collapse

Autor Tópico: dourada  (Lida 5343 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
dourada
« em: 16:31 Quarta, 08 de Janeiro de 2014 »
 A Dourada

Nome Comum: Dourada
Em Inglês: Gilthead seabream
Nome Científico: Sparus aurata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Sparidae

As douradas (são da família dos sargos, pargos, bogas e gorazes), têm o corpo oblongo, coberto de escamas geralmente dentadas. Têm três espinhos na barbatana anal. O céu da boca é liso e possuem uma dentição característica, com dentes incisivos cortantes (4 ou 6 em cada maxila) e os posteriores arredondados (em três fiadas). Esta dentição permite-lhe partir as conchas grossas dos moluscos de que se alimentam. Habitam os mares tropicais e temperados (nas partes mais quentes), sendo relativamente abundante no Mediterrâneo e Atlântico, na costa portuguesa. Peixe sedentário e solitário, pode também enquadrar-se em pequenos cardumes.

Vive normalmente próximo das costas e desova no Verão - é um peixe essencialmente carnívoro, mas muito tímido. Pode atingir 1 metro ou mais de comprimento e mais de 15 quilos de peso. A sua carne é um pouco seca mas de um gosto excelente. Aparece até aos 150 metros de profundidade, mas é entre os 25 e 30 metros que se sente mais à vontade
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 37 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: dourada
« Responder #1 em: 19:00 Quarta, 08 de Janeiro de 2014 »
As minhas meninas!
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: dourada
« Responder #2 em: 19:25 Quarta, 08 de Janeiro de 2014 »
Infelizmente não tenho pescado muitas...infelizmente não tenho ido muito à pesca no tempo delas por aqui, mas deixo o meu contributo das vezes que a tenho pescado.
O isco que gosto mais de usar é o lingueirão com ou sem casca, bibis e moradores e foi com estes que apanhei as maiores, no entanto também as tenho apanhado com casulo, navalha, tira de choco, americana, salsicha.   
E já tenho assistido a apanhar com minhocão, tripa, carangueijo.
Uma curiosidade uma das maiores que apanhei foi com lingueirão que cheirava mal, mas mal mesmo que só de abrir o saco empestava ali a zona toda.
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline Luis novo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2563
  • Agradecido: 7 vezes
    • Vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:13 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: dourada
« Responder #3 em: 19:51 Quarta, 08 de Janeiro de 2014 »
pena aqui não haver... :chora: :chora: :chora:
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: dourada
« Responder #4 em: 21:22 Quarta, 08 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As minhas meninas!
...e minhas ... :fixe: Amo essas bichas :-*
Nelson Peres
 

Offline Hélder Monteiro

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 42
  • "Stress: é o intervalo entre uma pescaria e outra.
    • Vila Nova de Famalicão
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:10 Domingo, 05 de Janeiro de 2014
Re: dourada
« Responder #5 em: 21:44 Quarta, 08 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
pena aqui não haver... :chora: :chora: :chora:

Junto ao paredão das caxinas no verão também saem algumas... ;)
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2509
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: dourada
« Responder #6 em: 21:49 Quarta, 08 de Janeiro de 2014 »
Boas

As maiores que tirei foram na Barra da Ilha de Tavira,  com teagem, e um momento muito bonito

Boas pescas
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline Jorge Pereira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 93
  • Agradecido: 4 vezes
    • Povoa Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: dourada
« Responder #7 em: 22:41 Quarta, 08 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As minhas meninas!
Vé lá se me apresentas alguma das tuas meninas :)
Lindo peixe :)
Jorge Pereira
 

Offline 007kil

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 150
  • Agradecido: 6 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:32 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: dourada
« Responder #8 em: 15:15 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
Só tenho pena de me tocarem tão poucas.
"A pesca é o meu anti-stress"
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19444
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: dourada
« Responder #9 em: 18:25 Domingo, 19 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Só tenho pena de me tocarem tão poucas.


 Sou solidário contigo  :join: e também me queixo do mesmo.

 É um espetáculo quando estão ferradas (no nosso anzol) :fixe:
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: dourada
« Responder #10 em: 21:26 Quarta, 06 de Dezembro de 2017 »
A epoca das douradas aqui na minha zona já acabou. Como sempre, em meados de Novembro elas abalam para alto mar e seguem caminho pela zona de Sagres, zona onde nesta altura é muito forte e a quantidade de capturas em pesqueiros de altura e de praia é grande. As praias da Costa Vicentina enchem para procurar as ditas e tem sido produtivo embora elas estejam cada vez mais difíceis.

