collapse

Autor Tópico: Portaria actualiza tamanhos do pescado  (Lida 5872 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #15 em: 11:41 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Boas José Matos. A dose recomendada  da alimentação  não é dada nem pode ser dada por ninguém  ligado á hotelaria , mas sim por alguém ligado há nutrição. No entanto essa não é minha área  mas sei por ex. que a nível de proteínas  a dose normal é de 300 grs( bife). Mas em todo o caso existe a roda dos alimentos ,quem tiver interessado ,e  acho que toda a gente devia ver. Tira todas as dúvidas,  Fica aqui a correcção. Um abraço
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #16 em: 11:59 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas José Matos. A dose recomendada  da alimentação  não é dada nem pode ser dada por ninguém  ligado á hotelaria , mas sim por alguém ligado há nutrição. No entanto essa não é minha área  mas sei por ex. que a nível de proteínas  a dose normal é de 300 grs( bife). Mas em todo o caso existe a roda dos alimentos ,quem tiver interessado ,e  acho que toda a gente devia ver. Tira todas as dúvidas,  Fica aqui a correcção. Um abraço

Pois, isso é outra historia, se formos por aí há muito a acrescentar. Depende da faixa etária, restrições médicas, problemas crónicos, históricos, hereditários, etc... Aqui é começar a divagar sem nunca mais parar.

A dose a que me refiro é mesmo com alguém ligado á hotelaria, que é isso que se estava a falar.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #17 em: 12:04 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aqui é começar a divagar sem nunca mais parar.
Eu acho que não é a divagar. Até acho um assunto interessante, mas se o meu amigo pensa assim tudo bem. Quem sou eu para contrariar. Um abraço
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #18 em: 12:44 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
eu também acho o tema de muita importância e interesse...
divagando ou não todos temos direito às nossas opiniões. mesmo que outros não concordem.

ninguém é obrigado a concordar com o meu ponto de vista e eu não sou obrigado a concordar com outros.

agora ninguém me fará concordar que , a exemplo, pargos com 20 cm( sinceramente penso que já vi mais pequenos) nas peixarias dos supermercados não esta certo, não está.
em relação a ser "peixe de dose"... só se for dose de bebé. porque de um adulto não é concerteza

de notar ainda que muitas vezes diz capturado, e não de aquicultura.

 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #19 em: 13:01 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Epá .. por onde ando que nunca ouvi essa expressão! De qualquer modo sou da opinião que uma coisa e outra estão pouco ligadas. A entidade responsável por dar o exemplo somos todos nós, ainda que fosse mais fácil descarregar as culpas em cima do governo ou de uma entidade qualquer. E esse exemplo podemos fazê-lo a cada instante e em qualquer parte, podendo isso, se multiplicado por milhões de nós, ter um impacto bem mais forte do que qualquer lei que se publique em Diário de República, lei essa publicada apenas por alguns de nós que simplesmente esperam que as cumpramos cegamente.
Está mais que provado que o mundo pode provar às avessas , isto é existirem mil e uma leis e procedermos de mil e uma formas contrarias à lei... que com fiscalização ou não, os comportamentos não mudam! Pode não ser uma perspectiva muito animadora para alguns, mas para outros, nos quais me incluo, a importância está realmente naquilo que fazemos e preconizamos como um exemplo a ter em conta porque com isso beneficiamos todos em conjunto.
Se eu ouvir, um dia, esse comentário, questionarei se podemos comparar uma produção controlada como a aquacultura (e não que eu concorde muito com ela!) com o estado selvagem e natural da vida marinha. Ora a produção, as vendas, etc são controladas por alguns... a perseveração do ambiente marinho pode, e deve, ser uma tarefa de todos!

Que a tendência é não existir muitas vezes disposição para isso... é uma verdade. Façamos valer as nossas aspirações de cuidar do nosso mar, das nossas espécies!


Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #20 em: 13:08 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Desviamos ao tema… mas já agora… o porquê de só alterarem as ditas espécies?!

