collapse

Autor Tópico: Área Marinha Protegida nasce em Cascais  (Lida 2520 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Xico da Granja

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 28
  • Agradecido: 4 vezes
    • Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Sexta, 09 de Maio de 2014
Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« em: 14:45 Terça, 22 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #1 em: 14:55 Terça, 22 de Maio de 2018 »
Penso que a nós isto não se aplica!!! :hummm:
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #2 em: 15:12 Terça, 22 de Maio de 2018 »
Acho piada é a pesca submarina ser permitida. Deve ser para o meninos levarem peixe fresco há senhora, ou então é por causa do turismo.O pequeno está sempre lixado.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #3 em: 20:27 Terça, 22 de Maio de 2018 »
Afinal segundo as noticias ,as quais foram dadas pela camara municipal de Cascais nós da pesca lúdica podemos pescar nas áreas protegidas,mas quem  faz surfcasting só pode usar um anzol  por cana mantendo-se a distância de 5 metros entre elesJá os da caça submarina  podem apanhar até  7.5kgs  de cada vez que vai há caça .Ou seja um gajo que vá os 6 da semana é só fazer contas 6×7.5=45kgs.Depois somos nós os maus da fita.
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #4 em: 20:37 Terça, 22 de Maio de 2018 »
A área protegida já existia.. Foi é alterada as regras! Parece que as alterações foram em nosso nosso benefício..

 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #5 em: 21:08 Terça, 22 de Maio de 2018 »
lá vai a malta dos polvos limpar aquilo...
eu faço pesca sub... mas o local não é muito pratico para deixar o carro... agora tudo se paga de à  2 ou 3 anos para cá é tudo a pagar estacionamento... e estar a levar o material todo às costas... cá me vou mantendo no farol da guia até ao cabo raso... até posso apanhar grade, mas pelo menos estou à vontade... ^-^

é das poucas noticias que vejo a defender a pesca lúdica, será que temos uma viragem nas mentalidades???
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #6 em: 22:49 Terça, 22 de Maio de 2018 »
Boas.scarreira no farol da guia é bom para fazer uma boia
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #7 em: 22:50 Terça, 22 de Maio de 2018 »
Sim para nós a tomada de medida é boa vamos ver e se os polveiros não lixam aquilo tudo
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #8 em: 05:08 Quarta, 23 de Maio de 2018 »
Companheiros, já sabia há tempos q ia sair nova legislação e a ZIBA agora passou a AMPA. Vivo na zona e tenho assistido à destruição terrível desta costa, não se vê um ouriço, uma alga, uma lapa, as pedras parece q firam raspadas e lavadas com lixívia, fruto de mtos desmandos criminosos e do "deixa andar" como a apanha do mexilhão na Páscoa :alguns grandes mas a maioria minúsculos (e depois, admiram-se!). Com a reserva, nós os "lúdicos só temos a ganhar, aquilo transforma-se num viveiro de peixe, crustáceos, mexilhão, lapas, etc q depois se espalham por toda a costa, pois o peixe não vai ali para passear, fazer turismo ou apanhar banhos de sol, VAI À PROCURA DE COMIDA e se nada ali houver, não regressa, tá bem de ver! Vocês iriam a um restaurante q não servisse nenhuma comida? A fiscalização é mto bem vinda (mas onde andou ela?) mas tb para cair e a doer em cima dos furtivos da caça submarina q rapam os polvos e as navalheiras todas e tb os Profs da rede e do aparelho q não cumprem distâncias nem zonas de reserva, não serem sempre os "lúdicos-nós" a pagarmos as favas do q não fazemos e os q tudo rapam ficarem-se ainda a rir nas nossas costas (eu sei k é assim!) e andarem  ali impunemente, afinal nós até pagamos uma licença q parte dela vai para os profs da rede e do aparelho quando não podem sair ao mar. Sabiam disso? Inacreditável! Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #9 em: 11:23 Quarta, 23 de Maio de 2018 »
Boas fisherman . Se moras ali perto ninguém melhor que tu conhece o lugar. Esperemos que com decorrer do tempo aquilo melhor.Agora tem que haver fiscalização senão é como digo o pessoal do polvo rapa aquilo tudo.UM ABRAÇO
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #10 em: 12:43 Quarta, 23 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Companheiros, já sabia há tempos q ia sair nova legislação e a ZIBA agora passou a AMPA. Vivo na zona e tenho assistido à destruição terrível desta costa, não se vê um ouriço, uma alga, uma lapa, as pedras parece q firam raspadas e lavadas com lixívia, fruto de mtos desmandos criminosos e do "deixa andar" como a apanha do mexilhão na Páscoa :alguns grandes mas a maioria minúsculos (e depois, admiram-se!). Com a reserva, nós os "lúdicos só temos a ganhar, aquilo transforma-se num viveiro de peixe, crustáceos, mexilhão, lapas, etc q depois se espalham por toda a costa, pois o peixe não vai ali para passear, fazer turismo ou apanhar banhos de sol, VAI À PROCURA DE COMIDA e se nada ali houver, não regressa, tá bem de ver! Vocês iriam a um restaurante q não servisse nenhuma comida? A fiscalização é mto bem vinda (mas onde andou ela?) mas tb para cair e a doer em cima dos furtivos da caça submarina q rapam os polvos e as navalheiras todas e tb os Profs da rede e do aparelho q não cumprem distâncias nem zonas de reserva, não serem sempre os "lúdicos-nós" a pagarmos as favas do q não fazemos e os q tudo rapam ficarem-se ainda a rir nas nossas costas (eu sei k é assim!) e andarem  ali impunemente, afinal nós até pagamos uma licença q parte dela vai para os profs da rede e do aparelho quando não podem sair ao mar. Sabiam disso? Inacreditável! Saudações desportivas.

