collapse

Autor Tópico: Montagens para a pesca embarcada  (Lida 21771 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Montagens para a pesca embarcada
« em: 23:33 Domingo, 19 de Janeiro de 2014 »
Boas

Vamos lá então opinar sobre montagens para a pesca embarcada.

As minhas montagens são constituídas, por fios em fluor carbono, quer na madre, quer no estralho, tendo ainda os anzóis, crossbeads, micro missangas e destrocedores.

A madre tem aposto dois destrocedores, um em cada extremidade, (eu por acaso só utilizo um), tem as missangas furadas em cruz, (crossbeads), estas são seguras, tem como batentes, as micro missangas, através de nós, (também existe que cole).

Os estralhos, numa extremidade tem aposto o anzol, a outra passa na crossbead, onde introduzo uma micro missanga e faço então o nó. 

As minhas montagens, denominei-as de baixas, justas, altas e de rapar.

Às três primeiras descritas no parágrafo anterior, tem apenas com ponto de referência a altura da última crossbead em relação à chumbada.

Vamos partir do princípio que a montagem tem 2 m de comprimento e os estralhos funcionam todos a 45 cm.

Comecemos então pela montagem denominada baixa, que terá a seguinte disposição 70 x 50 x 50 x 30, com já foi dito os estralhos vão funcionar a 45 cm. Nesta montagem o último estralho, fica mais próximo do chumbo, da crossbead ao chumbo, são 30 cm, (podendo ser ainda mais baixo) e por sua vez o estralho terá 45 cm de comprido. Esta montagem é para pescas, cujo peixe esteja mais junto ao fundo, dependendo do comprimento e aguagem o seu trabalhar, será sempre mais perto fundo, onde podem existir grandes e boas surpresas. Inconvenientes no fundo muito rochoso, pode ser prejudicial, com várias prisões ao fundo.

As montagens justas e tendo sempre como referência os 2 m de comprimento e os 45 cm do estralho, esta tem a seguinte forma 55 x 50 x 50 x 45, são aquelas em que o anzol do último estralho, está à altura do destorcedor onde é aposto o chumbo, roçando apenas o fundo.

Porque sabemos que o peixe está no fundo e com as prisões constantes, esta tem a finalidade de algum modo evitar tanto essa situação, quer nas rochas e outras situações do fundo.

A montagem alta 40 x 50 x 50 x 60 cm é aquela cujo último anzol fica a mais de 10 cm altura, (ou mais), acima do destorcedor onde é aposto o chumbo. Esta montagem é para quando o peixe está a comer mais em cima, no pesqueiro estão muitas choupas e podemos ter algumas surpresas duns pargos.

A montagem de rapar, tem esta descrição 45 x 65 x 55 x 35, cujos estralhos irão funcionar com 55 x 45 x 35 cm de comprido, de cima pra baixo, após um bom balanceamento consegue fazer umas boas distâncias e bem superiores a 15 m da embarcação. Como tal vamos ter o fio do carreto, chicote e montagem na diagonal, logo os estralhos ficam a funcionar quase todos na mesma altura.

Podemos com uma montagem baixa, sempre transformá-la em alta e a alta em baixa, muito rapidamente, basta colocar a parte que está na chumbada, no destrocedor do chicote e na outra extremidade o chumbo.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: b.nunes, Gonalo88, andre101, J.Belo, Jardik, zbrix

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #1 em: 01:05 Segunda, 20 de Janeiro de 2014 »
Boas

Seguem aqui uns anexos feitos por mim, mas sem criticas sobre os mesmos, é o que se pode arranjar.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Fica bem.

