collapse

Autor Tópico: Surfcasting Aveiro (legislação)  (Lida 3272 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Gmmfishing

Surfcasting Aveiro (legislação)
« em: 03:50 Sábado, 09 de Junho de 2018 »
Boas malta, há cerca de um mês meti-me nisto da pesca e a sabedoria ainda é muito pouca.. Já li imenso aqui no forum (e muito fora dele também) à cerca desta complexa arte do surfcasting. Depois de tudo o que tenho lido surge uma questão à qual não consigo encontrar resposta.
Cá vai..:

- Uma vez que o surfcasting é praticado através da praia, existe alguma legislação específica para esta modalidade durante a época balnear? Resumidamente a minha dúvida prende-se com o facto de agora a partir de meados de junho as praias cá de Aveiro estarem à pinha (para quem conhece dou o exemplo da praia velha da meia laranja, barra, costanova).. Já me disseram que não se podia praticar surcasting a partir do dia 1 de Junho com a abertura da época balnear, mas a verdade é que vejo imensa gente a pescar...

Pode continuar-se a pescar  de qualquer maneira desde que se tenha x distancia dos banhistas? Caso contrário se for para uma praia onde não encontre ninguém, apesar de estar em época balnear, posso pescar?

Desculpem a questão mas realmente gostaria de saber o que fazer nesta situação, uma vez que prefiro trazer uma grande grade para casa do que uma multa  igual ou superior ao preço da minha cana.

Cumprimentos, Camaradas..
Lameco
Spinning - Aveiro
@gmmfishing - Instagram
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Surfcasting Aveiro (legislação)
« Responder #1 em: 10:56 Sábado, 09 de Junho de 2018 »
Boas Lameco.Nesta época há párias que abrem a época balnear umas mais cedo do que outras. Nesta altura em todas as prais concessionadas, é proibido pescar do nascer do sol ao pôr do mesmo.A ripada é grande. Nas praias não concessionadas  tem que haver respeito mútuo.  Se fores para uma praia dentro deste tipo tenta afastar-te do pessoal que está a banhos,que é para não arranjares problemas. Tu podes chegar primeiro à praia primeiro que eles,mas se fores ter com eles e lhe dizeres para eles se afastarem ,dizendo que chegaste primeiro, arranjas logo confusão, e nós vamos à  pesca para nos divertir e aliviar o stress. Resumindo : Epoca balnear proibido pescar de dia. Só de noite.Prais não concessionadas respeito pelos banhistas porque eles a nós não nos compreendem.Alguma dúvida estás há vontade. Um Abraço
 

Offline pantao

Re: Surfcasting Aveiro (legislação)
« Responder #2 em: 22:54 Sábado, 09 de Junho de 2018 »
Boas Lameco
Legislação, podes pescar em zonas não concessionadas e tens muitas na zona.
Concessionadas, praia velha, barra, costa nova, capela, vagueira, labrego, etc
Onde vires uma bandeira não podes pescar, penso que até 75m, convem confirmares este valor.
Depois das 20hrs podes pescar em zonas concessionadas. Obviamente que impera o bom censo e se vires banhistas na agua não vais só porque podes atirar chumbo para a agua.
Falas em praia velha...queres tirar amostras ou peixe com medida?
Esqueçe tudo que é praia concessionada que vais ter certamente boas surpresas, e explora todos os km que temos de praia, só nos falta pedra. Tens perto praias cavadas, lisas, para tds os gostos.
Resumindo as boas praias são as não concessionadas.
Quanto mais a sul, mais mar, mais a norte aguas mais calmas.
Quanto a cor da agua, sul mais escura e norte mais clara.
 Vaga acima de 1.5m dificilmente pescas para sul.
Estou a falar tudo em relação a sul do molhe norte, a única praia apertencente a Aveiro é são jacinto e a norte deste molhe tens que mudar praticamente tudo na forma de pescar
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Gmmfishing

Offline Gmmfishing

Re: Surfcasting Aveiro (legislação)
« Responder #3 em: 23:30 Sábado, 09 de Junho de 2018 »
Boas Pantao. Como disse ainda estou agora a começar e para além de ainda estar a tentar aprender a ler o mar/praia, nunca experimentei nenhuma, desde a barrra à vagueira.