Boa intervenção como de costume.

Entretanto analisando outros comentários pertinentes, e apenas por curiosidade pois já não vou a essas praias como ia tão regularmente, só tenho a esclarecer duas coisas, eu como lúdico apeado e submarino, e que até já dei umas "perninhas" perto dessa zona (S. Pedro, Parede, casacis, S.João...) gostaria que me explicassem quem são o polveiros? São os que andam com ganchos na mão? Ou são os da caça submarina inconscientes que rapam tudo?

É que temos que diferenciar: eu por exemplo apanho/apanhava polvos mas deixava lá a maioria por serem minis... depois olhava para trás e via mais uns 4 ou 5 ludicos como eu que apanhavam o que eu ia deixando... e depois os polvos que ainda resistiam e se conseguiam esconder iam sendo retirados pelos tipos dos ganchos na maré vazia. Logo os submarinos não são todos iguais e o que falta (como em quase tudo em Portugal) é uma fiscalização e uns quantos a servir de exemplo para os outros ganharem "respeito".

Entretanto e como já disse há muito que não frequento aquilo tão regularmente, como está o "abate" e destruição dos calhaus para apanhar a tiagem??? isso ainda persiste? A dada altura era demais.

Por fim, a maior aberração que vi foi o que fizeram à bafureira - supostamente zona de proteção e de viveiro - quando encheram aquilo de calhaus e terra à uns anos e nunca cheguei a perceber para quê. Aquilo ainda se mantém?

