collapse

Autor Tópico: Catch&Release de Lucioperca  (Lida 12022 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #30 em: 16:58 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Um pescador de pluma que te ouvisse dizer isto e apertava-te o pipo

Mas não está bem dito???
há pescadores velhotes que se queixam de não apanharem é bogas, nem querem saber de achigãs e lucios, têm saudades das bogas.
« Última modificação: 17:00 Quarta, 13 de Agosto de 2014 por joaonumberone »
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline João Pinto

Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #31 em: 17:04 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas não está bem dito???
Sinceramente acho um achigã mais tanto ou mais prejudicial que o LP, alimenta-se do mesmo, o bem dito depende de quem olha, para mim que pesco achigãs e LP defendo-os, um pescador de pluma culpa-os pelo desaparecimento dos efectivos de trutas das águas...

É como te disse isto é tudo um jogo de interesses e se o LP desse mais luta e rende-se guito fazer torneios como o AIM Pro Walleye Series ele tornava-se legal mas em Portugal nem em torneios de achigã dá guito por isso que sobre mais comida para aquele que mesmo assim dá algum dinheiro, as preocupações não são ambientais ou com o que este peixe possa fazer, tem a ver com olhar para a carteira.
 

Offline João Pinto

Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #32 em: 17:07 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
lucios, têm saudades das bogas.
Um pequeno ribeiro onde pesco e já viste aqui nos vídeos e onde é um santuário porque não dá para pescar á boia ou ao fundo tem LP, bogas, escalos, tudo junto e com uma população de peixes que podes ver aqui:
Aumenta o video e a qualidade
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Ai se desse para meter ali uma boia no meio ou uma chumbada o LP fazia logo a população de peixes diminuir hahahahah
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #33 em: 17:09 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
 :fixe:
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #34 em: 17:17 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
 
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
há pescadores velhotes que se queixam de não apanharem é bogas, nem querem saber de achigãs e lucios, têm saudades das bogas.
Velhotes e novos!!! Já vou na quarta grade seguida e na ultima vez dei por mim a dizer "quem me dera tirar uma boguita"! ;D
 

Offline João Pinto

Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #35 em: 17:21 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
há pescadores velhotes que se queixam de não apanharem é bogas, nem querem saber de achigãs e lucios, têm saudades das bogas.
Velhotes e novos!!! Já vou na quarta grade seguida e na ultima vez dei por mim a dizer "quem me dera tirar uma boguita"! ;D
Anda aos meus pesqueiros que não estás muito longe, o fundo está repleto de bogas, escalos, barbos e os mal amados LP, mas só dá para fazer fly fishing ou pescar com medalhas... quase tens que dar xutos nos peixes para pescar :)
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #36 em: 17:25 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
 
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Anda aos meus pesqueiros que não estás muito longe, o fundo está repleto de bogas, escalos, barbos e os mal amados LP, mas só dá para fazer fly fishing ou pescar com medalhas... quase tens que dar xutos nos peixes para pescar
Estou a pensar seriamente nisso! Ontem até acordei mal disposto com a quarta grade seguida! ;D
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #37 em: 17:29 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
lucios, têm saudades das bogas.
Um pequeno ribeiro onde pesco e já viste aqui nos vídeos e onde é um santuário porque não dá para pescar á boia ou ao fundo tem LP, bogas, escalos, tudo junto e com uma população de peixes que podes ver aqui:
Aumenta o video e a qualidade
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Ai se desse para meter ali uma boia no meio ou uma chumbada o LP fazia logo a população de peixes diminuir hahahahah


Grande coroa!!!

[/quote]
... quase tens que dar xutos nos peixes para pescar :)
[/quote]

Esta agora fez-me lembrar dois amigos que discutiam.
Dizia um : Na minha terra há um rio que têm tanto, mas tanto peixe, olha têm mais peixe que agua.
O outro para não ficar atrás disse: Isso não é nada, na minha terra há um rio que nem agua têm, é só peixe.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #38 em: 17:51 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esta agora fez-me lembrar dois amigos que discutiam.
Dizia um : Na minha terra há um rio que têm tanto, mas tanto peixe, olha têm mais peixe que agua.
O outro para não ficar atrás disse: Isso não é nada, na minha terra há um rio que nem agua têm, é só peixe.
Tá fixe!  ;D ;D Ainda não tinha ouvido tal!
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #39 em: 20:07 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Ena pá que salganhada,bom,pelo seu tipo de alimentação no caso o mal amado  lucioperca,penso que daqui a alguns anos terá o seu lugar,tal como o achigãs,o siluro será muito complicado,o peixe gato existe para quem não saiba á muitos anos,nalguns locais com tendência a desaparecer,noutros nem tanto,bem mais complicado e parece um peixinho simpatico,são as abletes,o seu ritmo de reprodução e adaptação é incrivel
Lucio perca:alimenta-se de peixes de pequeno porte.
Abletes:os alevins em estado quase microscópico fazem parte da sua alimentação.A titulo de exemplo desde que os peixes gato apareceram na ribeira da minha terra não tenho conhecimento que tenham efeito nas populações de barbos e carpas,com os abletes não direi o mesmo.




