collapse

Autor Tópico: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos  (Lida 9937 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #15 em: 23:29 Domingo, 03 de Janeiro de 2016 »
Eu acho que isto das chumbadas que permitem alcançar maiores distancias é um bocado relativo e não podemos olhar só para a sua aerodinâmica.

A chumbada da foto 2, muito utilizada pelos nuestros hermanos, é a melhor das 3 em termos aerodinâmicos. Mas será que é a que atinge maiores distancias? Depende.
Este tipo de chumbadas mais fusiformes, com um corpo mais longo, tem uma distribuição de massas ao longo do corpo para equilibrar e voar melhor, mas não é concentrada em redor do centro de massa. Para se tirar partido delas, convém incutir bastante velocidade no lançamento...ter técnica no lançamento é quase um requisito.

Agora, para quem lança por cima da cabeça acho muito melhor uma chumbada que tenha uma concentração de massa em redor do seu centro de massa. Já não precisam de tanta velocidade para voarem melhor e, dada à sua distribuição de massas, fixam melhor (é este o motivo pelo qual os caramelos e chumbadas de bola fixam melhor do que as piramides).

Posto isto, se são estas chumbadas que permitem atingir mais distancia? Não, as outras fusiformes são claramente melhores nesses aspectos.
Se são melhores para quem lança por cima da cabeça? Claramente...unicamente por conseguirem tirar partido delas, não necessitando de tanta velocidade no lançamento.

Vou dar o seguinte exemplo:
Um pescador lança por cima da cabeça com duas chumbadas diferentes: um caramelo e um torpedo com estrias. Em ambos os lançamentos tudo é igual, excepto as chumbadas.
Será que vai atingir maior distancia com o torpedo por ter melhor aerodinâmica? Ou será que atingirá uma melhor distancia com o caramelo por conseguir tirar partido da configuração deste? Deixo a pergunta.

De qualquer das formas e, voltando ao tópico, acho que os bicos de patos são os que juntam o melhor dos dois mundos: bom voo e fixação.
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline André Fernandez

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 241
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:51 Segunda, 05 de Outubro de 2015
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #16 em: 00:31 Segunda, 04 de Janeiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu acho que isto das chumbadas que permitem alcançar maiores distancias é um bocado relativo e não podemos olhar só para a sua aerodinâmica.

A chumbada da foto 2, muito utilizada pelos nuestros hermanos, é a melhor das 3 em termos aerodinâmicos. Mas será que é a que atinge maiores distancias? Depende.
Este tipo de chumbadas mais fusiformes, com um corpo mais longo, tem uma distribuição de massas ao longo do corpo para equilibrar e voar melhor, mas não é concentrada em redor do centro de massa. Para se tirar partido delas, convém incutir bastante velocidade no lançamento...ter técnica no lançamento é quase um requisito.

Agora, para quem lança por cima da cabeça acho muito melhor uma chumbada que tenha uma concentração de massa em redor do seu centro de massa. Já não precisam de tanta velocidade para voarem melhor e, dada à sua distribuição de massas, fixam melhor (é este o motivo pelo qual os caramelos e chumbadas de bola fixam melhor do que as piramides).

Posto isto, se são estas chumbadas que permitem atingir mais distancia? Não, as outras fusiformes são claramente melhores nesses aspectos.
Se são melhores para quem lança por cima da cabeça? Claramente...unicamente por conseguirem tirar partido delas, não necessitando de tanta velocidade no lançamento.

Vou dar o seguinte exemplo:
Um pescador lança por cima da cabeça com duas chumbadas diferentes: um caramelo e um torpedo com estrias. Em ambos os lançamentos tudo é igual, excepto as chumbadas.
Será que vai atingir maior distancia com o torpedo por ter melhor aerodinâmica? Ou será que atingirá uma melhor distancia com o caramelo por conseguir tirar partido da configuração deste? Deixo a pergunta.

De qualquer das formas e, voltando ao tópico, acho que os bicos de patos são os que juntam o melhor dos dois mundos: bom voo e fixação.