Abraço
 

Offline Francisco Belo

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 232
  • Agradecido: 60 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:55 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #11 em: 14:08 Quarta, 23 de Maio de 2018 »
No Correio da Manhã de ontem, vem uma noticia com este assunto e falam na caça submarina e na pesca apeada.
Vêm a falar nesse assunto no canto inferior esquerdo
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #12 em: 14:41 Quarta, 23 de Maio de 2018 »
Boas .São os dois. São os que andam com o gancho na mão(nem todos) e são também os da caça submarina(também nem todos.No ano passado em Oeiras (vi eu por duas vezes) dois indivíduos , entraram junto ao rio na Praia de Santo Amaro de Oeiras, e quando saíram traziam cada um, um saco daqueles de batatas cheios de polvos, vi eu.  Os sacos vinham a arrastar pelo chão.
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #13 em: 18:20 Quarta, 23 de Maio de 2018 »
Boas,que dizia no jornal da pesca apeada ,Francisco Belo?cump
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #14 em: 20:01 Quarta, 23 de Maio de 2018 »
Por acaso eu refiro-me aos 2... eu já vi em ambas situções... e a desculpa sempre a mesma, a caldeirada...
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #15 em: 20:51 Quarta, 23 de Maio de 2018 »
Pois moro bem pertinho dessa zona desde os 5 anos de idade (tenho 66) e conheci o q era de fantástico e no q hoje se transformou ou lhe fizeram para q ficasse assim como do dia para a noite, quem conheceu o antes e fosse viver para longe, quando voltasse nem queria acreditar no q via! Mas eu sempre estive por aqui a ver e a aperceber-me da destruição paulatina e feroz dia após dia, pois sempre pesquei, tb fui aos polvos e navalheiras, camarões aos montes (ena pá, tb os havia mas agora onde estão?) e conheço todos os cantinhos. Por isso, prefiro até não falarmos mais sobre isso, pois senão lá me chamam de arrogante e mordaz e isso não vale a pena mmo! Nada tenho contra a caça (para mim não é pesca, é caça) submarina pois tb a pratiquei em jovem em apneia e com cinto de chumbos, mas sempre respeitando a Natureza e nunca procurando o lucro. Talvez seja isso mmo q tem destruído esta nossa linda Costa do Estoril, a ganância do lucro sem respeitar quaisquer regras e matando a sua própria "galinha dos ovos de oiro". Por isso, entre furtivos "rapadores" da submarina (a fingirem que são lúdicos) e profs gananciosos e criminosos da pesca à rede e dos aparelhos, que venha o diabo e escolha! É melhor calar-me e ficarmos por aqui, pois já conheço a "receita" nas redes sociais mas ainda não consegui foi tomar a  respetiva "vacina". Saudações desportivas
Fisherman
 

Offline Francisco Belo

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 232
  • Agradecido: 60 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:55 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #16 em: 09:47 Quinta, 24 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,que dizia no jornal da pesca apeada ,Francisco Belo?cump

"A criação da zona protegida, que se estende por cerca de 500 metros no oceano Atlântico , 'não impede a actividade balnear nem a pesca lúdica à linha, ou a caça submarina, desde que não exceda a captura de 7,5 quilos de peixe' "
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #17 em: 11:20 Quinta, 24 de Maio de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois moro bem pertinho dessa zona desde os 5 anos de idade (tenho 66) e conheci o q era de fantástico e no q hoje se transformou ou lhe fizeram para q ficasse assim como do dia para a noite, quem conheceu o antes e fosse viver para longe, quando voltasse nem queria acreditar no q via! Mas eu sempre estive por aqui a ver e a aperceber-me da destruição paulatina e feroz dia após dia, pois sempre pesquei, tb fui aos polvos e navalheiras, camarões aos montes (ena pá, tb os havia mas agora onde estão?) e conheço todos os cantinhos. Por isso, prefiro até não falarmos mais sobre isso, pois senão lá me chamam de arrogante e mordaz e isso não vale a pena mmo! Nada tenho contra a caça (para mim não é pesca, é caça) submarina pois tb a pratiquei em jovem em apneia e com cinto de chumbos, mas sempre respeitando a Natureza e nunca procurando o lucro. Talvez seja isso mmo q tem destruído esta nossa linda Costa do Estoril, a ganância do lucro sem respeitar quaisquer regras e matando a sua própria "galinha dos ovos de oiro". Por isso, entre furtivos "rapadores" da submarina (a fingirem que são lúdicos) e profs gananciosos e criminosos da pesca à rede e dos aparelhos, que venha o diabo e escolha! É melhor calar-me e ficarmos por aqui, pois já conheço a "receita" nas redes sociais mas ainda não consegui foi tomar a  respetiva "vacina". Saudações desportivas

Nestes casos e contra os abusadores conscientes (pois errar todos erram) é mesmo importante que nos insurjamos. À conta dos rapadores, balanceiros, ludicóprofissionais e outros que tais está o lúdico - aquele que pratica por desporto, para quem o peixe não é o principal da pesca, que respeita a atividade que ama - manchado de culpa perante as entidades responsáveis, ensacado no mesmo lodo que os abusadores...
Por causa desses pagamos todos. Por causa desses somos a má rez da pesca. Por causa desses temos limitações exacerbadas e desporporcionais (relativamente à pesca profissional por exemplo).

