collapse

Autor Tópico: durabilidade de uma linha madre?  (Lida 2439 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #15 em: 14:08 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Na competição há quem use, em determinadas condições, chicote em multifilamento. Eles melhor do que eu poderão explicar a vantagem, julgo que têm haver com quando as correntes laterais são demasiado fortes e pegam nas linhas grossas (chicote). Unico motivo, acho eu. De resto, acho que tem mais desvantagens que o mono.
Nelson Peres
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #16 em: 14:20 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Olá

Nelson

que desvantagens achas que têm?

eu uso mesmo com linha madre 0,35mm e só vejo vantagens até no lançamento que a meu ver se consegue tirar mais partido da cana por não haver elasticidade por parte do fio fazendo com que a cana vá mais depressa ao ponto de curvatura de lançamento
Abraço
 

Offline LuisO.91

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 167
  • Agradecido: 32 vezes
    • Barreiro/Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Sábado, 13 de Junho de 2015
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #17 em: 14:27 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá

Nelson

que desvantagens achas que têm?

eu uso mesmo com linha madre 0,35mm e só vejo vantagens até no lançamento que a meu ver se consegue tirar mais partido da cana por não haver elasticidade por parte do fio fazendo com que a cana vá mais depressa ao ponto de curvatura de lançamento

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Olá

Nelson

que desvantagens achas que têm?

eu uso mesmo com linha madre 0,35mm e só vejo vantagens até no lançamento que a meu ver se consegue tirar mais partido da cana por não haver elasticidade por parte do fio fazendo com que a cana vá mais depressa ao ponto de curvatura de lançamento

Boa tarde amigo Ze

Certamente tem mais experiencia de pesca do que eu, mas permita-me discordar deste seu ponto de vista. Eu já fiz surfcasting com multi directo, com um carreto que o meu pai havia bobinado com multi e detestei pescar com multi pelas varias razoes que se conhecem

Agora relativamente a tirar mais partido da cana com o multi no lançamento, discordo. Para mim o mono tira mais proveito, pelo retardar do lançamento da chumbada. Por ser uma linha elastica, o mono vai retardar o lançamento da chumbada do chao, permitindo à cana armar na sua plenitude, provocando um lançamento mais forte da chumbada. Com o multi no momento em que inicia o lançamento a chumbada vai logo voar, nao permitindo a cana armar na sua plenitude.

Abc
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #18 em: 14:33 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Não vejo grandes vantagens nesse tipo de montagem.
Em todo o caso o nó que postou não é o mais aconselhado para unir mono com multi.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #19 em: 14:40 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Olá

Luis

eu pesco na areia com uma cana hibrida e nas pedras com uma telescópica bastante elástica e gosto da sensação das pontas de multifilamento,no lançamento,talvez seja só impressão minha
quanto ao perceber mais de pesca que tu, não creio que assim seja,a pesca a meu ver é um desporto dinâmico ao qual cada um vai adaptando e inventando novas maneiras de tentar enganar os peixes,umas com mais resultados outras com menos
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #20 em: 14:44 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não vejo grandes vantagens nesse tipo de montagem.
Em todo o caso o nó que postou não é o mais aconselhado para unir mono com multi.


Olá

Rider

gosto deste nó porque não é verdadeiramente um nó,ou seja acabam por ser 2 nós a bater um no outro,a meu ver bastante difícil de partir por não haver um desfasamento tão grande da força feita pela linha mais grossa sobre a linha mais fina
Abraço
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #21 em: 17:57 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Em primeiro lugar quero dizer que nunca experimentei embora conheça quem já o tivesse feito e em termos teóricos ter considerado que o mono funcionará sempre melhor, no entanto, respeito a opinião que quem já usou ou continua a usar por achar melhor. Tudo bem com isso, cada um pesca como considera melhor.

A malta da competição saberá melhor explicar com detalhe esse aspecto. Nas minhas pescas quero elasticidade qb, não gosto de toques secos e demasiado rápidos e vou ter isso na investida de um peixe e no próprio lançamento. Com multi, se por alguma razão perder material, o investimento e o trabalho a retomar tudo de novo é maior. Epá, posso dar mais alguns exemplos para alem dos que o companheiro já deu e vantagens só vejo 1 e só em condições especiais....




Nelson Peres
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #22 em: 18:12 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
bobine com enchimento em nilon e ponta de multifilamento [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #23 em: 18:15 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
bobine cheia de multifilamento com ponta em nilon
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #24 em: 18:30 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
no 1º exemplo o multifilamento fica submerso dentro de agua a elasticidade continua na montagem atravès do nilon,sofre com o vento ou com a corrente tanto como outra qualquer montagem exclusiva em nilon
as diferenças só são notórias no lançamento e na ferragem que poderá ter vantagem para uns e desvantagens para outros vai tudo da forma e habito de cada um, neste caso a principal desvantagem para mim é se partir ou se refaz de novo coisa que demora tanto como montar um chicote normal ou se muda de bobine


no 2º exemplo é o que uso para pescar no rio Tejo como a ondulação é pouca ou inexistente a cana não sofre por a montagem ter menos elasticidade embora a parte de nilon é a que fica maioritariamente dentro de agua dando alguma elasticidade há montagem geral,esta tem a vantagem de poder trabalhar melhor o peixe na ultima fase a da subida da rampa do calçadão, outra vantagem que lhe encontro é caso parta o que a acontecer parte sempre pela parte do nilon ,é só fazer a montagem do urfe directo ao multifilamento e continuar a pescar,este tipo de montagem é para uma pesca que não requer grandes lançamentos
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #25 em: 18:46 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
bricolage do urfe que uso para aplicar hás gerigonças anteriores  :D :D


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #26 em: 19:04 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
os stoppers para aplicar no urfe são feitos na mesma através deste nó,mas só de um dos lados por baixo de cada missanga o que permite subir ou descer mais o estralho do anzol

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Abraço
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #27 em: 21:27 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
boas pessoal o nó em causa serve para linhas mono não para união de multi com mono



abraço



Manuel Matos
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #28 em: 21:38 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Olá

canivete

porque é que não serve para unir multi com mono?
Abraço
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: durabilidade de uma linha madre?
« Responder #29 em: 22:15 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Zé Carlos, obrigado pela resposta.

A minha dúvida era essencialmente no lançamento, pois colocava a possibilidade dos 0,20 poderem funcionar quase como uma faca, mesmo com dedeira.

O facto de estares com canas bastante flexíveis ajuda a suavizar a coisa no lançamento, faz sentido.

Quanto ao nó, parece-me o uni-to-uni (ou double uni). Não é nó que use muito, mas tenho cá uma emenda em multi com esse nó (não me pareceu que tivesse ficado mal).

Multi com mono nunca experimentei, mas tenho a ideia que é um nó versátil...
Cumprimentos
Aníbal Alves
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]