mas trata-se um perfil instavel que so tem voo em velociades altas


Todas elas entre as 126 e 139g

Ainda estou em fase de testes e fabricação. Depois dou feedback.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, Xenas

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]