collapse

Autor Tópico: Uma questão de Respeito  (Lida 3378 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #30 em: 00:35 Sábado, 26 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como português, já cansa de que me ponham a pagar para porra nenhuma.
O critério e a ordem já pouco me importa mas, o que me mete mesmo uma gana do catano, é o que paga ser sempre o último na ordem de prioridades...

Independentemente de agir com bom senso e respeitar, escrupulosamente, o espaço de cada um, comungo inteiramente do desabafo do amigo Machado.  :evil:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Abade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 640
  • Agradecido: 16 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #31 em: 10:19 Quarta, 01 de Agosto de 2018 »
Por mim é ordem de chegada basicamente (não falando em termos legais mas sim em termos civis)
Um banhista/surfista que chegue depois de um pescador não se vai por a nadar em frente à pesca, um pescador que chegue não vai lançar para onde já estavam banhistas ou surfistas na água
Boas pescarias e deixem os pequenos crescer, :P
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #32 em: 10:34 Quarta, 01 de Agosto de 2018 »
Boas . Abade os surfistas estão-se marimbando  para nós. Assim como os da caça submarina (nem todos atenção, também já tive casos em que eles nos viram há pesca pediram desculpa e afastaram-se) . Passou-se comigo já vai para alguns na Papoa em Peniche. Perto da coluna
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 376
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #33 em: 11:13 Quarta, 01 de Agosto de 2018 »
Pratico bodyboard à cerca de 30 anos e nunca tive stress com nenhum pescador, já na pesca não posso dizer o mesmo em relação aos de caça submarina (que gostaria de experimentar também), é muito raro os que cumprem os 50m de distancia que a lei obriga (salvo erro) mas desde que haja bom senso e respeito, cabemos lá todos!
« Última modificação: 11:23 Quarta, 01 de Agosto de 2018 por Ricardo Ramos »
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #34 em: 23:35 Quarta, 01 de Agosto de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pratico bodyboard à cerca de 30 anos e nunca tive stress com nenhum pescador, já na pesca não posso dizer o mesmo em relação aos de caça submarina (que gostaria de experimentar também), é muito raro os que cumprem os 50m de distancia que a lei obriga (salvo erro) mas desde que haja bom senso e respeito, cabemos lá todos!

que eu conheça não há 50 metros e a portaria não fala em distancias entre pescadores apeados e de caça sub marina, conforme portaria que regula a actividade:

Artigo 4.º

Equipamentos de segurança e sinalização

1 - Na pesca submarina podem ser utilizados outros equipamentos para proteção contra o frio, para melhorar a flutuabilidade, para proteção ou segurança ou para transporte do produto da pesca e, bem assim, quaisquer outros equipamentos que não permitam a captura direta de exemplares.

2 - O exercício da pesca submarina é obrigatoriamente assinalado, à superfície, por equipamento de sinalização, o qual não pode estar a uma distância superior a 30 m do praticante de pesca submarina.

3 - Sempre que uma embarcação esteja a exercer a atividade de pesca lúdica, em águas oceânicas, interiores marítimas ou interiores não marítimas sob jurisdição da autoridade marítima, todos os tripulantes estão obrigados a envergar colete de salvação ou auxiliar de flutuação individual.

4 - Em determinadas áreas de risco, o exercício da pesca apeada pode ser interditado ou condicionado ao uso de meios de segurança individual, por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas do ambiente, do mar e da autoridade marítima.

pesca apeada e sub distancia entre praticantes:

Artigo 6.º

Deveres dos praticantes

1 - Os praticantes de pesca lúdica, quando operem a partir de terra, devem guardar entre si ou em relação a pescadores profissionais, salvo acordo em contrário, uma distância mínima de 5 m.

2 - Quando a pesca lúdica se exerça a partir de uma embarcação, deve ser guardada uma distância mínima de 50 m em relação a outras embarcações, praticantes de pesca submarina ou de artes de pesca caladas.

