collapse

Autor Tópico: Portaria actualiza tamanhos do pescado  (Lida 5876 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Portaria actualiza tamanhos do pescado
« em: 19:59 Terça, 03 de Julho de 2018 »
Para eventuais interessados segue uma actualização:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #1 em: 20:02 Terça, 03 de Julho de 2018 »
As medidas mínimas precisam de um refresh, mas quando o estado permite peixe de aquicultura muito abaixo da medida torna se um péssimo exemplo e uma educação da sociedade que conduz muitos ao erro.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #2 em: 20:52 Terça, 03 de Julho de 2018 »
as medidas de aquacultura??
como medida educativa?
sou só eu que não vejo nenhuma relação entre as coisas?


Então o estado iria impor na aquacultura que as medidas fossem as mesmas que na pesca profissional ou lúdica para que as pessoas educassem e ficassem habituadas a comer só peixe na medida? é este o raciocínio?
 

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Pontes

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #3 em: 22:04 Terça, 03 de Julho de 2018 »
Artigo 1.º

Dimensões de captura das espécies aquícolas

As dimensões mínimas de captura das espécies aquícolas são as seguintes:

a) Lampreia-marinha (Petromyzon marinus) - 35 cm;

b) Tainha, fataça, muge (Chelon ramada) - 28 cm;

c) Tainha-olhalvo, saltor (Mugil cephalus) - 45 cm.

Artigo 2.º

Entrada em vigor

A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João Pisoeiro de Freitas, em 26 de junho de 2018. - O Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário Nunes Portada, em 20 de junho de 2018
 

Offline joaop

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 344
  • Agradecido: 66 vezes
    • Zona centro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:27 Domingo, 15 de Maio de 2016
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #4 em: 23:39 Terça, 03 de Julho de 2018 »
Isto de distinguir tainhas é uma tarefa nada fácil…!

Existem várias espécies, e várias delas muito parecidas mesmo…. em todo o caso não vejo a razão de se preocuparem com as medidas mínimas das tainhas uma vez que continua a ser uma espécie super abundante e também ser pouco cobiçada… mas posso estar enganado em algo…!
Ferrou! Está lá, está lá...!! Yeah!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #5 em: 23:55 Terça, 03 de Julho de 2018 »
Sim Pereira na minha opinião ajudava muito. Como queres ajudar uma geração? É mau exemplo, até porque estão a matar peixe que nunca procriou. Isto são interesses, é simples de o entender. O monte de pescadores que eu vejo guardar peixe sem medida é que dizem que se vendem no supermercado aos montes porque é que é não hei de guardar 2 ou 3? Posso não concordar com eles, mas é o reflexo do que dão as pessoas como exemplo.

Mas nós preocupamos nos porque é algo que gostamos, mas se fossemos falar da carne ia dar ao mesmo, franguinhos, coelhinhos, bezerrinhos, cabritinhos... Mamamos e não dizemos nada...
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #6 em: 00:42 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
a aquacultura é feita de propósito para alimentar a população humana.. existe para esse fim especifico. e
o facto de se comer peixes de aquacultura pequenos alguma vez influencia o que eu decido pescar? pessoas que raciocinam desta maneira não há argumentos, acções, medidas, etc, que lhes valha e que alguma vez vá alterar o seu comportamento..

não quero aqui defender a aquacultura até porque por norma nem como peixe com essa origem.
relativamente à aquacultura existem sim outros problemas com maior significado e maior impacto ambiental e isso sim faz sentido discutir.

Chego à conclusão que muitos pescador sabem o que deve ou não ser feito, quais as regras, as medidas e simplesmente optam conscientemente por as ignorar e depois arranjam tudo o que é desculpa para justificar os seus atos..

E estar a por o governo ao barulho nesta questão em particular,  é a meu ver,  estar de uma forma indirecta a passar a responsabilidade de certos actos de uns para outros....

quanto ao tema é simples.. as medidas atuais pecam por serem escassas!



« Última modificação: 00:47 Quarta, 04 de Julho de 2018 por pereirajp »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Pontes

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #7 em: 01:07 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
boa noite.
pereira, não sei porque não estás a entender o que o filipe quer dizer...
não me digas que nunca ouviste de ninguém dizer " porque não vou levar, ainda ontem estavam à venda mais pequenos no supermercado..."

se vês peixe no supermercado tão pequeno, apesar de não ser limitativo, de certeza que não é um bom exemplo.

quanto às medidas de captura, é claro que deviam ser actualizadas, mas o meu conhecimento das espécies é curto para dizer que com este ou aquele tamanho já estão na idade de procriar.

quanto aos tamanhos minimos de captura de algumas espécies deixam muito a desejar;
dando alguns exemplos

dourada- 19cm
pargo - 20 cm
sargo - 15 cm
safio - 58 cm

visto que o peixe é medido de uma ponta à outra... nem sei o que hei-de dizer.
isto vai de cada um, saber o que está a fazer. mas  os governos não ajudam muito ( ou nada).
em vez de estarem com leis de treta, como os 10 kg, ou 25kg ( embarcação de recreio) acho que faziam muito mais pela preservação das espécies em alterar as medidas minimas de captura...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: FilipePC, João Pontes

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #8 em: 01:32 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Para mim o governo tem culpas obviamente, são eles o legislador, logo tem obrigação de gerir em consonância o que fazem e as normas que criam. O líder é queira se ou não o maior culpado sempre. Sobre medidas as minhas são acima do mínimo, eu sei de mim, mas não ten ho palas e vejo porque pesco muito o que se passa e oiço as justificações.

Quem educa a minha filha sou eu, sou o responsável, que gere uma empresa é o responsável, quem gere um país é o responsável, e cada país tem mentalidades distintas.

