collapse

Autor Tópico: Iniciação Repentista  (Lida 1347 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline apoxyomenos

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Viana do Castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:12 Quarta, 18 de Julho de 2018
Iniciação Repentista
« em: 13:13 Segunda, 23 de Julho de 2018 »
Bom dia

Estou a iniciar-me neste mundo da pesca e por isso venho aqui pedir os vossos conselhos.
Comecei, secalhar erradamente, de forma muito repentista, ou seja, fui a uma loja de pesca local, comprei cana, chumbo, anzol e isco e fui até à praia (rochas) por as linhas de molho.
Resultado, além de ter pescado os calções e ter embaraçado as linhas no carreto duas vezes, consegui por um chumbo na água e ter feito de conta que pescava numa poça da maré enchente.
Vim para casa pensar melhor no assunto. Encontrei este forum e fui lendo alguns tópicos e as duvidas avolumaram-se e a primeira é:

O material que comprei é útil para que tipo de pesca?

Comprei uma cana Shimano Spin Joy XT 240 MH CW 15-40 gr
Comprei também chumbos de 40 gr em forma de lágrima, anzois, uns destorcedores e isca coreana.

Sou da zona de Vila Praia de Âncora.
O que posso fazer com isto?

Obrigado pelas eventuais dicas que possam partilhar!



 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Iniciação Repentista
« Responder #1 em: 14:10 Segunda, 23 de Julho de 2018 »
Bem vindo ao grupo. Primeiro de tudo tens que pensar a o estilo de pesca queres fazer. Depois,  disso a sim comprares o material  adequado .Começas-te ao contrário.
Um Abraço
 

Offline apoxyomenos

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Viana do Castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:12 Quarta, 18 de Julho de 2018
Re: Iniciação Repentista
« Responder #2 em: 14:26 Segunda, 23 de Julho de 2018 »
Pois... calculei logo que sim, mas como disse, foi um começo repentista.
Agora tenho de perceber o que melhor se pode fazer com este material... alguma ideia?
 

Offline pingu

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 47
  • Agradecido: 9 vezes
    • V. N. Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:01 Segunda, 05 de Fevereiro de 2018
Re: Iniciação Repentista
« Responder #3 em: 14:47 Segunda, 23 de Julho de 2018 »
A cana que compraste é mais indicada para aguas interiores... nem para spinning de mar é indicada devido ao comprimento. Tens que decidir primeiro que modalidade queres optar... Spinnig, surfcasting???
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Iniciação Repentista
« Responder #4 em: 16:26 Segunda, 23 de Julho de 2018 »
O melhor a fazer com esse material é arrear com ele nas costas do lojista que to vendeu.  ;D

Nenhuma loja de pesca séria te fazia um conjunto de material desses. A cana é de spinning (pescar com amostras) mas muito curta para o nosso mar, é mais para ir pescar em água doce. E não é de todo apropriada para pescar com chumbadas (pesca ao fundo).
Os chumbos de 40gr são muito leves para pescar ao fundo em mar, em que se pesca sempre com mais de 100g.

Destorcedores e anzóis tem sempre uso.


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: apoxyomenos

Online Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20209
  • Agradecido: 1401 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Iniciação Repentista
« Responder #5 em: 16:55 Segunda, 23 de Julho de 2018 »
Inserir Citação (seleção)
O melhor a fazer com esse material é arrear com ele nas costas do lojista que to vendeu.  ;D

Sou da mesma opinião.

Combina uma pesca com alguém da tua zona.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Enzo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 22
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:27 Segunda, 09 de Julho de 2018
Re: Iniciação Repentista
« Responder #6 em: 17:30 Segunda, 23 de Julho de 2018 »
Na minha opinião eu não sei se foste tu que chegaste escolheste o que querias e tocar de ir tentar pescar, ou se foste aconselhado pelo logista, de qualquer das formas o melhor será repensares que tipo de pesca gostavas de praticar e depois disso o pessoal daqui certamente te irá dar umas dicas sobre o material apropriado e tu tentas ir à loja onde compraste o material e tentares trocar caso as coisas estejam impecáveis claro.
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Iniciação Repentista
« Responder #7 em: 22:27 Segunda, 23 de Julho de 2018 »
Bem vindo, participa e diverte-te.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Iniciação Repentista
« Responder #8 em: 00:28 Terça, 24 de Julho de 2018 »
O primeiro material que comprei foi igual,nem digo o nome da loja.ainda por cima aonde moro.resultado,podiam continuar a ganhar mas aonde foi nem um anzol eu compro.