abraço



Manuel Matos
 

Offline João Pinto

Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #40 em: 20:25 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
o siluro será muito complicado
Já agora a titulo de curiosidade para quem não conhece ou porque pesca em mar ou porque é novo na pesca algumas destas espécies atingem os 500Kg, sendo que a que já começou a aparecer em Portugal e que vem dos nossos hermanos rio abaixo chega aos 100Kg, isto quer dizer que até grandes carpas vão marchar, vai ser uma total matança...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Este foi na minha opinião o maior tiro nos pés que os Espanhois deram... o problema é que o pé deles está ao lado do nosso e vêm a caminho...
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 

Offline Tubaralho (Nuno)

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 551
  • Agradecido: 6 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:40 Segunda, 21 de Abril de 2014
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #41 em: 20:55 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Qual a vossa opinião para combater esta espécie ?
 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #42 em: 20:58 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Boas pessoal...a frase "andam cheios de fome" foi um pouco uma critica social da minha parte ao mundo da pesca, pois já falei em casas de pesca sobre o tema de levarem o peixe sem medida, e a resposta é para matar a fome....os mesmos que dizem isso são os que vendem carretos de 100\200 euros e canas super caras a esses ditos pescadores...então é para matar a fome??????E tem dinheiro para material de TOP???
E já li em foruns tambem que trazem o peixe sem medida que é para matar a fome...

Não foi para ofender ninguem o comentário mas que há pessoal de foruns de pesca que leva peixe sem medida...isso há de certeza e com isso não concordo.

Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #43 em: 21:06 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Olá João não foram oa espanhois que introduziram o siluro no rio Ebro foi um senhor de nacionalidade alemã que secretamente introduzui essa besta de peixe.



abraço



Manuel Matos
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 95 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Catch&Release de Lucioperca
« Responder #44 em: 21:13 Quarta, 13 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Qual a vossa opinião para combater esta espécie ?

Apesar de eu ter prometido a mim próprio que já não dava mais para este peditorio dos extremismos (seja o extremismo de quem devolve tudo e critica quem retem um peixe mesmo que esse peixe seja invasor ou o extremismo de quem retem tudo o que tenha escamas e o azar de lhe cair no anzol) vou deixar aqui uma ultima achega relativa a essa questão que colocaste.
A primeira e mais eficaz medida de combate ás especies invasivas, ILEGAIS, e que têm potencial para ser extremamente perigosas e nocivas para os ecossistemas autoctones somos nós, os pescadores.
Na pratica desta nossa paixão que é a pesca capturamos muitas vezes especies destas que na maior parte das vezes nem são as que procuramos, é imperativo que não se devolvam as mesmas á agua! Principalmente os exemplares do seguinte trio, Alburno, Peixe gato negro e Siluro. Infelizmente, e a historia farta-se de nos dar exemplos disso, quando uma especie invasiva se estabelece num novo ecossistema é quase impossivel erradicá-la na totalidade, contudo, é possivel manter os seus numeros controlados impedindo assim desequibrios nesses mesmos ecossistemas.
Nos vivemos num estado de direito democratico, cada um é livre de fazer como achar melhor desde que não vá contra a lei vigente, pelo que não vou estar aqui a criticar quem, mesmo tendo perfeita consciencia de todos os seus maleficios, opte por devolver algumas das especies que aqui se discute. Eu, pessoalmente, nunca devolverei, sob nenhum pretexto, á agua nenhum exemplar das 3 especies que referi, e para além dessas também não devolvo a Perca-sol, as Gambuzias e os chanchitos. Luciopercas apenas devolvo em circunstancias muito especiais e quando tenho ainda peixe em casa, se não tiver também as retenho pois como aqui foi referido o seu valor gastronomico é elevado e aqui na minha zona, da zona dos outros não falo, existem cada vez em maior quantidade e tamanho e estão tudo menos em regressão...
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]