Bem realmente até podes ter razão Diogo, o melhor será comprar as 3 e tirar as duvidas visto que tbm cada uma só me custa 1.10 termoplastificadas e com destrocedor.

As bico de pato são as que mais uso devido a "voarem" bem e seguram bem a pesca. As da foto 3 também costumo usar e voam muito bem mas já não seguram tão bem.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19552
  • Agradecido: 1162 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #17 em: 01:15 Segunda, 04 de Janeiro de 2016 »

 Bem, na minha opinião, e ainda não experimentei as duas primeiras das fotos, (tenho esses modelos e pretendo testar), penso que a que voará mais e melhor será a da segunda foto (torpedo rasgado).

 Quanto ao fixar, isso já é outra coisa.
 Aponto para a última foto (brasileira) por ter a massa mais concentrada na ponta.
 O torpedo rasgado (sem experimentar)tem um senão, é muito longo e a massa está demasiado dispersa ao longo do formato.
 A bomba, primeira foto, também tem a sua massa na zona mais central o que não ajuda a fixar (é muito igual à frente e atrás na zona da haste).

 Mas nenhuma delas é chumbada para fixar as pescas com algum mar, como dizes, só de verão e com mares calmos.

  :fixe:
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5080
  • Agradecido: 384 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #18 em: 09:55 Segunda, 04 de Janeiro de 2016 »
"Chumbadas algarvias"  ;)
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Mguima

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • Azeitão
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 01 de Dezembro de 2015
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #19 em: 01:29 Segunda, 01 de Fevereiro de 2016 »
E as chumbadas tipo bola de golfe não serão as que atingem maiores distâncias? Devido à textura e concentração do peso na extremidade?
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #20 em: 07:27 Segunda, 01 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E as chumbadas tipo bola de golfe não serão as que atingem maiores distâncias? Devido à textura e concentração do peso na extremidade?


em termos de fisica não sei, mas o lançamento que fiz mais longe ( foram poucos os que contei) foi com uma chumbada dessas
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5080
  • Agradecido: 384 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #21 em: 09:27 Segunda, 01 de Fevereiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E as chumbadas tipo bola de golfe não serão as que atingem maiores distâncias? Devido à textura e concentração do peso na extremidade?

Sim, devem atingir uma distância muito maior... para aí 1 metro.. ;)
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline jorge pxr

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 86
  • Agradecido: 5 vezes
  • isto è que É VIDA
    • aroeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:16 Sexta, 11 de Março de 2016
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #22 em: 17:29 Domingo, 27 de Março de 2016 »
boa tarde para mim são as ultimas devido ao centro de massa estar mais a frente o que faz com que estabilize mais com a pressão do estralho porque sem estralho elas vão todas a direito mas sem duvida que as bico de pato são as melhores mas mesmo estas à que escolher visto que à modelos de mà fabricaçÂO :join:



 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #23 em: 22:34 Domingo, 27 de Março de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E as chumbadas tipo bola de golfe não serão as que atingem maiores distâncias? Devido à textura e concentração do peso na extremidade?

Sim, devem atingir uma distância muito maior... para aí 1 metro.. ;)
Talvez não seja bem assim.
Quem tiver curiosidade que veja a história da evolução do lançamento do dardo.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline rucz

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 124
  • Agradecido: 1 vezes
  • Olha, não sabiiiiiiia!
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:28 Quinta, 02 de Julho de 2015
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #24 em: 01:56 Segunda, 28 de Março de 2016 »
ultimamente tenho usado umas tipo bomba da vega, de 160gr em mar mexido e até tem segurado, porque pesco em zona que tem algumas rochas e havia noites de deixar 2 chumbadas e desde que mudei não deixei nenhuma... mas também vejo pessoas ao meu lado a usar pirâmides de 200gr para não prender nas rochas, mas também com 200gr não mexe praticamente nada, o que muita gente me diz que é um bocado '' mau '' por não mostrar o isco em varias zonas, coisa que com 125 gr por exemplo ao andar vai mostrar mais, eu ouvi e não disse nada, um gajo gosta de ouvir as opiniões de todos, principalmente quando são pessoas de 70 e tal anos que vivem a 500 metros do pesqueiro xD
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Alejandro

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #25 em: 11:48 Segunda, 28 de Março de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E as chumbadas tipo bola de golfe não serão as que atingem maiores distâncias? Devido à textura e concentração do peso na extremidade?

