collapse

Autor Tópico: SUPERSTIÇÕES NA PESCA  (Lida 22055 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: SUPERSTIÇÕES NA PESCA
« Responder #15 em: 18:02 Segunda, 24 de Março de 2014 »
Boas,
Tenho outra,a caminho da pesca se passar por uma grade,de fruta ou do que seja,já está a grade anunciada,eh eh.
Pode-vos parecer esquesito ou estranho mas a realidade é que as coisa que descrevi na maior parte das vezes dao o resultado que falamos,brutal grade.
Claro que há excepçoes,e ainda bem,eh eh
Canudo
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

Offline Ernesto Lima

Re: SUPERSTIÇÕES NA PESCA
« Responder #16 em: 22:28 Segunda, 24 de Março de 2014 »
Viva Pessoal

Pessoalmente, nada me incomoda no que respeita a superstições, na pesca ou de outros tipos. No entanto, respeito todas as mais normais ou algumas específicas de companheiros mais chegados que conheço. Sou por tal incapaz de desejar "boa pesca" seja a quem for ou contribuir para moer um qualquer companheiro. Se o fizer será por desconhecimento de causa.

Penso que qualquer superstição pode influir na acção de pesca, dependendo quão influenciável se seja.

A única condição que me faz pensar e até já me fez voltar para terra, é o que chamo os acidentes ou falhas sucessivas.

Tem aqueles dias em que parece tudo correr mal... o peixe não pica, a ponteira da cana parte-se por burrice minha, faço cortes nas mãos ou nos dedos, estou sempre a perder material, o ferro custa a sair e até fica lá. Normalmente, neste último caso, mesmo com ferro suplente, volto para a terra. Mas tenho a noção que o único culpado fui eu, não atribuo ao "azar" ou à "sorte", mas sim ao descuido ou falta de conhecimento meu.
Muito menos à roupa que normalmente é a mais velha, confortável e adequada às condições do dia, evitando ter coisas penduradas e etc., normalmente autênticos empecilhos.

Outros conceitos em que não acredito são aqueles do tipo: "hoje não é o meu dia...", "o peixe não quer comer..."

Isto porque quando vou pescar esse é sempre o meu dia e o peixe certamente comerá em algum lugar e em alguma hora... o problema é ser capaz de dar com esse tal local e estar lá com a isca certa, à hora certa, coisa que muitas vezes não consigo saber. Mas esse é um problema de desconhecimento e havendo desconhecimento, maiores serão as hipóteses de intervenção dos factores sorte/azar.

Para todos os efeitos, dias destes assim tão maus, para mim são raros, acho eu porque, embora activo, sou normalmente calmo e metódico em acção de pesca e tento sempre perceber porque aconteceu isto ou aquilo.

De qualquer modo, acho que quem seja supersticioso deve privilegiar as circunstâncias que o equilibram e evitar as situações que o incomodam, pois certamente quando presentes ou acontecidas, poderão ter influência significativa na sua acção de pesca, tanto positiva, quanto negativamente.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline jmet

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 230
  • Agradecido: 52 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: SUPERSTIÇÕES NA PESCA
« Responder #17 em: 11:11 Terça, 25 de Março de 2014 »
Meus amigos

Eu tenho uma superstição esquisita (e meia idiota) na pesca.
É a seguinte:

Quando vou à pesca visto sempre umas cuecas azuis claras.

Já nem me lembro de onde veio esta coisa. Provavelmente vem do tempo em que eu participava em concursos, no mar e no rio. E algumas boas pescarias e classificações devem ter coincidido com tal cor desta peça de roupa interior.
O que é certo é que sempre que vou à pesca lá eu estou à procura de umas cuecas de cor azul-cueca.

Também não gosto de ver melros no caminho para os pesqueiros. Aqui, fui influenciado por colegas meus da secção de pesca de um clube que representei. Quando viam um melro, diziam sempre: "Hoje não apanhamos nada". E, geralmente, assim era...

Um abraço a todos.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SUPERSTIÇÕES NA PESCA
« Responder #18 em: 13:25 Terça, 25 de Março de 2014 »
Uma belíssima ideia do Nuno ao criar este post e o que eu já me ri com ele... :)) :)).

Posso dizer que não tenho superstição nenhuma. Não relaciono factos ocasionais com situações reais mas por vezes e em jeito de brincadeira tenho também as minhas pancadas ^-^

Não desejo boa pesca a ninguém e se me desejam, na palhaçada vou chorar que já não vou apanhar nada embora não acredite nisso. Mais um daqueles mitos...

Uma vez levei a minha filha comigo e apanhei 3 belas douradas num curto espaço de tempo e sabendo que era treta, fiz questão de a levar outra vez para ver se dava sorte  ;D.... Deu sorte uma ova  :P

Tal como o Canudo quando apanho um peixe logo ao primeiro lançamento já sei que a pescaria vai ser uma treta e muitas vezes é assim...