Volto a frisar, o porquê da protecção às tainhas, e outros peixes como sargo douradas pargos etc as medidas não terem sido revistas!?

Pessoalmente não trago nada para casa que pese menos de 500 gramas (sargos), até porque acho que não rende e só nos dá trabalho! O que são 15 ou 20 cm seja de que peixe for...?
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11186
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #21 em: 14:02 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Antes de continuar com o tema, que é interessante e é bom ouvir e trocar opiniões, gostava de pedir para não banalizarem com palavras um pouco feias para quem pensa de forma diferente... Acho mal, e pouco prudente. Podemos concordar com o pensamento de um colega do forum ou não, mas chamar nomes acho que ultrapassa o razoável e os princípios que todos tentamos manter. Ou seja respeitar cada um.

Sobre o tema, eu continuo a pensar da mesma forma, pois a minha ligação a pesca é grande e vem de bebé...

Eu entendo a ideia que devemos fazer por cumprir sem culpar o governo, eu entendo a ideia que não devemos misturar a aquicultura, mas isso seria num mundo perfeito, onde todos cumpríamos e onde tudo corria bem. Uma coisa é o que eu e algtuns fazemos, outra é o que a generalidade pensa e faz...

Então vamos ver se explico melhor o que penso... Se julgam que como estamos actualmente vai funcionar e ser um bom exemplo para o futuro, esqueçam. Não vai. O exemplo tem que vir de cima, em distintas áreas, já lá vamos...

É por isso que o tal governo que não deve ser culpado nos obriga a cumprir leis fiscais ( senão acham mesmo que todos o faziam sem problemas? Não creio! Se  governo não fizesse leis bem definidas para o transito em que realmente existe alguma fiscalização acham mesmo que não andavam muitos a passar sinais vermelhos, a beber a grande e a conduzir sem carta? ( e mesmo assim acontece, mas a escala seria enorme)...

Cabe obviamente ao governo analisar a situação e parar para pensar a pesca num todo.

Eu pesco numa zona devastada pela pesca profissional, redes a 20 metros dos pontões em plena luz do dia com uma delegação da PM a 500 metros( estranho não?), arrastos junto a costa, cercos noturnos no Tejo a corvina, redes sem sinalização dentro de canais, cercos utilizando bombas e cale que destroem o ecossitema e daí aparecerem as toneladas de corvinas na lota... As coisas que eu já vi com os própios olhos dizem muito... São um mau exemplo. O estado limpa as mãos, finge que está tudo bem, a PM nunca pode actuar quando somos nós a chamar, e a meu ver fiscaliza pouco e mal. A meu ver o importante era aparecerem nos locais de pesca frequentemente, pedir licença e ver tamanhos mínimos, só com isso, sem se ir na caça a multa, melhorava muita coisa, porque a palavra passa depressa na pesca, e se fossem multados por infrigir, uma, duas, vezes, não o tornavam a fazer. Matam se na costa centenas de robalos bebés diariamente entre os 7 pontões que lá estão...

Depois estou sempre a ouvir desculpas, ah e tal estes cabrõ.. metem redes a 20 metros e eu agora ia deitar fora uns peixitos... Ah e tal destes ainda ontem estaam no supermercado a venda... São todos burros? Nao diria, antes penso que são inconscientes, mas que são as vivências diárias que os levam a tal. Depois costuma se dizer não os podes vencer, junta te a eles, e muitos vêm uns a guardarem e fazem o mesmo senão não levam nada para casa como dizem muitas vezes... O exemplo que passam na vida, leva a que muitos acabem por não conseguir distinguir o que seria certo fazer...

Eu acredito que só com 3 medidas a coisa podia melhorar... 1ª igualdade de direitos, 2º mudança das medidas mínimas e 3º e talvez a solução que traria mais sucesso, uma fiscalização apertada a profissionais, uma fiscalização apertada aos lúdicos e garantir que as pessoas dia após dia iam entendendo que algo mudou e que se têm que precaver para não serem realmente multados, pois acreditem que se forem 1 ou 2 vezes, tirando aqueles tresloucados como há na condução, todos iriam ter mais atenção.

