collapse

Autor Tópico: CORRICAR É MOVIMENTO  (Lida 17349 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #30 em: 16:59 Sábado, 17 de Outubro de 2015 »
Boas

Mais uma vez dou os parabéns ao Pesqueiro e acima de tudo ao Sr Simoes que partilhou de mao beijada horas de expereincia que de outra maneira levaria muito tempo a conseguir e sempre ,mostrou disponibilidade a ajudar me com alguma duvida pena tenho de nao o conhecer pessoalmente,e sem duvida de todos os foruns que conheco este é o mais completo na Arte de Corricar,a todos o que fizeram isto acontecer Obrigado
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MCodinha

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #31 em: 22:21 Sábado, 17 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mais uma vez dou os parabéns ao Pesqueiro e acima de tudo ao Sr Simões que partilhou de mão beijada horas de experiência que de outra maneira levaria muito tempo a conseguir e sempre ,mostrou disponibilidade a ajudar

Já somos dois amigo..............................!!!
Hasta la próxima marea !
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #32 em: 19:38 Sexta, 23 de Outubro de 2015 »
No domingo passado estava eu a corricar na praia de manha, ja quase a me preparar para arrumar a trouxa e levar para casa mais uma grade, quando passo por um senhor que estava na areia a apanhar isco para iscar, penso que fosse grilo, e parei para falar um bocado com ele, entre a conversa ele disse-me que a época do corrico à borracha ja estava mesmo a acabar, e que mais valia guardar o material, e que agora tem-se mais resultados com a pesca ao fundo.
É mesmo assim? os resultados agora ao corrico sao menores ou quase nulos? Eu desde que comecei fiquei tao viciado nesta pesca que estava com intenções de a fazer todo o ano.. mas se assim for mais vale guardar o material para nao estar a perder tempo e a desgastar o material.
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #33 em: 22:48 Sexta, 23 de Outubro de 2015 »
Eu só pratico essa pesca em Março Abril e Maio. Nessas alturas é garantido, pelo menos na costa de Portimão que era onde eu praticava essa pesca. É na altura que as sardinhitas pequenas vem à costa,nessa altura é tão bom que chegava apanhar robalos e bailas às 2 da tarde.Chegava-se a apanhar às duas bailas de cada vez.
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #34 em: 22:52 Sexta, 23 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É mesmo assim? os resultados agora ao corrico sao menores ou quase nulos?


Olha amigo, eu aqui na minha zona, ainda vou vendo algumas capturas interessantes nas pescas do pessoal mais "cota".

Nos pontões da Costa só há 2 pescas que fazemos:
   -Boia ou corrico (espécies alvo - sargos, bailas e labrax)

Sargos e bailas tira-se bem em certos períodos do dia quando o pesqueiro tem água suficiente e eles entram... Mas conforme o peixe entra de repente, também sai de repente.
Tens que lá estar na hora certa!

Agora os labrax e sargos quileiros tens que investir de noite ;)

Grades?
Quem as não tem?
Nem vale a pena contar pelos dedos  :hummm:
Se gostas do que fazes,,, continua!!
Hasta la próxima marea !
 

Offline atsimoes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 71 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #35 em: 09:24 Sábado, 24 de Outubro de 2015 »
Embora eu ja nao intervenha por aqui,devo pelo menos sendo topicos meus responder as duvidas dos foristas que seguem esta arte com profunda devoção porque para chegarem ao topo desta arte que é a noturna existem alguns principios que nao devem ou devem saber fazer :
Nao fumarem demais e poupar na gasolina fechando os vidros e o ar num dia de calor e rolar 300 kms a 50 à  hora...
Saberem lançar
Nao terem medo da agua
Nao abusarem no vinho e enchidos
Nao tentarem vender nada a ninguem aproveitando as companhias de ocasiao..
Nao traírem os vossos princípios de honra e compromisso para quem vos ensina a troco de nada.
Nao serem fundamentalistas de juizo se o vosso colega vende o peixe ou nao.

Posto isto e respondendo a pergunta do amigo,o que aquele pescador lhe disse é uma perfeita parvalheira porque:
No inverno as aguas sao mais quentes mas também sofrem constantes assolos de soduestes e mares bravos.Nessas condições so corrida de dia com chumbada nos areais e borrachas ou raglous com tonalidades abertas,brilhantes,amarelas,brancas.De noite nao corrica.De dia em relação a esse pescador que pesca ao fundo vai matar mais peixe do que ele se o peixe la andar.ele está estatico e limitado a sua zona de passagem do peixe enquanto você esta em movimento e esquadrinha kms a volta dele batendo outras areas por onde o peixe possa ter entrado na enchente até a praia mar.comece a corricar em pesqueiros com pelo menos de agua ja tenha tres horas de enchente.
De noite so corrica com mar manso de um metro e nesse periodo a tonalidade da agua no inverno tera de estar aberta,lusa e a temperatura da agua nao pode baixar abaixo dos 15 graus.Vindo o frio a agua gela e nos 13 graus o robalo afunda para as duas tres milhas em bolsas termicas com boas aguas ou entra para os estuarios  ou fozes procurando aguas mais temperadas e comedoria.
Nesses dias de mar manso procure os cabeços de areio ,o rebojo perto das pedras ilhadas,nao corrique em aguas mortas paradas ou pesqueiros fundos .
Tente sempre conjugar essas noites com luas novas e mares de amplitude de 0.8/0.7 na vaza.
Mares mortas de 1.20 1.30 nao vá .sao os piores dias de atividade do peixe.
Corricar é movimento nao se esqueça,nao esteja parado muito tempo a nao ser nas excepçoes como ter petinga ou lingueirao (galeota)e gaivilho a cair em cima quase de si...eles estao a caçar e com calma e a borracha certa ou vinil o seu dia vai começar..