Contra esses temos que nos impor e insurgir.

Não digo procurar confronto, até porque alguns (muitos) dos que vejo a praticar tais atos costumam ter um feitio de meter respeito, e as histórias de locais concecionados e reservados a essa malta, noticias trises que por lá sucederam (tipos atirados ao mar, facadas, material "confiscado"...) me fazem afastar deles e procurar não os atormentar.

Não... o insurgimento, a nossa luta deve ser na demarcação, "gritar" que os lúdicos não são todos iguais (aliás que alguns não se podem sequer chamar-se de lúdicos), tentar consciencializar os que aparentemente não sabem das leis, ou aqueles para quem "uma azeitona é mais pequena, tem caroço e também se come" e os "fritinhos são bem bons"  (quantos dos meus amigos mudaram atitudes por causa de longas horas de debate e troca de argumentos ao redor de uma mesa abastecida de bom repasto e bebida à altura) e mais importante que tudo: pedir fiscalização, fiscaliação e fiscalização.

Alguns dirão que poderá ser insensato e que poderá pagar o justo pelo pecador... sim é verdade. Eu não sou 100% puro nem tenho uma aura de sabedoria imensa. Por desconhecimento posso pôr o pé na argola, e admito que por vezes aquele peixe com 1cm a menos que o tamanho permitido mas que embuchou e morreu nas minhas mãos me faz pena e acaba por ir para casa. Mas considero que a fiscalização rigorosa e com bom senso faria grandes efeitos em algumas áreas.

Há muito que não pesco por ai, mas lembro-me bem de tardes muito bem passadas com o meu tio (que já foi pescar para outras paragens) nessas águas onde ganhei mais esta imensa paixão por pesca ém águas oceânicas (porque das interiores ainda vem mais de trás).
Antes de ter idade para o acompanhar já andava nas poças aos cabozes, mas foi na companhia dele e "à pesca de verdade" que me fiz como "pescarreta de mar".
Eram os sargos ali na ponta do lado direito da praia de S. Pedro junto à "piscina", eram as sapateiras gordas e cheias na vazante (-"larga essa deixa-a crescer" | -"deixa essa, está ovada, vês ali or baixo" | -"manda isso para a água, isso nem presta para comer" | - "deixa os ouriços em paz, são parte da praia"... e isto à 30 anos atrás quando ainda nem se tinha grande consciencialização de que a escassez poderia ser uma realidade), e invariavelmente um dia de pesca começava sempre por ir às lapas, mexilhões e tiagem (-"achas que consegues pôr isso no anzol? Vá larga lá isso e cava mais ali, debaixo daquela pedra na zona mais escura que elas andam é ali.")...

Mais tarde surgiu o "mergulho". Ao inicio apenas a vislumbrar maravilhado aqueles fundos, os argutos chocos, as esguias navalheiras, os polvos enclausurados nos seu buracos ou melhor ainda quando andavam cá fora a passear, o imenso e esfusiante manto de algas e mais fora a minha parte favorita de toda aquela praia (e uma das minhas partes favoritas do país em termos de beleza de mergulho) - o corredor de rocha branca pejada de ouriços. Da última vez que lá mergulhei não o vi ou não encontrei, mas localizava-se mar dentro, um pouco afastado da costa e ligeiramente à esquerda da rocha ilhada. Um corredor branco com alguns 30 metros, sem algas, com imensos ouriços, onde se podia apreciar uma fauna piscicula de luxo (charrocos - tamboril enormes, sargos, tainhas em brada...).
Depois do mergulho em apneia o passo lógico seria a pesca submarina, e com o meu primo a iniciar-se nessas lides também já se está a ver o resultado >:D... Boas navalheiras, polvos e chocos (apenas em duas temporadas não sei bem porquê) lá tirei. Vi sairem bonitas bruxas ou cavacos, sargos ao buraco e peixes variados, mas a arma foi uma coisa com a qual nunca tive grande sucesso nesta praia... quem sacava bons peixes tinha que saber os bons buracos e eu passava mais tempo em ação atrás das navalheiras - um grande desafio para mim.