Depois são 3 meses sem tocar na borracha até ao retorno delas, já magras, muito magras, no entanto é sempre uma luta fabulosa. Uma picadas enérgicas, repletas de força, outras picadas a tremelicar como se fosse peixe pequenino e depois a dobrar a ponteira da cana seguido daquele  TUM, TUM,
   zZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ.... característico.

Para determinadas epocas do ano, elas comem melhor uns iscos do que outros. Este ano o caranguejo vivo inteiro  foi-me pouco produtivo, rei noutros anos. O lingueirão com casca todo o ano foi produtivo mas foi com salsichas inteiras que tive os melhores resultados. Vamos lá debater as nossas lindas douradas... Há muito por falar. :)
Nelson Peres
 

Offline Vasco76

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 51
  • Agradecido: 5 vezes
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:45 Sábado, 28 de Outubro de 2017
Re: dourada
« Responder #11 em: 21:46 Quarta, 06 de Dezembro de 2017 »
A mim este ano o isco que mais douradas me tirou (surfcasting) foi...RALOS! 😀É verdade...aconteceu levar uns que me sobraram de uma ida a Sagres e olha...nunca mais deixei de os levar 😉
O mar é onde me encontro sempre comigo !
 

Offline Ernesto Lima

Re: dourada
« Responder #12 em: 10:47 Quinta, 07 de Dezembro de 2017 »
Bom dia a todos.

Sobre a descrição da Dourada, tenho umas dúvidas:

Se vive normalmente junto à costa, como é que eu, e muitos outros, as conseguem capturar afastados da costa, em fundos que vão por vezes até aos 120 metros?

Se desova só no Verão, como é que nesta altura do ano se concentram cheias de ovas e daqui a um mês, ficam lisas de ovas e magras que parecem facas.

Se no Verão (meio / fim) se capturam às vezes bastantes a 40 / 50 metros, e sem estarem ovadas, para além de não andarem junto à costa e não estarem a desovar, qual será o tamanho dos cardumes, será assim tão pequeno?

Quanto à carne seca..., só se for quando estão muito magras, e se forem confeccionadas por processos que tendem a secar mais o peixe!?

Mas o mais curioso é que já vi fazerem acções de informação sobre pesca em que, relativamente à Dourada, utilizam a descrição inicial aqui colocada.

Bom..., parece que temos aqui umas "arestas para limar"!? :)

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vasco76

Offline florindo

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 240
  • Agradecido: 39 vezes
  • mais vale um dia de pesca do que dez a trabalhar
    • albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:22 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: dourada
« Responder #13 em: 14:16 Quinta, 07 de Dezembro de 2017 »
A maioria que apanhei foi com salsicha e minhoca americana.Tambem apanhei com boracheira,mas so comprei duas o três  vezes porque são muito caras ....
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Vasco76

Offline Vasco76

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 51
  • Agradecido: 5 vezes
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:45 Sábado, 28 de Outubro de 2017
Re: dourada
« Responder #14 em: 15:49 Quinta, 07 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A maioria que apanhei foi com salsicha e minhoca americana.Tambem apanhei com boracheira,mas so comprei duas o três  vezes porque são muito caras ....
A Americana também não está barata 😔
O mar é onde me encontro sempre comigo !
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: dourada
« Responder #15 em: 17:41 Quinta, 07 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A maioria que apanhei foi com salsicha e minhoca americana.Tambem apanhei com boracheira,mas so comprei duas o três  vezes porque são muito caras ....
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia a todos.

Sobre a descrição da Dourada, tenho umas dúvidas:

Se vive normalmente junto à costa, como é que eu, e muitos outros, as conseguem capturar afastados da costa, em fundos que vão por vezes até aos 120 metros?

Se desova só no Verão, como é que nesta altura do ano se concentram cheias de ovas e daqui a um mês, ficam lisas de ovas e magras que parecem facas.