Braga
 
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Gonalo88, J.Belo, Jardik, guia1978, miltonleopoldo, Praetorianum, sfgf, Joao Pequeno

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #2 em: 11:44 Segunda, 20 de Janeiro de 2014 »
Tens um jeitinho para o desenho........ ;D
João Rodrigues
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #3 em: 15:11 Segunda, 20 de Janeiro de 2014 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tens um jeitinho para o desenho........ ;D

É o que se pode arranjar, depois é só copiar e colar e ir alterando, mas para a próxima, já sei o que devo fazer, não me dou ao trabalho. :hahaha:  :hahaha: :hahaha:

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #4 em: 00:52 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
É só copiar e colar.
Querem a papa toda feita .
Malandros... :o

Boa partilha Braga.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Filipe25

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #5 em: 01:09 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
Boas

Ó Daniel espero é que entendam.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #6 em: 08:40 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
Também acho que este é um tópico fundamental, depois de um semelhante no SdP, alterei a minha forma de pescar. Deixo aqui a minha opinião.
Durante muitos años pesquei com montagens justas - não sei porque razão, se por me terem ensinado, por hábito ou por ter lido algures - mas agora passei a ter como montagens básicas as baixas. Na altura das choupas uso as justas, mas com os estralhos bem mais curtos. Se está a dar besugos também uso justas, tenho a sensação que por vezes eles "comem para cima". Nunca tive oportunidade de testar as de rapar, e não vejo grande necessidade de usar as altas, quando está a prender muito, o pessoal começa a reclamar e o mestre muda.
Essencial nas embarcadas, principalmente em Peniche onde faço as minhas embarcadas, é o fio do carreto, tem de ser um multifilar, e os estralhos que convém ser em fluocarbono, pois quando o começei a usar, por sorte ou não notei que as capturas melhoraram.
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #7 em: 09:05 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
boa partilha, obrigada
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #8 em: 18:09 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
Boas.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Também acho que este é um tópico fundamental, depois de um semelhante no SdP, alterei a minha forma de pescar. Deixo aqui a minha opinião.
Durante muitos años pesquei com montagens justas - não sei porque razão, se por me terem ensinado, por hábito ou por ter lido algures - mas agora passei a ter como montagens básicas as baixas. Na altura das choupas uso as justas, mas com os estralhos bem mais curtos. Se está a dar besugos também uso justas, tenho a sensação que por vezes eles "comem para cima". Nunca tive oportunidade de testar as de rapar, e não vejo grande necessidade de usar as altas, quando está a prender muito, o pessoal começa a reclamar e o mestre muda.
Essencial nas embarcadas, principalmente em Peniche onde faço as minhas embarcadas, é o fio do carreto, tem de ser um multifilar, e os estralhos que convém ser em fluocarbono, pois quando o começei a usar, por sorte ou não notei que as capturas melhoraram.

Ó companheiro temos de ajustar a pesca às situações que se nos vão deparando, coloco até uma hipotese, estamos a pescar e ferramos dois peixes nos anzóis de cima e o de baixo o isco está intacto, não achas que temos de fazer algo?

Então aqui entraria que montagem, não uma justa, (como lhe chamo), mas sim uma alta, passando o último anzol a funcionar mais alto. A opção duma baixa também devia entrar em acção se o anzol de cima o isco viesse sempre intacto.

As montagens de rapar talvez sejam mais empregues na competição, mas nunca sabemos o que podemos encontrar a mais de 15 metros de distância da embarcação, tanto mais que todos estão a pescar na zona envolvente à embarcação e com o balanceamento estamos a fugir à zona da embarcação.

A ambos o meu obrigado.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: miltonleopoldo

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #9 em: 22:02 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
Percebo pouco ou nada de embarcada mas gosto de seguir com atenção. As montagens pelo que pude constatar diferem apenas no tamanho dos estralhos e nas medidas diferentes entre eles. É curioso como pequenas (pelo menos a mim parecem)
diferenças podem ter resultados diferentes, julgando eu pela intervenção do Braga. Muito bom  :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #10 em: 22:11 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Ó Nelson muitas vezes os pequenos pormenores, fazem uma grande diferença.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Zeus

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #11 em: 09:15 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 »
Aprender até morrer e hoje já aprendi algo mais, por isso os meus agradecimentos.
Abraço.
F.P.
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #12 em: 09:27 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aprender até morrer e hoje já aprendi algo mais, por isso os meus agradecimentos.
Abraço.
F.P.

