collapse

Autor Tópico: Montagem para surfcasting, experiencia.  (Lida 11285 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Montagem para surfcasting, experiencia.
« Responder #15 em: 18:20 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Parece que a estreia terá que esperar, amanhã vêm ondas de 5 metros... pesca só no rio.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Luismbmp

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 219
  • Agradecido: 1 vezes
  • Sargos, Robalos, Douradas, o que vier é peixe...
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:52 Segunda, 19 de Outubro de 2015
Re: Montagem para surfcasting, experiencia.
« Responder #16 em: 18:37 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
A estreia terá que ser só no fds, a vida não é só pesca... O0 O0 ;D

Abraço
CLICA AQUI  :)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2509
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Montagem para surfcasting, experiencia.
« Responder #17 em: 21:50 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O facto de tirares mais peixe no anzol de cima não significa que o peixe esteja a comer mais acima, em surfcasting a montagem pesca rente ao fundo, se queres pescar a espécies de superfície tens de levantar as iscadas com flutuadores.

Bem eu já estava a ficar preocupado, eu já ouvi tanta malta que a pescar ao fundo (surfcasting) a dizer que o peixe estava a comer atonado porque só mordia no anzol mais acima da montagem, que até já duvidava de mim. Bem já não sou o único.

Para o fim de semana é capaz de estar pescável, vamos ver. :fixe:
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Montagem para surfcasting, experiencia.
« Responder #18 em: 22:28 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Já me aconteceu numa montagem de 3 anzois o peixe pegar maioritariamente no estralho mais acima da chumbada.
Não sei propriamente qual a explicação ate porque acredito que neste caso tivessem as 3 a trabalhar rente ao fundo. Ainda assim tenho a sensação (não sei se correcta) que o estralho mais acima da chumbada consegue 'levar' o isco um pouco mais comparativamente com um estralho colocado junto à chumbada. Isto com as correntes claro. Digo apenas 'levantar' pois atonar somente com flutuadores.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Montagem para surfcasting, experiencia.
« Responder #19 em: 22:47 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
'levar'
Quis dizer levantar e não levar.
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Montagem para surfcasting, experiencia.
« Responder #20 em: 23:07 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
[

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O facto de tirares mais peixe no anzol de cima não significa que o peixe esteja a comer mais acima, em surfcasting a montagem pesca rente ao fundo, se queres pescar a espécies de superfície tens de levantar as iscadas com flutuadores.

Bem eu já estava a ficar preocupado, eu já ouvi tanta malta que a pescar ao fundo (surfcasting) a dizer que o peixe estava a comer atonado porque só mordia no anzol mais acima da montagem, que até já duvidava de mim. Bem já não sou o único.

Para o fim de semana é capaz de estar pescável, vamos ver. :fixe:
[/quote]

Porque dizem que o estralho superior pesca rente ao fundo.  Certamente será assim em certas zonas mas na zona que menciono, e onde o Luís pesca a corrente lateral é tanta que as iscas trabalham á altura do destorcedor superior ou estarei enganado.
há xarroco a montes....
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Montagem para surfcasting, experiencia.
« Responder #21 em: 23:17 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Porque dizem que o estralho superior pesca rente ao fundo.  Certamente será assim em certas zonas mas na zona que menciono, e onde o Luís pesca a corrente lateral é tanta que as iscas trabalham á altura do destorcedor superior ou estarei enganado.


...Aí está uma questão pertinente... não sei até que ponto é que isso se passe de forma tão literal. Suponho que terá muito que ver com o peso da iscada e com sua flutuabilidade... penso que seria necessária uma corrente muito forte para manter a iscada ao nível do destorcedor que a prende à madre. Tenho dificuldade em imaginar isso a acontecer de forma recorrente. penso que uma boa corrente lateral levante o isco até talvez metade da altura do seu destorcedor e estou a ser optimista. Aceito contrapropostas :D

Obrigado, Saúde e Boas Pescarias!! ;)
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Montagem para surfcasting, experiencia.
« Responder #22 em: 23:21 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Eu também acho que na praia as iscas ficam todas no fundo independentemente do número de estralhos. A não ser que estejas a pescar pertissimo num sítio muito fundo.

Mas por acaso gostava de um dia ir lá com snorkling ver o que se passa lá por baixo.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline José Garcez

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1675
  • Agradecido: 5 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:11 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Montagem para surfcasting, experiencia.
« Responder #23 em: 23:25 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Boas,

Apesar de algumas duvidas relativas à questão das correntes também tenho ideia que o anzol acima da chumbada ande no fundo ou lá perto a maior parte do tempo. As capturas nesse anzol de especies tipicamente de fundo (linguados, rodovalhos, pregados) levam-me a pensar nisso.
"Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender" Blaise Pascal
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Montagem para surfcasting, experiencia.
« Responder #24 em: 23:27 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Porque dizem que o estralho superior pesca rente ao fundo.  Certamente será assim em certas zonas mas na zona que menciono, e onde o Luís pesca a corrente lateral é tanta que as iscas trabalham á altura do destorcedor superior ou estarei enganado.

Nesse ponto estás certo, estarão à mesma altura, mas o destorcedor superior está rente ao fundo. Achas que uma montagem que esteja ± a 100m de distância, numa cana que esteja a pescar na praia, que há uma diferença de altura entre os estralhos que não seja dada pela pontual diferença do fundo. A diferença que há entre os estralhos é condicionada pela distância da amarração desses estralhos na montagem à chumbada, isto partindo do princípio que estamos a falar de montagens de 2 ou 3 anzóis acima da chumbada.