Agora vou lá muito raramete (infelizmente), mas a praia variou muito. A areia foi embora e puseram aquela areia "feia". Nos poucos mergulhos que fiz deparei-me com um fundo com uma vida muito diferente da de antigamente com águas sempre mais baças (parece-me). Da última vez nem o tal corredor branco consegui encontrar; sim, talvez por azelhice... mas da última vez que lá mergulhei (à dois anos por ai, e antes disso há mais uns 3 anos) fiquei triste com aquela que era por mim considerada uma das mais bonitas praias do país para se ir de óculos.

Por isso devemos insurgirnos... contra esses lúdicos, contra esses que destroem com as suas "invenções paisagisticas" e contra quem nada faz para mudar o estado das coisas e preservar o que de bom temos.

Eu até me insurgia contra o clima que fez areia original desaparecer... mas seria incoerente. Já com quem fez obras lá ou noutros pontos do pais, que mudam as correntes originais, que quebram a ondulação em determinados locais, que restringem o natural curso das coisas... talvez até faça sentdo.

Enfim, insurjamos-nos para preservar o que de bom temos e quem levar a mal não está por bem (neste caso).

Desculpem a nostalgia e o texto maçador em jeito de desabafo, mas hoje estou assim.

Abraço



 
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #18 em: 11:53 Quinta, 24 de Maio de 2018 »
Boas.O pessoal não me lixe. Quando dizem que um gajo pode apanhar 7.5 kgs por dia é para levar para casa?Ou é para vender?É como nós da pesca lúdica temos que cortar a ponta do rabo do peixe para quê?. Eu não corto . Isto vai ser tipo venatória. Antes de abrir a caça dizem aos amigos: Pá  amanhã abre a caça vocês vão a tal sitio e safem-se, porque nós amanhã passamos por lá.Eu conheço casos destes na terra do meu sogro. Aqui vai ser igual, a PM vai comer com eles. Vocês vão ver.
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #19 em: 12:52 Quinta, 24 de Maio de 2018 »
Boas

penso que a poluição que houve durante anos a fio através quer de ribeiras (esgoto) a céu aberto quer do próprio saneamento básico a vazar directamente para a zona costeira em nada contribuiu para a sobrevivência e manutenção das varias espécies,tenho esperança que desde que se montou o pipeline de vazamento ao largo e do alargamento da rede de ETARS a situação se recupere em pleno e todo o ecossistema beneficie com isso
Abraço
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: Área Marinha Protegida nasce em Cascais
« Responder #20 em: 03:50 Sexta, 25 de Maio de 2018 »
Não sei como se chama o companheiro k fez aquele espantoso, fantástico, humilde e honesto texto longo sobre Parede, S. Pedro, Bafureira, etc..mas digo-lhe já q me fez virem-me as lágrimas aos olhos! Grande abraço, estou consigo total e incondicionalmente, foram tudo tiros bem na "mouche" e quem tem lá bem no fundo um coraçãozinho repleto de amor, paixão e saudades por esta linda mas tão maltratada zona tinha que sentir o q eu senti quando li (e reli e devorei!) o q tão bem e tão sentidamente escreveu! Não admira, é cá dos nossos, daqueles q amam a natureza só porque sim, nem q seja por ser pura e bela, mas também sabem k não são nenhuns santinhos de pau carunchoso como mtos se dizem (eu tb já fiz asneiras dessas, companheiro!). Um grande Bem Haja para si! Hoje vou dormir mto mas descansado e feliz pois sei que já não estou sozinho nos meus pensamentos, análises de realidades e … memórias ( e tantas, e tão puras e tão belas!) Com tanta treta e opiniões tão díspares q se fala aqui pela zona sobre nossa zona "protegida", às vezes até começamos a duvidar de nós próprios ou se já "piramos" de vez. Mais uma vez um grande abraço bem solidário e saudações desportivas (sempre!) Fisherman
 
Fisherman
 

 

* Tópicos Recentes

Boa noite. Opinião sobre linha. por ffgsoares [Hoje às 18:47]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]