É bom ler isto, porque é sinal que a mensagem passou e mais alguém aproveitou algo da mesma.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cristóvãolopes

Offline Zeus

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #13 em: 14:19 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 »
Boa partilha e hoje entendi algumas questões que se me iam deparando na pesca.
Abraço.
F.P.
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #14 em: 15:45 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 »
Estas são as montagens que uso:
O que difere é a espessura da linha madre, estralhos e tamanho dos anzois.
(os estralhos são todos em Seagur FXR do 0,26 ao 0,33)
(as madres são em Gorilla UC-4 e Flomax Teckline)
(todos os anzois são Sasame Chinu Ringed)
(e claro...crossbeads da Sasame)

E não é que funciona ;)
João Rodrigues
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Gonalo88, Praetorianum

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #15 em: 20:25 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 »
Olá Boa noite!

Então e pesca com rabeira? Alguém pode aqui postar a sua montagem de rabeira? Eu pesco embarcado tanto na ria Formosa como à boca da barra do Farol e normalmente uso a rabeira. Agora o que acontece é que não sendo eu um "batido" nestas andanças acabo por usar uma técnica que não sei se será a mais indicada. Uso um monofilamento grosso na bobine, tem .70, depois um destorcedor simples mas de bom tamanho, nesse destrocedor tenho um nyon com 1 metro de comprimento, e no meio desse nylon uma laçada onde meto a chumbada fixa, a laçada é larga para poder usar chumbadas de dimensões maiores ou menores consoante a força das marés. Na outra ponta do nylon tenho outro destorcerdor ao qual ligo um chicote com um tamanho que varia entre os 10 e os 15 metros, depois um destorcedor mais pequeno e por fim um estralho com uns 2 metros ao qual ligo o anzol.



Aceito sugestões!!  ;D
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #16 em: 22:08 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 »
Pedroko, qual é o peixe que procuram para essa montagem?

Sobre a questão de estar bem ou mal feita não digo nada porque não sei mesmo.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #17 em: 22:17 Quarta, 05 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá Boa noite!

Então e pesca com rabeira? Alguém pode aqui postar a sua montagem de rabeira? Eu pesco embarcado tanto na ria Formosa como à boca da barra do Farol e normalmente uso a rabeira. Agora o que acontece é que não sendo eu um "batido" nestas andanças acabo por usar uma técnica que não sei se será a mais indicada. Uso um monofilamento grosso na bobine, tem .70, depois um destorcedor simples mas de bom tamanho, nesse destrocedor tenho um nyon com 1 metro de comprimento, e no meio desse nylon uma laçada onde meto a chumbada fixa, a laçada é larga para poder usar chumbadas de dimensões maiores ou menores consoante a força das marés. Na outra ponta do nylon tenho outro destorcerdor ao qual ligo um chicote com um tamanho que varia entre os 10 e os 15 metros, depois um destorcedor mais pequeno e por fim um estralho com uns 2 metros ao qual ligo o anzol.



Aceito sugestões!!  ;D

Caro companheiro estamos a falar de tipos de pesca diferentes e as montagens que estamos a falar, são as usadas na pesca embarcada, mas em barco fundeado em alto mar.

Mas sobre as rabeiras, vê aqui

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #18 em: 16:09 Quinta, 06 de Fevereiro de 2014 »
Peço desculpa por ter confundido. Como neste tópico se falava de montagens para pesca embarcada e sendo a minha montagem para essa situação acabei por vir aqui apregoar. Pois eu não fundeio em alto mar, fundeio no máximo a 20, 25 metros de fundo junto à costa.

 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #19 em: 17:32 Quinta, 06 de Fevereiro de 2014 »
Olá,
Ninguém usa um "fusível" entre a madre e a chumbada?
Eu costumo colocar um de 10cm com o mesmo fio da madre mas de uma medida abaixo.
Uso monofilamento 0.40 na bobina e madre (fio igual), de 0.35 no fusível da chumbada e estralhos de 0.28 em fliuorcarbono. A montagem é a curta ou baixa.