Ha pessoas que um gajo dizer k é principiante é meio caminho andado pa ser encavado
 

Offline apoxyomenos

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Viana do Castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:12 Quarta, 18 de Julho de 2018
Re: Iniciação Repentista
« Responder #9 em: 11:01 Terça, 24 de Julho de 2018 »
LOLOLOL

Gostei da parte do arrear com o material nas costas do vendedor lol

Neste caso uma vendedora e sim, eu perguntei que material básico poderia levar e ela aconselhou aquilo. Salva-se por lhe ter pedido que o meu filho ( que tem 5 anos) também a conseguisse usar. Deve ter sido por isso que aconselhou este material.

Em termos de pesca, o que penso que gosto, é pescar na praia e nas rochas que existem aqui no litoral entre Âncora e Caminha. Penso que gosto porque não tenho qualquer experiência em pesca. Nunca tinha pegado numa cana sequer.
Já percebi que para isso vou ter de trocar este material ou então, tentar safar-me com ele por uns tempos e, no futuro, se o gosto ficar, comprar algo para o mar, guardando esta para o miúdo e para rio.

Tenho agora de a experimentar melhor.
 

Offline fsilva09

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 187
  • Agradecido: 51 vezes
  • Segue sempre por bom caminho!
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:59 Domingo, 11 de Dezembro de 2016
Re: Iniciação Repentista
« Responder #10 em: 11:32 Terça, 24 de Julho de 2018 »
De facto o que te aconteceu não é nada que não se vá repetindo ao longo da vida de um pescador. Assiduamente cometemos erros na aquisição de material (ou não, se esse material se revelar útil) e nem por isso deixamos de comprar. Sou da opinião do companheiro Rider, deves visitar os locais onde se pesca e falar com alguns pescadores, insinuando o que pretendes. Podes acreditar que é mais divertido que estar no café e que depressa aparecerão conselheiros. Depois é só filtrar as informações e seguir os conselhos para... voltar a errar.
Parabéns pela iniciativa e felicidades para a vida.
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: apoxyomenos

Offline apoxyomenos

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Viana do Castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:12 Quarta, 18 de Julho de 2018
Re: Iniciação Repentista
« Responder #11 em: 12:43 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Bem, considerando este material, que montagem aconselham?
Pescar no rio com amostra?
Tentar pescar nas rochas de uma praia tentando atirar o mais longe possível?
 

Offline LeviCarlos

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 37
  • Agradecido: 8 vezes
    • Mafra
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:17 Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Re: Iniciação Repentista
« Responder #12 em: 13:32 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Boa tarde.
Com a cana que tens aconselhava te a fazer spinning na praia ou rio e longe das rochas, umas amostras adequadas seriam essenciais .

O material que tens neste momento não é para uma modalidade em especifico, mas não desmoralizes.
A minha primeira cana de pesca era telescópica muito macia com 2,10m oferecida pelo meu pai e deu para me entreter e de que maneira! Nessa altura não me preocupou que modalidade estava a praticar, desde que gostasse do que estava a fazer.
Com um chumbinho de 10gr a iscar lapa e mexilhão apanhei vários cabozes que dava para a sopa de peixe, mal sabia que isso vinha a chamar se pesca á chumbadinha, com uma boia leve (8-12 gr) acompanhava o meu pai e amigos na pesca ao carapau, nunca foi por falta de material "adequado" que não os tirava.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: apoxyomenos

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Iniciação Repentista
« Responder #13 em: 14:25 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Ola, o erro já está feito agora é dar um passo em frente. Com esse material poderás fazer um spinning ligeiro ou pescar em agua interiores... A tua ideia inicial parece-me ser pescar ao fundo, esse material não serve, tens que chegar-te á frente outra vez  :)

A respeito da lojista, épa...se calhar o erro não é dela, talvez te tenha feito perguntas e mediante as tuas respostas aconselhou-te esse material. Pode acontecer nós não entendermos nada do assunto e levar a que uma pessoa nos aconselhe mal. Se é para o miudo também pescar...não posso criticar a lojista...
Nelson Peres
 

Offline apoxyomenos

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 7
    • Viana do Castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:12 Quarta, 18 de Julho de 2018
Re: Iniciação Repentista
« Responder #14 em: 14:56 Sexta, 27 de Julho de 2018 »
Sim, Nelson Peres, tens razão, a culpa não foi da lojista. Eu queria algo barato e que o miúdo conseguisse utilizar e não podia esperar que ela aconselhasse uma cana de 4m a um miúdo de 5 anos.

Vou tentar o spinning aqui na costa (Praia da Gelfa, Vila Praia de Âncora, Moledo e Caminha, no Rio Âncora e no Rio Coura. Aos poucos que a disponibilidade de tempo também não é muita.

Aconselham algo para as montagens?

O que eu gostava era de pescar robalos e sargos e, eventualmente douradas, mas isso parece ser para outro campeonato. No fundo algo a que pudesse "botar o dente" no final da pescaria lol :)
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 14:14]

Robalo de Primavera por duas [Hoje às 13:06]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [Hoje às 08:19]

Cana de Spinning por ze carlos [17:53 Quinta, 25 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]