collapse

Autor Tópico: Cana para truta?  (Lida 4949 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Cana para truta?
« em: 21:10 Domingo, 08 de Novembro de 2015 »
Olá a todos,

Tenho uma berkley cherrywood meio velhita ... disseram me que aquilo é uma cana para pesca à truta ... é verdade?

Era uma cana do meu pai que lhe deram à uns 25 anos nos EUA ... tem cerca de 3 m, 2pcs... um punho muito reduzido cor vermelha lindissima bastantes passadores e cerca de 25gr de GCW seja o que for ...dever ser o cast weight presumo... queria imenso saber mais sobre a cana pois não encontro o modelo em especifico na net e se realmente for indicada para esta pesca o que posso esperar da cana e como trabalhá-la... tenho-a usado para pesca à boia e já tirou carpas mas queria dar-lhe o uso apropriado :)

Depois adiciono fotos ok? :)


Obrigado, Saúde e boas pescarias!!
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 95 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cana para truta?
« Responder #1 em: 13:25 Segunda, 09 de Novembro de 2015 »
A actual gama Cherrywood da Berkley  é quase totalmente virada para o Achigã e, em duas versões mais "vitaminadas" para os Lúcios e Muskies (espécie de lúcio on steroids que existe na América do norte). Essa cana que tu referes parece-me ter 2 problemas principais... primeiro o comprimento! A não ser que apenas pretendas ir as trutas em barragens ou lagos abertos é uma cana demasiado comprida, num pequeno ribeiro com montes de vegetação nas margens não vais conseguir pescar. Em segundo é o CW que referes, as 25 gramas, que indicam ser uma cana já demasiado potente para armar no lançamento das amostras que normalmente se usam para a truta.
Atenção que isto que estou a dizer aplica-se apenas no caso de estares a pensar usa-la para spinning, se estiveres a pensar usa-la para pescar a bóia, por exemplo, aí já é outra conversa e poderá dar bem para isso...
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Cana para truta?
« Responder #2 em: 21:58 Segunda, 09 de Novembro de 2015 »
Pois eu não percebo absolutamente nada de pesca à truta e aquela cana confunde-me mesmo ...afinal não era GCW mas sim GCR que não faço ideia o que seja ..para além disso ainda tem lá uns valores que me parecem ser onças .... a cana é lindíssima e tem uma acção de pesca maravilhosa... e resistente também! vi o meu pai a puxar para o peito um barbo de Kg com essa cana ... tenho medo de lhe estar a dar um uso abusado ou impróprio e de a estragar ... vou tirar umas fotos e já anexo ...
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Cana para truta?
« Responder #3 em: 22:43 Segunda, 09 de Novembro de 2015 »
E pronto, é esta , eu sei que as fotos têm fraca qualidade mas foi o que deu ...
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 95 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cana para truta?
« Responder #4 em: 22:52 Segunda, 09 de Novembro de 2015 »
É complicado dizer com certeza pelas fotos, até porque estou com o telemóvel, mas essa não será uma cana de fly, vulgo pluma? Pela distância do porta carreto ao cabo parece e sei que houve canas de fly cherrywood... se for esse o caso essas medidas que referes devem ser relacionadas com o diâmetro da linha.
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Cana para truta?
« Responder #5 em: 23:14 Segunda, 09 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É complicado dizer com certeza pelas fotos, até porque estou com o telemóvel, mas essa não será uma cana de fly, vulgo pluma? Pela distância do porta carreto ao cabo parece e sei que houve canas de fly cherrywood... se for esse o caso essas medidas que referes devem ser relacionadas com o diâmetro da linha.



Pois é o que me parece também , que foi desenhada para pesca à mosca mas como lhe disse disso eu não percebo nadinha  :-\
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Cana para truta?
« Responder #6 em: 20:27 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
Essa cana é boa para pesca ao toque ( com minhoca saltão etc)
É dura ou maleável?
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Cana para truta?
« Responder #7 em: 18:19 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
ópa para mim aquilo é maleável como tu dizes ... é muito sensível e tem uma acção média fantástica, permite trabalhar bem um peixe com linhas até um bocado finas e confere uma boa acção chicote num lançamento...
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Cana para truta?
« Responder #8 em: 18:25 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Então podes usa-la perfeitamente para esse tipo de pesca.
Só tens de usar um chumbinho de 1\2 gramas a cerca de 2 palmos da minhoca ( isto no inverno)
No verão usas um anzol pequeno e um saltão ( gafanhotos) e deixas ir com a corrente
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Cana para truta?
« Responder #9 em: 18:39 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
 
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Então podes usa-la perfeitamente para esse tipo de pesca.
Só tens de usar um chumbinho de 1\2 gramas a cerca de 2 palmos da minhoca ( isto no inverno)
No verão usas um anzol pequeno e um saltão ( gafanhotos) e deixas ir com a corrente

OK BOA ! agora explica-me como se eu fosse muito burrrroooo .... que sou, nesta pesca pelo menos :help:
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Cana para truta?
« Responder #10 em: 22:49 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Para pescar com a minhoca utilizas um anzol (mais ao menos n°4) e 30-40 cm acima do anzol um chumbinho daqueles de apertar que se usa não pesca á bóia com 1-2 gramas.
Lança para a corrente, mas primeiro vai devagar e aproxima-te da margem se fazer barulho e larga a minhoca encostada á margem se fazer grande chapa na água e animas com toques pequenos
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre  (podes por a minhoca desta forma, eu gosto muito da 2°)
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre  ( a montagem faz apenas com um ou dois chumbinhos)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para pescar com gafanhoto pescas só na primavera e verão.
É uma pesca mais técnica em que deves ter atenção em pescar sempre com o Sol virado para ti ( não projetar a sombra para a água nunca!), aproximar da água muito devagar e fazer o gafanhoto cair muito suavemente na água.
Como sempre começa por deixar cair na tua margem ( se te conseguires por atrás de um tronco ou erva melhor, quanto menos exposto melhor)
Usa um anzol 10 e isca o gafanhoto pelas costas o mesmo por uma asa quanto mais tempo ficar vivo e a espremer na água melhor mas morto também dá para pescar.

Espero ter ajudado ;)
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Cana para truta?
« Responder #11 em: 22:50 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Esqueci-me de dizer linhas 0.18 no máximo ;)
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Cana para truta?
« Responder #12 em: 23:21 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
OK isto sem boias e nada não é?! ... desculpa sou mesmo noob nisto  :huuum:
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Cana para truta?
« Responder #13 em: 18:56 Domingo, 15 de Novembro de 2015 »
sem boias ;)
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Cana para truta?
« Responder #14 em: 20:12 Domingo, 15 de Novembro de 2015 »
OK!! então uma espécie de fly fishing mas sem fly xD está muito bem ...opá vou experimentar assim que puder ...... não querendo abusar  ::).... carreto para aquilo que achais ? :P
 

 

* Tópicos Recentes

Boa noite. Opinião sobre linha. por ffgsoares [Hoje às 18:47]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]