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Autor Tópico: Limpeza e Manutenção Casco Barco  (Lida 18345 vezes)

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Offline Beto_Manja

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Limpeza e Manutenção Casco Barco
« em: 09:34 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Boas,

Como o título indica, chegou aquela altura do ano (de preferência a ocorrer todos os anos) em que temos de desfazer o "trabalho" que o mar tem realizado no casco do nosso barco 24H/DIA todos os dias desde que entrou na água pela última vez, isto como é obrvio, aplica-se a barcos que estão sempre dentro de água.
A minha ideia inicial seria relatar todo o trabalho que tive até o mesmo estar concluido e o barco novamente dentro de água.
Mas, como sou maçarico, é aliás a primeira vez que vou fazer esta operação, optei por lançar o tópico antes do trabalho feito e desta forma tentar obter dicas e ensinamentos gratuitos ;D da malta mais experiente e disposta a contribuir para este tópico, antes de eu fazer asneira...  :P

O primeiro passo foi retirar o barco da água, este processo foi bastante rápido e simples pois já não era a primeira vez que o fazia e já sabia exatamente como proceder.
A partir daqui, tudo será uma nova experiência.

O normal, nestas situações, é deixar o barco encalhado dentro do porto de abrigo, tinha até já combinado com o dono da oficina oficial Honda para me disponibilizar água e luz para fazer a lavagem, mas num segundo pensamento, decidi levar o barco para casa, na Benedita.
Os motivos foram vários, aponto dois:
- a distância cerca de 30km até á Nazaré e o facto de ter de trabalhar durante o dia ía me deixar pouco tempo de luz para trabalhar no barco.
- por ser a primeira vez, não sei ao certo quanto tempo leva esta operação o que ía resultar num numero incerto de deslocações chatas à Nazaré.

No sábado retirei o barco da água, pela enchente do final da tarde e lá fiz a morosa viagem de volta com o barco atrelado.
No Domingo iniciei os trabalhos com uma lavagem a jacto de água.

Ficam umas fotos do antes, com os dois piores sitios, o transdutor de popa (não admira que já andasse com dificuldades em sondar) e a base inferior do trim, que devido às saliencias foram os unicos sitios onde o mexilhão agarrou.
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À passagem do jacto de água, parecia que estava a utilizar um apagador, a "nata" vermelha desaparecia que era um mimo, mas atrás ia saindo também partes do anti-vegetativo e surge a primeira questão;
"Será normal sair tanta tinta na lavagem?!" Deixo a resposta para quem souber mais do que eu...
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Após esta passagem ía ficando algumas cracas que também saíram facilmente com a ajuda de uma espátula metálica.
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O pior mesmo, foi arrancar os mexilhões, trabalho que não consegui concluir e será o passo seguinte da minha abordagem.

Deixo ainda um pensamento, a fácil remoção das algas vermelhas, apenas com a passagem do jacto de pressão água, terá algumas coisa a ver com o facto de estarmos no verão e as algas ficarem mais "maduras"?!

Como é natural, a cada desenvolvimento na limpeza, aproveitava para ir inspecionando o casco mais ao pormenor, foi nesta fase e após ler uns artigos sobre manutenção de cascos, nomeadamente este, Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre , do nosso companheiro Ernesto, que me apercebi e mentalizei que tenho de fazer uma manutenção profunda, ou seja, lixar todas as camadas de tinta anti-vegetativa e primário até chegar ao casco e de seguida fazer o tratamento completo como se fosse a primeira vez.

As aulas teoricas, sucederam-se com a leitura de vários artigos espalhados pela net e com um telefonema ao "stôr" Ernesto, que mais parecia um curso intensivo, tal foi a quantidade de informação técnica e prática que absorvi.
Ao Ernesto, quero aproveitar para agradecer a disponibilidade, é impagável.

Agora é aquela altura em que podem mandar uns "bitaites", quer seja acerca do processo propriamente dito, seja das tintas ou restantes materiais, tudo será tido em consideração.

não percam as cenas dos próximos capitulos  ;)
Cumprimentos,
Roberto

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Offline Joao Rodrigues

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Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #1 em: 10:44 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Boas
Comecei a ler e pensei logo para mim "...ninguém melhor que o Ernesto para dar uma ajuda..."
Mas depois continuei a ler e claro.....não fui só eu que pensei assim.

Caro Roberto, não te posso ajudar porque não percebo nada disso, em todo o caso vou ficar a aguardar pelas fotos do barco já limpinho.
João Rodrigues
 

Offline Remador70

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Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #2 em: 13:19 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
O barco tinha sido limpo o ano passado?
 

Offline Beto_Manja

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Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #3 em: 13:21 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Boas

O barco estava na água desde maio do ano passado.
Cumprimentos,
Roberto

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Offline Remador70

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Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #4 em: 13:32 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Como vou ter de passar por isso (ou gastar mais umas massas para que o façam por mim), vou aguardar os próximos episódios...
Bom trabalho...
 