3 - Os praticantes de pesca submarina, no exercício da atividade, devem guardar entre si, salvo acordo em contrário, uma distância mínima de 20 m.

fica a portaria para leitura completa (desconheço se existe mais alguma legislação sobre o assunta a defenir tais distancias...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #35 em: 02:45 Sexta, 14 de Setembro de 2018 »
Boas companheiros.
Depois de tanta conversa aqui sobre um tema q nos interessa tanto (ou devia interessar) a todos os lúdicos apeados, chegou-se a q conclusão? Fica tudo na mesma, nós os lúdicos não nos entendemos (cada um diz a sua coisa), a leis mantém-se e são feitas por quem nada percebe de pesca e sem a nossa opinião, os surfistas continuam a borrifar-se para nós e fazerem aquilo q lhes dá na gana, inclusive darem com as pranchas na cabeça das pessoas e nada acontece, os da caça submarina não respeitam a distância regulamentar (entre lúdicos apeados é q a lei determina estarem 10 mts afastados!), os barcos dos profs arrastam redes junto à orla da praia de noite e o que acontece? Nada! E depois ainda há companheiros (devem andar mto distraídos) q "acham" q com muito boa vontade tudo se resolve????? Ah,ah,ah,ah,ah ...só contaram p'ra você! Enfim..q mais há para dizer? NADA, depois disto tudo...ó país triste e abandalhado em que quem prevarica, prevarica e quem não prevarica.. leva com a má criação dos outros e o egoísmo e...lixa-se, mas cala-se....mas tudo com mto boa vontade! Saudações desportivas (cada dia mais tristes!)
Fisherman
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #36 em: 21:32 Sexta, 14 de Setembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Abraço
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #37 em: 00:51 Sábado, 15 de Setembro de 2018 »
Oh, coitadinhos dos surfistas...tenho tanta pena deles! Eles nunca fazem nada de mal...se por vezes alguém leva com uma prancha na cabeça a n km/h e desmaiasse, como aconteceu com amigo meu em Sagres...é coisa de pouca importância... e se lerpasse ...paciência...aconteceu e.. lerpava mesmo porque o surfista deu logo à sola... sem olhar para trás! Se estamos à pesca na praia e vem-se por mmo à nossa frente...tudo na maior..nós é q ficamos lixados eles continuam lá...e se por um grande azar (comigo, só se fôr por isso!) lhes acertarmos com uma pera de chumbo de 160 grs em OTG bem puxadinho..e dá-se ali uma tragédia, nós é q estamos fritos, por isso se eles vem p frente de nós, nós é q nos temos q pirar..mas nós é q pagamos licença p pescar e eles...nikles! Lá apreenderam umas pranchas a uns surfistas qq numa praia? Aleluia, deitem foguetes q isso é um fenómeno e do Entroncamento!  Mas salvam umas pessoas e isso é mto meritório, corajoso, altruísta e de louvar, contudo uma coisa não invalida a outra...não estamos aqui a falar disso, mas sim da relação pescador lúdico apeado/surfista, q pelos vistos é ...uma barbuda em nós somos sempre os lixados..mas como já estamos habituados (mas sempre os lixados) ...e com boa vontade tudo se resolve (vê-se!) , la,la,la .. cantamos felizes e tudo fica como dantes...quartel em Abrantes! Saudações desportivas (cada vez mais tristes e envergonhadas)
Fisherman
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 376
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #38 em: 01:16 Sábado, 15 de Setembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Oh, coitadinhos dos surfistas...tenho tanta pena deles! Eles nunca fazem nada de mal...se por vezes alguém leva com uma prancha na cabeça a n km/h e desmaiasse, como aconteceu com amigo meu em Sagres...é coisa de pouca importância... e se lerpasse ...paciência...aconteceu e.. lerpava mesmo porque o surfista deu logo à sola... sem olhar para trás! Se estamos à pesca na praia e vem-se por mmo à nossa frente...tudo na maior..nós é q ficamos lixados eles continuam lá...e se por um grande azar (comigo, só se fôr por isso!) lhes acertarmos com uma pera de chumbo de 160 grs em OTG bem puxadinho..e dá-se ali uma tragédia, nós é q estamos fritos, por isso se eles vem p frente de nós, nós é q nos temos q pirar..mas nós é q pagamos licença p pescar e eles...nikles! Lá apreenderam umas pranchas a uns surfistas qq numa praia? Aleluia, deitem foguetes q isso é um fenómeno e do Entroncamento!  Mas salvam umas pessoas e isso é mto meritório, corajoso, altruísta e de louvar, contudo uma coisa não invalida a outra...não estamos aqui a falar disso, mas sim da relação pescador lúdico apeado/surfista, q pelos vistos é ...uma barbuda em nós somos sempre os lixados..mas como já estamos habituados (mas sempre os lixados) ...e com boa vontade tudo se resolve (vê-se!) , la,la,la .. cantamos felizes e tudo fica como dantes...quartel em Abrantes! Saudações desportivas (cada vez mais tristes e envergonhadas)