No entanto, se estiveres a pescar de costa, numa arriba, a 10 ou 15m de altura, com a montagem a 50 ou 60m da costa, aí já acredito que haja diferença de altura dos estralhos, mas isso já não é propriamente surfcasting.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Montagem para surfcasting, experiencia.
« Responder #25 em: 23:32 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Porque dizem que o estralho superior pesca rente ao fundo.  Certamente será assim em certas zonas mas na zona que menciono, e onde o Luís pesca a corrente lateral é tanta que as iscas trabalham á altura do destorcedor superior ou estarei enganado.

Nesse ponto estás certo, estarão à mesma altura, mas o destorcedor superior está rente ao fundo. Achas que uma montagem que esteja ± a 100m de distância, numa cana que esteja a pescar na praia, que há uma diferença de altura entre os estralhos que não seja dada pela pontual diferença do fundo. A diferença que há entre os estralhos é condicionada pela distância da amarração desses estralhos na montagem à chumbada, isto partindo do princípio que estamos a falar de montagens de 2 ou 3 anzóis acima da chumbada.

No entanto, se estiveres a pescar de costa, numa arriba, a 10 ou 15m de altura, com a montagem a 50 ou 60m da costa, aí já acredito que haja diferença de altura dos estralhos, mas isso já não é propriamente surfcasting.

E o Pedras está correcto novamente, imaginei a cena numa visao vertical quando a montagem fica a um ângulo de entre 10º a 40º de inclinação e por isso vão estar sempre ali a lamber o fundo.... a pescar de uma arriba ou molhe alto etc, seria diferente como mencionou e bem o Pedras. :D 
 

Offline jaik

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 31
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:12 Quarta, 30 de Setembro de 2015
Re: Montagem para surfcasting, experiencia.
« Responder #26 em: 23:37 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Trata-se de  trigonometria. O angulo entre o fundo e a linha madre diminui com o aumento da distancia do lançamento. Por isso penso que sem flutuadores devem trabalhar todos perto do fundo. Tinham que arranjar uma cana enorme para contrabalançar tal facto ;D
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Montagem para surfcasting, experiencia.
« Responder #27 em: 14:15 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
Visto do ponto que o camarada pedras falou é verdade. E quanto maior for a distancia maior o cateto logo menor será o ângulo e a montagem irá trabalhar mais abaixo. Mas a verdade é que acredito que quando uma isca está presa e o seu volume seja grande (iscada de 2 ou 3 ameijoas por anzol ou um lingueirão) e que tenha uma forte corrente lateral a tendência das iscadas é subir em relação ao ponto de ligação ao estralho.
O mesmo não ocorre aquando das 2 -3 horas da mudança da maré (baixa mar para praia Mar).
Recordo-me quando fazia caça submarina de verificar por x isso.
há xarroco a montes....
 

Offline Luismbmp

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 219
  • Agradecido: 1 vezes
  • Sargos, Robalos, Douradas, o que vier é peixe...
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:52 Segunda, 19 de Outubro de 2015
Re: Montagem para surfcasting, experiencia.
« Responder #28 em: 12:18 Quinta, 29 de Outubro de 2015 »
Bem eu penso desta forma,
uma montagem, em que a diferença entre o estralho de cima e o estralho perto da chumbada seja entre 1,00m ou 1,50m, em fundos de area, penso que não faz diferença nenhuma.
Acredito que faça diferença quando o fundo está cheio de algas, pois o estralho de baixo, o anzol  fica no fundo no meio das algas e dificulta o peixes verem a isca, podendo  picarem no estralho de cima. Como já foi falado anteriormente, relatos de o peixe ter picado  no estralho de cima.
No caso de no fundo haver algas, seria aconselhavel usar flutuadores no estralho de baixo.

Eu faço assim, uso sempre estralhos junto da chumbada. Mas quando vejo que o fundo é so algas, ja tenho montagens feitas com o estralho mais em cima.
No caso das correntes laterias, é complicado. Chumabdas de piramide  acima de 150gr. e estralhos todos enrolados  na montagem, é complicado, prefiro esperar pela baixa mar.

Abraço
« Última modificação: 12:23 Quinta, 29 de Outubro de 2015 por Luismbmp »
CLICA AQUI  :)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 566
  • Agradecido: 61 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagem para surfcasting, experiencia.
« Responder #29 em: 12:51 Quinta, 29 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bem eu penso desta forma,
uma montagem, em que a diferença entre o estralho de cima e o estralho perto da chumbada seja entre 1,00m ou 1,50m, em fundos de area, penso que não faz diferença nenhuma.
Acredito que faça diferença quando o fundo está cheio de algas, pois o estralho de baixo, o anzol  fica no fundo no meio das algas e dificulta o peixes verem a isca, podendo  picarem no estralho de cima. Como já foi falado anteriormente, relatos de o peixe ter picado  no estralho de cima.
No caso de no fundo haver algas, seria aconselhavel usar flutuadores no estralho de baixo.

Eu faço assim, uso sempre estralhos junto da chumbada. Mas quando vejo que o fundo é so algas, ja tenho montagens feitas com o estralho mais em cima.
No caso das correntes laterias, é complicado. Chumabdas de piramide  acima de 150gr. e estralhos todos enrolados  na montagem, é complicado, prefiro esperar pela baixa mar.

Abraço
Pois, mas ninguem, penso eu que só está a espera da baixa mar para pescar, normalmente o comum é pescar,se quer na baixa mar , que na preia mar, há ai qualquer coisa que está mal !.
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]