Offline Nelson Peres

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Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #5 em: 13:37 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Vai dar uma trabalheira enorme  :) Vou acompanhar o trabalho, força nisso  :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Beto_Manja

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Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #6 em: 13:49 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Boas,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como vou ter de passar por isso (ou gastar mais umas massas para que o façam por mim), vou aguardar os próximos episódios...
Bom trabalho...
Uma opinião do Ernesto e que eu concordo plenamente, é que isto é uma trabalho muito moroso e que custa tantos € fazer bem como mal, a diferença é o tempo que se perde.
Mesmo os melhores profissionais não acredito que façam o trabalho tão bem, entenda-se tão ao pormenor, como quem faz por gosto pessoal, ou seja, nos próprios.
É muito fácil quem está interessado apenas em terminar o trabalho, ver um pequeno defeito no casco e pintar por cima como quem varre para baixo do tapete e depois na próxima manutenção paga se caro por esses desleixos...
Cumprimentos,
Roberto

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Offline Saturno

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Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #7 em: 14:29 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Boas,

Essa sonda devia ser marcações de cardumes a toda a hora  :D os mexilhões não dão tréguas.

Tens um trabalho grande pela frente mas com tempo e vontade faz-se, e nada paga a satisfação de veres o resultado final à tua maneira.

Não tenho "dicas" para te dar, acho que o artigo do Ernesto cobre basicamente tudo.

Coloca depois o resultado final.
Cumps.
 

Offline Beto_Manja

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Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #8 em: 19:13 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Boas

Aceitam-se também dicas acerca dos materiais a usar, marcas e valores €.

Já andei a ver os preços da HEMPEL e, não sendo dos mais caros também não são nada baratos.
Alguém tem experiencia nos da Plastimo, são mais em conta mas sem feedback não arrisco...
Cumprimentos,
Roberto

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Offline Quantum

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Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #9 em: 19:23 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Olá Beto, excelente topico que vou acompanhar com muito interesse! Felizmente não tenho este problema com o meu pois apenas ando em agua doce e dorme sempre fora de agua. Mesmo assim, todos os dias no fim de uma jornada, lavo o casco com agua e umas gotas de lexivia bem diluida...
 

Offline kalvas

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Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #10 em: 20:24 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Beto tens muitas horas de labuta.
O antes e o depois vai ser a melhor parte. ;)

Bom trabalho.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #11 em: 21:48 Quarta, 17 de Setembro de 2014 »
Boa noite Roberto.

Depois de ver as fotos, e por estranho que pareça, já vi bem pior.

Penso que com algum trabalho dedicado a coisa faz-se.

Sobre a questão das tintas, penso que não haverão grandes diferenças aqui em Portugal, no entanto numa "visita" virtual ao mercado espanhol, pode ser que mesmo as mesmas marcas se consigam com melhores preços.

Importante é usar primário (anti osmose), anti vegetativo e diluentes todos da mesma marca.

Outra questão muito importante é respeitar os tempos de cura (os que devem ser guardados entre aplicações)

Não me vou pôr aqui a papaguear tudo o que já escrevi. De qualquer modo para quaisquer questões estou ao dispor e, caso não tenha a certeza, recorrerei a quem saiba se for necessário.

Bom trabalho

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Saturno

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Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #12 em: 15:31 Quinta, 18 de Setembro de 2014 »
O manual de pintura da hempel para "ajudar",

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Bom trabalho.

Cumps.
 

Offline Beto_Manja

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Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #13 em: 19:57 Quinta, 18 de Setembro de 2014 »
Boas,

Tenho ouvido aqui e ali, que o ideal para o meu barco é uma tinta de matriz "mole".
Já sei as principais diferenças entre matriz "mole" e "dura" mas não percebi bem onde estão as principais vantagens da matriz "mole" uma vez que é mais cara, tem de se aplicar mais demãos e gasta-se com maior rapidez.
Alguem me consegue elucidar acerca disto?
Cumprimentos,
Roberto

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Offline Ernesto Lima

Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #14 em: 21:32 Quinta, 18 de Setembro de 2014 »
Viva Roberto

A matriz mole tem o que me parece ser a vantagem de ir largando alguma tinta e com ela os organismos vivos que se vão agarrando ao longo do tempo, principalmente com o movimento do barco.

Quando se faz a manutenção anual também se tira a tinta e organismos mais facilmente e tende a deixar menos marcas no casco em caso de incrustações mais profundas.

Pessoalmente, prefiro-a por essas duas razões.

De qualquer modo a matriz rija pode ser aplicada, nomeadamente em barcos rápidos, com boa prestação.

Importa referir que quando falamos em matriz mole e rija, estamos a falar do anti vegetativo ou anti fouling.

Abraço

Ernesto 
« Última modificação: 21:34 Quinta, 18 de Setembro de 2014 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

 

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