Abraço a todos os meus seguidores.Um dia vamo-nos reunir para nos conhecermos pessoalmente.Os corricadores da arte de excelencia.

Atsimoes

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jsantoscosta, ricardopesc, Paulo J Fernandes, Mario P., Rafa, Micaelk.

Offline nelson sampaio

Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #36 em: 09:32 Sábado, 24 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Embora eu ja nao intervenha por aqui,devo pelo menos sendo topicos meus responder as duvidas dos foristas que seguem esta arte com profunda devoção porque para chegarem ao topo desta arte que é a noturna existem alguns principios que nao devem ou devem saber fazer :
Nao fumarem demais e poupar na gasolina fechando os vidros e o ar num dia de calor e rolar 300 kms a 50 à  hora...
Saberem lançar
Nao terem medo da agua
Nao abusarem no vinho e enchidos
Nao tentarem vender nada a ninguem aproveitando as companhias de ocasiao..
Nao traírem os vossos princípios de honra e compromisso para quem vos ensina a troco de nada.
Nao serem fundamentalistas de juizo se o vosso colega vende o peixe ou nao.

Posto isto e respondendo a pergunta do amigo,o que aquele pescador lhe disse é uma perfeita parvalheira porque:
No inverno as aguas sao mais quentes mas também sofrem constantes assolos de soduestes e mares bravos.Nessas condições so corrida de dia com chumbada nos areais e borrachas ou raglous com tonalidades abertas,brilhantes,amarelas,brancas.De noite nao corrica.De dia em relação a esse pescador que pesca ao fundo vai matar mais peixe do que ele se o peixe la andar.ele está estatico e limitado a sua zona de passagem do peixe enquanto você esta em movimento e esquadrinha kms a volta dele batendo outras areas por onde o peixe possa ter entrado na enchente até a praia mar.comece a corricar em pesqueiros com pelo menos de agua ja tenha tres horas de enchente.
De noite so corrica com mar manso de um metro e nesse periodo a tonalidade da agua no inverno tera de estar aberta,lusa e a temperatura da agua nao pode baixar abaixo dos 15 graus.Vindo o frio a agua gela e nos 13 graus o robalo afunda para as duas tres milhas em bolsas termicas com boas aguas ou entra para os estuarios  ou fozes procurando aguas mais temperadas e comedoria.
Nesses dias de mar manso procure os cabeços de areio ,o rebojo perto das pedras ilhadas,nao corrique em aguas mortas paradas ou pesqueiros fundos .
Tente sempre conjugar essas noites com luas novas e mares de amplitude de 0.8/0.7 na vaza.
Mares mortas de 1.20 1.30 nao vá .sao os piores dias de atividade do peixe.
Corricar é movimento nao se esqueça,nao esteja parado muito tempo a nao ser nas excepçoes como ter petinga ou lingueirao (galeota)e gaivilho a cair em cima quase de si...eles estao a caçar e com calma e a borracha certa ou vinil o seu dia vai começar..

Abraço a todos os meus seguidores.Um dia vamo-nos reunir para nos conhecermos pessoalmente.Os corricadores da arte de excelencia.

Atsimoes



ai esta mais uma lição de um grande corricador
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #37 em: 09:53 Sábado, 24 de Outubro de 2015 »
Concerteza mais um grande ensinamento, é um prazer ler todo esse conhecimento porque concerteza muitos seguidores aproveitam e bebem todo o sumo. Espero que todo o conhecimento fique e alimente e fique para trás coisas mal resolvidas que não interessam nada para a maior partes de nós. De um lado e de outro.
Nelson Peres
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #38 em: 10:41 Sábado, 24 de Outubro de 2015 »
jasus, tanta boa informação, num so post  :) Grande obrigado pelas suas lições Simões.

E se naquele dia de manha levei a grade para casa, já durante a tarde fiz a minha melhor pesca ao corrico até hoje, e agora ao ler estas palavras do Sr Simões, vejop que foi exactamente o que ele disse, meia  maré a encher, encontrei um canal que boa profundidade na praia, e ao segundo lançamento cravou logo um robalo, a partir dai foram 2 horas sempre a lançar para o mesmo sitio,  o resultado foram muito peixe e muita adrenalina :)





« Última modificação: 10:43 Sábado, 24 de Outubro de 2015 por FilipePT »
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #39 em: 11:28 Sábado, 24 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
  Grande obrigado pelas suas lições Simões.