Se tiver algum conhecimento acha que me poderia dizer algumas praias boas para pescar aqui pela zona? Obviamente que quero peavar bons peixes com medida.

Para já ando focado em aprender as montagens, etc.
Muito, obrigado amigo.
Spinning - Aveiro
@gmmfishing - Instagram
 

Offline LuisO.91

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 167
  • Agradecido: 32 vezes
    • Barreiro/Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Sábado, 13 de Junho de 2015
Re: Surfcasting Aveiro (legislação)
« Responder #4 em: 19:46 Segunda, 11 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Pantao. Como disse ainda estou agora a começar e para além de ainda estar a tentar aprender a ler o mar/praia, nunca experimentei nenhuma, desde a barrra à vagueira.

Se tiver algum conhecimento acha que me poderia dizer algumas praias boas para pescar aqui pela zona? Obviamente que quero peavar bons peixes com medida.

Para já ando focado em aprender as montagens, etc.
Muito, obrigado amigo.

Aqui na nossa zona praia boas é o que nao falta como disse o Pantao, é só escolher. Claro que é preciso tambem dar com eles. Hoje estive na tocha e safei a grade com um robalo sem medida prontamente devolvido. Amanha vou tentar o poço da cruz, praia onde sai mto peixe de porte, claro quando lá andam. Se o amigo se quiser juntar à fauna é à vontade.

Abraços e boas pescas
 

Offline andre_05

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 469
  • Agradecido: 15 vezes
    • Anadia
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:33 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting Aveiro (legislação)
« Responder #5 em: 11:36 Quarta, 13 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Pantao. Como disse ainda estou agora a começar e para além de ainda estar a tentar aprender a ler o mar/praia, nunca experimentei nenhuma, desde a barrra à vagueira.

Se tiver algum conhecimento acha que me poderia dizer algumas praias boas para pescar aqui pela zona? Obviamente que quero peavar bons peixes com medida.

Para já ando focado em aprender as montagens, etc.
Muito, obrigado amigo.

Aqui na nossa zona praia boas é o que nao falta como disse o Pantao, é só escolher. Claro que é preciso tambem dar com eles. Hoje estive na tocha e safei a grade com um robalo sem medida prontamente devolvido. Amanha vou tentar o poço da cruz, praia onde sai mto peixe de porte, claro quando lá andam. Se o amigo se quiser juntar à fauna é à vontade.

Abraços e boas pescas


Tens muito bons pesqueiros aqui na zona tens e de muitas vezes andar a pé para encontrar o sítio certo salvo seja...
 

Offline carvent

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 114
  • Agradecido: 25 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 18 de Outubro de 2016
Re: Surfcasting Aveiro (legislação)
« Responder #6 em: 14:11 Quarta, 13 de Junho de 2018 »
Boa tarde.
Tal como disse o "mestre" pantao esquece tudo o que são praias concessionadas, quanto mais "selvagens" melhor.
Entre Aveiro e Mira existem algumas praias que mesmo no verão dá para estar entretido.
Nas duas últimas pescarias estive um pouco a sul do parque de campismo da Costa Nova e não trouxe grade para casa. Em uma das vezes até deu para apanhar grilo, o que é sempre boa perspectiva quanto à existência de peixe.
Quanto ao poço da cruz, LuisO.91, este ano (a sul do quebra-mar) está muito assoreada, tem que se caminhar um bocado para apanhar um fundão. A norte não conheço.

Cumpts
 

Offline Gmmfishing

Re: Surfcasting Aveiro (legislação)
« Responder #7 em: 17:30 Quarta, 13 de Junho de 2018 »
Obrigado amigos, o saber ainda é muito pouco.. Por agora ando mais preocupado em observar e saber ler o mar para escolher bem os pesqueiros.. De facto nunca vi muita gente pela barra, costa nova, embora digam que a praia atrás da igreja por vezes da algumas coisas. Também ja me falaram dessa praia do Poço da Cruz, estou a pensar ir até la observar e tal e quem sabe fazer uns lançamentos.
Spinning - Aveiro
@gmmfishing - Instagram
 

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: Surfcasting Aveiro (legislação)
« Responder #8 em: 12:58 Sexta, 15 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado amigos, o saber ainda é muito pouco.. Por agora ando mais preocupado em observar e saber ler o mar para escolher bem os pesqueiros.. De facto nunca vi muita gente pela barra, costa nova, embora digam que a praia atrás da igreja por vezes da algumas coisas. Também ja me falaram dessa praia do Poço da Cruz, estou a pensar ir até la observar e tal e quem sabe fazer uns lançamentos.