Mas tudo isto são tretas :)) Não acredito em nada de superstições e não tenho nada que me moa o juizo  :fixe:

P.S- Gostei das cuecas azuis  ;D ;D
Nelson Peres
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: SUPERSTIÇÕES NA PESCA
« Responder #19 em: 14:44 Terça, 25 de Março de 2014 »
Eheh...
Muito bom tópico :)

Eu por acaso não tenho nada em concreto fixado...e a pensar nisso...talvez pense mais quando fiz alguma melhor pescaria...do que quando não apanhei nada, ou correu mal.
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11872
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: SUPERSTIÇÕES NA PESCA
« Responder #20 em: 14:54 Terça, 25 de Março de 2014 »
Vou ver essa do Azul-Cueca  :join: é que eu só gosto de usar pretas por motivos que sabemos  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
"born to fish forced to work"
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: SUPERSTIÇÕES NA PESCA
« Responder #21 em: 16:22 Terça, 25 de Março de 2014 »
Eu nem superstições nem fezadas...vou a pesca, logo fico feliz, depois se der peixe...melhor... :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: SUPERSTIÇÕES NA PESCA
« Responder #22 em: 18:56 Terça, 25 de Março de 2014 »
Eu por acaso não tenho superstições... estou mais como o sr. Ernesto... quando a coisa me começa a correr mal vale mais parar um pouco, respirar fundo e como eu digo: "espantar as bruxas". Não que acredite em bruxas mas porque quando a coisa começa a correr mal é em catadupa, um gajo enerva-se dá um no mal dado, enrola a ponta da cana... parando um pouco, respirando e reabsorvendo a calmia do mar e pensando no que está a fazer de mal... volta tudo ao normal.

Entretanto tenho um amigo que detesta que se mande o peixe de volta para a água. Em relação aos mais pequenos e no mar nunca resmungou assim muito, agora se for no rio tenho obrigatoriamente que levar a manga e larga-los só no fim. Se ele me vê a deitar os peixes na água fica piurso... É capaz de arrumar as coisas e não pescar mais.
Diz que isso afoguenta os outros. Vá-se lá saber.



 

Offline Ernesto Lima

Re: SUPERSTIÇÕES NA PESCA
« Responder #23 em: 19:18 Terça, 25 de Março de 2014 »
Viva Pessoal

A das cuecas da sua cor... para mim é nova, mas não deixa de ser interessante.  8)

Mas na verdade acho que vou ficar supersticioso... desde que me tratam aqui por "Sr" Ernesto nunca mais apanhei peixe de jeito. :com:  >:D
« Última modificação: 19:22 Terça, 25 de Março de 2014 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: SUPERSTIÇÕES NA PESCA
« Responder #24 em: 20:42 Terça, 25 de Março de 2014 »
Boas,

O amigo JMET sempre em altas com as suas comédias!  :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Não tenho superstições, mas não sei porquê e parece que não sou o único, é um tema que me chamou bastante a atenção! Curiosidade.... Talvez....
Sou bastante de impulsos e não olho nada a rituais, já às questões de "sorte e azar" confesso que sou um pouco resmungão, mesmo sabendo que "a sorte protege os audazes"...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Filipe Neves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Agradecido: 1 vezes
  • Sou um jovem que adora pescar, partilhar, conviver
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: SUPERSTIÇÕES NA PESCA
« Responder #25 em: 20:56 Terça, 25 de Março de 2014 »
Eu tenho 4 superstições:

1- Tenho por hábito nunca olha para nenhuma rapariga até regressar a casa, não sei porque mas cada vez que o faço nada corre bem..

2- Cada vez que me gabo entre conhecidos também tudo começa mal e acaba mal, é raro o dia que acontece o contrário.

3- O boné todos nós temos os nossos pressentimentos, tenho 2 ou 3 que cada vez que levo nunca falha.

4- Quando apanhamos 2 ou 3 peixes logo assim que chegamos pensamos para nós que vai sempre a dar neles, mas o que acontece é que no final das contas não passou desses mesmos peixes..
Filipe Neves
 

Offline alexandre

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 45
    • Vieira de Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:26 Sexta, 03 de Janeiro de 2014
Re: SUPERSTIÇÕES NA PESCA
« Responder #26 em: 21:15 Terça, 25 de Março de 2014 »
Eu não posso levar nada que permita facilitar o transporte do peixe, nem saco, nem rede.... sempre que eu me esqueço corre melhor
 

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: SUPERSTIÇÕES NA PESCA
« Responder #27 em: 21:18 Terça, 25 de Março de 2014 »
Boas a todos,
Pensava que era só eu,afinal há mais,eheh
A melhor foi a do companheiro JMet, nunca tinha ouvido tal coisa ,o companheiro que me perdoe mas ri até mais nao!Compreendo perfeitamente,quando deixei um blusao que se desfazia em bocados,foi um stress.Agora um amigo ofereceu-me um a mais que tinha ,mas nao é a mesma coisa.
O mais engaçado é que estou plenamente convencido que tudo isto é treta,e nao passa de más justificaçoes para a falta de peixe,ou no caso de ele lá andar,falta de habilidade para os conseguir enganar,eh eh!
Fiquem bem
Canudo
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: SUPERSTIÇÕES NA PESCA
« Responder #28 em: 21:29 Terça, 25 de Março de 2014 »
a unica que tenho é quando me desejam boa pesca... complemento com "vozes de burro nao chegam ao céu" e siga para bingo  ;D ;D ;D ;D ;D ;D
 

Offline Mario Fialho

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 28
    • Arrouquelas-Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:31 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SUPERSTIÇÕES NA PESCA
« Responder #29 em: 21:35 Terça, 25 de Março de 2014 »
Olá a todos, só há duas coisitas que eu não gosto uma é pescar ao lado de mulheres porque sempre que isso me aconteceu nunca tirei nada. A outra é se estiver a pescar num grupo não gosto de ser o primeiro a tirar peixe.
Mas devo confessar que à algum tempo atrás e após uma série "grande" de grades eu e o meu camarada de pesca já falávamos em acender umas velas na igreja da Senhora dos Remédios em Peniche mas o enguiço quebrou e não chega-mos a fazê-lo.

 Abraço

  Mário Fialho
Mário Fialho
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]