Em vez de crossbeads uso destrocedores com stoppers, tenho é tido alguns problemas com a fixação dos stoppers uma vez que com as investidas dos carapaus e das cavalas eles acabam por escorregar (deve ser mariquice mas não gosto muito de nós... acho que fragilizam muito a linha). Já experimentei colá-los mas não resultou muito bem, mas tenho que experimentar com um cianocrilato mais fluido pois a cola que tinha era tipo gel. Entretanto também já experimentei micro-missangas coladas para fazerem de travão mas não tive sucesso... e as medidas dos fios são muito mentirosas  >:( >:(. Também experimentei os rabos de porco mas além de me parecer que trilham muito a linha, também escorregaram.

Como fazem vocês que não usam nós?



 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #20 em: 19:46 Quinta, 06 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Ó "Dpeneireiro" se utilizas as colas em fluorcarbonos esquece, não agarra, num fluorcoating acho que dá e deves meter umas duas ou três micro-missangas.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #21 em: 12:24 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A madre tem aposto dois destrocedores, um em cada extremidade, (eu por acaso só utilizo um),

Braga, na última pesca, na ligação da montagem ao clip+chicote+multi, utilizei uma tercina em vez de destorcedor. É o que tu usas ?
 

Offline Ernesto Lima

Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #22 em: 15:08 Segunda, 03 de Março de 2014 »
Viva Braga

Não tem dúvida... para pesca embarcada essencialmente direccionada aos diversos e até com hipóteses de capturar outros peixes maiores, está aí muita e boa informação de quem é dedicado a esta nossa maluquice.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #23 em: 08:34 Terça, 30 de Junho de 2015 »
As montagens são boas já tenho algumas feitas assim e dão resultados sobretudo em dias sem corrente.
 

Offline Mapiy

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
    • Alcoentre
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:44 Sábado, 19 de Dezembro de 2015
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #24 em: 21:30 Terça, 22 de Dezembro de 2015 »
Belo tópico...
Finalmente começo a entender as montagens...
Obrigado Sr Braga e um grande bem haja para si...

Só me esclarecer uma coisa... mas vou continuar a ler o fórum que pode já cá estar
 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #25 em: 12:18 Quarta, 08 de Junho de 2016 »
Boa tarde. Ajudem-me lá. Eu pratico surfcasting mas agora estou a experimentar embarcada. Quero fazer o chicote e as montagens e como tenho linha la em casa n queria estar a comprar mais.

Que acham:

- Monofilamento 0,35 para o chicote,

- Madre: fluor 0.40

- Estralhos:fluor 0.37 (Seagur)

São linhas mto grossas ou dá p safar?
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #26 em: 11:41 Quinta, 09 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde. Ajudem-me lá. Eu pratico surfcasting mas agora estou a experimentar embarcada. Quero fazer o chicote e as montagens e como tenho linha la em casa n queria estar a comprar mais.

Que acham:

- Monofilamento 0,35 para o chicote,

- Madre: fluor 0.40

- Estralhos:fluor 0.37 (Seagur)

São linhas mto grossas ou dá p safar?

Essas linhas não são muito grossas, eu uso as mesmas medidas na madre e chicote que tu, só nos estralhos estou a usar menos (0,25 a 0,30) no entanto isso desenrasca.

A minha única dúvida nas tuas linhas é que dizes ter a madre em 0,40 fluorocarbono e depois 0,35 de monofilamento para o chicote. Como a carga de ruptura dos fluoros são muito inferiores às dos bons monos, tens que garantir que esse 0,40 da madre não parte antes do 0,35 do chicote, senão podes ter grandes gastos de linha e acabar com a linha do carreto num instante caso prendas no fundo ou tenhas a sorte de encaixar uns grandes (e já agora o mesmo para o 0,37 do estralho em relação ao 0,40 da madre pois o seguar é um bom fluoro).