Se no Verão (meio / fim) se capturam às vezes bastantes a 40 / 50 metros, e sem estarem ovadas, para além de não andarem junto à costa e não estarem a desovar, qual será o tamanho dos cardumes, será assim tão pequeno?

Quanto à carne seca..., só se for quando estão muito magras, e se forem confeccionadas por processos que tendem a secar mais o peixe!?

Mas o mais curioso é que já vi fazerem acções de informação sobre pesca em que, relativamente à Dourada, utilizam a descrição inicial aqui colocada.

Bom..., parece que temos aqui umas "arestas para limar"!? :)

Cumprimentos

Ernesto


isso é uma descrição tirada da net, onde às vezes falam de sardinhas e põem fotos de carapaus... >:D >:D
no sitio onde encontrei esta descrição também fala de outros peixes da nossa costa, e igualmente com factos errados. não é tudo errado mas a verdade é que falam muito sem saberem do que falam, acabando muitas vezes por induzir as pessoas em erro.

como dizia o outro, falam falam, mas não dizem nada...

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: dourada
« Responder #16 em: 18:38 Quinta, 07 de Dezembro de 2017 »
a época de desova da dourada por norma é agora (Outubro/Dezembro) e não no verão..
 

Offline Ernesto Lima

Re: dourada
« Responder #17 em: 19:05 Quinta, 07 de Dezembro de 2017 »
Já agora, ainda relativamente a pesca embarcada às Douradas, e sobre iscas, principalmente na época do meio do Verão para a frente e em pesqueiros a 40/50 metros de profundidade, deixo-vos algumas iscadas que têm sido bem produtivas, com especial atenção para a Sardinha. Salvaguardo ainda que nesta época, o caranguejo costuma ser bem menos produtivo.

Eis algumas imagens:

Sardinha:

Duas postas..., enfia-se o anzol no lombo da 1.ª posta, dá-se a volta à espinha com o anzol e puxa-se esta 1.ª posta para o fio. Faz-se o mesmo com a 2.ª posta, mas deixa-se ficar na curva do anzol, puxando a seguir a 1.ª posta para a haste, tapando-a
Esta iscada não se adequa para surfcasting, por ser difícil de envolver com fio e com o lançamento já era.
Na embarcada, é das que mais produz, principalmente quando a Dourada já está no pesqueiro e não deixa o peixe miúdo comer.
 
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Meia sardinha, da cabeça para o fim da barriga..., enfia-se o anzol pela boca, faz-se sair pelo olho, torna-se a enfiar pelo lombo, dando a volta à espinha, junto à cabeça e, finalmente enfia-se inclinado pelo lombo, virado para a barriga, dando a volta à espinha pela 2.ª vez, ficando com o aspecto que se vê na imagem.
No caso do surfcasting, é uma iscada que, bem atada, poderá ter interesse.

Na embarcada, uso quando o peixe miúdo é muito, para que leve mais tempo a consumir e, consequentemente, dê mais tempo a que Douradas ou Pargos que já estejam perto, a vejam, se interessem e a ataquem.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Cabeça de Lula..., corta-se uma Lula (12 a 15cm ou um pouco maior), ao meio, enfia-se o anzol pela cabeça, fazendo-se sair onde esta acaba, e torna-se a enfiar apanhando a tripa e a parte rija do corpo que a envolve.
Também esta se poderá talvez adequar ao surfcasting, quando bem atada, após os trabalhos anteriores, deixando um pouco de "saia" a balançar.

Na embarcada, sem ter o sucesso da sardinha, captura por vezes de seguida, também em dias de muito peixe miúdo.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

"Vassoura de Cavala"..., cavalas, de preferência relativamente frescas, corta-se um filete inteiro longitudinal de cada lado, que, caso a Cavala seja maior que 20cm, deverá ser por sua vez cortado em filetes transversais. Pega-se num destes, espeta-se no anzol numa ponta do filete, da pele para a carne, outra vez da carne para a pele e ainda outra da pele para a carne, preenchendo a totalidade do anzol. Os outros filetes espetam-se ao meio, uma única vez, da pele para a carne, deixando-se cair e dando aquele aspecto de "vassoura". A ideia é: mesmo que o peixe miúdo vá comendo os filetes pendurados, ainda terá de se haver com o filete inicial que cobriu o anzol, que poderá ainda interessar algo maior que por ali ande, neste caso, Dourada.
No surfcasting, devidamente atada, deixando umas pontas a mexer, penso que poderá ser interessante. Caso a cavala já esteja um bocado mole, colocar a pele para fora, tornando mais difícil o acesso do peixe miúdo à carne.