Compreendo, a diferença é que os surfistas destroem as ondas, não o meio ambiente e os pesqueiros com carradas de lixo! Pratico os dois desportos e nunca houve stress nenhum!
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #39 em: 11:56 Sábado, 15 de Setembro de 2018 »
Se houver respeito como o titulo diz, nem há pesqueiros sujos nem tem o pescador apeado que se deslocar de onde está.

Acho que já todos fomos afectados pelas duas situações...
E tão cedo não terminam . ::)
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #40 em: 12:55 Sábado, 15 de Setembro de 2018 »
Eu acho que é mesmo uma questao de civismo,ou falta dele.
Com surfistas nunca tive problemas,mas em relação ao lixo no pesqueiro acho incrivel a facilidade com que uma pessoa adulta e supostamente consciente deixa o seu lixo em qlq lado.
Eu limpo a minha parte e fica a Vitória do dever cumprido
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #41 em: 13:00 Sábado, 15 de Setembro de 2018 »
Pois era.

Se houvesse civismo metade dos problemas nem existiam.

Nem só na pesca... ;)
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #42 em: 03:35 Segunda, 17 de Setembro de 2018 »
Pois eu com lixo no pesqueiro, comigo isso nunca será problema, pois nunca existiu, não existe nem nunca existirá, na mochila levo sempre um saco de plástico onde guardo todo o lixo, desde caixas de isco, tubos dos casulos usados, a casca da banana, os caroços das maçãs e até os guardanapos do jantar. Por isso, de mim ninguém se pode queixar. Agora quanto aos surfistas, meus caros, queixo-me e com razão (não de todos eles, há-os mto educados) pois podem ver alguém à pesca e vão-se por mmo em pôr em frente de nós, sujeitos a q aconteça algum problema grave, mas nós já lá estávamos, caramba, mas eles são ceginhos...tadinhos? Mas eu prefiro afastar-me (q remédio) e NÃO...não sou, nem serei politicamente correto para me por a balbuciar desculpas esfarrapadas, nada tenho contra, nem qq parti-pris contra eles, cada qual faz o seu desporto e mto bem, mas então respeitem-nos, porra! Veem q está alguém ali a pescar, o mar é tão grande, precisam de se meterem mmo em cima de nós? Não haverá suficiente espaço para todos? Já reparei q alguns até gostam de provocar cenas, mas comigo...olá, meninos...vem de "carrinho"! É melhor ficar por aqui. Saudações desportivas
Fisherman
 

Offline Durruti

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 65
  • Agradecido: 15 vezes
    • SETUBAL
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:42 Segunda, 14 de Agosto de 2017
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #43 em: 11:52 Segunda, 24 de Setembro de 2018 »
Como na maioria coisas da vida, tb neste assunto deve imperar o bom senso. Sou pescador e banhista, surf nunca fiz e pesca submarina já pratiquei mas agora a idade já não ajuda para isso.  Enquanto pescador, evito locais com muita gente "a banhos" e se os banhistas se aproximam prefiro eu afastar-me. Enquanto banhista, se alguém está á pesca, tomo banho a uma distância aceitável e segura. Sempre me dei bem com esta forma de agir.
Nada atiça mais a curiosidade do pescador, que o isco do outro pescador...
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Uma questão de Respeito
« Responder #44 em: 15:39 Segunda, 24 de Setembro de 2018 »
Ainda este sábado estava a pescar em frente há piscina do Inatel ,quando para minha surpresa vejo dois gajos a virem há tona de água  , vestidos com fatos de mergulho e com  armas. Nós dissemos que não podiam ali andar, e  ainda fomos ameaçados A Policia marítima é chamada e o que é que eles fazem .Nada simplesmente nada
 

 

* Tópicos Recentes

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por peskador [Hoje às 13:15]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por Joaquim Alves [Hoje às 09:13]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Marauder [09:27 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [12:00 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [01:32 Sexta, 19 de Abril de 2024]