Abraço.
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #27 em: 19:12 Domingo, 12 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde. Ajudem-me lá. Eu pratico surfcasting mas agora estou a experimentar embarcada. Quero fazer o chicote e as montagens e como tenho linha la em casa n queria estar a comprar mais.

Que acham:

- Monofilamento 0,35 para o chicote,

- Madre: fluor 0.40

- Estralhos:fluor 0.37 (Seagur)

São linhas mto grossas ou dá p safar?
Partindo do principio que estás direcionado para pesca aos diversos de facto os valores que indicas são muito elevados.
Diversos:chicote em 0,30 ou 0,28.
Madre:0,28 ou 0,26.
Estralhos:0.26 ou 0,23



abraço



Manuel Matos
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #28 em: 12:33 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
No próximo dia 24 vou fazer uma embarcada ás Douradas  ^-^ alguém tem alguma sugestão relativamente á montagem para esta pesca tomando como referencia aquelas apresentadas pelo Braga e pelo João Rodrigues?
Uso trança no carreto e estou a pensar utilizar o que tenho em casa: Fluocarbono Gorila UC4 0.35 (17 Kg)na madre e Seagur ACE .26 (6 Kg) nos estralhos. Anzóis 1/0 e 2/0. O mestre da embarcação também me falou numa chumbada furada  :o :o alguém me sabe dizer como se usa e para que serve? Vai substituir aquela que se usa nas montagens aqui apresentadas?

Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #29 em: 15:00 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
Sem ter a certeza e pensando assim rápido a chumbada furada é capaz de ser para deixar a chumbada a correr e assim o estralho sai solto qd a dourada comer. Dizem que é uma boa montagem para a dourada mas nunca experimentei!
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #30 em: 15:55 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
Obrigado Pmartins, a ver se alguém que perceba da poda nos pode esclarecer. Tenho esperança que o nosso amigo Braga nos presenteie com mais uns dos seus desenhos. Os primeiros já estão encadernados  >:D.
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #31 em: 17:12 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Fluocarbono Gorila UC4 0.35 (17 Kg)na madre e Seagur ACE .26 (6 Kg) nos estralhos. Anzóis 1/0 e 2/0

A pesca vai ser em estuário ? Não tenho grande experiência, fui 2 vezes, e sempre á chumbadinha com 2 ou 3 anzóis em tandem.
Se fôr para o mar esses fios são definitivamente muito finos.
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #32 em: 17:31 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A pesca vai ser em estuário ? Não tenho grande experiência, fui 2 vezes, e sempre á chumbadinha com 2 ou 3 anzóis em tandem.Se fôr para o mar esses fios são definitivamente muito finos.

Vai ser em estuário sim. Nesse caso estes fios são adequados?
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #33 em: 21:43 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
No estuário do Sado vais estar a pescar a 9/10 metros, não há necessidade de usar multi. A linha do carreto .35 e empate .30 parecem mais adequado, isto em termos de chumbadinha. Qual vai ser o isco ?
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #34 em: 21:53 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
Boas

A chumbada furada que o mestre falou é para pescar à chumbadinha.
Pode ser no formato oliva ou esfera, os pesos não sei o que usam em estuário, eu no mar, dependendo da aguagem e profundidade, vario entre as 30 e 80gr.
A montagem é bastante simples, é empatar o chicote direto ao anzol (ou anzóis em tandem, dependendo do Isco) mas neste caso o chicote será preferencialmente em flúor e o diâmetro tem de ser bem escolhido para aguentar umas roçadelas do fundo e da própria chumbadinha que vai andar a correr na linha, eu no mar não uso menos de 0,40.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Jppinto