Na embarcada, para a Dourada, sem ser tão efectiva como a sardinha e até a Lula, têm-se revelado uma bela alternativa, principalmente quando muito fresca, e na presença de muito peixe miúdo.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Eventualmente já conheceriam estes formatos, ou até conhecerão outros mais efectivos. Para todos os efeitos, aqui ficam algumas formas de tratar iscos relativamente baratos e fáceis de conseguir que, tendo em conta os meus parcos conhecimentos de sufcasting, me atrevo a sugerir, por me parecer que, à excepção das duas postas de sardinha, devidamente adaptados da embarcada, poderão ter algum interesse para os "guerreiros da areia".

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JoaoSantos, kalvas, A_G_A, DGuerra, Peko, eau13356

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: dourada
« Responder #18 em: 20:59 Quinta, 07 de Dezembro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia a todos.

Sobre a descrição da Dourada, tenho umas dúvidas:

Se vive normalmente junto à costa, como é que eu, e muitos outros, as conseguem capturar afastados da costa, em fundos que vão por vezes até aos 120 metros?

Se desova só no Verão, como é que nesta altura do ano se concentram cheias de ovas e daqui a um mês, ficam lisas de ovas e magras que parecem facas.

Se no Verão (meio / fim) se capturam às vezes bastantes a 40 / 50 metros, e sem estarem ovadas, para além de não andarem junto à costa e não estarem a desovar, qual será o tamanho dos cardumes, será assim tão pequeno?

Quanto à carne seca..., só se for quando estão muito magras, e se forem confeccionadas por processos que tendem a secar mais o peixe!?

Mas o mais curioso é que já vi fazerem acções de informação sobre pesca em que, relativamente à Dourada, utilizam a descrição inicial aqui colocada.

Bom..., parece que temos aqui umas "arestas para limar"!? :)

Cumprimentos

Ernesto

Na verdade, quando li o tópico pensei para mim próprio em algumas das questões que o Ernesto coloca, quanto a mim muita informação errada.

Onde vive normalmente não sei, não sei se têm um sitio onde vive normalmente porque são apanhadas como o Ernesto diz em profundidades até aos 120 metros, a minha experiência apenas de costa não me permite falar mais sobre isso embora também saiba consultar na net  ;D.

O período da desova também está errado, na minha opinião, mas é costume ouvir malta a dizer que a dourada desova no verão, talvez tenham lido algo do género também. Pela pouca experiência que eu tenho, as douradas abalam da minha zona quase sempre entre meio e final de Novembro, raras são as douradas que se apanham na ultima semana de Novembro. As ultimas que se apanham estão gordíssimas, a rebentar, e vão para alto mar desovar. Depois de saírem da minha zona, digamos assim, ainda se apanham douradas na zona de Sagres e na Costa Vicentina no mes de Dezembro pelo que eu concluo que a época de desova estará entre Dezembro e Janeiro. Julgo ser mais ou menos neste período.

Fazem a aproximação á costa, com mais actividade apartir do mês de Fevereiro já completamente magras, parecem tábuas. Volto a salientar que tudo o que estou a escrever é em função da minha experiência na minha zona, barlavento algarvio.





« Última modificação: 22:01 Quinta, 07 de Dezembro de 2017 por Nelson Peres, Motivo: Acrescentar informação »
Nelson Peres
 

Offline Ernesto Lima

Re: dourada
« Responder #19 em: 21:19 Quinta, 07 de Dezembro de 2017 »
Boa noite Nelson

É como diz..., face às capturas que se vão conseguindo, tanto no surfcasting, quanto na embarcada, o texto inicial apresenta-se com fidelidade duvidosa.

As mais fundas que capturei foram a 95 metros, não muito longe do Canhão de Setúbal e os registos de companheiros que disseram tê-las capturado a 120 metros, valem o que valem, mas não deixam de ser registos.
Na verdade, pescando embarcado no mar, as zonas mais produtivas têm-se verificado, no Verão, entre os 30 e os 60 metros, aumentando o limite mais produtivo em profundidade, na presente época (Novembro a Janeiro), para os 80 metros, mais coisa, menos coisa.