Nós EUA as pessoas cumprem, ponto final, cá não é assim, estamos melhor, mas longe do ideal, uma vez no secundário um excelente professor que tive, ensinou me que as mentalidades, a mudança, era o mais difícil de uma geração absorver e se queremos mudar, todos têm que fazer a sua parte, nós, a PM, o estado que faz as leis.

Não conheço outra forma de educar uma geração sem dar um exemplo correcto, a minha filha é pequena e já me chama a atenção quando eu faço algo que lhe ensino que está errado.

Se a aqui cultura da um mau exemplo, se a pesca profissional da um mau exemplo, como é quando vamos nós ajudar a mudar as mentalidades?

A coisas que só acontecem porque somos incapazes de ser um exemplo, eu dou a minha filha que há levei a pesca, expliquei que peixes bebés são para libertar, mas nem todos somos  iguais e não podemos achar que por nós o fazermos todos o vão fazer. É por eu saber que não funciona assim, que preciso que as entidades ligadas à pesca ajudem neste processo longo e difícil e que requer alterações urgentes.

Quem achar que é sem se fazer nada que se resolve, sente se é espere, não vai mudar, não vai funcionar. Aliás é o que vejo onde pesco, 2 ou 3 soltam os peixes menores e o resto enchem sacas de peixe ou sem medida ou muito pequenos porque segundo eles todos o fazem. Quem nos gere, gere muito mal, e seria tão fácil fazer bem.

É o que penso, e é o que vejo. Cumprimentos.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #9 em: 03:22 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Acho que estão a misturar e a esquecer algumas coisas... estão a ver pouco "global".

O "dar o exemplo" de que falam, ao nível do peixe que se pesca, concordo com tudo.

No entanto, ao nível do peixe de cultura, não... o prejuízo desse "dar o exemplo" (medidas maiores no peixe de cultura, frango etc, é muito grande!)

Vamos a questões económicas ao nível global.

Penso que seja consensual que esses animais são "abatidos" mais pequenos/ novos porque são abatidos numa fase de desenvolvimento ótima ao nível da obtenção do menor custo possível para cada kg de proteína/ carne.

Agora entram os que dizem que só se pensa no lucro e tal... é o habito... como se essa proteína não fosse consumida por nós...

Pois é... mas a diferença de 1 dólar, por exemplo, em 1 kg de comida, implica que muito mais gente vai ter acesso a essa proteína, dado que há muita gente neste mundo que não tem o acesso que "eu" tenho.

Dirão: mas "eu" tenho acesso, posso pagar mais... não é bem assim... os frangos, peixes, etc de aquacultura de determinadas medidas vendem-se, apesar de existirem de medidas maiores e mais caras.

Dirão: mas é uma questão de educação, que é o que estamos a defender. Na minha opinião isso é apenas uma pequena parte, a outra continua a ser a questão económica de acesso e uma que é muito importante mas que esquecem é a questão ambiental...

Um robalo que tenha mais X centímetros e que custe mais 2 € por kg não é apenas mais caro por questões de marketing... é mais caro porque comeu mais, gastou mais energia, etc... então, para a mesma quantidade de proteína gastou mais recursos ao planeta!

Podemos dizer que estamos a consumir um bem que é mais nocivo para o planeta, se olharmos para todos os fatores e não apenas para alguns!

Portanto, vamos diferenciar as coisas... medidas de espécies que se pescam são uma coisa e servem um propósito, as de cultura servem outro (ao nível dos objetivos mais importantes).

Portanto, nesta parte, concordo com o pereirajp.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #10 em: 08:46 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Respeito, mas discordo. Para mim esse caminho nunca vai resultar. É tanto não resulta que continua igual já a uns anos. Alguns entenderam a importância de mudar, a maioria não.

Eu entendo a questão da aqui cultura, mas que é um exemplo mau para a pesca desportiva é.

Continuo a pensar se alguém acha que assim se mudam mentalidades, esqueçam. Daqui a 5 anos falamos de novo nisto, e vamos ver o que mudou. Oxalá eu esteja errado.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #11 em: 10:15 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Acho que não se deve misturar as coisas.
Quem usa o pretexto de que " no supermercado estão a vender pequenos" para levar tudo o que apanha, é um ignorante, burro, uma vez que no supermercado está a origem do pescado. Não passa de uma desculpa para levar o peixe pequeno. Poderia usar outra qualquer.
A aquacultura têm como principal objectivo criar peixe para alimentação. Raramente fazem procriação, compram os alevins. Quanto ao tamanho é mesmo assim, a chamada dose. É o tamanho ideal para uma refeição de 1 pessoa ( normal ).

Quem quer misturar as coisas, é quem não quer cumprir.

Quanto ao resto concordo as medidas do peixe pescado deveriam ser outras.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Pontes

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #12 em: 10:37 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Tudo depende ao que se chama uma dose Um adulto não vai comer  uma dose seja do que for com 100 grs
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #13 em: 10:48 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É o tamanho ideal para uma refeição de 1 pessoa ( normal ).
A que chamam dose normal
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Portaria actualiza tamanhos do pescado
« Responder #14 em: 11:20 Quarta, 04 de Julho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tudo depende ao que se chama uma dose Um adulto não vai comer  uma dose seja do que for com 100 grs

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

É o tamanho ideal para uma refeição de 1 pessoa ( normal ).
A que chamam dose normal

O normal que se costumar ver ( quem quer ). 1 Bife; 1 robalo; 1 dourada; 5 sardinhas; etc... depende do que se pedir.
Mas alguém ligado á hotelaria poderá explicar melhor.
« Última modificação: 11:47 Quarta, 04 de Julho de 2018 por Costa, Motivo: corrigir citação »
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]