Eu diria mais:
   -Grande obrigado mestre Simões!!
Estas coisas não se aprendem nos livros, aprendem-se ouvindo quem sabe muito das coisas do mar.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Espero que todo o conhecimento fique e alimente e fique para trás coisas mal resolvidas que não interessam nada para a maior partes de nós. De um lado e de outro.

E por favor mestre,  é um favor que eu lhe peço em meu nome e de certeza em nome de muitos dos nossos companheiros:
   - Esqueça as coisas mal resolvidas que não interessam nada!

Até à próxima maré!  :olaaa:
Hasta la próxima marea !
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #40 em: 11:50 Sábado, 24 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tente sempre conjugar essas noites com luas novas e mares de amplitude de 0.8/0.7 na vaza.
Mares mortas de 1.20 1.30 nao vá .sao os piores dias de atividade do peixe.

Isto tambem se aplica para a pesca durante o dia? Ou seja há maior actividade d peeixe nas luas novas e lua cheias? EU pesco mais de dia, de noite nao tenho possibilidade.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #41 em: 12:14 Sábado, 24 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
  Grande obrigado pelas suas lições Simões.

Eu diria mais:
   -Grande obrigado mestre Simões!!
Estas coisas não se aprendem nos livros, aprendem-se ouvindo quem sabe muito das coisas do mar.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Espero que todo o conhecimento fique e alimente e fique para trás coisas mal resolvidas que não interessam nada para a maior partes de nós. De um lado e de outro.

E por favor mestre,  é um favor que eu lhe peço em meu nome e de certeza em nome de muitos dos nossos companheiros:
   - Esqueça as coisas mal resolvidas que não interessam nada!

Até à próxima maré!  :olaaa:

Faço minha as palavras do MNunes.
Nelson Peres
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #42 em: 12:42 Sábado, 24 de Outubro de 2015 »
Fantástico!!! Que Obra, que conhecimento, que dedicação... Bem apelidado De MESTRE !!

Não faço ideia o que aconteceu ... Mas peço lhe que passe por cima disso, porque O Pesqueiro precisa de si, nós os aprendizes,nós que temos interesse no Corrico, nós os jovens pescadores , como é o meu caso... Todos nós daríamos graças por beber este tipo de conhecimento de alguém tão Sábio e altruísta.

Bem haja Srº Simões!!  :)
 

Offline atsimoes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 71 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #43 em: 14:28 Sábado, 24 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tente sempre conjugar essas noites com luas novas e mares de amplitude de 0.8/0.7 na vaza.
Mares mortas de 1.20 1.30 nao vá .sao os piores dias de atividade do peixe.

Isto tambem se aplica para a pesca durante o dia? Ou seja há maior actividade d peeixe nas luas novas e lua cheias? EU pesco mais de dia, de noite nao tenho possibilidade.


Vamos a ver nao confundir o seguinte:
Mares mortas sao sempre marés mortas quer de dia ou de noite por norma coincidem com periodos de crescimento lunar ou drecrescimo lunar.
Luas novas sao noites escuras muito escuras onde os robalos comem bem de noite.luas cheias ou quartos crescentes nao prestam para de noite trazem muita luz e o robalo é um peixe lunático.
Luas cheias querem dizer tambem que podem coincidir com as maiores mares de grandes amplitudes,vazam muito e sobem muito.
Para de dia a lua cheia é bom para de noite nao.
No inverno as horas diurnas sao curtas e os raios solares sao menos intensos pelo que de dia na iclinaçao solar os raios sao mais obliquos na refraccao na agua e os robalos comem bem porque o sol ou a inexistencia dele nao os assusta nem os fere...lembrem-se que os peixes nao tem palpebras como nós..procurem fugir do pino solar e procurar o amanhecer e as ultimas horas de luz..E aí começa a noite e...vai ser tudo diferente.....
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jsantoscosta, Paulo J Fernandes, Sansoni7, Micaelk.

Offline Jaime Almeida

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 85
  • Agradecido: 2 vezes
    • Zambujeira - Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:48 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Re: CORRICAR É MOVIMENTO
« Responder #44 em: 16:02 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Agradeço ao Mestre Corricador António Simões mais estas escritas.
Elas aos meus ouvidos soam com Poesia, a Poesia daqueles Grandes Senhores que Nascem para Amar o Mar e nos deixam em Prosa Grandes Ensinamentos.
Bem Haja Caro António Simões, Grande Abraço.

 O Mestre António Simões escreveu( Abraço a todos os meus seguidores.Um dia vamo-nos reunir para nos conhecermos pessoalmente.Os corricadores da arte de excelencia.)

 PS: Já agora lanço um  desafio aos Administradores: Organizem um encontro com este Grande Senhor, pois eu tenho a certeza que muitas mais coisas temos para aprender com ele ;). Grande Abraço
Jaime Almeida
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]