Pessoalmente, pescando embarcado, tanto em Setúbal, aqui há uns 16 anos, como durante estes últimos, em Sines, nunca as capturei menos fundo que os 28 metros, nem mais fundo que os 80, e não foi por falta de tentativas, principalmente menos fundo no Verão. Não quero com isto dizer que outros comportamentos não verificados por mim, ou por outros companheiros, não possam vir a saber-se daqui a algum tempo.

Aqui há uns anos atrás, não me passaria pela cabeça capturar Robalos a 50 e a 76 metros de profundidade, com isca morta, mas o certo é que já me aconteceu. Principalmente na cota dos 50m, ali em Sines, não sendo muito frequente, também não é assim tão raro.

As profundidades de que falo não são estanques, podendo apresentar algumas, poucas, variações.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 21:32 Quinta, 07 de Dezembro de 2017 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: dourada
« Responder #20 em: 21:51 Quinta, 07 de Dezembro de 2017 »
encontrei este documento na net com uma boa nota descritiva acerca deste assunto

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Autor

pescador quando posso!

 :) :fixe:
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima, Alentejano

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: dourada
« Responder #21 em: 23:33 Quinta, 07 de Dezembro de 2017 »
Companheiros, gostam tanto da Net (como eu) e então será custa ver o q cientificamente é relatado na reprodução da Dourada (Sparus Aurata)??? É de Outubro a Dezembro !!! E tanto faz ser no Norte como no Sul, só que no Norte as águas arrefecem mais cedo e elas "piram-se" para Sul pq não gostam delas frias. Correção: Nas praias da costa Sul do Algarve, nas Oeste de Sagres e na Costa Vicentina até ao Monte Clérigo, pescam-se durante todo o ano! A Dourada é um peixe mais do Mediterrâneo e gosta de águas mais quentes. Nas praias mediterrâneas espanholas junto ao Estreito de Gibraltar (Tarifa e outras) as maiores Douradas capturam-se é no Outono e no Inverno, na altura da reprodução estando gordas e cheias de força. Sobre pesca de barco nada sei, mas no surfcasting por esta altura o melhor isco não costuma ser a sardinha, mas o caranguejo verde na muda, a americana, choco (tiras), salsicha e bibi e minhocão, bem como o casulo e o coreano grandes. Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: dourada
« Responder #22 em: 00:09 Terça, 06 de Fevereiro de 2018 »
As Douradas tem a desova no Verão? Não sei onde foi buscar esse texto, está errado a menos que seja assim noutros países mais frios ou mais quentes. Em Portugal lhe garanto que é de outubro a dezembro, sem tem dúvidas consulte a net mas com informação fidedigna do que se passa nesse capítulo com os peixes em Portugal.
Agora elas andam mto magras porque já tiveram a desova e o esforço que isso acarreta para o peixe....enfim, não são como as galinhas! LOL!!
Saudações desportivas.
 
Fisherman
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: dourada
« Responder #23 em: 09:14 Terça, 06 de Fevereiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
As Douradas tem a desova no Verão? Não sei onde foi buscar esse texto, está errado a menos que seja assim noutros países mais frios ou mais quentes. Em Portugal lhe garanto que é de outubro a dezembro, sem tem dúvidas consulte a net mas com informação fidedigna do que se passa nesse capítulo com os peixes em Portugal.
Agora elas andam mto magras porque já tiveram a desova e o esforço que isso acarreta para o peixe....enfim, não são como as galinhas! LOL!!
Saudações desportivas.
 
Este texto não é da minha autoria mas sim retirado da net.
 
Bons lances.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline João V

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 668
  • Agradecido: 120 vezes
    • Alcochete/Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:33 Terça, 19 de Janeiro de 2016
Re: dourada
« Responder #24 em: 11:42 Terça, 06 de Fevereiro de 2018 »
Boas

Na tal "net" existe  indicação, em vários sítios, para os dois períodos de desova.
No entanto, o período correto é mesmo o de Outubro a Dezembro.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: dourada
« Responder #25 em: 19:42 Sexta, 16 de Fevereiro de 2018 »
Este topico ja e antigo ma revitalizando-o concordo com o Ernesto... Muitos equivocos mesmo..
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]