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 134
  • Agradecido: 19 vezes
    • Setúbal, Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:31 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #35 em: 21:59 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
Douradas no Rio Sado é á chumbadinha, para aí umas 40g, o isco é lingueirão VIVO com casca, com 3 anzóis em tandem.
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #36 em: 22:28 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
Obrigado malta. Sendo assim tenho de ir ver a técnica da chumbadinha. Se alguém tiver mais sugestões esteja à vontade, está-se sempre a aprender. :)
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #37 em: 12:17 Quinta, 16 de Junho de 2016 »
A ultima pesca que fiz este ano foi em Sines aos Pargos.
A técnica utilizada foi a chumbadinha.
Multifilamento no carreto e 9 mts de chicote em fluorcabono. Chumbada redonda ou oliva a correr pela linha entre as 40 a 80g e anzol 6/0.
Estávamos a pescar na casa dos 90mts de fundo.

Para pesca em estuários a 10mts de fundo, não posso ajudar pois nunca pesquei.

João Rodrigues
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #38 em: 15:13 Quinta, 16 de Junho de 2016 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No próximo dia 24 vou fazer uma embarcada ás Douradas  ^-^ alguém tem alguma sugestão relativamente á montagem para esta pesca tomando como referencia aquelas apresentadas pelo Braga e pelo João Rodrigues?
Uso trança no carreto e estou a pensar utilizar o que tenho em casa: Fluocarbono Gorila UC4 0.35 (17 Kg)na madre e Seagur ACE .26 (6 Kg) nos estralhos. Anzóis 1/0 e 2/0. O mestre da embarcação também me falou numa chumbada furada  :o :o alguém me sabe dizer como se usa e para que serve? Vai substituir aquela que se usa nas montagens aqui apresentadas?



Começo por esclarecer que nunca fiz nunca uma pesca específica às douradas, apesar de ter tentado, foram sempre adiadas por razões várias.

Caro António Silva, como já referi o meu contributo vai ser pouco, contudo e se a opção for uma pesca à chumbadinha, como já foi aqui explicado, podes usar os chumbos furados, de forma oval, ou redonda, as gramagens vão estar dependentes da aguagem e da profundidade. O fio do chicote também optaria por um fluorcarbono, onde estará a funcionar o chumbo e os anzóis, um deles em tadêm, quanto ao diâmetro da linha, tens de ter a noção que o animal que te propões capturar é altamente desconfiado, "come com garfo e faca" e caso seja em zonas pouco profundas, o fio pode ter muita influência, para além do porte das douradas que para lá andem, eu optaria entre o 0,30 ao 0,35 mm, dum fio bom. Anzóis mais uma vez optaria por 2/0 a 4/0.       

Quanto a montagens, mais uma vez uma opção minha, só a faria com dois anzóis e com estralhos compridos, na casa dos 65 a 80 cm, para trabalharem à vontade e elas não desconfiarem tanto.

Espero ter ajudado algo.

Fica bem.

Braga
« Última modificação: 01:04 Sábado, 18 de Junho de 2016 por Braga »
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: J.Belo

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #39 em: 15:55 Sexta, 17 de Junho de 2016 »
Obrigado companheiros creio que vou entendendo o conceito  :D

Andei a dar umas voltas e creio que encontrei aquilo de que o pessoal tem vindo a falar.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] umas das versões aqui faladas com a chumbada a correr na linha principal:



[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] e a versão em que o chumbo corre até ao anzol.

Ainda que nestes exemplos apenas trabalhem com um anzol e os colegas tenham falado em mais anzóis mas isso depois depende da situação e da "imaginação" de cada um, certo?
« Última modificação: 16:00 Sexta, 17 de Junho de 2016 por ajrs »
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: J.Belo

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #40 em: 16:47 Sexta, 17 de Junho de 2016 »
As montagens são essas, se vais com o Nando Zé (Sertorios) ele explica-te na altura como fazer a montagem, isso faz-se em 2 min. Se há pessoa que percebe de pesca às douradas é o Nando.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #41 em: 17:30 Sexta, 17 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As montagens são essas, se vais com o Nando Zé (Sertorios) ele explica-te na altura como fazer a montagem, isso faz-se em 2 min. Se há pessoa que percebe de pesca às douradas é o Nando.