Estarmos a espera que seja a nossa consciência a mudar sozinha, é uma ilusão com a qual eu não vivo. Existem países nde se cumpre mesmo a risca as leis, cabe ao governo entender a temática da pesca e entender o que tem que fazer, mas os lobbys, os interesses, as politiquices de mer.. valem mais e com isso cada vez se torna mais complicado pescar bom peixe.

Para terminar eu pertenci a instituições como a ANPLED, a associação que durante anos defendeu os pescadores nacionais e que com muita pena minha, não terminou enfim, mas está tipo desactivada... Se soubessem como eram as reuniões, e a política ali envolvida, os interesses naquele meio, viam logo que não se muda, porque aquilo que se denomina de sitema, onde estão incluídos o governo, grandes empresas e entidades financeiras dominam e operam da forma que lhes dá jeito.

Se algum dia mudar, ficarei feliz, para já vou continuar a fazer o meu pequeno papel que passa por cumprir, e por alertar amigos ou os mais novos como o fiz em muitos workshops que dei a crianças para o caminho certo, de libertar peixe pequeno, de verem a pesca como um desporto e não com ganância.

Não acredito que isto mude em breve, e se mudar, o mexilhão é que vai lixar na mesma, ou seja nós.

Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11186
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #22 em: 14:04 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Desviamos ao tema… mas já agora… o porquê de só alterarem as ditas espécies?!

Volto a frisar, o porquê da protecção às tainhas, e outros peixes como sargo douradas pargos etc as medidas não terem sido revistas!?


Essa é a pergunta que deves fazer ao governo, afinal eles é que têm esse poder certo? Porque alterar medidas da tainha, um peixe que 95% dos pescadores libertam, que não estão em risco de nada, e não mexerem nos peixes que têm levado razias nos últimos anos? Epa não faço ideia, ou até talvez faça, interesse... Não convém para já mudar esses, pelo menos enquanto os acordos da pesca lúdica caso aumente os tamanhos, eles se estenderem a pesca profissional. Achas que eles querem isso?
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #23 em: 14:16 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Antes de continuar com o tema, que é interessante e é bom ouvir e trocar opiniões, gostava de pedir para não banalizarem com palavras um pouco feias para quem pensa de forma diferente... Acho mal, e pouco prudente. Podemos concordar com o pensamento de um colega do forum ou não, mas chamar nomes acho que ultrapassa o razoável e os princípios que todos tentamos manter. Ou seja respeitar cada um.
Filipe não li nem vi nada de palavras menos dignas que ultrapassassem o normal, nem chamar nomes a minguem. Um abraço
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #24 em: 18:03 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Concordo com muito daquilo que foi dito, este é realmente um tema que suscita grande interesse!

Todavia também discordo com muito daquilo que por aqui leio... e não aceito alguns argumentos porque acho que podemos e devemos ir mais longe.

Ora como o governo, que pode e deve ser culpado, como anteriormente frisei, não acho simplesmente que ele é "o" responsável; então e nós? o que podemos fazer além da pressão sobre o dito governo? E se um governante, for alguém que faz o que quer levando os outros a pensar que ele faz o que eles querem? É a minha convicção..!

Bem sei que acontece muito daquilo que ditam os grandes grupos económicos, os mercados, seja lá o que fôr... Mas continuarei a sensibilizar o companheiro ao lado para atitudes mais informadas, continuando a querer estar a par daquilo que se vai conhecendo e se pensa ser melhor para a sustentabilidade e a saúde do nosso mar.

E em conversa com muitos pescadores, agrada-me sentir que vai existindo cada vez maior consciencialização e boas praticas no sentido da perseveração. Este forum é um claro exmplo disso! Claro que existem coisas e pessoas que não conseguimos mudar, nem individual nem coletivamente. Mas a maior parte, estou convicto de que conseguimos, vale a pena o esforço. Habitualmente as boas, benéficas e duradouras atitudes são aquelas que são motivadas por algo que vem de dentro (conhecimento, motivação para a conservação das espécies, etc) e não aquelas que são motivadas por algo que vem de fora (por ex. medo de apanhar uma 2ª ou 3ª multa)! Ambas têm consequências bem diferentes.. e por isso continuo a preferir sensibilizar o vizinho com informação e com o exemplo que eu posso eventualmente dar!

Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #25 em: 18:13 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Desviamos ao tema… mas já agora… o porquê de só alterarem as ditas espécies?!

Volto a frisar, o porquê da protecção às tainhas, e outros peixes como sargo douradas pargos etc as medidas não terem sido revistas!?


Essa é a pergunta que deves fazer ao governo, afinal eles é que têm esse poder certo? Porque alterar medidas da tainha, um peixe que 95% dos pescadores libertam, que não estão em risco de nada, e não mexerem nos peixes que têm levado razias nos últimos anos? Epa não faço ideia, ou até talvez faça, interesse... Não convém para já mudar esses, pelo menos enquanto os acordos da pesca lúdica caso aumente os tamanhos, eles se estenderem a pesca profissional. Achas que eles querem isso?

Não perguntei ao governo porque tenho é curiosidade em conhecer a vossa opinião neste fórum!

Afinal a questão que me intriga é o porquê da protecção das tainhas? Porquê legislar sobre isso…?

Talvez mais algum companheiro sinta essa curiosidade por aqui… Nenhuma hipótese me ocorre para já!

Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #26 em: 18:19 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Pelo que entendo está explicado no texto da lei:
Inserir Citação (seleção)
O Decreto-Lei n.º 112/2017, de 6 de setembro, que estabelece o regime jurídico do ordenamento e da gestão sustentável dos recursos aquícolas das águas interiores e procede à regulamentação das atividades da pesca e da aquicultura nessas águas, determina que sejam definidas em portaria conjunta as dimensões de captura das espécies aquícolas igualmente capturadas em águas marinhas ou de transição.

Definiram noutra Lei o limite de tamanho de certas espécies em águas interiores, e faltou estender essa limitação para águas marinhas e de transição. É uma extensão de uma lei anterior e que nesses moldes até faz sentido: se não podes apanhar em águas interiores, também não deves poder apanhar noutras águas em que as mesmas espécies existam.

Mas pode-se expandir a discussão sobre qual a motivação da limitação da lei original, que alegam motivos de ordenamento e gestão sustentável.
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #27 em: 18:22 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Boas Zé Maria!
Agradeço a dica de lei, vou dar uma leitura nesse decreto
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11186
  • Agradecido: 1630 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #28 em: 20:28 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não perguntei ao governo porque tenho é curiosidade em conhecer a vossa opinião neste fórum!

Afinal a questão que me intriga é o porquê da protecção das tainhas? Porquê legislar sobre isso…?

Talvez mais algum companheiro sinta essa curiosidade por aqui… Nenhuma hipótese me ocorre para já!


Alguma intenção quem o fez teve... Não sei que tipo de interesses, muito menos num peixe como a tainha, mas se mexeram nas medidas de peixe de água salgada é porque acharam que o resto tinha que se manter como estava.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #29 em: 21:59 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Boas

não querendo fugir ao tema principal,porque sinceramente não tenho uma opinião firmada
há um assunto que seria interessante de anexar a este para que se pudesse ter uma ideia geral sobre a  pressão feita sobre as diversas espécies através da pesca lúdica

ao certo quantos pescadores lúdicos licenciados existem em Portugal ?

desta forma talvez se possa exercer algum tipo de pedagogia mais direccionada sobre as praticas exercidas neste tipo de pesca

das quais uma das que acho piores são o abandono de todos os utensílios possíveis e imaginários nos locais de pesca que de uma forma ou de outra acabam por ter impacto na vida marinha quer seja das tainhas ou de outra espécie qualquer

nota: se acharem que a introdução deste tema dentro do que já se debatia é offtopic agradecia que o apagassem e peço desculpa por esse motivo
Abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Boa noite. Opinião sobre linha. por ffgsoares [Hoje às 18:47]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]