Era precisamente isso que ia dizer. Após ver num programa qualquer a história das bolas de golf, e de como surgiram aqueles buracos porque as usadas e picadas voavam melhor e bla bla e blablá... fiquei convencido que o mesmo paradigma se poderia usar nas chumbadas.
Pesquisei um pouco e vi umas caseiras feitas por um madeirense que eram uns torpedos mas com buracos a simular os das bolas de golf que se diziam voar muito mais que as outras... entretanto nunca as experimentei mas os conceitos físicos (desvendados no tal programa) deverão realmente auxiliar mais os voos. Só não sei é se outros fatores não influenciarão ainda mais, tais como "habilidade", e devido a isso nunca as experimentei, pois sou pouco habilidoso nos lançamentos e o preço de as mandar vir creio que não compensaria, pois como alguém disse:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E as chumbadas tipo bola de golfe não serão as que atingem maiores distâncias? Devido à textura e concentração do peso na extremidade?

Sim, devem atingir uma distância muito maior... para aí 1 metro.. ;)

Por 1 metro não me vale a pena.   >:D >:D

Ah e não se esqueçam, muita vezes (muitas mesmo) vejo malta a atirar lá para trás das colinas do sol posto e acabam por pescar menos que malta que atira para os pés... Se é importante conseguir chegar longe? Por vezes sim, mas são menos as vezes que isso é efetivamente verdade do que o oposto... melhor é conhecer bem os pesqueiros para onde se vai, e se o hotspot tiver longe do nosso alcance, mude-se de local.

Abraço,
 

Offline caçador104

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 77
  • Agradecido: 1 vezes
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 06:09 Domingo, 24 de Julho de 2016
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #26 em: 11:47 Segunda, 25 de Julho de 2016 »
Boas, as chumbadas tipo bala ou torpedo são as que efectivamente lançam mais longe, mas para pescar só com mar parado.Vai ter que usar um monofilamento muito fino tipo 0,12 ou 0,14 para tirar partido da aerodinâmica da mesma, tem as vantagens de ao recuperar ser muito fácil, em dias de vento o seio da linha não é muito grande porque a resistência é menor, e permite montagens mais leves.Vi numas pesquisas que fiz algo esclarecedor para este tópico, não sei se é permitido visto ainda ser novinho aqui no fórum mas, aqui vou colocar os links.
                 
                   TIPOS DE CHUMBOS  Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


                    1 IMAGEM                  Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Nos outros videos do mesmo autor tem todas as explicações, espero não estar a infrigir as regras mas, respondem em parte ás dúvidas aqui colocadas, bem espero ter contribuído para a dúvida sobre os chumbos.Esta opinião vinda de quem já foi Campeão do Mundo, é superior á minha.

    Só queria juntar mais um vídeo, sobre a importância do diâmetro dos fios na distância final de lançamento.
    Obrigado pela atenção.

        Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline caçador104

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 77
  • Agradecido: 1 vezes
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 06:09 Domingo, 24 de Julho de 2016
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #27 em: 11:56 Segunda, 25 de Julho de 2016 »
Diferença de fios     Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #28 em: 21:02 Terça, 27 de Setembro de 2016 »
boas

neste caso cai pela base certos carretos que nas bobines match tem capacidade muito curtas para linhas finas

quanto a mim não faz sentido grande parte dos carretos que trazem as ditas cujas bobines a não ser que se queira fazer lançamentos curtos

o que me parece não fazer sentido as tais bobines

este é um tópico bastante interessante quanto a mim
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Melhor chumbada surfcasting para lançamentos longos
« Responder #29 em: 21:37 Terça, 27 de Setembro de 2016 »
desculpem o offtopic
Abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:02 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]