 :fixe:
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #42 em: 20:43 Sexta, 17 de Junho de 2016 »
 :fixe: Essa mesmo, é a montagem numero 1. Uma oliva de 30-40 g deverá bastar. Aviso que elas andam manhosas. so mordem onde os anzois não estão  >:D
há xarroco a montes....
 

Offline Sergio R.

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 2 vezes
  • pescar sp, apanhar peixe talvez, desistir nunca
    • Valongo
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:28 Sexta, 25 de Setembro de 2015
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #43 em: 17:40 Quinta, 19 de Outubro de 2017 »
Boas malta.
Aproveitando este topico para me remeferir as mesmas montagens para embarcada,
Qual o nó que utilizam para travar as miromissangas/crossbeds?
Muito obrigado
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20154
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #44 em: 18:01 Quinta, 19 de Outubro de 2017 »
Nó de oito.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Ayatola

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 109
  • Agradecido: 5 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:46 Terça, 10 de Novembro de 2015
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #45 em: 23:03 Domingo, 22 de Outubro de 2017 »
Boa noite,tanto no esquema 1 como no 2 aconselham para o estralho a linha : Linha Flomax Tekline 0.41 ???
E para o chicote  ???

A finalidade é a pesca de douradas.

 

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #46 em: 14:20 Segunda, 23 de Outubro de 2017 »
viva

para a pesca das Douradas à chumbadinha, normalmente faz-se uma montagem directa com dois anzóis

ou seja:

colocasse uma ponta de fluorcarbono de 3 ou 4 metros directamente ligada à multifilar, depois uma oliva, entre as 30 e as 60 gramas, dependendo da aguagém, depois uma missanga para amortecer a pancada no anzol e no fim costumo meter dois anzóis com cerca de 10cm de distancia entre eles, por norma um maior em baixo e um ligeiramente mais pequeno em cima

é assim que costumo pescar

esses esquemas com os destrocedores, não costumo usar, por um lado, acho que pode ser um ponto de rotura, quanto menos nós usarmos melhor, por outro, as Douradas são super desconfiadas quanto menos acessórios usarmos melhor e por outro lado acho que essa montagem tem mais probabilidades de chegar ao fundo enrolada do que se for directa, uma vez que ao usarmos olivas de 30gr vai descer bastante devagar e com alguma aguagém o mais certo é embrulhar-se tudo

esta é a minha opinião, claro

abraço
luis sabino
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ayatola

Offline Ayatola

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 109
  • Agradecido: 5 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:46 Terça, 10 de Novembro de 2015
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #47 em: 11:01 Quarta, 25 de Outubro de 2017 »
Prefere usar fluor no chicote ? Por um lado confere uma melhor sensibilidade derivado à pouca/nenhuma elasticidade,por outro lado,o ponto de rotura no caso de apanhar um bom exemplar,torna-se mais eminente,certo ?
 

Offline Praetorianum

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Viana do Castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:44 Domingo, 05 de Maio de 2019
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #48 em: 22:36 Domingo, 19 de Maio de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Estas são as montagens que uso:
O que difere é a espessura da linha madre, estralhos e tamanho dos anzois.
(os estralhos são todos em Seagur FXR do 0,26 ao 0,33)
(as madres são em Gorilla UC-4 e Flomax Teckline)
(todos os anzois são Sasame Chinu Ringed)
(e claro...crossbeads da Sasame)

E não é que funciona ;)