Caríssimo, aqui, podes apanhar umas dicas... A prática, é a nossa melhor escola, e, só aprendes com os erros... Faz-te à água, inventa... Mete o anzol na água... e espera. Depois, vai haver aqueles dias, que tens alguém ao teu lado, e a tirar peixe, e tu, népias... vais ficar nas horas! Depois, com mais calma, vais pensar o porquê... e são tantas as nuances em que te podes envolver. Não tenhas medo de errar!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Surfcasting Aveiro (legislação)
« Responder #9 em: 14:52 Sexta, 15 de Junho de 2018 »
Boas. Conhecem a praia do Palheirão.  Este ano fui há Tocha , aliás todos os anos,  vou lá uma ou duas vezes , estou de férias lá perto , e dou lá um salto.Penso que essa praia ainda hoje é selvagem.
 

Offline LuisO.91

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 167
  • Agradecido: 32 vezes
    • Barreiro/Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Sábado, 13 de Junho de 2015
Re: Surfcasting Aveiro (legislação)
« Responder #10 em: 14:59 Sábado, 16 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde.
Tal como disse o "mestre" pantao esquece tudo o que são praias concessionadas, quanto mais "selvagens" melhor.
Entre Aveiro e Mira existem algumas praias que mesmo no verão dá para estar entretido.
Nas duas últimas pescarias estive um pouco a sul do parque de campismo da Costa Nova e não trouxe grade para casa. Em uma das vezes até deu para apanhar grilo, o que é sempre boa perspectiva quanto à existência de peixe.
Quanto ao poço da cruz, LuisO.91, este ano (a sul do quebra-mar) está muito assoreada, tem que se caminhar um bocado para apanhar um fundão. A norte não conheço.

Cumpts

Amigo o poço da Cruz logo em frente ao passadiço (onde está o bar) está com um belo fundão não sei qual a zona que o amigo se refere.  Se for a sul do molhe sim concordo não está pescavel. Fiz lá duas pescas dia 13 e 14 e fiz 6 kgs de peixe ( de dia) . Quando tiver uma horita vou meter no fórum. 
 

Offline LuisO.91

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 167
  • Agradecido: 32 vezes
    • Barreiro/Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Sábado, 13 de Junho de 2015
Re: Surfcasting Aveiro (legislação)
« Responder #11 em: 15:15 Sábado, 16 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas. Conhecem a praia do Palheirão.  Este ano fui há Tocha , aliás todos os anos,  vou lá uma ou duas vezes , estou de férias lá perto , e dou lá um salto.Penso que essa praia ainda hoje é selvagem.

Sim é selvagem
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Surfcasting Aveiro (legislação)
« Responder #12 em: 16:53 Sábado, 16 de Junho de 2018 »
Essa praia deve ser para o surfcasting  :hummm:
 

Offline andre_05

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 469
  • Agradecido: 15 vezes
    • Anadia
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:33 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting Aveiro (legislação)
« Responder #13 em: 18:55 Domingo, 17 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas. Conhecem a praia do Palheirão.  Este ano fui há Tocha , aliás todos os anos,  vou lá uma ou duas vezes , estou de férias lá perto , e dou lá um salto.Penso que essa praia ainda hoje é selvagem.

Sim é selvagem


Deves em quando lá saem uns peixes engraçados.
 

Offline LuisO.91

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 167
  • Agradecido: 32 vezes
    • Barreiro/Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Sábado, 13 de Junho de 2015
Re: Surfcasting Aveiro (legislação)
« Responder #14 em: 21:13 Domingo, 17 de Junho de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas. Conhecem a praia do Palheirão.  Este ano fui há Tocha , aliás todos os anos,  vou lá uma ou duas vezes , estou de férias lá perto , e dou lá um salto.Penso que essa praia ainda hoje é selvagem.

Sim é selvagem


Deves em quando lá saem uns peixes engraçados.

Mas dizem que os bons pesqueiros estão a uns 2/3 kms a sul da pescanova. Como nao tenho moto 4 nem jeep nunca la fui. Andar 4 kms na areia com o material ao lombo está fora de questao xD
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]