Boa noite,

Antes de mais obrigado pela excelente dica!
Para pescar sargos e pargos, que tipo de montagens recomenda? (ou qual desses esquemas acha mais adequado?)
Obrigado e boas pescarias ;)
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #49 em: 22:02 Segunda, 20 de Maio de 2019 »
Falas em sargos e pargos
Para uma pesca direcionada aos  diversos:sargo safia,besugos,choupas,carapaus ect as montagens mencionadas são as adequadas.
Pargos:tens duas opções, na vertical ou chumbadinha.
Vertical:dois estralhos de aproximadamente 80cm a 1m empatados em  anzois 5 ou 6 barra zero  depende das marcas em fluocarbono de 0,41 a 0,45.
Chumbadinha:de correr ou não anzois de 6 a 8 barra zero em fluo de 0,41 a 0,45
iscos : sardinha; Lula, cavala.


cumpts



Manuel Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, Gonalo88, Praetorianum

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #50 em: 12:27 Terça, 21 de Maio de 2019 »
Boas

O Canivete já respondeu e bem.

As questões devem ser sempre aqui colocadas.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Praetorianum

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Viana do Castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:44 Domingo, 05 de Maio de 2019
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #51 em: 14:22 Terça, 21 de Maio de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Falas em sargos e pargos
Para uma pesca direcionada aos  diversos:sargo safia,besugos,choupas,carapaus ect as montagens mencionadas são as adequadas.
Pargos:tens duas opções, na vertical ou chumbadinha.
Vertical:dois estralhos de aproximadamente 80cm a 1m empatados em  anzois 5 ou 6 barra zero  depende das marcas em fluocarbono de 0,41 a 0,45.
Chumbadinha:de correr ou não anzois de 6 a 8 barra zero em fluo de 0,41 a 0,45
iscos : sardinha; Lula, cavala.


cumpts

Ontem comprei montagens para barco da Barros, com crossbeads. 30/40/40/40, estranhos de 20cm e anzóis n. 2 (e n.4 noutra montagem).
Acha adequado? Obrigado uma vez mais ;)!

Cumprimentos.
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #52 em: 20:06 Terça, 21 de Maio de 2019 »
Boas

Eu muito raramente pesco com estralhos com comprimentos inferiores a 40 cm, quanto aos anzóis para os vários servem muito bem.

O diâmetro do fio é também importante e continuando a falar na pesca aos vários, utilizaria fios 0,30 a 0,35 na madre e estralhos 0,23 e o 0,30.

Quanto às montagens compradas o dinheiro foi investido à que utilizá-las.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Praetorianum

Offline Praetorianum

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Viana do Castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:44 Domingo, 05 de Maio de 2019
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #53 em: 23:50 Terça, 21 de Maio de 2019 »
Já agora, o que são as chamadas montagens “de competição” para a pesca aos diversos?

Obrigado.
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #54 em: 23:41 Quarta, 22 de Maio de 2019 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora, o que são as chamadas montagens “de competição” para a pesca aos diversos?

Obrigado.

As montagens a que te referes começam logo por não ser compradas, mas sim feitas pelos pescadores, com fios por norma mais finos e em fluorcarbono, com anzois mais finos, com estralhos de vários comprimentos, etc.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #55 em: 10:02 Quinta, 23 de Maio de 2019 »
Tudo o que vou mencionar são  exemplos
Cana:a mais adequada a quem começa e perdoa alguns erros eu iria para uma semi-parabólica, mais tarde uma com ação de ponteira
Carreto :um carretode qualidade que alie a qualidade  à leveza (depende do orçamento )
Montagens :como diz o Braga tudo tem um princípio  e serás tu a fazer as tuas montagens,e aos diversos tens a opção que o Braga menciona ex:madre 0,28 estralhos 0,26 anzois sasame numero 2 ou 3 chicote 0,30 para este tipo de pesca os iscos mais apetecíveis sao  a ameijoa e camarão

qualquer duvida questiona


cunpts


Manuel Matos
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Montagens para a pesca embarcada
« Responder #56 em: 10:04 Quinta, 23 de Maio de 2019 »
Os nós de travamento entre os crossbead é  o nó  de 8 nos estralhos  o nó  de bolinha


cumpts



Manuel  Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Gonalo88

 

* Tópicos Recentes

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [Hoje às 01:32]

Carapaus por Pedro Gonçalves [23:41 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]